Liga: FC Porto alcança liderança e Benfica soma segunda derrota consecutiva | Relvado

Liga: FC Porto alcança liderança e Benfica soma segunda derrota consecutiva

 


Liga: FC Porto alcança liderança e Benfica soma segunda derrota consecutiva
À segunda jornada do campeonato, o FC Porto bateu o Beira-Mar e ascendeu à liderança da tabela classificativa da Liga, posição que partilha com o Nacional, equipa responsável pela segunda derrota consecutiva do Benfica no arranque da época, algo que não acontecia há 58 anos.

Ao vencerem o Beira-Mar por 3-0, a formação "azul e branca" subiu ao primeiro lugar da tabela classificativa, em igualdade com o Nacional. O encontro, que decorreu no Estádio do Dragão, contou com um "bis" de Falcao e um golo de Belluschi. Desta feita, o colombiano isolou-se como melhor marcador da prova.

Este resultado deixa o FC Porto com um registo de quatro vitórias nos quatro jogos oficiais (Benfica, Naval, Genk e Beira-Mar), nove golos marcados e nenhum sofrido.


Já o Sporting, apesar de ter conseguido vencer o Marítimo, ao bater o Marítimo com um penalti tardio, apontada pelo chileno Matias Fernández, aos 89 minutos, continua a não convencer. A formação leonina conquista, porém, os primeiros três pontos e impõe a segunda derrota do Marítimo.

Apesar dos triunfos, "dragões" e "leões" viram dois jogadores seus contraírem lesões graves: o sportinguista João Pereira e o portista Ukra, ambos com traumatismos cranianos.

No sábado, o Sporting de Braga perdeu terreno, ao empatar com o Vitória de Setúbal. Já o Benfica, depois do desaire caseiro frente à Académica, foi à Choupana perder com o Nacional por 2-1, e desceu para o 14.º lugar.


Fotos: Lusa

I Liga:

Comentários [68]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Liga: FC Porto alcança liderança e Benfica soma segunda derr

váááá benfica, vamos lá calar os restantes adversários.

Exibição do Sporting:

Espelha a personalidade do P. Sérgio, um "cagão". Já em Guimarães era assim e irritava bastante! O Porto a não facilitar perante adversários fraquinhos. Benfica de novo aquilo que nos habituou. Braga, sem capacidade para jogar regular em todas competições. Mérito para Nacional, que a CS esqueceu-se por completo. O normal. Ponto positivo para a Naval. Escola francesa dá bons resultados em Portugal. E logo, espero que o Vitória dê um pontapé neste marasmo que é a liga. Mas vai ser muito difícil, este Rio Ave está num patamar acima.

Venha o Rio Ave..

Já que espero um jogo sem problemas contra os Belgas do Genk. Dar minutos de jogos a jogadores como: Beto Miguel Lopes Sereno Rolando Emídio Rafael Souza Rúben Michael Moutinho (para o cansar) James Christian Falcao

No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Mais uma jornada que nos é favorável: líderes, 6 pontos de vantagem para o Benfica, 3 para o Sporting e 2 para o Braga. Mais uma razão para andarmos satisfeitos e confiantes num presente e num futuro de grande sucesso: 4 jogos oficiais, 4 vitórias, 9 golos marcados e 0 sofridos. Sintomático, esclarecedor, altamente promissor e livre de grandes críticas ou reparos por parte dos nossos adeptos ou dos sempre atentos profetas rivais. Este Porto não engana. Está ainda, claramente, em processo de fermentação, mas é mais do que notório que os primeiros processos impostos por Villas-Boas são já mais do que visíveis. E em tão curto tempo de trabalho é de salutar, tendo em consideração as marcas profundas deixadas pela anterior gestão de Jesualdo Ferreira. Foram 9 os jogadores do 11 de ontem que vieram do tempo do treinador Tri-Campeão, custa a largar processos e ideias antigas, que nada têm a ver com as actuais. E a diferença que se nota em relação a esse passado recente é já tão abismal, que o trabalho de Villas-Boas só pode ser admirado e reconhecido. Mas passemos à bola propriamente dita. Falcão caminha a passos largos para ser um dos melhores pontas-de-lança do Mundo. Muito parecido com Inzaghi, embora arrisque dizer que é ainda mais regular, é um encanto para qualquer adepto de futebol. Quase perfeito em todas as acções (gostava de ver uma estatística individual para perceber qual é a percentagem de bolas/lances perdidos), solidário no jogo de equipe, inteligente em todos os momentos e letal na hora do golo. Até ontem, jogo marcado por dois falhanços clamorosos, encheu de encanto a alma de qualquer portista. Hélton está bem e recomenda-se, Bellushi é uma peça essencial na irreverência e criatividade, embora irregular dentro do próprio jogo, Varela ainda não está a 100% mas tem tudo para ser dono do lugar, Rúben Micael desenha futebol com régua e esquadro (que diferença quando entrou), Souza é das mais agradáveis surpresas dos últimos anos, Moutinho um príncipe de fino recorte, Maicon um senhor a crescer a olhos vistos. Temos equipa, temos futuro. Em suma, razões para estarmos descansados. Que isto não pareça euforia, longe disso, mas é uma equipa onde já se nota um fio de jogo muito interessante. Com ritmo mais forte, com maior velocidade na circulação de bola, com maior largura no ataque... quando chegarmos a essa fase, vai ser muito difícil segurar-nos. Ontem, não há qualquer falta no lance que dá origem ao golo de Bellushi, mas há um penalti não assinalado a favor do Porto que equilibra a balança e coloca fita adesiva na boca dos anti-portistas. De resto, análise fácil... Porto passeia, soma mais 3 pontos e já é líder do campeonato. Quanto ao Benfica, dispenso comentários. As duas únicas coisas que posso dizer é que é uma pena tirarem Roberto da baliza e que a arrogância e o paleio que os adeptos tiveram aqui durante a pré-época... já está junto com a viola guardada no saco. FORÇA PORTO!!! Abraço, JC

"exarcebadinho"

Sou dos que detesta o AVB, e desde a Supertaça que não o comento, o raça desse merdas que deixou a minha Briosa pelo Porto(?!), deveria era ter ido para o único clube em sequência lógica para quem passa pela cidade de Coimbra (não a "actual" académica :P), ou seja o meu Sporting. Dito isto, analisemos um cadito à laia do joão plebeu.. 1º Atão mas o ome pega naqueles farrapos que tentavam comer relva na pré-época e nem isso faziam e vai-me com 3 vitórias 6-0 ?! 2º Há ali gajos muito bons: - Rúben Micael (voltando a frisar que quem salvou a época anterior, muito mais do que o Hulk, foi aquele menino que veio dar o sal que faltava ao meio campo azul). - Álvaro Pereira (não preciso dizer nada, minto, reiterar a humildade do rapaz). - Maicon (tou fdd.. qualquer central farrapo brasileiro se torna craque aí.. e olha que eu sou dos que se lembra muito bem de ver o Pepe em Alvalade, emprestado pelo Marítimo, e infelizmente apenas ter conseguido atribuir-lhe o cognome CEPO (e olha que na altura o devo ter escrito com letras bem maiores..) Falcão - Estará muitttoooooo longe dos melhores do mundo, mas tem anotamentos de uma inteligência superior. Na mesma jogada, consegue acompanhar um colega que leve a bola, e oferecer-lhe mais linhas de passe do que eu consiga contar (ou lembrar-me a esta hora..). Acabo com as notas negativas. - É a 2ª vez que o Porto joga contra equipas pequenas e o meio campo começa o jogo a pentear demasiado a bola, com a Naval durou bem mais tempo, ontem vá lá, arrepiaram caminho (foi o AVB?). - o jeMoito anda cá a mandar uns pastéis.. precisa de banco, passes de ruptura contam-se pelos dedos de uma mão, para além de ser o que mais penteia a redondinha.

Re:

Um conselho para a vida, porque tenho visto que erro teu muito comum. Sou dos que detesta Sou dos que detestam. http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=23952

Re:

lol not to worry.. sei bem que estava a falar no plural, recorrente its "ma" middle name :P Mas obrigado, eu sei q é assim que a re-incidência desaparece de mim ,) cumps

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Tira-me aqui uma dúvida: traduz-me os “processos”, se faz favor. Quero começar a perceber a linguagem do futebol. :) E uma pergunta mais séria, conquanto aquela o fosse também, que ontem fiz por aqui e que até me fora fornecida em parte verosímil. Mas como tu andas nessas coisas, julgo que possas ser pessoa certa para responder a essas coisas. Um licenciado em desporto tem de tirar o curso de futebol UEFA para ser treinador? Poderá tirar apenas uma especialização em futebol e poder treinar? (Se existe especialização em futebol.) É necessário currículo desportivo para se tirar qualquer nível?

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

O Victor Fernandez por exemplo, que treinou o FCP em 04/05, é formado em psicologia, não é em desporto, agora não sei se o passado como jogador conta.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Tanto quanto me lembro ele era licenciado em filosofia. Mas posso estar equivocado, ainda que tenha bem presente quando se disse isso por ser um curso que vou tirar e portanto algo de que gosto.

Devo estar a fazer confusão então...

...estava convencido que era psicologia... Fica bem :)

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Se tirares o curso de Ed.Fisica com especialização em Futebol tens equivalência ao nivel 1... Sobre a necessidade de treinares para tirares o curso, acho que está previsto em termos de regulamentos mas como é obvio ninguém liga nenhuma a isso. Tiras o nivel 1 e "supostamente" tens de esperar um ano (ou parecido) para poderes tirar o 2. Mas se abrir um curso 1 mês depois, pagas e frequentas. SImples.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Se tirares o curso de Ed.Fisica com especialização em Futebol tens equivalência ao nivel 1... Era isso que queria 'ouvir'. Só equivalência ao I? Enfim...

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Sim, só ao nivel 1. Existe é muita malta (principalmente da velha guarda) que tem os cursos dados por equivalência por antiguidade, merdas conquistadas e afins. Porque isto da regulamentação para se poder treinar é uma coisa relativamente recente. Mas hoje em dia, todos têm de tirar.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Quanto à 2ª questão, como estudante de desporto com especialização em futebol ficas automaticamente dispensado do Curso de Treinador Nível I, que não é mais do que uma preparação para o passo seguinte, que é o curso da UEFA. Basicamente, entras directamente no II Nível e depois só te falta o III e o IV. É a melhor maneira de entrares no mundo do futebol porque, além das bases teóricas e práticas que ganhas, tens o reconhecimento mais facilitado por teres tirado o curso de desporto e tens sempre os clubes atentos a quem sai da Faculdade com as melhores notas. Quanto ao currículo desportivo, esquece isso... Arranjas uma equipa para ires colaborando como adjunto, vais tomando contacto com a realidade e mandas-te de cabeça um dia mais tarde. Em relação à 1ª questão, a resposta concreta seria muito mais complexa, mas quando digo "processos" refiro-me a todas as acções colectivas e individuais, em cada momento e fase do jogo, que variam numa equipa de treinador para treinador. Por exemplo: a equipa de Jesualdo fazia pressão em bloco baixo enquanto a de Villas-Boas faz em bloco alto, a de Jesualdo saía rápido no contra-ataque (transição ofensiva), enquanto a de Villas-Boas previligia a manutenção da posse de bola... Sei lá, muita coisa é diferente e esses são os chamados "processos" de um determinado "Modelo de Jogo" que um treinador cria e adopta à equipa(a táctica é apenas uma componente desse jogar e até é idêntica à de Jesualdo). Hás-de reparar na forma como se movimenta a equipa do Porto quando sai a jogar a partir do GR, por exemplo (em que os laterais sobem à linha de meio-campo, o Fernando baixa para a linha de centrais e um dos médios-interiores vem "pegar" no jogo), é uma das pequenas coisas que se vão identificando na maneira de jogar deste Porto de Villas-Boas. Mas falar por aqui é complicado... ;) Forte abraço

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Ah, então é diferente do que o Tiago disse. Vai-se logo para o dois, faltando só o III e IV. O Mourinho é licenciado em Desporto, certo? Tirou depois o 4? É uma questão que tenho hám imenso tempo.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Não Tom. Só tens equivalencia ao Nivel 1.O 2 tens de fazer.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Basicamente, entras directamente no II Nível e depois só te falta o III e o IV. Percebi mal.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Com o Nivel 1 podes treinar camadas jovens e equipas do distrital. (não tenho a certeza se é exactamente assim). Se tiveres o curso de desporto com opção de especialização em futebol ficas com esse diploma dado por equivalência. Como tal estás apto a frequentar o Nivel 2...Obviamente mediante o pagamento de 700 e tal euros....:) Eu treino futsal, e neste caso é diferente porque só há 3 Niveis.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Pois, já percebi.É algo a pensar-se mas não do momento, mas lá para a frente. Depende de como será a vida após a universidade.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Só vale a pena se quiseres arranjar uma equipazinha de miudos para treinar e teres um part-time. Tirares o curso como enriquecimento pessoal para ficares a perceber mais do jogo não vale a pena.Não te enriquece nada.Pelo menos o Nivel 1.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Claro, para treinar, ora essa lol Que me adiante comprar um carro e não andar come ele?:)

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Ou um guarda-redes se ele não apanha uma bola... :)

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Não batas mais no moço, que ele já teve, tem tido a sua conta. Agora só quero ver Jesus a ser corrido :)

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Sabes o que enerva nos benfiquistas? E não é só aqui no relvado, ainda ontem estava a dizer a um amigo meu. É que estou farto de os ouvir dizer "aquele roberto isto" "a mãe do roberto aquilo".. Quer dizer, O Jesus é que dispensa o Quim por opção...Isto não é uma situação de ter de arranjar um substituto e errar. Ele tomou a opção de mandar o outro embora (já de si muito polémica) para mandar vir este?!!! Depois ainda têm azar de ter sido a vergonha que foi com o negócio. E não vejo nenhum deles revoltado com o Jesus, o coitado é o Roberto que mais que ninguém bem as tenta apanhar.

terá sido mesmo Jesus que o pediu?

Nem mais. Mas falta uma ressalva: terá sido mesmo Jesus que o pediu?

Re: terá sido mesmo Jesus que o pediu?

Mas ainda assim penso que foi ele que dispensou o outro, não? (Até acredito que tendo em consideração as trapalhadas da negociata nem tenha sido ele..)

Re: terá sido mesmo Jesus que o pediu?

Se levarmos em conta as declarações dele na RTPN e depois o desmentido do Vieira cheguemos a essa conclusão. Mas como ali as coisas se dá uma no cravo outra na ferradura, não sei não.

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

O Mourinho é um caso diferente... :) Foi só um dos mais brilhantes alunos de sempre nesa área, com a coragem de questionar e por em causa tudo o que lhe ensinaram. Mas sim, sacas o curso e passas para o nível II. Se conseguires trabalhar como adjunto de um gajo como o Robson e passares por Sporting, Porto e Barcelona... talvez arranjes umas cunhas e te abram umas portas para tratares do resto... :) Forte abraço

Re: No trilho certo e com os olhos no sucesso...

Não quero esse curso. Filosofia é o curso, como já o disse. Mas não ponho de parte um dia tirar os cursos de treinador, se até lá a vida correr bem.