A injustiça do empate sem golos | Relvado

A injustiça do empate sem golos

 

TylerDurden1984 diz: "queria
saber o que pensam os participantes deste Relvado do conceito deturpado
em si de serem atribuídos pontos às equipas que não marcam golos. O princípio de
uma equipa entrar em campo com 1 ponto ganho logo a partida está errado. Se o
futebol é um jogo de espectáculo e se vive realmente de golos, então por que
razão é que deve ser atribuído 1 ponto a uma equipa que em 90 minutos
não é capaz de marcar 1 único golo? Não seria mais apelativo só distribuir 1
ponto a cada equipa em empates com golos? Assim não veríamos os «pequenos»
a entrarem em campo já com o autocarro à frente da baliza... Não beneficiaria o
espectáculo e consequentemente a afluência aos estádios?"

I Liga:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É impressão

minha ou isto é muito Déjà vu!
Não estamos a repetir o mesmo tema tocando consecutivamente nas mesmas teclas?

Pois...

Tens muitos exemplos de grandes espectáculos de futebol em que o resultado final é um "0-0" porque a bola simplesmente... não entra (Benfica-Naval por exemplo)!

Tens outros casos de espectáculos degradantes -vários jogos transmitidos na SPORTV- em que o resultado final é um empate com golos mas o jogo só valeu por isso mesmo, os golos!

Até podes argumentar que os golos são o motivo para que os adeptos festejem e rejubilem com o seu clube, mas...
- Quantos Relvas já disseram aqui que o que lhes interessava eram as vitórias do seu clube nem que fosse por meio a zero(?)?
- Quantos Relvas já viste tú aqui a comentar jogos em que o clube deles ganhou por 1-0 num mau espectáculo de futebol mas a ignorarem esse facto apenas resalvando que o que interessa são as vitórias?
- Como é que tú queres que um clube que lute pela manutenção vá discutir o jogo pelo jogo ao estádio de um dos três grandes em detrimento de defender a sua baliza procurando, de vez em quando, o contra-ataque de modo a provocar uma surpresa?

Este artigo não terá sido proposto em consequência de mágoas provocadas por resultados recentes?

Re:Pois...

Estou plenamente de acordo contigo... Realmente ha jogos que acabam sem golos e sao grandes espectaculos, é certo. Mas eu falo com uma experiencia de que vai ao estádio ver todos os jogos da sua equipa nos ultimos 10 anos. E partindo do pressuposto que tambem saibas o que é o amargo de saires do "teu" estádio enjoado com um empate com sabor a derrota porque uma qualquer equipa pequena veio fazer 90 min de antijogo... faz com que te doa mais o dinheiro que das no inicio de cada época para pagar, lugar cativo, bilhete de epoca e respectivas quotas...

Acredito que em termos gerais o espectaculo do futebol seria amplamente mais beneficiado se (por exemplo) a naval e o guimaraes jogassem entre si nao para empatar a zeros mas sim para marcar pelo menos um golo... e os adeptos das duas partes agradeceriam com certeza...

Re:Pois...

Nao, nao é o consequencia de resultados recentes. O meu clube favorito está prestes a tornar-se campeao, por isso esse teu comentario é que é despropositado. Mas este espaço serve para isso mesmo, o direito a opiniao. Agora essas suposições........

Ideia ja foi ca explorada

Onde se debateu como fomentar o futebol de ataque, e algumas das ideias que foram debatidas foram:
Vitoria-3 pontos
empates com golos-1
empates a 0 - 0 pontos
derrota : -1 ponto

e falou-se tambem dos amarelos que o jogador a cada 3 amarelos ficaria 1 jogo de suspencao e seria adicionado mais um jogo por uma segunda serie, assim por diante.

Excelente ideia

Grande artigo e belíssima ideia.Concordo totalmente contigo!

cumps

Re:Excelente ideia

Obrigado pelo teu comentário... a questao agora é onde é como levar isto àvante??

;)

Cumps!

Aqui há alguns anos atrás...


...na Fórmula 1, quem fizesse a volta mais rápida tinha um ponto extra. Acontece que muitas vezes, os pilotos levavam os carros ao extremo para conseguirem essa mesma volta rápida, e tinham como consequência um despiste ou um "arrebentar" de motor.

Aqui na Liga é a mesma coisa, se uma equipa mais fraca faz tudo por tudo para marcar um golito para ganhar esse ponto extra, arrisca-se ainda a perder e a não ganhar nenhum.

Seria uma boa ideia, mas tb tem inconvenientes...

A bem da verdade desportiva, convém deixar as coisas como estão. Se o empate a 0-0 não desse pontos, também iria produzir injustiças! Ou alguém acha que o Benfica-Naval não foi um bom espectáculo? Quem garante que mesmo que o 0-0 não desse pontos, não existiria na mesma equipas a jogar à defesa? O futebol defensivo, quando bem intrepretado, às vezes também pode dar um bom espectáculo. O futebol foi inventado há mais de cem anos, é óbvio que tem que de vez em quando evoluir, mas para evoluir, que seja com consistência.

Convém obviamente distinguir anti-jogo, de jogo defensivo, poque nem sempre é a mesma coisa, alguns treinadores "tugas" é que tendem a misturar as coisas, por quererem o pontinho a qualquer custo...

Volto aqui a deixar algumas regras, que existem no Andebol, modalidade que pratiquei durante mais de quinze anos e que se houvesse vontade, poderiam facilmente ser adpatadas ao futebol:

Obrigatoriedade de largar a bola no apito do árbitro
Não sei se são os árbitros do Andebol que são mais competentes, mas eu joguei em quase todas as divisões, dos distritais à 1ª divisão e todos os jogadores sabem, que quando o árbitro apita, temos de colocar imediatamente a bola no chão. Não existem aquelas cenas de atirar a bola para o colega, para fora, para o árbitro, ou o que quer que seja, porque isso dá sempre direito a exclusão de dois minutos! É simples: o árbitro apita, larga-se a bola...

Distância da barreira
A regra por acaso também existe no futebol, mas raramente é respeitada. No andebol, qualquer que seja a fase do jogo, um jogador que se coloque de forma a impedir a marcação rápida de uma falta, é excluído por dois minutos! E não existem contemplações.

O agarrar do adversário
Existem instruções claras, para que quando um jogador seja puxado pela camisola, seja em que parte do campo for, é penalizado com exclusão de dois minutos. Se a falta for directamente sobre o jogador, nomeadamente puxar o braço na altura do remate, é obrigatório expulsar o infractor, porque a falta pode provocar lesões graves. E mais uma vez, não há contemplações, as regras são claras e todos sabem bem o que acontece nessas alturas!

Reclamar com a equipa de arbitragem
No Andebol, não interessa discutir com o árbitro, porque todos sabemos que isso resulta no mínimo numa exclusão de dois minutos. Aliás, se o infractor for um treinador, dirigente ou jogador do banco, a exclusão produz efeitos na mesma, porque um jogador tem que sair de campo! Eu sei que no pavilhão é mais difícil disfarçar, mas nunca vi um jogador chamar fdp ao árbitro e passar incólume como acontece em TODOS os jogos de futebol...

Eu não sugiro que se crie a regra da exclusão de dois minutos no futebol, mas acho que falta rigor na aplicação das regras. Cada árbitro utiliza o seu critério e o mesmo difere muito de jogo para jogo, consoante os protagonistas ou a fase do jogo; é mais fácil expulsar um jogador no fim do jogo, do que logo no início, é mais difícil marcar um penalty a abrir o jogo, etc.

Tenho a certeza que se as regras fossem respeitadas por todos os árbitros sem excepção, o futebol se tornaria mais atractivo e existiria menos anti-jogo. Não lembra ao diabo, a regra da FIFA, em que o jogador assistido, tem que sair do terreno de jogo! Muitas vezes, a entrada da maca e saída do terreno, até dá ao jogador fingidor aquilo que ele queria: mais tempo queimado! Por outro lado, se for o craque a sofrer uma falta, a sua equipa ainda se vê penalizada, porque sofreu falta e fica a jogar sem um jogador durante alguns minutos. Dá que pensar, não é?

+1 Interessante Virtual

-nt-

Genial

Grande ideia. Parabéns.

Re:Genial

Obrigado pelo comentario que fizeste! Cumps

pontos atribuidos

para min eram atribuiodos
3pts - victoria
1pt bonus quem marcasse 3 golos ou mais
1pt - empate com golos
0pts - para uma derota
0pts - para as 2 equipas se o resultado for 0-0

Re:pontos atribuidos

sou totalmente a favor dessa teoria, devia d ser posta em prática para melhorar o espectáculo, especialmente por causa desse bonús por mais de 3 golos.

meus amigos

Como e possivel neste artigo,voces podem reparar que o adidas e eu dissemos praticamente o mesmo e o adidas teve 1 ponto e eu tive 0, nao e que me preocupe com isso ,no dia que me expulsarem eu volto com outro nick mas que nao e justo la isso nao e .
Gostava de saber porque acontece estas coisas

Claro

que tas a falar dum ideal. Mas não te esqueças que há equipas com orçamentos muito baixos que não podem jogar taco-a-taco com grandes equipas, então tem que fazer o seu jogo de "autocarro" e tentar marcar em contra-ataque. E acho que também é bom o factor de haver já um ponto garantido à partida, porque quem não marca normalmente arrisca-se a sofrer, e obriga-se aos clubes com melhores jogadores a assumirem o jogo e a irem no ataque em buscar da vitória.

boa ideia

um dos melhores artigos que por aqui passou-parabens

Re:boa ideia

Brigado!

;)

onde é que eu assino?? lol