A influência da Comunicação Social | Relvado

A influência da Comunicação Social

 

GOTCHA diz: "a comunicação social tem tido, em dadas alturas, uma influência tremenda na vida dos clubes. Foi ela quem
estragou a contratação de Atouba que o Benfica pretendia fazer no início da
época; fez a vida negra ao Sporting com a novela Jardel... Haverá uma vontade de certos jornalistas em estragarem os clubes? Ou haverá
fugas de informação nos próprios clubes? É uma pergunta bem justificada; veja-se
o caso do Porto. Faz tudo em segredo. Alguém falou da contratação de
S.Conceição?"

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Porto

Está visto e mais que visto.
No Porto é que sebe actuar de forma a que a comunicação social não se aperceba de nada.

Re:Porto

Penso eu de que... :)

Sporting Campeão, Benfica fora da UEFA...

...lembro-me de um exemplo de como a comunicação social camufla situações óbvias mas dolorosas, para continuar a alimentar quimeras incosequentes...

...da última vez que o Sporting foi campeão, podia tê-lo sido logo frente ao Benfica, em Alvalade, mas o empate a 1 bola, não o permitiu matematicamente, apesar de continuarmos em 1º...

...no dia a seguir o empate foi apresentado como sendo um resultado mais negativo para o Sporting do que para o Benfica, pondo o enfoque em novo deslize verde em casa frente ao rival Benfica, em condições de ser campeão...

...o que é certo que p Sporting foi mesmo campeão...

...e o Benfica nesse jogo disse o adeus à Europa...

...mas isso ninguém disse...

...afinal o clube das águias "tinha roubado" o título ao Sporting"!!!...

...mas curiosamente foi uma vitória do Benfica em casa frente ao Boavista, que era quem competia pelo 1º lugar com o Sporting que impossibilitou matematicamente a equipa do Bessa de chegar ao título máximo nacional...

...Saudações Verdes...

P.S: o jornal mais imparcial de todos para mim é o do SPORTING, O MAIS ANTIGO JORNAL DE UM CLUBE DA EUROPA...é melhor do que qualquer outro...destaque para O JOGO...

Jornalistas "obscuros"

É verdade que há imensos interesses menos claros no meio jornalístico. As motivações são diversas e podem ir desde a tentativa de descredibilização de um jogador ao boicote de uma contratação.

Não há transparência, protegem-se sempre os mesmos, atacam-se os outros e cada um que se cuide. E jornalista que não siga esta filosofia não consegue emprego.

Alguém já tentou perceber porque é que o António Fidalgo (comentador RTP) se torna mais portista do que os próprios portistas quando chamado a comentar jogos do Porto? Porque será que ele se comporta assim? Será por gostar do Porto? Seguramente não é...trata-se apenas de assegurar o "tachinho" que a RTP lhe deu, na condição de fazer o papel que faz. E pelos visots, fá-lo bem.

O exemplo do A. Fidalgo é apenas um. Não me recordo de comentadores perfeitamente independentes nas nossas televisões. Os seus comentários estão sempre condicionados. Sempre. E o mesmo se aplica aos jornalistas da comunicação social escrita, da rádio, etc.

Este é o verdadeiro clima. Quem não conhece isto, só tem que abrir um pouquinho mais os olhos. As evidências estão aí...

Se não é nos árbitros é na imprensa

Aí está um tema que merecia uma discussão aprofundada aqui no nossa assembleia, ainda mais numa altura em que o caso Casa Pia levanta já a possibilidade de alterações à lei de imprensa.

Há responsabilidades de parte a parte:

-É um dado adquirido que a comunicação social por vezes interfere prejudicialmente nas intenções dos clubes.

-Penso que o sindicato dos jornalistas, ou qualquer outra associação de classe, deveria ter maior controlo sobre os seus filiados e ser mais lesto a retirar-lhe as carteiras profissionais sempre que existissem provas de atropelo ás regras fundamentais da profissão.
 
-Julgo que os directores e editores deveriam filtrar de uma forma mais intensa os textos dos seus colaboradores, pese embora corressem o risco, pelo menos no caso dos jornais diários, de ficarem sem matéria para ocuparem 50 páginas, dia sim dia também.

-Creio que qualquer jornalista deveria medir de forma mais correcta as distâncias para com os agentes desportivos, para que hoje amanhã a sua indepêndencia não fosse posta em causa e as notícias publicadas não fossem apenas eco de interesses particulares.

Agora: nunca a redução da periodicidade dos jornais – o mercado indica que tal medida não é adequado-, e nunca a medidas que apontem para a redução da liberdade de imprensa.

Os clubes também têm responsabilidades nesta situação por isso têm que se adaptar ás características do universo futebolístico e blindarem ao máximo os canais de informação, trabalhando com pessoas da sua inteira confiança.

Por isso o denominado black-out benfiquista é aceitável.

Uma breve análise

Toda a gente sabe que a guerra da tiragem de jornais, cada vez mais estes estão sedentos de notícias e de grandes tiradas para as 1ªs páginas.

Hoje rumores, e isso vê.se noutros jornais que não só os desportivos (exemplo: Casa Pia), são suficientes para grandes manchetes. Se os clubes contratassem todos aqueles que os jornais dizem, tinham planteís de 50 ou mais jogadores.

Por vezes vão na conversa das suas fontes e revela-se negativo. Vejam o exemplo do Ricardo que até foi anunciado no site o Benfica como seu jogador.

Quanto ao tão falado secretismo das contratações do Porto (esta conversa já é um mito...já farta), é verdade que elas acontecem, como tb acontecem noutros clubes. Por exemplo o Sporting contratou o Silva ou o Polga e ningém sabia. Por exemplo a contratação do Maciel há quantos dias era anunciada na imprensa? E a novela McCarthy? Deixem-se dessas histórias que no Porto é que é tudo feito com ponderação e secretismo. É quando calha.

Já agora gostava de perceber onde é que a comunicação social ajudou a que o Atouba não viesse para o SLB.

Ainda em relação ao caso Jardel, assistiu-se a uma manifesta parcialidade dos jornais. Pq? Pq a fonte era só uma, chamava-se José Veiga.

Re:Uma breve análise

So para responder a tua pergunta com o caso Atouba. Pois o meu artigo era mais longo e a resposta a essa pergunta não foi mencionada aqui...
Mas foi, sim, a comunicaçao social quem estragou a contrataçao, pois foi ela que inventou essa tal verba de 5 milhoes de euros dada pelo clube suisso, o que era fora do alcance do benfica. Alguma vez uma clubesito da suissa iria pedir tanto dinheiro para um jogador? A suissa não é nenhuma frança, espanha ou outras?
Saudações...

Jornalistas e empresários

Os jornalistas terão alguma culpa, mas são os empresários dos jogadores que propalam o alegado interesse de vários clubes, e nunca de um só, de forma a aumentar a concorrência, os preços e as comissões.
Reparem no exemplo do Tinga: enquanto este já vem a caminho do Sporting, o seu representante ainda anda pelos jornais a dizer que ele pode ir para outro clube brasileiro. É uma boa maneira de arrancar mais uns milhares de Euros nas negociações da transferência.
Nestes casos os jornalistas desempenham mais o papel de mensageiros.

Re:Jornalistas e empresários

Antes de um jogador ser dado como uma contratação oficial um par de jogadores saem nos jornais como possiveis contratações e assim quem engana quem?

é uma questão de...

Venda! As noticias são compradas pelos clubes e empresários! Qunado se fala num possivel interesse de um jogador para um clube é só para inflacioná-lo!
A comunicação social não é (e provem-me o contrário) isenta! Cede a pressões dos clubes e empresários! Quantos vezes não telefonam empresarios e os clubes para os jornais a dizer "publica aí isto". Ora se houvesse isenção, toda a gente sabe que não se divulga uma noticia que não seja confirmada! Eu podia ligar agora para OJogo a dizer que o Porto ia comprar o Ronaldo do Real Madrid e eles publicavam! Por isso já ha muito que deixei de acreditar em contratações fantasma! Quando for anunciado pelo clube aí sim eu acredito. Quanto ao favorecimento de alguns jornais a determinados clubes julgo que é mais que obvio. ABOLA=Benfica, Record=Sporting e OJOGO=Porto(este mais que evidente)

Re:é uma questão de...

essa do jogo ser evidente...os outros não são?Enfim tudo esclarecido.

Re:é uma questão de...

" e OJOGO=Porto(este mais que evidente)".

E o Benfica e o Sporting não são evidentes nos jornais mencionados.Esta foi mesmo para rir,agora,já ou só daqui a 15 dias(?).

Por acaso,todos os dias no caminho para o emprego passo por quatro quiosques e sempre que olho para as capas dos jornais desportivos é quase "impossivel" adivinhar a "dama" que os mesmos defendem.

Saudações desPortistas!!!!!!!

Jornais diários deitaram tudo a perder

Lembro-me que no tempo em que os jornais desportivos não eram diários, as polémicas, especulações e "inventos" eram substancialmente menores. E isto porque era salientado o aspecto exclusivamente desportivo, não se entrando no plano especulativo/adivinhativo.

Só que como os jornais desportivos agora são diários, é necessário arranjar notícias de alguma forma. Basta ver a forma como um certo clube é abordado por um certo jornal (curiosamente ambos dizem-se os maiores na sua área).

Mas isto é apenas uma ponta do iceberg...

Saudações leoninas

Thy NightWolf

P.S. - não concordo com a afirmação que os jornais estragaram a contratação de Atouba. Este jogador não veio para o Benfica por questões puramente financeiras.

Re: P.S

-também não concordo com os jornais terem criado a novela Jardel, essa novela aconteceu mesmo, na televisão em horário nobre em que se falava do "vilão", que fugia de casa e era muito indisciplinado. Teve grandes audiências

Re:Jornais diários deitaram tudo a perder

Só vou comentar o teu PS :P

Qualquer contratação de jogadores que apareça nos jornais é automaticamente valorizada, não só por aparecerem outros clubes interessados, mas também pelos adeptos do clube comprador ficarem "ansiosos" pelo jogador criando uma maior necessidade do clube o comprar de maneira a satisfazer os adeptos e não criar casos ficticios de incapacidade do clube...

Resultado: Jogadores e clube proveniente tentam maximizar o seu lucro.

Conclusão: A falha da contratação de Atouba deveu-se também aos jornais desportivos.

até porque o renomado Atouba

devia ser certamente uma aquisição fundamental... A verdade é que no Benfica ninguém consegue resistir a ser o canal de comunicação para a imprensa dar essas notícias...

Se o terceiro lateral esquerdo dos Camarões não veio provavelmente deveu-se à falta de condições financeiras para fazer o negócio...

A influência da Comunicação Social

È óbvio que a comunicação social tem um papel preponderante,no que diz respeito, a veicular informação sensacionalista, e por vezes provocatória. Por vezes publica-se noticias que carecem de rigor ao nível das fontes de informação. Na ãnsia de vender jornais, apresentam-se Títulos bombásticos. Por outro lado também considero que, em algumas situações, existe fugas de informação por parte de alguns orgãos de certos clubes. Estou consciente, que sem a comunicação social, o público passaria andar menos informado. Mas também não é menos verdade que, existem noticías que levam , os leitores a criar demasiadas expectativas, em relação á possível vinda deste ou daquele jogador. Mais tarde vimos a constatar, que tudo não passa de meras especulações.Contra mim falo porque tenho familiares jornalistas.Acho que é importante que o bom senso prevaleça, quando se produz determinada noticía. Será sem sombra de dúvida o factor essencial, para o bom funcionamento das instituições, que giram á volta,do futebol.
 
Paulo oeiras

Paulo Oeiras

Para mim é assim:

Toda a comunicação social têm hoje em dia o hábito de "fazerem eles as contratações "por ex.
Mas pronto, cada um têm que ganhar o dinheiro a sua maneira...é só o que tenho a dizer amigos...

Re:Para mim é assim:

Tens acções na Pararede? Como está isso? Há uns tempos era o descalabro.

no relvado.com ja se adivinhava

a contrataçao de sergio conceiçao pelo fc porto,nao foi segredo,pelo menos no relvado.com,lol