Liga: Clubes adiam discussão sobre tráfico de influências | Relvado

Liga: Clubes adiam discussão sobre tráfico de influências

 


Liga: Clubes adiam discussão sobre tráfico de influências
Os clubes profissionais aprovaram medidas disciplinares contra a corrupção menos duras do que o esperado na Assembleia-Geral da Liga que só acabou na madrugada de quarta-feira. Mas o tema da corrupção vai continuar a ser discutido pelos 32 emblemas da Primeira Liga e da Liga de Honra, depois de ter sido adiada para a próxima semana a votação quanto ao tráfico de influências que não está previsto nos actuais regulamentos. A Comissão Disciplinar (CD) pretende que passe a ser uma infracção punível com a descida de divisão.



Na proposta de alteração aos actuais Regulamentos Disciplinares, a CD preconiza que o tráfico de influências seja punido com a pena de despromoção. Já para a forma tentada de influência prevê a perda de 18 pontos e derrota no jogo ou jogos influenciados. Para os dirigentes desportivos "motores" do tráfico a CD propõe suspensões de um a cinco anos.

É um assunto para discutir na próxima quarta-feira na continuidade de uma Assembleia-Geral (AG) que começou na segunda-feira passada. Os clubes só ontem, quarta-feira, de madrugada votaram as alterações previstas pela CD para punir a corrupção nas formas consumada e tentada e as medidas aprovadas acabaram por não ser tão duras como as que a CD tinha apresentado.


O Benfica, por via do seu assessor jurídico, Paulo Gonçalves, destaca que está «moderadamente satisfeito» com as mudanças que foram votadas. «Os resultados finais diferem dos iniciais, mas os fins são semelhantes», aponta este elemento, salientando que «há um fim dissuasor».

FC Porto, Vitória de Guimarães, Boavista, União de Leiria, Vizela e Santa Clara terão votado contra as alterações e Paulo Gonçalves releva que o Benfica não se «surpreendeu» com «o sentido de voto de alguns clubes, mostra resistência em avançar com o modelo legal», conclui.


I Liga:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Parece que alguem anda ...

encomodado com as influencias e corrupção pois para aprovar isto era 1 segundo-.

A meu ver a justiça desportiva...

... não pode ter o mesmo "fundo" que a justiça "dos tribunais". Porquê? Porque: A Liga não tem meios para separar as águas, e deveria optar seriamente por uma justiça "binária", ou seja, tudo o que sejam comportamentos que visam os actos ilícitos (tentativas e consumações em qualquer acto ilícito) deve ser encarado como um acto ilícito e ponto final. Mais ainda, o ritmo que a justiça dos "tribunais" anda não é possível ser imposta nos ritmos desportivos. As decisões têm de serem tomadas na hora (na época) e não podem deixar-se prolongar no tempo. Isso é dar o oiro ao bandido. É um convite público aos casos insolúveis e imorais da nossa justiça. Mais ainda chega-se ao ridículo de que qualquer dia temos um sistema jurídico cívil e outro desportivo... mas o que é que é isto?! Só assim, é que poderá haver mudanças. Só assim, é que poderemos estancar todas aquelas movimentações que condenam o crescimento natural da nossa liga. Se temos dos jogadores melhores do mundo (CR7), se temos dos melhores treinadores do mundo (José Mourinho), se temos dos clubes maiores do mundo (Benfica), porque carga de água não podemos ter a melhor liga do mundo? Temos que olhar melhor para a nossa realidade ao invés de copy-paste de outras nações. Cumprimentos Futebolísticos! PS: CADA VEZ TENHO MAIS VERGONHA DO NOSSO FUTEBOL PORTUGUÊS!

deixa ver se entendi.

Se eu pedir ao Jacinto Paixão para me favorecer e ele disser que não, e recusar as contrapartidas que lhe ofereço, o clube que eu represento perde 9 pontos. Se eu pedir ao Jacinto Paixão para ele me favorecer em troca de fruta e ele aceitar, não é preciso confirmar se foi preciso ele beneficiar o meu clube ou não, desço logo de divisão! Não me parece assim muito mau...pelo menos é uma evolução...

Pergunto-te, será que a justiça desportiva....

... tem estruturas que possam observar essas situações? É uma fantojada pegada! A verdadeira justiça é aquela que se pode fazer correctamente com os meios que se tem ao dispor! Será sempre o "melhor de dois mundos" o da justiça universal (utópica) e o da realidade a nível de meios. Cumprimentos Futebolísticos!

Resumindo

Pelo que se lê e ouve, todos ou quase todos os clubes assumem que gostam de tráfico de influências e que a corrupção dá um certo jeito estando há mão. Vou-me dedicar a ver o campeonato de berlindes entre caracois e lesmas.

Lá estão eles armados em anjinhos

Quem nunca fez tráfico de influências?! Eu ainda hoje de mãnha ,meti uma cunha para um primo meu na Citröen!

e achas bem?

é por isso que temos um pais de merda ...onde os gajos com cunhas se dafam melhor que os gajos com qualificações... e isto conta até nos empregos mais rascas imaginem os bons empregos

Re: Empregos de Rasca?!

Rasca és tu ,meu azeiteiro! Parolo,nem escrever sabes.

Re: e achas bem?

Emprego rasca...era para o lugar de administrador... o primo...

Eu se fosse o presidente do meu clube

voltaria a propor uma medida de força que erradicasse esta merda do futebol. Por exemplo nas jantaradas que fazem todos juntos, os punidos por tráfico de influências pagariam o jantar. Que acham?