O poder das claques | Relvado

O poder das claques

 

PROZAC diz: "depois de se ter falado
muito acerca dos Super Dragões e da sua influência junto da direcção do FC
Porto, eis que surgem notícias acerca das reuniões das claques do Sporting com
direcção e jogadores. Será isto normal?! Afinal de contas, será saudável que as
claques interfiram na gestão dos clubes? Relembro que foi público em tempos o
veto da Juve Leo a José Mourinho que terá afastado o técnico de Alvalade. Será
que estas claques percebem alguma coisa de futebol, ou pelo contrário, só
procuram conflitos? Que moral têm estas claques que em Portugal, ao 1º
desaire, começam logo a mostrar lenços brancos e a assobiar a equipa? Não
deveriam as claques evoluir e só depois exigir?"

I Liga:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

As claques são fundamentais!

E merecem todo o apoio que lhes é dado... Inclusivamente quotas especiais de bilhetes pagos não se sabe por quem.

Razões?

- Animam as partidas com os seus cânticos bem orquestrados, onde impera a boa educação e o respeito pelos adversários (não necessariamente aquele que se encontra em campo).
- Produzem maravilhosas coreografias que envergonhariam Busby Berkeley se ele ainda por aí andasse.
- Arriscam a vida generosamente, desenvolvendo projectos pirotécnicos que deixam embevecidos os espectadores "lá em casa".
- Contribuem para a boa forma física dos adeptos adversários, proporcionando-lhes valentes correrias antes e depois do jogo.
- Afastam do jogo espectadores indesejáveis (mulheres, crianças, homens sem H grande), qe o futebol é, como sabemos, coisa de macho.
- Dão trabalho a muita gente, desde polícias a bate-chapas o que é importante em tempos de crise.

Finalmente, fornecem, se necessário, serviços de segurança aos dirigentes dos clubes, se estes têm, por exemplo, algum contratempo judicial...

Face a tudo isto, ponderando a importância da contibuição dada de forma deseinteressada para o desporto-rei, como não apoiar estas simpáticas criaturas?...

Que grande LOL !

Acho piada o artigo colocado por esse digno (?) utilizador. Pergunto eu em primeiro lugar qual é o problema dos grupos organizados do Sporting Clube de Portugal terem ido a Academia terem uma reunião digna e tranquila com os responsáveis ? Acho perfeitamente compreensível pois continuo a dizer que os verdadeiros ADEPTOS do SPORTING são as claques e não essas velhadas que vão para os jogos já com o lencinho posto no bolso para à primeira tentativa o saltarem cá para fora. Depois gostaria de ouvir estes mesmos visitantes com rótulo de energumenos que é o que eu lhes chamo , a apoiarem o seu clube. Quem num domingo à noite e mediante as condições em que o Sporting está , vai a Paços de Ferreira mostrar a sua presença e o seu apoio à equipa? Sim são esses mesmos , as claques que estão lá para o que der e vier. tenho pena que só associem o nome e o protótipo de claque a violência. Tenho pena que não dêem o valor devido a uma claque pelo seu trabalho coreográfico numa bancada. Quem mais do que eles dão espectáculo numa bancada , num sector? Quem são aqueles que estando um jogo morto , avivam a sua voz no apoio ao seu clube? Pergunto eu : São estes que estão por aí a criticar ou então os que já teem o lencinho sujo pronto para o mostrar? Nenhum deles pois claro ...
É perfeitamente legítimo a participação de uma claque na vida activa do clube e vice versa. Tem que haver um respeito mútuo. Outra coisa que gostaria de esclarecer : uma coisa é ter vida activa no clube e estar interessado nos seus problemas , outra completamente diferente é estar interessado na vida do clube somente pelas consequência$$ que isso possa trazer. E mais não digo! Antes de falarem nas claques, lavem bem a boca porque já cheira mal.
A estes mesmos energumenos que se dizem entendidos na matéria de futebol e que tratam as claques como "bandos" endereço um convite , aliás dois :

1º Quería-vos ver a apoiar o vosso clube. Onde estão nos jogos fora? No sofá? pois logo adivinhei ...

2º Depois ganhem iniciativa e percam noites a pintar frases e panos de apoio ao vosso clube ou será que preferem ver o Mundo Meu? Provavelmente a vilã vai casar com o bom da fita... Isso interessa mais ...

Contra tudo o que dizem das claques, o que é certo é que somos os únicos , os verdadeiros que erguemos a nossa voz no apoio ao nosso clube. Contra incultos e sábios (?) lá estaremos...

SPORTING SEMPRE

Re:Que grande LOL !

Ainda dizem que o verde é sinal de se poder andar( nos semaforos), e que se pode tomar banho quando está bandeira verde!
Vendo as coisas por este prisma pode-se dizer que o verde é uma boa cor!!!
mas pela atitude que tens, tu e os teus... deicha muito a desejar...

Olha


As claques evoluíram de tal maneira, que o líder de uma delas anda de Porsche!?!

Esta reunião entre técnicos, capitães e claques do Sporting penso que foi e será benéfica.

Pior seria se não houvesse diálogo.

Situação complexa e difícil de resolver

As coisas chegaram a este ponto porque actualmente nos jogos fora os clubes só têm apoio, ou quase, das claques. Os jogos dos clubes grandes são televisionados na totalidade durante a época, os sócios se querem ver os jogos em casa têm que pagar bilhete ou comprar o lugar anual (situação que não se verificava anteriormente, antes de 1995) e como o dinheiro não dá para tudo não vão aos jogos fora. Também existe o problema dos jogos entre o Benfica, Porto e Sporting. Os bilhetes são diminutos (coisa que não acontecia anteriormente, o Porto,Benfica e Sporting levavam ao campo dos rivais para cima de 10.000 pessoas - eu cheguei a estar na luz com 30.000 portistas num jogo em que estavam 90.000 pessoas, não havia cadeiras e cabia sempre mais um). Outra situação importante é de os jogos que envolvem FCP - SLB - SCP serem sempre à noite por causa da tv. Quem está interessado em chegar a casa de madrugada?!
Ora as claques vão a todo o lado, seja a hora que for o jogo, daí a terem mais proximidade com os jogadores, técnicos e dirigentes. Naturalmente têm influência no clube. As claques caminham para a profissionalização (na claque Super Dragões os dirigentes são profissionais) e a sua influência aumenta. Na maior parte dos casos de forma nefasta, mas é a realidade que temos. Finalmente, e a respeito dos jogos entre grandes, quem quizer assistir a um Benfica-Porto (ou vice-versa) só tem duas hipóteses: ou compra (se arranjar) um bilhete caríssimo e vai para um lugar VIP, ou vai para o meio da claque e está sujeito a só sair do estádio 1 hora após o fim do jogo. Por essa razão deixei de ir ver jogos fora, não gosto de ser pressionado, quero sair do campo quando me apetecer e não quando a polícia acha que é a altura conveniente.

Eu penso q n é bom...

E deixo aki dois exemplos ilustrativos:
1º- SCP perdeu o Mourinho pq as claques e o Beto n o kiseram lá.
2º- O Porto deu uma triste imagem de si próprio qnd os super colocaram faixas a criticar simbolos do clube, qnd escarraram no Mourinho, contribuindo significativamente para a destruição da ekipa campeã europeia.

O poder das claques é imenso ...

E é imenso porque as claques têm uma visibilidade, dada em muito pela comunicação social, como tal conseguem obter esse tal poder. Poder esse que facilmente era retirado pela Direcção caso deixasse de dar apoio às claques, mas sinceramente o que me parece no Sporting, é que só Peseiro esta a oferecer o corpo às balas, a Direcção vai fugindo ao problema.

Enfim, desde que tudo acabe em bem, e não haja problemas também é o que se pede numa situação destas.

Cumprimentos

Bem, não é assim tão anormal!

Estas reuniões acontecem noutros países. Há por aí (a Norte) quem queira formar uma Associação de adeptos e ser parceiro e votante na assembleia da FPF.

Não é também incomum uma representação de manifestantes ser recebida pela parte contestada. Aconteceu inúmeras vezes.

Se para exigir é preciso evoluir? Bem, não me parece que os manifestantes que vemos na televisão, taxistas, abortistas, gays, nazis ou polícias, estejam muito mais evoluídos do que as claques!

Que não deveria ser normal, isso não, mas que o é... é!

Só te digo uma coisa...

Não sei porque diabos metes no mesmo saco as minorias e grupos sociais que referiste.
Comparar policias e taxistas com nazis?
Comparar direitos civis de gays e defensores da despenalização do aborto com claques?
Desculpa, mas tiveste mal agora...ou então fui eu quem entendi errado.

Entendeste errado...

-nt-

A Norte?

Não há a Sul?

Informa-te melhor

Tanto quanto sei...

esse movimento foi lançado e é liderado a partir do Norte.

pedido de esclarecimento...

aqui esta algo q eu nunca percebi muito bem...as claques...e para isso deixo aqui algumas perguntas...q agradecia q me respondessem se alguem sabe...

1-) todos os membros das claques sao socios dos clubes?

2-) Se sim q tipo de socios, membros anuais?

3-) Se nao a q preco obtem os bilhetes?

4-) Quanto contribuem financeiramente as claques para os clubes?

5-) As viagens para jogos fora, quanto custam aos membros das claques?

Depois destas respostas, talvez possa falar melhor deste assunto...

Pq se as claques sao mesmo os maiores seguidores dos clubes, pq seguem o clube dentro de casa e fora, e se sao socios com cotas pagas, acho q tem um privilegio superior aos socios q so vao aos jogos em casa e muitos deles nem apoiam o clube com canticos, e em relacao aos socios q nem vao aos jogos...

obviamente q a violencia quer fisica quer verbal q por vezes existe nas claques e de lamentar...e pena q nao consigam por de parte este facto...

muito obrigado a quem responder as minhas questoes,
cumps,
Robin5

que se saiba, só as claques do glorioso mataram

mais nenhumas.

claques com cheiro a sangue só no nosso muito lindo estádio da lús

Diálogo

Tenho falado da necessidade de trocar os assobios, os apupos, os insultos e os lenços brancos por uma crítica mais objectiva, construtiva e serena.

Era a este tipo de iniciativas que me referia: olhos nos olhos, em privado, dando aos visados o direito de resposta, sabendo eu que essa resposta também pode e deve ser dada dentro do campo!

Obviamente, sei eu e sabem todos que quando num estádio se começa a gritar "filho duma grande meretriz", não há a mínima hipótese de atribuir a responsabilidade desse acto a uma só pessoa ou a um líder duma claque. A sociologia, entre outras disciplinas, explica bem esse fenómeno!

Não vejo o mínimo problema de os dirigentes receberem os líderes das claques; vejo sim muitas vantagens nesse diálogo... desde que todas as partes assumam as suas responsabilidades e saibam bem quais são os seus papéis dentro deste fenómeno desportivo!

Saudações

As perguntas simples que o artigo poderia conter:

  • Faz algum sentido a Dias da Cunha, receber o chefe das claques que ainda há pouco lhes dirigiam os cânticos «Ó ... vai para o ...alho!»?

  • Faz algum sentido, os capitães sentarem-se à mesa de quem ainda há poucos dias os vaiava?

  • Será que as claques se sentem no direito de mandar Peseiro para o «...alho», porque no fim de contas, os jogadores Polga, Liedson e Rochemback também já o fizeram à frente de todos e afinal de contas, não lhes aconteceu nada?!...
  • Claques

    Uns paises denunciam as claques e os seus elementos mais corruptos e aqueles que mais problemas podem causar. Proibem esses mesmos elementos de nao acompanharem a equipa em deslocacoes especialmente ao estranjeiro.

    Outros paises dao liberdade de passear pelo pais com direito a destruir areas de servico, passes verdes para dar voltas ao estadio, servicos de proteccao a altos dirigentes dos clubes e reunioes com treinadores e jogadores.

    Somos um pais diferente. Ainda bem.

    Olhemos as claques de frente!

    Não me parece nada de extraordinário o facto de ter havido uma reunião com as claques. Elas são uma voz do clube e nada melhor do que toda a gente conversar cara a cara! Pena é que se não possa fazer uma reunião assim com todos os sócios!

    Quanto às claques, têm coisas boas e más, mas era bom que fossem analisadas com clareza e sem ideias feitas, para que se possa ser justo e objectivo.

    As claques são a maior fonte de apoio para as equipas, em casa e fora, acompanham a sua formação para todo o lado, mesmo com sacrifício pessoal e, sem qualquer dúvida, animam os espectáculos futebolísticos.

    São, contudo, pouco democráticas, com líderes auto-proclamados e, admitem no seu seio, energúmenos que são incapazes de se comportar como seres civilizados e que nada mais fazem que desacatos.

    Não me parece mal que tenham apoios dos clubes, mas creio que estes e os tais dirigentes deveriam ter um maior controlo da massa de apoiantes de forma a que estes tenham desportivismo e não causem prejuízos ao próprio clube e à sua imagem.

    Importa ser capaz de distinguir o trigo do joio, fazer com que as claques se depurem dos elementos indignos, de forma a que contribuam para a melhoria do espectáculo futebolístico.

    RESUMINDO: parece-me injusto e mesmo disparatado, meter toda a gente no mesmo saco, mas acho imprescindível que as claques se auto-controlem, ou, se isso não suceder, que sejam depuradas dos elementos indesejáveis, pelos clubes, com recurso aos vídeos e outras possibilidades!

    Artigo oportuníssimo

    Parabéns pelo artigo.

    Mas que relevância têm esses agrupamentos para os clubes? O que podem elas exigir? Nada, e nada!

    Normalmente, com a excepção da Torcida Verde (no caso do SCP) são agrupamentos que comportam dentro de si diversos tipos de delinquentes. Essas claques não actuam e nada fazem para controlar, responsabilizar os elementos que agridem, destroiem e roubam. Tristemente optam por os louvar, por actos reprováveis.

    Só mais uma questão: quem elegeu os auto-intitulados dirigentes das claques?! Pois...

    Muito bem lembrada a questão Mourinho: um dirigente fraco e incompetente cedeu às pressões de um bando de arruaceiros. Agora vemos os resultados. Apesar de não concordar com esta Direcção, faz Muito Bem ao marginalizar grupos de delinquentes.

    Há claques e claques

    há as normais e as que tem os auto-denimonados profissionais de claque que guiam Porsches, almoçam e jantam com dirigentes dos clubes, ameaçam e agridem jogadores do próprio clube, cospem em ex-treinadores campeões europeus do clube e traficam estupefacientes nas horas vagas.

    e prostitutas

    esqueceste-te dessas

    Pelo contrário...

    Acho muito positivo esta reunião..o ano passado também se passou esta situação por esta altura do campeonato e foram as claques as responsáveis pelo facto de os jogadores conseguirem dar a volta por cima da situação pois apoiaram a equipa independentemente dos resultados, o que deu confiança à equipa!Portanto esta aproximação é muito positiva, porque ganhando o apoio das claques é mais facil dar a volta! PS. Algo me diz que a Académica vai ser a vitima da reviravolta com uma vitória do Sporting assim para o gordita...mas isto sou eu a dizer...;)

    Milagres!?

    Já não existem, e o mundo está virado de pernas para o ar!

    Sim senhor Prozac bem fundamentado!

    Antes de comentar o artigo, queria aqui fazer um "semi off-topic", para aplaudir este artigo, é que cada vez há menos artigos de verdadeiro interesse de indole desportiva, e acima de tudo bem fundamentados e bem estruturados, os meus parabens.

    Quanto á questão das claques, é uma questão complexa, mas penso, que não deverião de ter autoridade para exercer este tipo de pressão sobre o clube, porque por muitas vezes não são exemplo para ninguém, causam disturbios e insegurança nos estádios e fora deles. A meu ver, quem poderia ter algum direito a este tipo de "coisas" serião os sócios, mas esses o mais que fazem é acenar com lenços brancos, não é meterem faixas durante o jogo.
    As direcções que tomem uma posição acerca deste tema, neste caso, a do Sporting!

    A culpa é das direcções

    As direcções de forma a poderem manter uma paz podre admitem cenas como as de ontem. Faz sentido receber os protagonistas do enxovalho que têm sido os últimos jogos do Sporting? A direcção ou qq responsável do Sporting não se devia rever nessas atitudes e simplesmente não os receber. Se em protesto eles não apoiarem a equipa, então não há razão para serem apoiados financeiramente como são e penso que no fundo perderiam as claques.

    De uma vez por todas tem de se perceber que as claques existem para servir o clube e não o contrário (por isso são apoiadas), e o Dr. Dias da Cunha tem de perceber que para dizer "somos diferentes, não somos governados de fora para dento", tem de actuar em conformidade.

    Não se percebe

    Não se percebe como é que isto chega a este ponto. Ontem quando vi a noticia pensei por momentos que estavamos em Itália onde as claques têem reuniões com os jogadores. Não deixemos as coisas chegar a esse ponto, já existe tanta coisa má no nosso futebol.

    É obvio que os sócios precisam de explicações mas a claque do Sporting não é mais do que o resto dos associados.