O pior da 1ª Liga.... | Relvado

O pior da 1ª Liga....

 

João Pestana começa por falar dos DIRIGENTES e diz: "Mais uma época e um nº sem fim de casos provocados por esta "classe" que provocam não só o descrédito das instituições a que pertencem como mantêm um clima de guerrilha instalado e que dificilmente se conseguirá afastar do futebol. Começando no director executivo da Liga (já apelidado de traidor sem perdão), passando por todos os clubes e respectivos responsáveis, voltando à Liga passando pelas comissões adjacentes e terminando no Presidente Valentim Loureiro, todos contribuiram para a "fogueira" que consome o futebol português e o desacredita. Neste caso é uma questão de mentalidades (e de mudanças das mesmas), para mim a solução não passa directamente pela punição disciplinar (suspensões, multas, etc) mas sim por uma formação contínua e adequada de dirigentes desportivos, que deveria estar entregue à Liga de Clubes. Essa formação deveria ser exigida para que se pudesse ser dirigente desportivo num clube de futebol profissional de 1ª e 2ª Liga.

-Sobre a ARBITRAGEM, João Pestana diz: Esta "classe" está pelas "ruas da amargura", à medida que o fim do campeonato se aproxima as arbitragens decrescem de qualidade, a deficiente forma física dos árbitros (bem como nos jogadores) prejudica o bom desempenho técnico. A profissionalização tem de chegar, é incompreensível que num futebol de milhões os árbitros não sejam profissionais. Mas a profissionalização da arbitragem tem de passar por um conjunto de exigências e de alterações no regime desta área que passam por um conjunto de medidas como: a) criar 2 grupos de 18 árbitros, um na I Liga e outro na II; b) estes árbitros fariam 17 jogos por época todos eles analisados por delegados (de preferência ex-árbitros actualizados) e no final da 1ª volta estabelecia-se uma classificação que determinava a descida dos 6 últimos classificados do grupo de 1ª Liga para o da 2ª e a subida dos 6 primeiros classificados do grupo da 2ª Liga para a primeira, no final da temporada a mesma coisa sucederia; c) criacção de um centro de estágio de arbitragem onde os profissionais se reúnam as vezes necessárias por semana, para tratar da componente fisica e para analisar os videos dos jogos e "casos" ocorridos para os debaterem e saberem como agir melhor no futuro e para promover uma formação de árbitros aos jovens ; d) as equipas de arbitragem devem ser unas, só o 4º árbitro é que poderá mudar; e) devem estar ligados a um orgão a criar pelo conselho superior da magistratura para que determine por sorteio puro, computadorizado, as equipas de arbitragem para cada jogo e se encarregue de os instruir quanto à deontologia que os deverá orientar e que deve ser a mesma dos magistrados judiciais com as sanções disciplinares inerentes; f) Este grupo de 36 árbitros profissionais não é estanque e aqueles que terminam a carreira ou que se revelam inaptos para a carreira devem ser substituídos por árbitros promissores propostos pela Federação Portuguesa de Futebol; g) Todas estas alterações e gastos devem ser suportadas pela Liga de Clubes.

Em relação aos COMENTADORES, João Pestana refere: "Os comentadores de futebol tanto na televisão como na rádio são absurdamente obtusos, com algumas exceções( embora seja incapaz de as referir, mas acredito que as haja...). Como exemplo, dou o comportamento dos comentadores do jogo Belenenses-Sporting, a quantidade de asneiras que disseram, a dada altura o treinador do Sporting tirou Sá Pinto e César Prates e Beto e colocou Rodrigo Fabri, Horvath e Spehar, "crucificaram" literalmente o treinador, só faltou chamarem-lhe burro, no entanto o SPorting melhorou, conseguiu o empate e esteve perto da vitória, ontem o mesmo comentador que no dia anterior tinha estado em Belém referia as substituições do Sporting como muito acertadas! Muitas vezes fico convencido que não estão a ver o mesmo jogo que eu! Este foi um pequeno exemplo mas muitos mais há por aí...

Para terminar, João Pestana diz: "Este artigo já vai longo mas são estas 3 "classes" que precisam urgentemente de um "Capital" (livro de Marx) que as reorganize e as disponha num objectivo único e comum que é o desenvolvimento e crescimento do futebol Português como uma real potência mundial de futebol não só a nível de selecção como de clubes...
-João Pestana"

I Liga:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pior de todos!!

Caro Joao Pestana

Como dirigente ,o pior de todos acho que Vale de Azevedo tem o lugar assegurado por alguns anos,destronando Jorge Gonçalves "in-extremis".
Arbitros Francisco Ferreira
Comentadores: aki o caso muda de figura,pois toda a gente parece que sabe comentar futebol, esquecendo a sua imparcialidade ou entao entrando por fanatismos que são repugnantes, é obvio que todos temos que ter uma opção, mas ha que saber ver e reconhecer os males e os bens em todos os lados.
Estou de acordo com Joao Pestana, neste caso mas consigo nomear um comentador magnifico que eu adoro ouvir, Fernando Correia da TSF , apesar do seu sportinguismo assumido, sabe ter sempre uma postura imparcial, pena é que é o unico. Lembro-me que no ultimo Jogo Beira Mar-FCP na mesma estaçao, por causa dum penalti "roubado" ao FcP o relatador e os comentadores estiveram 5 min, repito 5 min a falar do assunto.. dai se viu logo as suas cores.
de resto nao consigo encontrar mais ninguem e confesso que estive a pensar um bocado no assunto.