Liga/Salários em atraso: Sindicato admite greve ainda esta época | Relvado

Liga/Salários em atraso: Sindicato admite greve ainda esta época

 


Liga/Salários em atraso: Sindicato admite greve ainda esta época
O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) admitiu hoje o recurso a uma greve ainda durante esta época se nada fôr feito pelas entidades competentes para acabar com a situação de salários em atraso nos clubes.



«Imaginemos que nada é feito, que se observa uma inércia do lado das entidades que podem agir nesta matéria (o governo, por via legislativa, ou a Liga de Futebol Profissional, através de regulamento). Nesse caso, ponderamos antecipar ainda para esta época uma paralisação dos jogadores», disse à Agência Lusa Joaquim Evangelista.

«A posição do sindicato é pública. Defendemos que se deve avançar para uma paralisação no início da próxima época se este problema não estiver resolvido até lá, mas, se virmos que nos próximos tempos nada está a ser feito para evitar no futuro a repetição do que está a acontecer este ano, poderemos antecipar ainda para esta época o protesto», disse.

Joaquim Evangelista esclareceu ainda que esta opinião «é partilhada pela esmagadora maioria dos jogadores, incluindo capitães de equipa». Salvaguardou, todavia, que no entender do sindicato «ainda há tempo para se avançar com medidas legais que impeçam a repetição do problema dos salários em atraso no futuro, evitando-se assim o recurso à paralisação, tanto nesta, como no início da próxima época».

Contactada pela Agência Lusa, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) escusou-se a comentar esta situação.

Os jogadores do Estrela da Amadora defenderam quarta-feira uma paralisação geral dos futebolistas profissionais, caso falhem medidas concretas assumidas em conjunto pela classe para evitar situações de salários em atraso semelhantes àquela que vivem no clube. Em comunicado, os jogadores, que assinalam ter a solidariedade de treinadores e demais funcionários afectos ao futebol profissional do clube, recordaram «a gravidade do incumprimento salarial (seis meses, a caminho dos sete), apesar da ajuda do Sindicato dos Jogadores», a qual agradeceram.

Lusa

I Liga:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A greve geral...

... seria a única forma de alertar verdadeiramente adeptos e dirigentes da Liga Profissional para o problema dos salários em atraso. Enquanto as coisas se quedarem pela ameaça nada se resolve. E é certo que eventuais greves localizadas de jogadores do Estrela ou do Setúbal manterão tudo na mesma. Seria preciso que os jogadores dos grandes, aqueles que recebem todos os meses (ou quase!) se manifestassem contra o problema e se recusassem também a jogar.

É triste o que se está a passar

Com os jogadores do Estrela assim como de outros clubes que não recebem o seu salário já há alguns meses. Mas alguém se lembra de aqueles que recebem meia dúzia de € e encontram-se actualmente na mesma situação? Alguém se lembra de aqueles que recebim meia dúzia de € e que actualmente foram enviados para o fundo desemprego, muitos deles sem receberem as indminizações a que tinham direito? Só se lembra do que se passa no futebol o resto é paisagem.

Re: É triste o que se está a passar

E não só amigo Polo, e resumindo isto só o futebol(porque fora dele as coisas estão demasiado negras) é lamentável a dualidade de comportamento do sindicato, onde anda o Sindicato quando os Velosos, os Vukcevics(isto só falando dos casos mais mediatizados) faltaram ao respeito ao Sporting a faltarem a treinos a choramingarem para sair? Onde anda o sindicato nessas alturas? Não anda... é que cá em Portugal parece que os jogadores só têm direitos e não obrigações...