Em Leiria não apoiam o seu clube! | Relvado

Em Leiria não apoiam o seu clube!

 

j_eagle diz: "desde há vários anos que
tenho reparado que em Leiria não parece haver uma torcida entusiasta pelo clube
da terra, como em Coimbra, Restelo ou Guimarães. Concordam? Acham que é por a
União de Leiria não ter muita tradição nos campeonatos primodivisionários de
Portugal? Porque há uma diferença assim tão grande entre o nº de espectadores
com equipa pequenas e com os chamados grandes?"

I Liga:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não é dificil o afastamento de adptos.

Como é que se pode motivar adeptos para o Futebol se se colocam jogadores em "cheque", neste caso o Bilro, tirando-lhe a bracadeira de capitão de equipa.

Eu acho

Não é só em Leiria. Aliás, o união de Leiria tem conquistado o seu lugar na SuperLiga, tem feitos bons campeonatos, mas desenganem-me se estiver a dizer algum disparate, o Leiria não tem assim muita tradição (fora os últimos anos) na mais alta divisão do futebol.
Na minha opinião esse mais ou menos apoio pode realmente ter origem na tradição, ou melhor, na antiguidade do clube no escalão maior. Não creio que o facto de as pessoas -e isto não se passa apenas em Leiria- ser adepto de um dos grandes, invalide o seu apoio ao clube da terra, pelo menos não creio que seja um factor decisivo. Por exemplo no meu caso isso não acontece.
Agora o maior ou menor apoio também surge devido aos resultados da equipa, e depois temos ainda associado a esse factor, todos aqueles problemas de bilhetes caros, fracas condições dos estádios,e no fundo fraca qualidade do futebol.
Mas Leiria tem claque organizada que segundo me parece está sempre presente nos jogos fora, a Frente Leiria. Talvez não com o número de apoiantes desejados, mas lá estão.

Realmente

É pena, mas isto não acontece só em Leiria, acontece em quase todo o país, salvo raras excepções.
Esta situação contribui para que o nosso futebol não evolua, são sempre os mesmos a mandar no nosso futebol.
Houvesse maior apoio das pessoas ao seu clube da terra, talvez as diferenças entre os clubes fosse menor, talvez a comunicação social, os árbitros e os dirigentes fossem mais imparciais e talvez houvesse mais verdade desportiva.
Na nossa situação há poucas opiniões diferentes, existe conformismo já que está tudo bem para a maioria, as minorias ficam a perder e cada vez mais as pessoas se enchem. O que acontece é, das "três uma", ou se tornam adeptas de um clube que esteja habituado a ganhar, ou desistem do futebol, ou então revoltam-se sozinhos e são tratados como criminosos se tentam abanar o sistema, é triste...

a influência da comunicação social

De facto o União de Leiria,tem feito nos ultimos anos bons campeonatos,que mereciam outra atenção por parte dos habitantes da cidade.
Existe grande cota parte de culpa para o que se passa no campeonato português o que não acontece por exemplo no espanhol, e a culpa vai para a comunicação social que destaca apenas os ditos grandes,fazendo crer aos portugueses que só eles existem,contribuindo com isso para um campeonato português cada vez mais pobre e com estádios ás moscas.
Gostaria de fazer lembrar os nossos jornalistas que o João Pinto foi ao cabeleireiro,é que não se pode perdoar tal esquecimento.

Re:a influência da comunicação social

Ora aqui está uma boa perspectiva do caso.
De facto, também penso que a Comunicação Social contribui muito para dirigir as preferências clubísticas das pessoas para determinados emblemas, transmitindo pouco do que se passa fora do ambiente dos três grandes. Deixo apenas um exemplo: ao consultar "A Marca" online encontro no topo todos, mas mesmo todos, os emblemas dos clubes espanhóis da 1ª divisão, ora cá em Portugal nas edições online dos jornais desportivos encontramos de imediato o símbolo dos três grandes (ás vezes incluem também o Boavista) e os restantes são "empurrados" para zonas menos nobres do site. E com isto nem estou a pensar no meu clube, mas ao menos que concedam em alguns assuntos igual destaque a clubes da mesma divisão.

Enfim, é por estas e por outras, que tenho cada vez mais orgulho em ser só adepto do Covilhã e em desprezar os clubes grandes, e mesmo em último lugar na 2ª liga recuso-me a alinhar no caminho da esmagadora maioria.

Força SC Covilhã, na 1ª ou na 3ª serás sempre o meu clube!!!!!!!!!!!

Re:a influência da comunicação social

O jornal MaisFutebol no princípio da época ainda tinha o Boavista a par com os ditos 3 grandes... só que com as exibições que anda a fazer, retiraram...

Leiria não tem tradição

Eu sou de Pombal, e a noção que tenho em relação ás pessoas da zona norte do distrito é que não há grande empatia com o União.
Para álem dos três grandes, a Académica é o clube que reune mais simpatizantes na zona, e são mais as pessoas minhas conhecidas que vão ver a Académica do que as que vão ao Magalhães Pessoa, numa razão de 1 para 10, à vontade.

Falta tradição ao União (é um clube que ainda não tem 50 anos); tal como alguém disse há outras modalidades mais enraizadas na cidade (o 1º contacto desportivo que tive com a cidade de Leiria foi através do andebol,já lá vão 15 anos, em grandes derbys com a Juve); e,por ultimo, penso que o distrito é muito vasto, sendo que a zona Sul está muito perto de Lisboa e a zona norte de Coimbra.

Um benfiquista desiludido

É um problemas em Portugal

Esse é um problema em Portugal.

Neste exemplo, o concelho de Leiria que tem cerca de 120 mil habitantes segundo os últimos sensos. Se 90% destes são necessáriamente dos 3 grandes segundo as estatísticas, restam apenas 12 mil para apoiar o Leiria.
Destes 12 mil:
-nem todos gostam de futebol;
-nem todos tem possibilidades para pagar os elevados preços de bilhetes;

A diferença em relação à massa associativa de Setúbal, Guimarães, Braga ou Leixões é que estes defendem o clube da sua cidade!

Ao contrário dos outros campeonatos competitivos em que os habitantes são fanáticos pelo clube da sua cidade.
Os estádios enchem com os adeptos do clube da casa, restando uma minoria de lugares para os adeptos forasteiros.

Re:É um problemas em Portugal

Guimaras e Leixoes (Matosinhos) são dois excelentes exemplos.

Setúbal, penso que tambem é um bom exemplo.

Agora quanto ao Braga, isso agora .... Tá melhor, mas ....

Re:É um problemas em Portugal

Concordo plenamente com o teu ponto de vista, mas como não sou isento preferi não o referir porque senão iam-me logo acusar de ter uma visão parcial das coisas....

Re:É um problemas em Portugal

Mas os que vem de Famalicao, Barcelos, Fafe e enchiam o estádio primeiro de maio provam o contrário.

Nenhuma cidade é exemplo para algo. As pessoas são dos clubes que ganham. E como só três clubes conseguem isso, elas são por eles. De resto em Guimarães há cerca de 10 mil sócios todos os jogos, Braga prai 8 mil sócios, Boavista igual, Maritimo igual, Leixões idem aspas aspas.

Re:É um problemas em Portugal

Boavista 8mil? É verdade nos anos anteriores. Este ano, deve andar nos3/4 mil...

Re:É um problemas em Portugal

Pudera, com estes horários não há adepto que resista. Na próxima jornada mais uma enchente...segunda-feira às 19:45, é demais!

Re:É um problemas em Portugal

Desculpa lá, nós também temos tido horários de desempregado e temos aparecido em numero razoável, mas isso não explica as v/fracas assistências, aliás eu não as compreendo simplesmente, tendo vocês tantos ou mais sócios que nós.

Re:É um problemas em Portugal

Não sei onde trabalhas nem o que fazes mas certamente para chegar ao estádio do Guimarães demoras no máximo 15 minutos, não? Aqui no Porto é um pouco mais complicado.

A resposta é simples...

Desde que vim para o Algarve só assisto aos jogos do União cá em baixo. Ou seja eu e os meus 15.000 amigos, que juntos enchíamos o Magalhães Pessoa, há 15 anos que não pomos lá os pés...

Mais sério, Leiria tem não sei quantos clubes de Andebol e todos os Leirienses que conheço até à minha idade 27 anos, jogam, jogaram ou têm um amigo que joga andebol. Ou seja, vamos ao pavilhão e está sempre muita gente a assistir aos jogos.

O futebol é mais caro e se calhar os jovens não são cativados para ir ao Estádio...

De acordo

Não vomos ao estádio porque os bilhetes são caros.
Viste a final da taça eramos uma torcida grande.

Re:Os bilhetes não são caros....

Caro LeiriaBest quero informá-lo de que os bilhetes até são bastante acessíveis e que no jogo contra o Guimarães o preço dos mesmos se cifrou entre 5 e 10 €. 5, 6, 7,5 e 10 Euros!!

Cumprimentos,
Min@

Re:De acordo

A ver pelo número de fanáticos de Leiria a jogar Hattrick, não se compreende como não enchem o Estádio... ;)