Os novos investidores e o futebol português | Relvado

Os novos investidores e o futebol português

 

PROZAC diz: "depois de Abramovich ter comprado o Chelsea, diversos milionários têm investido em futebolistas. Será este o caminho do futebol português em breve? Quem gostaria de ver o seu clube adquirido por um milionário destes? Não se correm demasiados riscos? Quais os clubes mais apetecíveis em Portugal para os novos donos do futebol?" joelmaceda
acrescenta: "será por via destes empresários que os clubes portugueses podem resolver os seus graves problemas financeiros para continuar a ter equipas competitivas?"

I Liga:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off Topic -- E esta??

"Bilardo admite ordens para dopar no Mundial-1990
Carlos Bilardo, técnico que dirigiu a selecção argentina durante o Mundial de 1990, admitiu que deu instruções para dopar os jogadores do Brasil no jogo referente aos oitavos-de-final daquela competição.
Não posso dizer que não aconteceu», foram as palavras utilizadas por Carlos Bilardo para responder à questão, numa entrevista publicada esta quarta-feira pela revista argentina Veintitrés.

Recentemente também Diego Maradona, então a grande figura da selecção argentina, admitiu que tinham sido dadas instruções para misturar tranquilizantes nas garrafas de água, a fim de serem distribuídas durante a referida partida aos jogadores brasileiros.

O jogo, recorde-se, terminou com a vitória da Argentina, por 1-0 (golo de Cannigia), e o defesa brasileiro Branco, que chegou a jogar vários anos no FC Porto, reconheceu no final que se tinha sentido indisposto."

in A Bola on line

Re:Off Topic -- E esta??

Ca ganda bilharda que ele tinha!!!

Não percebo?!

Os Investidores e o Futebol Português

Os clubes portugueses, podem atrair investimento de 3 formas.

1. Formação

Criar condições para que o clube possa ser eficaz na formação, bem como na transposição dessa para a equipa principal.

Aos investidores atrairia o facto do clube construir o seu próprio património financeiro através de processos determinados e contínuos.

Ou seja, o clube tem a capacidade de transformar produtos "0", em produtos rentáveis.

2. Investimento

O clube tem um bom departamento de prospecção e uma boa capacidade de enquadramento de jogadores com margem de progressão.

Comprar barato e vender mais caro.
É preciso uma boa estrutura e capacidade formativa dentro de uma panorama de competição.

3. Entreposto

O clube tem uma estrutura capaz, que permite aos investidores comprarem jogadores a outros clubes, rentabilizando-os numa equipa com visibilidade.

Para isso, é necessário que o clube tenha uma boa base, um nome credível e atraente.

Um modelo Português

Na minha opinião, o futebol Português devia ser misto.
Viver sobretudo à base da formação, conseguindo intercalar com jogadores de outras origens que possam evoluir a partir de um patamar um pouco mais acima.

Não me parece que haja condições para viver acima desta realidade, fazendo grandes investimentos ou simplesmente servindo de passagem para jogadores de categoria superior.

Seria como tentar fazer de Portugal um pais sobretudo industrializado, ignorando o turismo.

Não!!! no benfas não!!!

Desculpem falar apenas num clube em particular, mas aqui fica uma opinião:

no "meu Benfica" que aprendi a gostar não têm lugar estes branqueadores de capital..

e não me venham com tretas que não se pode ganhar sem isto!

o chelsea o ano passado não ganhou nada, o cska nem foi campeão russo este ano.. o corinthians veremos!

o Benfica p. ex. fez-se gigante à custa de Homens que cresceram dentro do clube ou que sabiam compreender a sua dimensão... e isso nunca será conseguido com argentinos ou brasileiros aos camiões...por muito bons que sejam..

Se o SLB é campeão de juniores tem que existir ali qualidade!

se se chamassem manuel curtovic ou joão vilelovic p. ex. eram craques e capa da bola no dia da chegada...

Para lá caminhamos

Os "grupos de investidores" (seja lá o q isso f^r) estão, a pouco e pouco, a tomar conta do futebol.

Se algum deles se aproximasse da SAD do SLB confesso que não sei que posição tomaria (falta-me informação).

Mas, mais tarde ou mais cedo, deve ser provavelmente este o caminho dos clubes: Uma gestão empresarial com a perspectiva do lucro e com ganância de resultados (ou vice-versa).

saud.

estes russos

estes russos sao viciados mas é no CM, e estão a levar o jogo mto a sério.

nao concordo com o titulo

um investidor é uma pessoa que despende dinheiro com o intuito de gerar receita.

Todas sabem que estes russos não estão no futebol para investir e obter lucros, estão sim para se divertir e lavar dinheiro.

Off-Topic

In Jogo e Mais Futebol

" Cá e… na fleumática Inglaterra também: o oficial de polícia encarregado da segurança no jogo entre o Arsenal e Manchester United, em 1 de Fevereiro, em Highbury, aconselhou os treinadores das duas equipas, o francês Arsène Wenger e o escocês Alex Ferguson, respectivamente, a terem tento na língua, que é como quem diz “alto e pára o baile” que a dança já vai longa. Os dois prestigiadíssimos técnicos levantam-se a pensar no que dizer do outro e não ensaiam duas vezes, atiram mesmo a matar. A polícia pretende que se calem ou, pelo menos, que moderem a linguagem, os insultos, as acusações e as ironias, de forma a não excitar os adeptos dos dois clubes, sempre mortos por um caldinho bem temperado onde meter a colher. “Toda a actividade nos dias precedentes do encontro que aumente a tensão e a hostilidade entre os adeptos é irresponsável e deve ser parada”, disse Barry Norman, chefe da polícia metropolitana em Islington, em declarações ao jornal “The Evening Standard”. Ao pé daqueles dois, tratando-se de “guerra” de palavras, José Mourinho é bem mais subtil e inteligente"

Investimentos

O futuro do futebol em Portugal e passo mais uma vez a citar (pela milinésima vez...) está na FORMAÇÂO!!!

Esses burros carregados de livros a quem chamam doutores que gerem os clubes portugueses podem ser muito bons gestores mas um clube não é uma empresa!!

Os clubes portugueses delimitados pela economia de trampa que temos não pode entrar nas loucuras que entrou ao comprar Diegos e Fabianos e coisas do género! É meio caminho andado para o precipicio!

A formação será sempre uma forma de realizar alguns lucros com um nivel de investimento muito reduzido! Comprando um jogador por 2 milhoes de contos que lucro é que se poderá ter???

E se o formos buscar enquanto iniciado ou juvenil e ele se afirmar e for cobiçado por grandes clubes que lucro teremos a mais comparado com um jogador que custou 2 milhoes????? O dobro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O futebol portugues ao seguir este caminho caminha para a falencia. O estado é que vai permitindo abébias destas como perdoar a segurança social e coisas dos género...

Investidores não investem por desporto. Investem para obter lucros....

~E se são os investidores a obter os lucros os clubes limitam-se a ser apenas o intermediário do dinheiro.

Resultado = investidores a encherem-se e clubes na mesma trampa....

Acho bem que haja investimentos, mas em infraestruturas, em condições de trabalho, em Academias, em estádios com boas condições....

Portugal tem uma capacidade de gerar talentos eventualmente só equiparavel pelo Brasil. Aproveitem-nos!!!

Não se deixem em ir em tretas de Fabianos, Motas, Maxi's Lopez....

Aproveitem o Manuel Curto, Saleiro, Vieirinha,.... Investir nesses sim é investircom cabeça! Há grandes prescpectivas de lucros com esses... Agora se alguem me explicar como é que o Porto vai conseguir rentabilizar o investimento no Diego...lá terei que dar o braço a torcer...

Re:Investimentos

Porque Será que o Mourinho (li aqui no Relvado!!!) está a apostar na formação?

Tens razão. Esse é o caminho mais obvio do futebol luso.

Mas não há nenhuma equipa que consiga ser competitiva na europa só com base na formação.

Saud

Parece-me óbvio o caminho a seguir.

Porque principalmente os grandes estão a passar grandes dificuldades devido ao facto de terem elevadas despesas e poucas receitas parece-me óbvio o caminho a seguir que deve ser baseado numa aposta concreta,realista e séria na formação e ao mesmo tempo tentar encontrar investidores que amem a marca,ou seja que gostem muito e respeitem de facto por exemplo o F.C.Porto,Sporting ou Benfica em vez de investidores de ocasião que mais tarde podem simplesmente se aborrecerem e deixarem qualquer clube português numa situação muito mais dificil do que está agora.

Estou a ver

Que Portugal esta bem servido de gestores depois de ler estes comentarios todos fiquei com uma boa impressao.

So nao comprendo porque e que todos os meses ha fabricas a fechar por todo o pais e a mudarem-se para os paises do Leste Europeu. Nao me digam que e porque os salarios sao em media mais baixos porque isso nao serve como desculpa, porque seria a mesma coisa que dizer "a nossa equipa perde sempre por causa do arbito" e nunca porque jogou mal.

Cumps

É complicado...

Como dizia o Pacheco: "É uma faca de dois legumes"

Se por um lado dá um grande poder de compra aos clubes por outro põe os numa situação delicada, ou seja, com uma folha de salários astronómica que seria impossível de sustentar caso o tal novo dono abandonasse o clube.

Obviamente que os clubes mais apetecíveis seriam sempre o FCPorto ou o Benfica.

Mas toda esta discussão é inútil pois em Portugal é impossível acontecer o que se verifica em Inglaterra.
Um magnata não poderia chegar a Portugal e comprar as acções da SAD na sua totalidade. Quando muito atingiria a marca dos 50%, mais que isso seria ilegal.

Benfica ??

Benfica porquê?

- Não ganham nada a mais de 10 anos.

- É o unico dos grandes que não tem centro de estágio, logo pior condições de trabalho.

- Não rentabiliza os seus jogadores (nos ultimos anos apenas Rui Costa e Manuel Fernandes).

- Se me falarem em Mercado, a quantidade não significa maior poder de compra pois como se sabe os simpatizantes do benfica em média têm menor poder de compra, como prova é as assistências, que é a mais fraca entre os 3 grandes.

- Se me falarem nos 6 milhões, relembro que o maior clube do Brasil em sipatizantes é o Flamento, e escolheram o Corintians para investir.

Portanto não vejo porque o Benfica seja o clube mais apetecivel.

Re:Benfica ??

Só não vês porque não queres...

Como ja disseram há uns tempos o Benfica é um "gigante adormecido"!

Ninguém tem dúvidas de que se trata do MAIOR clube português para já sem comparação a nível de quantidade de adeptos e mercado em Portugal. Logo, seria a par do FCPorto (clube português com mais sucessos nos últimos tempos em Portugal e na Europa) os alvos mais apetecidos para um grupo de investidores. Para não falar de que o Porto (mais recentemente) e o Benfica são os únicos clubes que têm projecção em todo o mundo devido aos seus êxitos internacionais, coisa que não acontece com o Sporting.

os milionarios sao muita maus

Relembrem-me qual foi a principal motivação de se querer o Jorge Brito como presidente do Benfica ou o Sousa Cintra como presidente do Sporting?

Re:os milionarios sao muita maus

A motivação para alguem os querer lá era a mesma.

Espero, que quando sairem de lá não tenham o mesmo destino.

De qq forma a costela clubítica e a vontade de protagonismo, à dsitância...não a revejo no Russo.

Saud.

Re:os milionarios sao muita maus

Comparar a motivação de um Jorge de Brito, ou de um Sousa Cintra, em liderarem o seu clube, com a de um magnata que pretende fazer circular dinheiro, para mascarar a sua origem e destino, não me parece lógico.

Comparação desfazada...

Na altura não havia SAD's por isso, os clubes eram dos sócios!

Hoje em dia são dos accionistas e dos bancos...