Porque tardam a aparecer mulheres de apito? | Relvado

Porque tardam a aparecer mulheres de apito?

 

Flávia diz: "presenciei com muito agrado, ontem na Sport TV, ao Guarani 0-1 S.Paulo apitado por um trio feminino. Não foi um jogo fácil (foram anulados 2 golos para os da casa e o tento do S. Paulo deixou dúvidas), mas terminou sem as cenas que em Portugal, em casos semelhantes de polémicas, abundam. As mulheres de apito impõem outro respeito? Ou são elas mais susceptiveis à pressão? Porque tardam a aparecer em Portugal, a grande plano, mulheres-árbitros?"

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mulheres Arbitrtas

As mulheres arbitras o sao boas raparigas e são umas ganda coxas a arbitrar. se eu foçe rapariga nao perferia jogar do que arbitrar. Tenho muito pena delas. :)

A sua escrita

revela o seu nível. Continue assim!Verá que constituirá parte significativa do nível de mediocridade que grassa pelo país.

cumps,
canossa

Arbitragem no feminino

Cara Flavia,

Tive o prazer de tb assistir à partida em causa, tendo realmente estranhado o facto de todo o trio de arbitragem - não sei se o quarto árbitro tb era uma senhora - recordo-me bem dos vários lances em que interviram, mas tb reconheço que não assisti a toda a partida pois fazia um zapp para o jogo em França da Taça das Confederações.
Aliás o primeiro lance que me fez olhar coim olhos de ver a partida foi a marcação de uma falta atacante de um avançado do São Paulo sobre um defesa do Guarani, por agarrão na camisola...de início pensei, a falta era ao contrário, mas a repetição desmentiu-me dando razão à juiz da partida. Já nos outros lances dou o benificio da dúvida à chefe da equipa, apesar de após duas ou três repetições, achar que nos lances polémicos - golo dos paulistas e golos anulados so Guarani - as auxiliares terem errado...se calhar não teria esta seriedade para efectuar tal julgamento se estivesse em causa o meu Boavista ou a Seleção de Portugal, apesar de me considerar um tipo justo e que a sua televisão não dá apenas aos quadradinhos.
Quanto ao facto de não se ter visto tanta contestação deve-se ao facto de actualmente no Brasil ter sido implantado um Tribunal na CBF que julga tudo o que rodeia o futebol. Como exemplo cito o caso que actualmente está muito na berra de um árbitro que após terminar a partida insultou e injuriou atletas, o tal tribunal mediante o uso da imagens televisivas decidiu suspender preventivamente o árbitro até saír o mais que provavel castigo.

Toda a gente sabe que os árbitros são os únicos protagonistas do espectáculo qunão têm claques nem fãs; são inimigos de todos porque ao ajuizarem interrompem o jogo, desarmam um mundo.
A televisão faz o papel implacável de censurar o trabalho das equipas de arbitragem sobre as quais tem as seguintes vantagens: a do tempo; a da repetição - de variadas câmaras e ângulos - e a da câmara lenta.

A filha do Pinto da Costa...

...será a primeira árbitra em Portugal, na Super Liga, e apitará num jogo FC Porto-SL Benfica... enfim, como a teoria do sistema começa a fraquejar há que lhe dar novo ânimo :-)

Um pouco mais a sério... Não gostei muito da exibição da fiscal de linha no jogo Porto-Celtic... Acho que não teve coragem quando viu tantos homens a rodeá-la...
É certo que ela era muito baixinha e talvez tenha sido isso a fazer com que os jogadores não a respeitassem.

Lembrem-se, que em Portugal, o que mais há é fulanos a desrespeitar a equipa de arbitragem. Se as mulheres chegarem à superliga, não deverá ser através da ideia "temos que pôr mulheres na superliga", mas sim, "esta fulana tem tomates e qualidade suficientes para a a superliga".

Bom, se elas forem bonitas e bem constituídas fisicamente, podem ser más para alguns jogadores (escrevo isto a pensar no nome Jardel :-))
Cumprimentos
HaRt

como e que se faz para ser arbitro?

colocando as coisas noutros termos: tenho 26 anos, e gosto muito de futebol. Gostava de fazer parte do jogo, mas ja nao ha hipotese de ser jogador. Que passos hei de dar se quiser tornar-me arbitro profissional? onde e que se aprende, o que é necessário?

Como ser árbitro (nlima)

Caro nplima,

Desde já deixa-me congratular-te por teres pelo menos a intenção de te tornares juíz desportivo.

No caso concreto do futebol, deverás dirigir-te à Associação de Futebol do teu distrito, que te encaminhará para o Núcleo, ou Associação Regional de árbitros mais perto da tua residência.

Nesse Núcleo ou Associação, poderá inscrever-te num curso, em que terás formação adequada.

No entanto, devo prevenir-te que junto com a tua documentação pessoal, deves levar muita coragem e espírito de sacrifício, pois não é deveras fácil ser árbitro em Portugal.
Para além das dificuldades inerentes à actividade, casos do mau tempo, viagens enormes a locais perdidos, 3/4 jogos por fim de semana, prémios de jogo baixos e pagos a más horas, para além da reconhecida compreensão e amabilidade do público Português, que te "ovacionará" quase todos os jogos.

Muita força e felicidades se decidires efectivamente seguir por essa área.

Questão cultural

A arbitragem atravessa neste momento algumas dificuldades de recrutamento.

Obviamente que por questões culturais, dificilmente aparecem elementos do sexo feminino na arbitragem de futebol.

Comparativamente com outros desportos, deve de haver até uma proporcionalidade muito desiquilibrada em termos de números.

Pode ser que com a recente expansão quer do Futsal, quer do Futebol de 11, a nível feminino, haja um interesse crescente das mulheres pelo futebol em geral que acabe por se traduzir numa participação mais activa e mais constante, quer na arbitragem, quer noutros sectores da vida futebolistica.

Nos casos específicos que conheço, há que reconhecer um detalhe.
Normalmente a capacidade física das mulheres é notoriamente mais fraca que a dos homens. O que faz com que existam algumas dificuldades para aceder à alta competição.
Esse não é no entanto um factor determinante em escalões mais baixos, onde os níveis de exigência são menores.

Só com mais quantidade, poderá existir maior amplitude de escolha e mais hipóteses de aparecer qualidade.

Re:Questão cultural

"Pode ser que com a recente expansão quer do Futsal, quer do Futebol de 11, a nível feminino, haja um interesse crescente das mulheres pelo futebol em geral que acabe por se traduzir numa participação mais activa e mais constante, quer na arbitragem, quer noutros sectores da vida futebolistica."

Interesse garanto-te q ha...nao ha e infrastruturas...agora comeca a haver escolas de futebol pra miudas da mesma forma q ha nos outros desportos...pq ate ha bem pouco tempo so aceitavam mulheres a partir dos 16 anos...por exemplo o boavista so aceita mulheres a partir dos 14 anos pra treinar na equipa de futebol de 11!!!!

"Nos casos específicos que conheço, há que reconhecer um detalhe.
Normalmente a capacidade física das mulheres é notoriamente mais fraca que a dos homens. O que faz com que existam algumas dificuldades para aceder à alta competição."

nao existe nenhuma dificuldade nem nenhum problema com a capacidade fisica das mulheres no desporto de alta competicao...tanto q ha inumeras modalidades de alta competicao com mulheres...nao ha e misturas, a nao ser no tenis em pares mistos, pois isso tornaria a competicao impossivel pras mulheres...mas nao penso q em relacao as arbitras isso levantaria grandes problemas...doutra forma tem e de haver futebol feminino e futebol masculino...

Re:Questão cultural

A falta de infraestruturas, infelizmente em Portugal, é geral.

É claro que os elos mais fracos, que são o futebol jovem e o futebol feminino, sofrem desse mal mais notóriamente.

A nível de competição, a nível do Futebol (saindo do tema arbitragem), até existem outros problemas, como por exemplo o calendário.
Se considerarmos, que a prioridade de um clube é o futebol masculino, podemos assistir que:
Sábado de Manhã - Escolas e Infantis
Sábado à Tarde - Juniores
Domingo de Manhã - Iniciados e Juvenis
Domingo à Tarde - Seniores.

Neste momento um clube que tenha todos os escalões só consegue arranjar campo num Sábado à Tarde.
Tendo a noção que é dificil alternar calendários na perfeição, pois as jornadas duplas, diferenças nos calendários, leva a que se cruzem imensas vezes.
Para além disso, há também a questão das disponibilidades de campos de treino, e em última instância de árbitros para esses jogos.
(normalmente as equipas de arbitragem fazem 3/4 jogos por fim de semana)

Parece-me pois que a unica forma do futebol feminino crescer, será através de clubes sem outros compromissos, e através de uma estrutura independente, que pense por si, e não através das condicionantes que referi atrás.

Re:Questão cultural

em inglaterra os clubes q ha sao a maoir parte de clubes ja existentes:
arsenal
fulham
southampton
manchester united
liverpool, etc

Re:Questão cultural

Esses tem 500 campos para treinar :)

Falava da estrutura do povo, aquela que faz realmente mexer as coisas.

Re:Questão cultural

eu e um colega meu já pensamos em criar um clube de futebol feminino com as nossas colegas de turma.
São cerca de 8 e por isso penso que, com 11 anos, pode ser este o seu ínicio.

Re:Questão cultural

O Futsal, é excelente para a formação desportiva em Jovens, ou nesse caso iniciantes.

Sugiro essa forma, até porque como referes, os recursos humanos são poucos.

Qualquer ajuda sobre metodologia de treino é só apitar.
Terei muito gosto em ajudar.

Re:Questão cultural

percebes de treinos...

nao me queres dar uns exemplos de preparacao fisica??? melhorar a forma fisica????

Re:Questão cultural

Dá-me o teu contacto.

Terei imenso prazer em ajudar-te.

Congrats, Flávia!

Pelo que julgo ser o teu primeiro artigo!

      No que oncerne à questão que colocas, penso que a arbitragem feminina devia estar em igualdade de circunstâncias com a sua congénere masculina. Não há nenhum critério objectivo que desaconselhe essa mudança. Contudo, isto das mentalidades é difícil de alterar, mas pensao que se estão a dar passos sólidos nesse sentido...

      E, afinal de contas, sempre tornavam este desporto um pouquinho mais agradável.

      Um abraço

      end

Re:Thanks ;-)

É verdade, fiquei muito contente por ver o meu artigo editado! Não estava de todo à espera, porque foi o 1º que tive a ousadia de escrever e enviar.

Obrigado pelos Congrats :D

Inté...

futebol no feminino

foi com grande agrado q vi uma mulher a arbitra auxiliar no jogo da meia final do porto da taca uefa, ja antes tinha sido arbitra auxiliar no jogo do boavista dos quartos...acho q este e um grande primeiro passo para q as mulheres apitem jogos importantes...claro q para uma mulher arbitrar em portugal um jogo tem de antes haver varias mulheres a arbitrar jogos noutros campeonatos...pq nesse aspecto de futebol no feminino ainda vamos muito atrasados...como eu ja referi varias vezes neste site em termos de futebol feminino vamos no seculo passado em relacao ao q se passa em inglaterra onde ja ha academias para miudas desde os 6 anos e a taca de inglaterra feminina e passada em directo na BBC...nao tenho duvidas q daqui a 10 anos o futebol feminino por inglaterra ja sera um desporto ao nivel do tenis feminino...

mas em portugal tb se da uns passitos desde a FPF q finalmente criou uma pagina na net da selecao portuguesa feminina ate a primeira agente feminina como a sport tv mostrou num programa...

quando os outros paises la chegarem nos seguiremos-lhes os passos...talvez daqui a 30 anos ja seja tao normal falar de futebol no feminino como no masculino em portugal!!!!

Re:futebol no feminino

Olha o meu clube o Vitória de Setúbal vai ter este ano uma equipa de futebol de 11 feminina.
Lá teremos de nos desdobrar em dois dias para as apoiar-mos.

Re:futebol no feminino

isso e excelente...quando for a portugal vou ver um jogo delas...o meu namorado simpatiza com o vitoria de setubal assim como o primo dele...la estarei para as ver...e boa sorte para elas..

Árbitras

Num país como Portugal, será dificil ver-se uma mulher apitar um jogo nos seus campeonatos, sejam eles a SuperLiga, a II ou a II B; não por a sua qualidade ser inferior ou superior à de um homem, mas sim porquê ainda hoje em Portugal se ouve afirmar que o futebol é um desporto só para homens, afirmação esta que me enche de... raiva, talvez!!
Sou leitura assídua da revista Superfoot e na edição nº12 (Junho 2003), vem uma reportagem/entrevista com uma arbitra de futebol, de seu nome Marlene Vieira, com 25 anos de idade e 6 de carreira, e que arbitra no campeonato regional de Braga. É uam reportagem muito interessante, e vou passar a focar alguns aspectos:

"As mulheres (jogadoras) sentem-se com mais liberdade para falar. Os homens não se sentem tão à vontade para reclamar como estariam se fosse um arbitro"

"Ainda não ouvi nenhum jogador insultar-me... mas os espectadores dizem muitas coisas..."

Marlene diz também que o facto de um arbitro errar não se deve ao facto de "ser homem ou mulher" e sim ao facto de "se ser boa ou má árbitra".
A árbitra diz também que não acredita que uma mulher aribtre jogos da Superliga "num futuro próximo" mas talvez "daqui a dez anos..."

Fugi um pouco ao tema, mas quis retratar um pouco da arbitragem feminina em Portugal.

Saudações
Coolpipa

Re:Árbitras

Toma lá um Interessante :).

Cheers

Miguel Menezes

Re:Árbitras

Ora muito obrigada!