Porque não se impõem as equipas do Sul? | Relvado

Porque não se impõem as equipas do Sul?

 

ddiniz diz: "nos últimos anos temos muito poucas equipas do Sul nos campeonatos profissionais. Porque será que isto acontece?! Será a formação dos jovens e jogadores do Sul inferior à dos jogadores do Norte?! Terão os clubes nortenhos mais condições financeiras ou mais investimentos do que os do Sul?!"

I Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

sul

sol, praia, copos, sombras, prazeres, noites, bares, mulheres...

(vidas...)

Pepa, ex-jogador do Benfica, explica:

«Cá em cima trabalha-se mais»

Mais palavras para quê?

cumprimentos,
MrTaz

Re:Pepa, ex-jogador do Benfica, explica:

Mas... quem é o Pepa?

Quanto a isso de se trabalhar mais aqui ou ali, é a coisa mais absurda que se tem ouvido, é daquelas coisas que se dispensava ao ouvido.

O lado financeiro não explica tudo...

Ao contrário do que muito boa gente tenta transparecer, não é apenas a maior riqueza económica que explica o sucesso dos clubes "do norte" nas competições nacionais. Parece-me mais adequado entender uma maior "riqueza competitiva".

      Em contraste, o "Sul" prefere um desporto "latifundiário", onde uns poocos são reis e senhores dentro dos limites dos seus "territórios", mas que, fora deles, são naturalmente subjugados.

      Coloco dois exemplos actualmente paradigmáticos, Setúbal e Moreirense. Na região sadina sempre se acreditou um dos viveiros mais ricos de futebolistas portugueses. O orgulho deste Vitória nascia do fervor das suas gentes. Hoje foi vencido por alguns vendilhões que vilipendiaram o mui nobre templo, ao qual Carlos Cardoso terá chegado porventura tardiamente.

      Com muita desconfiança, o Portugal futebolístico acolheu os de Moreira de Cónegos. Como era possível uma vila tão humilde atrever-se à pujança desta Super-Liga? Novamente o espectro do favorecimento económico que se acusa ao Norte surgiu como única explicação para tal evento. Esquecendo-se, hipocritamente, que a maioria dos jogadores deste modesto clube são provenientes daquela região geográfica.

      No Norte há simplesmente verdadeira competição. Só a competição pode ditar a melhoria da qualidade. E o Sul tem muito, muito, a aprender desse dinamismo...

Não é bem assim...

Desculpa, mas também estás a esquecer um pequeno factor: o custo das deslocações!!

Por mais que se queira, isto acaba por prejudicar em termos financeiros as equipas do Sul. Passo a explicar: neste momento uma equipa que chegue à Super Liga, 80% das deslocações que faz são ao Norte, enquanto que no Norte passa-se o contrário. Então este custo que poderia ser aplicado noutro item, do tipo: formação, aquisição de melhores jogadores, não é feito, e parecendo que não mas acaba por afectar o clube.

Temos exemplos como o Campomaiorense, onde o custo das deslocações era astronómico, comparado com qualquer equipa do Norte.

Mas também convém realçar outra coisa a favor das actuais equipas do Norte: são praticamente todas do Litoral!! Não vemos nenhuma do interior. Isso acaba por fazer a tal diferença que frisei atrás!!

Portanto não é só a capacidade de trabalho que neste momento influência a predominância de equipas do Norte, o dinheiro também faz as suas mossas!!

Saudações

Re:O lado financeiro não explica tudo...

É exactamente essa a ideia que eu tenho em relação às diferenças existentes... há uma enorme diferença na atitude... parece que os mais "fracos" não querem chegar ao nível dos mais "fortes".