João Loureiro abandona presidência do Boavista | Relvado

João Loureiro abandona presidência do Boavista

 


João Loureiro abandona presidência do Boavista
João Loureiro anunciou, em conferência de imprensa, que irá abandonar a presidência do Boavista, função que já exercia desde Fevereiro de 1997, ou seja, há 10 anos. «Penso que será o melhor para a instituição, sendo certo que prestarei todo o apoio e aceitação a tudo o que seja decidido no futuro pelos boavisteiros», afirmou. Os fracos resultados desportivos e a precária situação económica terão dado origem a esta decisão, já comunicada ao presidente da Mesa da Assembleia Geral.
João Loureiro deixou ainda bem claro que, mesmo que não surjam alternativas à sua liderança, não tem qualquer intenção de se recandidatar. Segundo o dirigente, «as eleições do Boavista devem realizar-se em meados de Novembro».

No entanto, assegurou que, até lá, irá manter as funções de presidente «com a entrega e a dedicação de sempre». Saliente-se que o seu mandato terminava daqui a dois meses.

O Boavista, que ontem perdeu em casa (4-2) com o Belenenses, ocupa a penúltima posição da Liga, com apenas quatro pontos, não tendo ainda vencido qualquer jogo.

I Liga:

Comentários [112]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sem honra, nem glória...

Perdida a influência na liga e na arbitragem, foi o caír a pique! Saída de "fininho", pelas portas do fundo ...

A melhor coisa que podia acontecer ao Boavista

Re: A melhor coisa que podia acontecer ao Boavista

Por favor não voltes para a musica. Ficamos todo gratos...

Isso merecia um divertido...

... fica a intenção. Com os meus cumprimentos, JPS

Abandona

È pena não teres saído ao teu pai. Tudo o que o pai conseguiu este filho conseguiu destruir,isto é o exemplo do país.Grandes empresas deste país depois dos velhotes abandonarem, os filhos ricos e mimados dão cabo de tudo. Agora sempre vais ter tempo para ajudar o mano na gerência do via rápida.

Re: Abandona

normalmente é a 3 geração!

mas o boavista foi campeao com quem?

Ja nao vais cedo

Chauzinho e nao voltes

Re: João Loureiro abandona presidência do Boavista

Não sei bem o que pensar: Manobra para ver se os críticos dão a cara e se candidatam a eleições? Sentimento de desistência face às múltiplas dificuldades? Ver se chega uma vaga de fundo para o "obrigar" a recandidatar-se? Sai na teoria mas entra um testa de ferro para representar a família? Não sei. Mas visitem o blogdabola, estão lá coisas interessantes.

O fim de uma era

é o fim de uma era no Bessa, e também no futebol português. Uma era que começou, não nos esqueçamos, em 1972, quando Valentim loureiro chegou À presidência do clube. Na altura. jogavam na 2ª divisão (depois de 2 anos na 3ª), o Bessa era um pequeno campo e nem sequer pertencia ao clube (corrijam-me se sestiver erado). O Major comprou o campo, melhorou as infraestruturas e realizou uma data de negócios rentáveis com jogadores, que rapidamente levaram o clube à 1ª divisão, Às conquistas de Taças e às competições europeias. O resto faz parte da história recente do futebol português, com lugares europeus, a ampliação progressiva do Bessa até Às dimensões que tem hoje, a uma excelente cantera de novos talentos, a novos troféus, com o corolário na esforçada mas merecida conquista do campeonato nacional, em 2001, seguida de uma boa prova na Chmapions (quem não se lembra do baile dado ao Borrussia e ao Liverpool?)e deas meias finais na UEFA. Quando se pensava que o clube seria efectivamente o 4º grande, cai numa depressão e numa penúria inimagináveis poucos anos antes. A saída de loureiro é um reflexo disso mesmo, e Pacheco não deverá demorar a seguir-lhe os passos. Há ciclos rentáveis, mas todos acabam por esgotar-se mais dia menos dia. Espero que o Boavista se agarre À 1º Liga com unhas e dentes, resolva os seus problemas financeiros e volte a ser o "Boavistão" a que já nos tinha habituado.

Re: O fim de uma era

O Campo do Bessa sempre pertenceu ao Boavista, foi aliás naquele local que o BFC começou a realizar jogos... Desde Agosto de 1903, inicialmente o campo foi alugado a Luis Mascarenhas. Deixou apenas de jogar no Bessa durante uma época na década de 40, para jogar no Campo do Lima, propriedade do Académico, por ser o único campo relvado do Porto, motivo pelo qual também era utilizado pelo FCP. A tua confusão resulta da inauguração, em 1972, de um estádio com capacidade para 20.000 pessoas. As compras feitas - por parte do, na altura, Capitão Valentim Loureiro - em nome do BFC e não pessoal. Algo que os boavisteiros nunca poderão olvidar, mais ainda quando teria legitimidade para o fazer, pois foi com o capital de VL que o BFC adquiriu os terrenos ao redor do Bessa. Não são ofertas camarárias e estatais. Quanto ao jogo em Liverpool, no dia em que as torres gemeas de NY caíram, 11/09, aconteceu um empate a um golo, com um golo de Silva logo aos 4 minutos... Escrevi um comentário ao jogo intitulado: Boavista dá música na terra dos Beatles... Não foi o Benfica que foi ganhar a Liverpool por 2-0? Não estou em posse de todos os dados sobre a reunião de JL no Bessa com cerca de 40 sócios, mas em resposta a uma questão de um relva prefiro mil vezes ter sido Campeão Nacional e nunca se poderá comparar a situação do Boavista com o destino do Sport Comércio e Salgueiros, tendo em conta apoios recebidos vs obra apresentada. O Boavista não vai morrer, vai sair revitalizado desta crise...Um clube centenário e com historial não vai desaparecer.

Re: Re: O fim de uma era

Obrigado pelo esclarecimento. De facto, tinha ideia que o Bessa era o recinto há mais tempo utilizado por um clube em Portugal, mas julgava que só em 72 é que o tinham adquirido em definitivo. Também penso que a orientação do relvado era diferente, ou seja, as balizas teriam atrás o que é hoje o Dallas e as duas escolas secundárias

Re: O fim de uma era

Eu chamo a isto o défice de uso da maquina de calcular e o João Loureiro deve ser bom é nas teclas de piano mas já nas das calculadora é muito fraco. E agora ala que se faz tarde e resolvam vocês o problema. Mais uma atitude vulgarissima dos dirigentes portugueses.

Re: Re: O fim de uma era

Fácil de falar e de fazer contas, quando para o mesmo evento - Euro 2004 - a Câmara Municipal do Porto, dá ao Boavista FC 1 milhão de euros e ao FCP 87 milhões... Fácil de falar e fazer contas quando é o Tribunal de Contas, que aos fisaclizar as contas do Estado relativamente ao euro e aos seus reais custos, informa que o Boavista Futebol Clube foi o clube mais prejudicado no Euro. E estavam apenas a falar nos clubes que construíram estádios - os 3 grandes e o BFC - pois todos os outros 6 estádios foram obras camarárias... Fácil de falar que não foram magalomanias do Dr. João Loureiro, foi uma decisão histórica em concorrida Assembleia Geral, que os sócios decidiram por unanimidade a construção do Estádio do Bessa Séc - XXI, projectado muito antes da atribuição do Euro a Portugal. Mesmo estando a contruír um Estádio a expensas próprias, teve que alterar o projecto de lotação inicial, de 23.000 para 30.000 lugares sentados, para se poder jogar uma meia-final no Porto, imposição da UEFA. Basta atentar depois nas vendas de atletas, em nada diferentes das do Braga - clube que se alcandorou com o pomposo título de 4º grande, mas a milhas de distância do esplendor alcançado pelos boavisteiros - nos termos de venda, com percentagem em futuras vendas. Ricardo - o montijense só irá render verdadeiro dinheiro ao BFC passados 5 anos da sua venda ao Sporting; Petit - Há 6 anos o BFC espera pela sua venda a um clube estrangeiro, comparem com Tiago que já rendeu dinheiro ao Braga nas suas idas para o Chelsea, Lyon e Juventus e pelos valores que foram...Ricardo Rocha, Armando, Luis Loureiro, Nunes, Wender, João Alves, Luis Filipe, etc... Bosingwa, Raúl Meireles e Nelson em caso de saídas para o estrangeiro vão engrossar os cofres do Bessa. Nem tudo são rosas na gestão de JL, mas este para além do Estádio ainda apresenta obra pois foi Campeão Nacional, venceu 1 Taça de Portugal, 1 Supertaça, foi 3 vezes à Liga dos Campeões, passou uma fase de grupos desta prova e chegou às meias-finais da taça UEFA estando à distância de 8 minutos de Sevilha...nesse dia acabou o nosso estado de graça... Eu tenho confiança no BFC...a sorte tem sido aziaga, em todos estes comentários ao jogo que tenho lido ninguém referiu dois lances ontem no Bessa que em nada diferem - somente no facto do defesa do CFB ter levantado um dos pés - o do lance da grande penalidade e amarelo a Carlos e na parte final do jogo uma suposta simulação de Edgar que foi admoestado com cartão amarelo... Qual a diferença? É que aqui nem existe a atenuante de serem árbitros diferentes a analisar este tipo de lances, foi o mesmo árbitro, sem retirar qualquer mérito à vitória dos azuis de belém... Foi a melhor exibição da época do BFC...

Re: Re: Re: O fim de uma era

Caro amigo continuo a pensar da mesma forma: Eu sei que o Boavista se laçou na construção do novo estadio por opçao propria e com o apoio expresso dos sócios: mas quanto ao resto quem não cão caça com gato e joão Loureiro não procurou fazerbons negocios mesmo so tendo Gato de qualquer forma eu penso que não altyra de abandonar o barco quando o mesmo precisa de um Capitão ao leme experiente por não um Valentim Loureiro. Um abraço e obrigada pelo seu contributo a minha opinião

Re: Re: Re: O fim de uma era

As tuas contas estão muito enviesadas mas isso neste momento pouco importa! A verdade é que ao ouvir o João Loureiro ontem, no Jornal Nacional da TVI, fiquei com a clara impressão de que ele está à espera de uma "vaga de fundo" que o leve para uma recandidatura! Ele, embora dissesse que neste momento não se candidataria disse também que não dizia "desta água não beberei"! Por outro lado, o grupo que se tem vindo a assumir como oposição já veio fazer saber que o próximo presidente do Boavista sairá desse mesmo grupo! O que vão escolher os sócios do Boavista?

Re: Re: Re: Re: O fim de uma era

Vai ver o que diz o Tribunal de Contas, dizer que as min has contas estão enviesadas, não são as minhas contas são as contas oficiais...

Re: O fim de uma era

Exacto. Excelente comentário. São precisos clubes como o BFC para o futebol português ser mais competitivo. Cumps.

Re: O fim de uma era

excelente comentário do ponto de vista histórico.

de facto é uma prenda original

celebrar o aniversario com o proprio despedimento um dia vou imitar o joao loureiro

Não se arranja um neto?

Da familia Loureiro? Era para haver continuidade... O Boavista este ano, se não melhorar rápidamente, acaba como o Guimarães acabou à 2 anos...na Liga Vitális! O Jaime Pacheco é que se meteu numa embrulhada...

Já não era sem tempo

depois da pessima gestão da construção do estádio pró Euro (tamos em Portugal, ele foi tanso e resolveu pagar sozinho o estádio, enquanto os outros n pagaram? foi tanso, mai nada) e das más decisões em contratar, quer tecnicos, quer jogadores... nem sei pq n foi antes!!

Re: João Loureiro abandona presidência do Boavista

o joão loureiro tem algum filho com idade para se poder candidatar?

Hum..

Major ou José Lello? lol

Vamos lá ver o que faz o Boavista sem as "ajudas"

Pois é, acho que que é o fim de um cículo. Sem dúvida que o Loureiro pai se mexe muito melhor que o Loureiro filho nos bastidores sujos do mundo do futebol. Este Boavista que até à chegada do "major" ao clube não era absolutamente nada de repente começou a crescer de uma forma muito desproporcional, o que levanta sempre questões. Mas parece-me que o fim deste período de ouro está à vista e que o futuro se assemlha muito mais à genuína história do Boavista, o clube que acabava sempre os campeonatos com uma diferença de golos negativa. A 2ª e a 3ª divisão têm saudades do Boavista!

Re: Vamos lá ver o que faz o Boavista sem as

Olha na genuína história do futebol portugês o Boavista foi o ÚNICO clube em Portugal que desceu duas vezes por decisões administrativas... Ambas na década de 30...Ambas injustas, inclusive depois de termos subido justamente pois fomos Campeões da II, ainda vieram confirmar a injustiça da decisão dando razão ao BFC...Desceram-nos, ganhamos em campo o direito à subida e depois ainda nos dão razão na secretaria...A primeira descida foi por termos implantado o profissionalismo em Portugal, a equipa apenas fazia jogos particulares, goleadas ao 3 grandes foi um fartote nesse ano, no ano seguinte milagre dez titulares foram para o Porto... Das estórias da história do Boavista pouco sabes, espero ter-te ajudado um pouco... Quanto à subida do BFC no panorama do futebol português, também não era dificil quando tinhamos jogadores nos grandes a ganharem 2.500 escudos por mês. Olha já nos anos oitenta o Boavista chegou à Luz e de uma só vez levou o treinador e quase uma equipa... Entre eles estava Chalana, que só não foi para o Bessa porque indemnizou o BFC para ir para Bordéus... Alberto, Frederico, Samuel, Filipovic, Jorge Silva, João Alves, Reinaldo, José Luís... Tudo de uma só vez, porque, por exemplo os ordenados pagos no Benfica eram baixos, tinham era prémios de jogo altíssimos... Toda essa leva de jogadores que chegaram da Luz, nãoo vieram, os internacionais ganhar mais do que 400 contos/mês... Acontece que Valentim Loureiro, tinha uma maneira de noegociar que lhe valeu vendas como as de João Alves, Salvador, Julio e Folha, a dupla de avançados que tinha um extraordinário jogador de nome Vitor Baptista, vendeu inclusive um campeão do Porto, Ademir, que nem chegou a vestir a camisola axadrezada, pois foi logo vendido ao Celta de Vigo, teve a sorte de vender JVP ao Atlético de Madrid, que pagou 3/4 da transferência e ainda teve que devolver o jogador, logo depois foi vendido ao Benfica... Construindo equipas, tendo como treinadores, Pedroto ( contratado depois de elaborar o melhor V. Setúbal de toda a história ) Jimmy Hagan, Mário Wilson, Stessl, Torres, João Alves, Henrique Calisto, Pepe, Manuel José ( terceira final africana consecutiva ) e tantos outros... Até poderia referir que o treinador campeão nacional actual, e líder invicto da Liga, estava no Bessa na época passada... Poderia revelar inúmeros internacionais portugueses e estrangeiros que vestiram de xadrez, realçando 4 jogadores que foram campeões e que nos levaram ao mundial da Coreia, sendo titulares da seleção, sim 4( Ricardo, Frechaut, Litos, Petit )poderia inclusive realçar a chamada hoje de Jorge Ribeiro à Seleção Nacional, poderia falar em jogadores criados no Bessa que hoje são bandeiras dos respectivos clubes ( Nuno Gomes e Petit no Benfica, sem falar em Nelson que já chegou crescido ao BFC; Pedro Emanuel, Bosingwa, Raul Meireles )...para quê, na tua cabeça todos estes nomes não merecem crédito algum, é tudo obra de mafiosos...

Pois...

... mas o Boavista tem mais de 100 anos de história (até à poucos anos até era mais antigo que o fcp, mas com as aldrabices do costume essa questão ficou resolvida)e a era "major" corresponde a cerca de um quarto da história, mais coisa menos coisa. Ou seja o que são os outros 3/4 da história do Boavista? Patéticos! Nos primeiros 30 anos da história do campeonato o Boavista nunca acabou com uma media de golos positiva! Felizmente tenho comigo a maior parte dos resultados oficiais da história do Boavista, se quiseres posso partilhar contigo para tu veres que nem tudo são rosas. Não meto se quer em questão o teu clubismo, e confesso que até te admiro por isso, como qualquer adepto fervoroso de outro clube, agora se queres pensar que toda a história recente do teu clube foi feita sem falcatruas não sou que te vou tirar dessa posição confortável de pseudo-ignorãncia. cumprimentos

Re: Pois...

Sabes em que moldes eram disputados os Campeonatos Nacionais? Sabias que apenas dois - sim, dois - clubes da A.F. Porto tinham direito a disputar o Campeonato Nacional? Sabias que até 1945/46, os campeonatos se realizavam desta forma? Sabias que os clubes disputavam 4 campeonatos em simultânio? Um dia de futebol começava nas manhãs de domingo, jogando normalmente as 4ªs categorias ( constituída pelos jogadores mais jovens ). À tarde, a anteceder o jogo principal, disputavam-se as outras categorias. Normalmente nos jogos particulares as equipas apresentavam um misto das diversas equipas. A mim tanto me faz que tenham tido um saldo negativo durante épocas a fio, interessa-me é actualmente, porque mesmo tendo épocas horribilis nunca descemos de divi~sao desde que eu me conheço boavisteiro. Eu comecei a ouvir falar no Boavista em Luanda, porque VL esteve quase a conseguir levar Yazalde para o Bessa, chego a Portugal, fui viver para o Porto para a Praça Mouzinho de Albuquerque, vulgo Rotunda da Boavista, assisti a todo o crescimento do clube...as festas populares diante dos meus olhos pelas vitórias na Taça. Desde miúdo ia pagar as quotas de sócio do meu Pai - ferveroso adepto e dirigente leonino em Luanda ( morei anos em frente ao ringue do SC Luanda e ao lado do estádio dos Coqueiros, já agora a minha mãe foi Campeã pelo Benfica de Luanda ) - na Avenida da Boavista, demorava "horas" a ver as fotografias, a ler e saber mais da história e estórias do clube... Tal como o meu pai, imensos adeptos de outros clubes eram sócios do BFC, muitos portistas podiam ir aos jogos ao sábado ao Bessa ( até nisto inovaram, foram o primeiro clube a antecipar jogos do habitual domingo, aliás já em 1933 foram os primeiros a inaugurarem em Portugal a iluminação eléctrica em estádios portugueses ) e domingo iam às Antas ver o Porto. Nessa altura a equipa derramava perfume com o futebol do Boavistão de Pedroto e João Alves...conseguindo na altura a sua estreia em jogos europeus. Sabias que desde 1975/76 já fizemos 100 jogos europeus? E a grande maioria tive o previlégio de assistir in vivo e a cores, mesmo no estrangeiro ( no tempo dos voos charter`s, pagava-se o mesmo quer o avião fosse cheio ou vazio, alguns adeptos esperando no Aeroporto o aval para seguir viagem ), ou através da tv. Já ouvi várias vezes no Bessa o Hino da Champions League, vi o meu clube ganhar tudo a nível interno, vi o meu clube passar cerca de 10/12 jogos seguidos sem derrotas com o rival FCP ( taça, torneios cidade do porto, supertaça e campeonato, até em Coimbra, casa emprestada dos dragões, empatamos ). Joguei futebol e andebol no Boavista, fui funcionário - horas e horas nas catacumbas do Bessa a salvar documentos e jornais do clube - do mesmo ( como me custava apenas poder ver a parte final dos jogos, pois tinhamos de vender bilhetes e cobrar quotas mesmo depois do intervalo ), e sempre me habituei a ver o clube com muito amor. Não sou boavisteiro desde que nasci, mas não admito a ninguém que me diga que o ama mais do que eu...

Independentemente do que penso do teu clube ...

... não consigo ficar indiferente à tua dedicação ao clube do teu coração. Demonstras espírito eclético e eu nutro uma grande admiração por essa conduta. Cumprimentos

Re: Independentemente do que penso do teu clube ...

isso não invalida que me fales nas falcatruas, ok?