Liga portuguesa já não tem jogadores mais baixos da Europa | Relvado

Liga portuguesa já não tem jogadores mais baixos da Europa

 


Liga portuguesa já não tem jogadores mais baixos da Europa
A Liga portuguesa de futebol deixou o último lugar do ranking europeu relativo à altura média dos jogadores. O campeonato de Portugal é agora o 27º com jogadores mais baixos, à frente de Espanha, Escócia e Chipre. Em termos de clubes o Sporting tem o plantel mais baixo com 1,786 metros e o Rio Ave o mais alto com 1,828 metros.




São dados que constam do "Estudo demográfico dos futebolistas na Europa" elaborado pelo Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol e que revela indicações quanto à estatura, posições, nacionalidade e internacionalizações de mais de 12 mil jogadores de 36 Ligas europeias.

Nessa análise é possível identificar um crescimento na altura média dos futebolistas que alinham em Portugal. Se na época 2008/2009 a Liga portuguesa aparecia no último lugar da lista como a mais baixa da Europa, agora subiu para o 27º lugar com uma média de 1,805 metros. Um "crescimento" de apenas três centímetros, mas que permite ultrapassar Espanha (1,804), Escócia (1,802) e Chipre (1,801).

A Liga sérvia é a mais alta da Europa com 1,834 metros de média, seguindo-se a Dinamarca (1,831 metros) e a Alemanha (1,830 metros).

No mesmo estudo conclui-se que Portugal é o terceiro país que mais jogadores estrangeiros tem, atrás de Chipre e Inglaterra. Dos 390 jogadores da Liga Sagres 206 são estrangeiros, o mesmo número que se verifica no Chipre, onde contudo jogam apenas 14 clubes.

Em termos de nacionalidades dominam os brasileiros (110), seguindo-se os argentinos (18) e os franceses (16).

Relativamente às vendas de atletas, Portugal é mercado preferencial do Chipre (47 atletas) e também atrai os clubes da Roménia (19). O campeonato espanhol é o quarto que mais compra na Liga lusa (13 atletas).

I Liga:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Kléber

Aproveito a notícia para falar num jogador que me impressionou e que, certamente, é um dos que contribui para este aumento da altura média do campeonato: Kléber, emprestado ao Marítimo pelo Atlético Mineiro. Não sei se na televisão deu para ficar com a mesma impressão mas, no estádio, foi notório que o Marítimo tem ali um ponta-de-lança de enorme valor e grande margem de progressão. Tem apenas 19 anos, espero que os responsáveis do Porto tenham estado suficientemente atentos ao jogo para o considerarem como alternativa à saída do Farías (engraçado, depois da operação Kléber não ter tido sucesso, vir outro Kléner). 19 anos, emprestado no Inverno e já titular na equipa de Van der Gaag (deixar Babá no banco já seria, por si só, proeza assinalável). Impressionou-me a forma como se movimenta na área, a facilidade de remate e - apesar dos seus 1,87m - a forma ágil como evita a marcação com a bola dominada. Não deu para ver se é bom de cabeça, mas a forma como por 2 vezes, numa nesga de terreno, consegue alvejar a baliza do Hélton deu para ficar com água na boca para seguir com mais atenção a carreira do Marítimo nestas últimas jornadas. Alguém reparou no mesmo ou Kléber passou despercebido? Abraço, JC

Re: Kléber

que jogador... Por mim o porto tinha encontrado o PL a contratar. E ainda por cima não deve ser nada caro... Com Kleber, mais um central de qualidade. Um trinco para ser titular e o empréstimo do esquecido Anderson... tinhamos um grande Porto de volta Muito bom mesmo.