Nacional com 16 reforços a pensar na manutenção e... na UEFA | Relvado

Nacional com 16 reforços a pensar na manutenção e... na UEFA

 

No reforço do plantel vieram do Brasil os defesas Cedrola (ex-Tupi, Brasil), Eliézio (empréstimo do Cruzeiro), que já jogou na União de Leiria na época 2006/2007, Maicon (empréstimo do Cruzeiro), os médios Juliano (ex-Náutico, Brasil) e Rafael Bastos (ex-Belenenses), os avançados João Aurélio (ex-Penalva do Castelo) e Nenê (ex-Ipatinga, Brasil).Há a contar ainda o guarda-redes camaronês Douglas (ex-Sp.Pombal), o lateral-direito angolano Marco Airosa (ex-Fátima por empréstimo da Un.Leiria), os médios portugueses Nuno Pinto (ex-Trofense) e Ruben Micael (ex-Un.Madeira), o avançado angolano Mateus (ex-Boavista) e o avançado português Miguel Fidalgo (ex-Un.Madeira).O clube aposta também num trio de avançados croatas de apenas 18 anos - Duje Cop (ex-Hadjuk Split), Lovro Srcbec (ex-NK Zagreb) e Kristian Pavlovic (ex-Dínamo Zagreb).Da época passada continuam os guarda-redes Rafael Bracalli e Lazar Jovisic, os defesas Patacas, Alonso, Felipe Lopes e Rafik Halliche, os médios Edson Sitta, Cléber, Bruno Amaro e Juninho, e o avançado Fabiano Oliveira.Entre as saídas há a contar as de Cássio e Pateiro para o União de Leiria, de Ricardo Fernandes e Juliano para o Rapid Bucareste da Roménia.A pré-temporada da equipa decorre na Madeira até 25 de Julho e depois realiza-se em Rio Maior até 2 de Agosto.Susana Valente

I Liga:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

11°

Aposto que eles ficam no 11° lugar ou menos. Alguem tem duvidas?

Cumprir objectivos

No arranque de mais uma época desportiva, é interessante ver que nem é preciso esperar 2 dias para que as contratações "estrangeiras" do Nacional estejam contabilizadas. Existe regras específicas da Uefa quanto ao número de extra-comunitários que são cumpridas pelo Nacional. Até ao momento não existe regras quanto ao resto. Já alguém por acaso tratou de saber o quanto o jogador brasileiro (por exemplo) valoriza o campeonato português? Já alguma vez alguém pensou que decadência seria a nossa Liga Principal se os clubes tivessem apenas jogadores portugueses? Há capacidade num país de 10 milhões de pessoas de ter 5 ou 6 equipas competitivas a nível internacional "made in Portugal"? O Nacional tem tratado de tentar aproveitar o talento português. Mas experiências com jogadores como João Coimbra, João Moreira, Mário Carlos, revelaram-se um fracasso do ponto de desportivo. O clube estava a tentar valorizar um jogador que não tratava de se valorizar a si próprio. E ainda por cima com um contrato chorudo. Para isto mais vale recorrer ao estrangeiro, não tenham dúvidas. Quanto aos prognósticos para a época do Nacional, tenho que dizer que estou confiante. O dinheiro não dá para muito e foi necessário vender alguns jogadores para amealhar "mais uns trocos" (Ricardo Fernandes e Juliano Spadacio) e perder outros que pretendem mostrar o seu valor na Uefa (Fernando Cardozo). Estas são as 3 principais brechas que o Nacional terá que colmatar. A juventude da nova dupla de centrais (seja ela qual for) é um risco. Mas tivemos o ano passado um Felipe Lopes de apenas 20 anos a ganhar 2 jogos ao Porto e a dominar o apetite feroz de Lisandro, Quaresma, Lucho e Cpa. Há uma incógnita acerca do meio campo. Perdemos um criativo e fica a dúvida se o novo Juliano (Fernando) estará à altura de Juliano (Spadacio). A peladinha hoje no estádio fez-me crer que sim. Do meio campo para a frente pudemos nos dar ao luxo de arriacar a bel prazer. Pior que o ano passado não poderia ser. E Néné, Mateus, Miguel Fidalgo podem ajudar a fazer melhor figura lá à frente. Por fim, o regresso do capitão Patacas. Importantíssimo que um jogador tão carismático esteja no balneário. A época será difícil, mas o Nacional estará, como esteve nos ultimos 7 anos, à altura das circunstâncias. Seja qual for o adversário pela frente. Com serenidade, confiança e...sorte, os objectivos serão rapidamente cumpridos e depois...depois é esperar algo mítico novamente. Boa sorte Nacional!

Interessante era ver...

... quanto ganha um futebolista Português e um brasileiro que venha para o futebol nacional. Seria também interessante ver o lucro que o clube faz com os jogadores Portugueses e o lucro que outro clube faz com jogadores estrangeiros. A verdade é que eu já sei o resultado: o clube ganha o mesmo (Até é capaz de ganhar mais com "tugas" pois estes tendem-se a identificar mais com os clubes nacionais...). A diferença estará concerteza nos gastos (ganho para alguns) supérfluos em contas no "país das maravilhas". Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Interessante era ver...

Mas há um pormenor a ter em conta no meio disso tudo. Dificilmente um clube de média dimensão terá lucro com um jogador português que não seja formado nas suas escolas. È difícil para o Nacional, por exemplo, lançar jogadores competitivos (jogadores de 1ª Liga) das suas escolas tendo em conta o universo restrito em que se encontra inserido: uma ilha de 250 mil habitantes com 2 clubes a disputar a 1ª Liga. E mesmo que se ache um novo talento, ninguém quer cortar as pernas ao jogador em caso de contactos de um clube maior, logo a tendência será sempre um negócio mauzinho. O recurso acaba por ser rodar jogadores portgueses que já estejam vinculados aos três "grandes", o que nem sempre corre bem.

Dos nomes a "bold" contei 21 estrangeiros...

... será que não há futebolistas em Portugal? Creio que uma investigação fiscal e financeira aos fluxos de verbas dos clubes profissionais de futebol, traria um ar mais airoso ao futebol português... sinceramente só se compreende este tipo de aquisições para "meter algum ao bolso". Cumprimentos Futebolísticos!

Precisamente o contrário

Não tenhas duvidas que as aquisições mais caras, são as de jogadores portugueses de clubes da I Divisão e Divisão de Honra. Na Honra, os clubes pedem balurdios por qualquer miudinho que dê uns toques na bola. Daí os clubes da primeira preferirem estrangeiros: são mais baratos, não se importam de ganhar menos, e têm menos bazófia que os portugueses, que se acham logo craques por marcarem um golito. Para um clube como Nacional, Setubal, Estrela, etc...é quase impossivel ir buscar jogadores ao Vizela, Gondomar e por aí fora... Os portugueses de Liga de Honra vão agora para Chipre, Bulgária, Romenia, porque lá pagam mais, e podem até pagar o valor da transferencia. Por isso, antes de mandares vir com Nacional e outros, vai mas é protestar com os dirigentes que aumentam exageradamente o preço dos seus jogadores.

Epá, não me lixes...

... então tu dizes: "Para um clube como Nacional, Setubal, Estrela, etc...é quase impossivel ir buscar jogadores ao Vizela, Gondomar e por aí fora..." Tens noção do que dizes? Se os clubes não fazem isso, sabes porque é? Porque hoje em dias os clubes de futebol são vistos pelos seus presidentes para encherem os bolsos de dinheiro, nada mais! O dinheiro que poupam em ordenados mediocres com brasileiros, "põe-no ao bolso". A pergunta aqui é esta: Qual a real função de um clube de futebol? Gerar lucro para o clube ou geral lucro para o presidente? Cumprimentos Futebolísticos! PS: Quem fala em presidentes, também fala em todas as estruturas directivas!

Re: Epá, não me lixes...

È uma faca de 2 gumes. Tens o exemplo dos 3 maiores clubes portugueses, que são quem tem mais meios de prospecção, que são os clubes que mais facilmente atraem jovens talentos, que mais facilmente sugam os talentos dos outros por tuta e meia, e mesmo assim é vê-los cheios de brasileiros, argentinos, etc. Não se pode pedir aos clubes de pequena/média dimensão que sejam estes a apostar na formação, já que muitos destes estão também a tentar disputar provas europeias e não querem correr riscos de ir parar à 2ª divisão porque decidiram apostar numa equipa de jovens talentos "tugas". O sucesso desportivo (mais que o financeiro) está, infelizmente ou não, à frente das "moralidades" da formação de jogadores portugueses. Seria hipócrita da minha parte dizer que prefiro estar na 3ª divisão com um equipa completamente portuguesa do que ser campeão europeu com uma equipa 80% estrangeira.

Se é assim...

... então os clubes são empresas e como empresas que são, não devem ter as ajudas financeiras que as autarquias (em nome da formação e apoio a actividades de colectivismo para jovens e idosos) disponibilizam a essas empresas, não achas? É preciso o Governo, por intermédio das autarquias estabelecerem e definirem bem as fronteiras. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Se é assim...

Desde que o futebol é um negócio, efectivamente os clubes são empresas. Quanto à questão dos apoios dos Governos ou das autarquias, cabe a cada uma elas decidir se compensa (se tem retorno) a aposta no futebol ou não. Para umas poderá ter e para outras não. As equipas associadas ao nome de uma Região turística como a Madeira, e que tenham sucesso internacional, podem eventualmente valer o investimento. Tirando a questão de turismo de desporto, se um autarca achar que um clube eclético põe os jovens de um determinado bairro a optar pela prática do desporto em vez da delinquência nas ruas, também pode valer o investimento. Tudo nas devidas proporções está claro. O problema, em Portugal, é que se financia clubes pura e simplesmente porque se sente que o "vizinho" também está a ser ajudado de um forma pouca honesta. Acaba-se por escrever direito por linhas tortas.

O principal, não devia ir contratá-los, o mais

importante seria o formá-los, será que no BFC, num plantel Júnior de vinte e tais miúdos, não existem lá 5 ou 6 para o plantel sénior??? Não bons, são os contratatados lá no Sertão e no Mineirão e no CAZAQUISTÃO!!! Fiquei, contente quando li num jornal da Região Centro, que o CALDAS, clube que já foi GRANDE, passou dos BADAMECOS/CHAVALOS Júniores mais de meia equipa para os Séniores, a isto chama-se APOSTA NA FORMAÇÃO!!! Jadscl

Re: O principal, não devia ir contratá-los, o mais

Nem te devia responder porque tu és claramente passado da cabeça, para não dizer outra coisa, mas enfim... Eu estava a falar do Nacional e não do Boavista. Para tua informação, na época passada o Boavista teve 8 jogadores da formação no plantel, dois deles foram titulares durante quase toda a época, Gilberto e B. Pinheiro e outros foram usados com regularidade, como Ivan Santos e Pedro Moreira, ambos vindos directamente dos juniores. Em termos de jogadores da formação no plantel, nas equipas da I Divisão, o BFC provavelmente só é ultrapassado pelo Sporting... Mas é natural que não saibas. Nunca vem em jornal nenhum. Fosse um clubezinho mais simpático e era outra historia...

Pois é os outros é que são passados da ...

E tu é que fazes parte da «FAMIGLIA VALENTINI O PADRE E O FILHO», tudo gente de confiança um é O MAJOR DAS BATATAS O OUTRO É O VOCALISTA DOS BAN!!! E tu és um Infante Dom Henrique, o que deixou a marca na Torre de Belém, se ainda não passate o Rio Douro/Mondego para SUL, aconselho-o a ir visitar o MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS, e porque não o Palácio de Belém, mais o Centro Cultural do P.R. e depois na sobremesa saboreie a TORRE DE BELÉM com o INFANTE Dom HENRIQUE À CABEÇOILA e tem também um hipópótamo sabe o que significa??? Ensinar CROMOS é o meu destino??? Não!!! É só encaminhar os que se querem fazer de expert´s, que falam do que não sabem, E PIOR NEM SABEM O QUE ESCREVEM... Abre os olhos carroça que o BURRO/INFANTE, MACHO/MULA vai cegueta de todo!!! Jadscl

Só foram 16 os contratados, são poucos num plantel

que normalmente tem 25/26 jogadores... Agora na equipa do Dirigente que disse ter vergonha de ser «PoR(E)TUGUÊS", porque é "MADEIRÊS" com raízes de "VENEZUELÊS" e "ESTADOUNIDÊS" e quiçá do principado "PARVOÊ". Contratou um tal de "MANELI MACHADÊS", não sei se o entende, deve ter comprado junto com o gajo o manual de instruções do "PARLAPIER DO MACHADÊS". Quanto à melhor contratação do Clube "NACIONALÊS", foi o PATACA A TI no (Cska), o PATACA A MIM, afinal o empresário e o clube que o queria contratar está de rastos (não tinham graveto/pilim para contratar um PORTUGA ainda para mais defesa-lateral que não faz qualquer diferença era mais um para fazer número só que era cá do "CONDADO PORTUCALÊS", mas nem tudo é mau um dia diz que saíu andou e não o quer mais no outro contrata-o por XXX ANOS, não foi o «SUPER-MAN, nem o HOMEM-ARANHA, foi o RUI ALVESzinho o cromezinho cá do país BIMBOZINHO.» Mas quem pagou foi um «BIMBO com BOCHEÇAS que gosta de vestir À CROMO E QUAL FIGURA RÍDICULA QUE MAIS PARECE UM BOBO DA CORTE DO REI ARTUR, que deve fumar umas passas, come muitas pastas (ITALIANAS). É o BIMBO-MOR...!!!??? Jadscl

Re: Só foram 16 os contratados, são poucos num plantel

E és tu quem critica o parlapier do Machado... jejejejeje...

Dificil fazer avaliação...

...com tanto reforço. Mas pensoq ue melhoramos em termos atacantes e pioramos em termos defensivos, em comparação com o ano passado. O centro da defesa será completamente novo, logo uma incognita. O meio campo foi remodelado assim como o ataque.Os jogadores croatas, pelo que se vê nos treinos prometem, são bons de bola e muito disciplinados, ao contrario dos brasileiros. No ataque, o matador Nené poderá ser uma das revelações da Liga pois marcou 9 golos em 3 jogos de preparação (3 dos quais contra o próprio Nacional e 2 contra o Guimarães) quando a equipa brasileira teve em estagio em Portugal em Maio passado.Seja como for, o valor desta equipa continua a ser uma incognita, dadas as grandes mudanças no plantel e o facto de ser o plantel com a media de idades mais jovem de toda a Liga.Manuel Machado terá muito trabalhinho pela frente, mas pelo que se vê nos treino, em termos de qualidade individual, esta equipa parece-me melhor que a do ano passado. A média baixa de idade é que poderá ser bom ou mau...dependendo das circunstancias.Resta esperar pelos jogos particulares para ter uma melhor ideia.

Parabéns, Tito.

Se tivesse pontos, dava-tos todos. É bom ver alguém a falar com informação e paixão de um clube que não os 3 do costume. Somos aves raras, mas não nos podemos deixar morrer. É que a continuar assim, daqui a 10 ou 15 anos, praticamente não vai haver clubes em Portugal, (além dos 3 do costume). Há uma pressão cada vez maior para que toda a gente seja apenas dos 3 estarolas. Depois, choram muito que os estádios estão vazios... É triste, mas é o futebolzinho que temos.

sim...

...tenho simpatia por um dos grandes. No meu caso isto, deveu-se a que na minha infancia, o Nacional não estava na SuperLiga. Penso que a maioria dos portugueses sempre tem uma ligação ao clube da terra (nem que seja um Alcochatoense qualquer) e uma simpatia por um dos três grandes.É um fenomeno estranho nos outros paises e tipicamente portugues, suponho eu.Mas porque se calhar és novo aqui, não tenho problema em dizer que sou adepto e socio do Nacional, clube que sempre defendo e defenderei. E gosto de um dos três grandes. Nos confrontos entre os dois, não tenho a minima duvida sobre quem torço. No entanto, isto é algo que faz muita confusão e "comichão" entre muita boa gente aqui no relvado, sendo as vezes o unico argumento que têm para provocar alguem....lolol

Re: sim...

Tu sabes que eu quando falo é para brincar contigo... Mais, se existem relvas que sempre tiveram palavras lúcidas e sensatas sobre o Boavista tu foste um deles...aliás no ano em que o BFC foi campeão desejaste boa sorte e eu tb ao Nacional... p.s. - Além de ter conhecido um doente pelo Nacional o Dr. Bazenga...grande casarão com uma vista fenomenal sobre a baía do Funchal...e ter que aturar muitas vezes o teu presidente na noite do Porto e o seu séquito de brasileiras...

Re: Parabéns, Tito.

Isso é porque nunca viste o meu amigo Tito falar no seu outro clube...jejejeje,

Por acaso...

Ainda estive para escrever um nota do género "se tb fores adepto de um dos estarolas, retiro tudo o que disse". Mas na verdade, mesmo que ele seja adepto de um dos estarolas, mantenho o que disse, porque ao menos defende o clube não-estarola e mostra interesse por ele. E vai aos jogos, acho eu... Mas preocupa-me a sériop o estado do futebol português. A maior parte dos clubes tem cada vez menos adeptos. E já vão começar com os dirigentes práqui e os bilhetes e os horarios, mas os estadios estão vazios precisamente porque os clubes não têm adeptos. E o resto é treta... Cumps.

Esqueci referir que...

...os três croatas são internacionais pelas camadas jovens da equipa croata e considerados as grandes esperanças para o ataque da Croácia no futuro. Mas achei exagerado comprarem os 3...lololol

Esperem ai!

No outro dia li um comentario de um relva que dizia basicamente, que o SLB aproveitava-se da situaçao do Boavista para fazer uma contrataçao... O que dizer a isto? Mateus (ex-Boavista) que vai para o Nacional... Querem ver que é o LFV que incentivou à dilapidar mais um membro do efectivo Boavisteiro? Espero coerência.

Re: Esperem ai!

ò Zito, por acaso até te sai mal essa boca pois o Nacional até quer emprestar dois jogadores ao Boavista... Diferenças de tratamento...e de postura.

Re: Nacional com 16 reforços a pensar na manutenção e... na UEFA

16 reforços??!! Um trio de avançados croatas?! Xiça!