A hipocrisia levada ao extremo | Relvado

A hipocrisia levada ao extremo

 

Andebol é que é! diz: "Pinto da Costa criticou as escolhas de Scolari, nomeadamente a não convocação de Baía. Não deveria agora o presidente do Porto comentar a exibição do seu guarda redes em Guimarães? E Dias da Cunha, que tanto fala no Sistema, não deveria pedir uma investigação ao que se passou em Braga? Porque é que os dirigentes portugueses se fartam de falar, mas só quando lhes convém? Não deveriam os jornalistas pedir essas entrevistas, ou andam também eles a reboque dos clubes e dos dirigentes?"

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Hipocrisia? Ultimamente...

...esse adjectivo tem costas largas para ser usado contra tudo que nos incomoda.

Caro Ricardo,

Vamos distinguir entre duas coisas:

  • As críticas de Pinto da Costa à selecção que podem ser do agrado ou desagrado de cada um de nós mas que, enquanto cidadão português, ele tem tanto direito a fazê-las como eu quando escrevi a minha crónica.

  • A exibição do Vítor que não representou a selecção mas sim o seu clube e portanto, não estando acima também ele de críticas, não será justo que tomemos ambas as questões no mesmo patamar como se os contextos fossem idênticos (quando na verdade estão muito longe de o ser...)

    Por outra palavras, quando Baía erra (uma vez muito de vez em quando) poderá quando muito entristecer os portistas - cerca de 1 milhão de habitantes talvez nem isso, ao que se diz)

    Quando Scolari/Madaíl/Selecção erram (e têm-no feito regra geral em cada jogo que vejo) a tristeza difundida é bastante mais abrangente.

    Assim sendo não vejo aqui lugar para a hipocrisia, que é um termo assaz forte nem sequer para aquilo que ainda aceitaria que pudesses ter chamado (eventualmente), que seria alguma falta de coerência.

    Mas, como te expliquei, nem uma coisa nem outra.

    Cumps,

    * PLO *
  • Vitor Baía : O unico com Classe

    Só um grande guarda-redes , do melhor que há, de classe mundial,faz com que toda a gente fale dele, seja noticia em todo o lado...

    É sintoma que raramente dá fífias e que é dos melhores da Europa...A Gazzetta Dello Sport elegeu-o como o MELHOR Desta fase da Liga dos Campeões...

    Enquanto os outros não são noticias, pois dão barraca todos os jogos...o Ricardo então...nem vale a pena falar...só vendo...no www.fcporto.ws até tem videos das suas grandes frangalhadas...

    Victor és o maior!!!

    O resto é pura fantasia e uma certa inveja....

    Anbebol vais permitir a frontalidade...


                    Mas como se costuma dizer, quem não sente...

                      Então estás à espera que o presidente do teu clube, venha a público crucificar o seu guarda redes nas vésperas de um jogo europeu decisivo, em nome de um elevado sentido de estado?

                    Felizmente que não me recordo de episódios no Porto, como aquele comentário do Simões de Almeida, que um dia disse que depois daquele jogo o Vidigal não jogava mais pelo clube?

                    Quanto ao facto de ele ter dado cobertura, depois do Mundial, ao Madaíl errou. Assim como o fizeram os presidentes do Sporting e Benfica. Ou estarei errado quanto a isto?

                      Quanto a não ter defendido o Ricardo quando foi injustamente preterido na Coreia, ele até pode ter sentido que o Baía era melhor opção. Afinal é o Baía que é o guarda redes do seu clube.

                    No que diz respeito ao Dias da Cunha, o profeta do sistema, o recalcar-se as suas declarações da semana passada(em que depois de um golo em fora de jogo que deu os 3 pontos ao Sporting, -que se deve aceitar como um lance fortuito, na minha opinião-, vir apesar disso, queixar-se da arbitragem, pedindo que se investigue)é um erro:

                      as declarações dele naquele contexto são intemporalmente disparatadas:

                      São-no hoje e serão amanha, como o foram na semana passada.

                      Acho ainda por cima, de mau gosto, cada vez que um clube agora venha a perder cite o presidente do Sporting....

                      Não abona muito a favor de ninguém repetir disparates... Quando, como foi caso de ontem, o Braga perdeu pela falta de educação e erros defensivos de alguns dos seus jogadores... Não pelo árbitro

    Re:Anbebol vais permitir a frontalidade...

    "...Quanto a não ter defendido o Ricardo quando foi injustamente preterido na Coreia, ele até pode ter sentido que o Baía era melhor opção. Afinal é o Baía que é o guarda redes do seu clube..."

    Ricardo é guarda-redes do SCP e na altura creio que ainda era do Boavista (não sei se tinha algum pré-contrato ou não), logo não é por preferência clubistica que escrevo em sua defesa.

    O que aconteceu ao Baía frente ao Gil Vicente é comparável ao lance de Simão que vai marcar golo e tropeça nele mesmo. São as imagens que vemos nos apanhados de fim-de-ano e nos fazem rir depois.

    O que aconteceu antes do Mundial da Coreia foi uma vergonha.

    O Ricardo foi titular durante a fase de qualificação. Além de não ter comprometido, ainda salvou a selecção de males maiores. Pouco antes inicio da prova, é substituído pelo Baía. Nem está em causa ter sido o Victor Baia, teria sido mau fosse com que guarda-redes fosse.

                                                                    JPS

    To be continued....

    Bem , cá vamos nós outra vez ...
    O Pinto da Costa tem vindo a criticar não começou somente agora , ele tem razão quando demonstra o seu desagrado para com as exibições da selecção Portuguesa , não estamos nós todos preocupados ? Será ele o único que vê que existe um fraco rendimento da selecção ? Se ele deveria dizê-lo publicamente ou não , já é outra história .
    O Vitor Baía sofreu algum frango ? E depois ? Os jogadores falham com baliza aberta , os guarda-redes têm frangos . Qual é o problema ? Não deixa de ser o guarda-redes com mais experiência e o que está em melhor forma , a razão pelo qual ele não é chamado á selecção , só mesmo o seleccionador é que poderá responder .
    Se o Pinto da Costa terá que falar ou não da fraca exibição do seu guarda-redes , porquê ? Por uma exibição menos conseguida ? Tenham juízo ! Depois do Nuno Gomes se ter atirado para o chão e ter sido expulso mostrando uma falta de profissionalismo prejudicando gravemente a sua equipa , não foi ele já chamado aos convocados da selecção ? É por uma exibição menos boa que vamos denegrir uma época excelente de um jogador ?

    É verdade que só se fala quando convém , mas também isso não é sinónimo de hipocrisia . Hipocrisia é afirmar uma coisa e nas costas dizer precisamente o contrário , isso é hipocrisia .
    No meu ponto de vista os dirigentes deveriam ficar para segundo plano e focarmos no que realmente interessa , jogadores , treinadores e no que se passa dentro das quatro linhas. Parece incrível como um país tão pequeno como o nosso existam 3 jornais desportivos diários ..... têm que arranjar notícias á força ..... só pode !

    Re:To be continued....

    Aqui está uma forma correcta de comentar o assunto.Reitero tudo que disse.
    Saudações desportivas

    Mais Pimentas Machados no nosso futebol

    Peço desculpa ao autor deste artº, mas gostaria de voltar a referir aqui, o comentário que já tinha feito esta manhã

    No futebol português, não há semana em que não surjam na imprensa, declarações polémicas de dirigentes e treinadores. Normalmente servem essas declarações, para justificar derrotas, que sucederam no campo e que através do que se diz na imprensa, são branqueadas, passando a ser meras derrotas de secretaria...

    Já não há pachorra, para a hipocrisia que grassa no nosso futebol e que infelizmente também está patente no relvado. Parece que afinal de contas, o Pimenta Machado é que tem razão, o que ontem era verdade hoje já é mentira!

    Ora analisemos cuidadosamente o seguinte:

    O Sr. Pinto da Costa que tanto critica Scolari, disse alguma coisa aquando das polémicas saídas nocturnas no estágio de Macau? Ou dos péssimos resultados que tivémos no último Mundial?

    O Sr. Pinto da Costa que tanto defende Vitor Baia (na minha opinião injustamente afastado dos convocados) disse alguma coisa quando Ricardo ficou injustamente de fora, nos jogos da Coreia? O Presidente do Porto diz alguma coisa depois de um frango de Baía, ou limita-se ao silêncio? Porque será que só fala quando Baía está em alta?

    O Dr. Dias da Cunha critica tanto as arbitragens e os sistemas, mas porque será que nunca fala dos penalties arranjados por Silva e Liedson?

    Porque será que o Dr. Dias da Cunha pede investigações quando as arbitragens são contra eles, mas por exemplo em Braga ou na Luz, já não pede investigação?

    Sinceramente começo a perder a paciência, para com estas sucessivas polémicas no Futebol Português, as quais aparecem também no relvado. Os relvas sportinguistas, que sempre se apregoaram tão diferentes, só vêm criticar ao relvado quando as arbitragens são contra, quando é a favor apelam à calma... Não há mesmo pachorra! Onde está a vossa diferença?! Onde está a vossa coerência?!

    A mim não me custa nada admitir, que o Benfica ontem foi inferior ao Rio Ave e que o bandeirinha que acompanhou os ataques dos da casa na 2ª parte, teve uma actuação que nalguns casos merecia um águia de ouro, tal a quantidade de faltas perdoadas aos encarnados.

    Também admito facilmente que não acredito em sistemas, apenas em arbitragens infelizes. E não, não me importava de estar em primeiro, mesmo que fosse com erros dos árbitros ou golos marcados com a mão.

    Os erros fazem parte do futebol; o que me chateia até não são esses erros, são a interpretação que se faz desses erros e a hipocrisia que grassa no Relvado!!!

    Já alguém viu um árbitro ganhar campeonatos?! A decidir despromoções?!

    Saudações Benfiquistas!

    Re:Mais Pimentas Machados no nosso futebol

    Olha, Andebol, o que me apetece dizer-te é que um árbitro é só 1/34 do campeonato, ás vezes 2/34, menos vezes 3/34. Mas se o mal estivesse só num árbitro...
    Estará o mal no tal "Sistema"? O "Sistema" que, como é óbvio, não é evidente, objectivo, palpável - mas...sente-se! Não defendo, nem quero defender (abrenuncio...) Dias da Cunha - contudo, muitas vezes me interrogo sobre esses estranhos "curto-circuitos" de que são vítimas alguns árbitros e auxiliares em certas circunstâncias, em certos momentos e com certos clubes. Não me refiro a esses golos, ou penaltis, ou foras de jogo, agressões mesmo, que só na Tv se conseguem descortinar - refiro-me àqueles lances evidentes, que todos vêem...menos os árbitros! Este lance do Baía, em Barcelos, por exemplo - na Tv vê-se que o árbitro estava em local donde TINHA QUE VER. Só que...não quis ver, que era a solução mais fácil, mais cómoda. A pergunta aqui ta deixo: o que leva um árbitro a "não Ver" o evidente?
    De resto, que se passou em Vila do Conde? Um auxiliar "protector"! E em Braga? Não vejo porque hei-de tirar razão ao árbitro e acreditar na correcção das palavras dos jogadores que expulsou e, no mais, só me ocorre lembrar-te que o João Pereira levou vermelho directo com o Inter por falta bem menos grave que a de Barroso sobre Custódio e de Frederick sobre Tinga. O mais é "folclore" e nem sei se o nosso futebol não seria "uma pasmaceira" se não houvesse estes dirigentes que temos.
    Já agora: não é um bom entretimento meditar sobre as acusaões mútuas de LFV e FSantos? (desconfio que Vale e Azevedo ainda vai passar por ingénuo ao pé dalguns "galifões"...) - colocado que foi o problema na praça pública, não seria até um bom tema para desenvolver aqui - sem clubismos bacocos?
    Cumprimentos de um desportista...de "frincha" (o que equivale a dizer que, futebol, só no sofá!)

    Espero que Ricardo se safe no Euro

    Já estamos na recta final do campeonato e enquanto o Baía deu um "frango" num jogo o Ricardo andou a "frangar" a época inteira (isto é a minha opinião, lembre-se).

    Claro que eu sei que ao Ricardo se perdoa tudo e mais alguma coisa, talvez por causa das culpas que atribuem ao Baía no último Mundial. Só que o Ricardo também se arrisca a sair "queimado" no Euro e podemos andar os próximos anos em lamentações.

    A parte positiva de Baía não ir ao Euro é que ninguém lhe cairá em cima, o que obviamente ele não merece.

    Quanto ao Dias da Cunha - só ele sabe porque ficou em casa.

    Re:Espero que Ricardo se safe no Euro

    A diferença entre Ricardo e Baía é directamente proporcional à diferença entre a defesa do Sporting e so FCporto...

    Pensamento profundo ;)

    Re:Espero que Ricardo se safe no Euro

    Eu não conseguia escolher melhores palavras ....

    O Ricardo óbviamente merecia ter sido o guarda-redes titular do Mundial assim como o Baía neste Europeu .... a vida por vezes é injusta ...

    Boa sorte para o Ricardo , bem vai precisar .

    Oh Andebol

    Até te tenho em muito boa conta, mas diz-me lá mesmo lá do fundo, daquele sitio em que o teu coração não vê vermelho se achas que o Sporting foi beneficiado na noite de ontem! Lá mesmo daquele sitio obscuro que existe em cada um de nós que se chama "Razão"... um abraço

    Sporting em Braga

    Porque é que o Dias da Cunha terá de comentar a arbitragem em Braga?
    O Sporting foi prejudicado nesse jogo, não quero dizer roubado, não sei porque se insiste em tapar os olhos às pessoas.
    Será que sou o unico a dizer isto? Será que sou o unico que vi um futebol diferente de todos os outros? É inteiramente justa a vitória do SCP, porque é que se há-de comentar a arbitragem.
    E só para verem, que não digo o que digo só por dizer: o Barroso era expulso aos 7 minutos de jogo; o Wender agrediu o Miguel Garcia, de forma subtil, mas fez-o, e foi mesmo à minha frente no estádio, mas aqui admito que os arbitros e televisões não tenham visto, até porque o M Garcia não fez muito alarido com o lance; no penalti penso que não existem grandes dúvidas; o segundo golo do Braga é faltoso por cargo do Henrique sobre o Mario Sergio.
    E de certeza que o Mauricio não foi expulso por convidar o arbitro para um café.

    O Pinto da Costa...

    Nunca, que me recorde, veio falar a público de qualquer jogador do seu plantel. Mesmo nas 3 épocas em que não vencemos o campeonato e em que tivémos jogos "horribilis" por parte de alguns jogadores do Porto, mesmo com toda a contestação dos adeptos aos jogadores, técnicos e direcção. Mesmo nessa altura PC não veio fazer o mais fácil que era criticar tudo e todos da equipa e sacudir a "água do seu capote", ele manteve firme a sua posição e apesar de ter errado sempre tentou "escudar" a equipa protegendo-a, tendo muitas vezes levado ele próprio com as críticas ao assumir a maior dose da responsabilidade pelos maus resultados.
    Isto diz tudo sobre PC, é um Presidente que dá todas as condições possíveis para as suas equipas, só não triunfa no Porto quem não for competente!
    Por isso não ia ser agora que o PC ia criticar um jogador, e logo o Baía, um dos jogadores que mais mística tem naquele Balneário, um jogador que ao contrário de muitos joga ao melhor nível no clube do seu coração, o Baía é que pode vir dizer cá para fora que é Portista desde pequenino, não é como outros!

    Quanto ao que se passou em Braga acho que pedir investigações está mais na linha de Dias da Cunha, por isso duvido que por enquanto se oiça o PC a falar nesse jogo, além do mais acho que neste momento ele está mais interessado, e eu também, no jogo com o Lyon e na possibilidade de chegar às meias finais.
    Não duvido que a uma dada altura PC dê uma estocada a DC referindo-se ao jogo de Braga, não duvido mesmo nada, mas agora ao POrto e a PC interessa mesmo é outra coisa, é a LC.

    Quanto aos jornalistas, o mundo dos jornalistas deve ser mesmo um mundo de cão. Pois ou são uns coitadinhos ou são uns monstros, e porque não admitir que eles são pessoas como nós?
    Uns são melhores do que outros, uns pedincham por entrevistas, outros já têm um certo status que lhes permite ter acesso a estórias mais "inacessíveis". Há-de haver sempre manipulação de informação de parte a parte, cabe ao leitor distinguir e filtrar o que mais lhe interessa, e ter a noção da realidade e que, afinal, o futebol é apenas um jogo.

    [[ ]]

    Diz-se...

    que uma andorinha não faz a primavera. Um frango não faz de um guarda redes um frangueiro. Normalmente, o Baía faz sempre dois/três jogos por época em que não acerta uma, esta época não ia ser excepção. Esteve mal em Alverca, na Amadora e esta semana, vamos esperar que seja o último.
    Agora digam-me em quantos jogos esta época o Ricardo abanou mais que uma palmeira num tufão... e não me venham com as histórias da defesa do Porto ser melhor, porque falhar completamente cruzamentos fáceis nada tem a ver com a defesa...
    Quanto ao Dias da Cunha, o mal dele é que fala demasiado e faz pouco. Já falou de esquemas mil, mas que eu saiba, provas na PJ para se iniciarem investigações = 0. Depois da última que "já não existem foras de jogo posicionais" tambem duvido que alguem lhe deia crédito.

    Mas acho engraçado que se fale em hipocrisia dos dirigentes de futebol em foruns. Muitos dos que criticam as escolhas da selecção criticam o PdC por criticar essas mesmas escolhas (no entanto, tambem prefiro que não faça comentários).
    (nota: nada contra quem escreveu o artigo, estou a generalizar)
    Tambem sabemos que se o Baía for, formos eliminados por empatarmos todos os jogos 0-0 com o pauleta a falhar golos de baliza aberta, vai haver sempre alguem a criticar o Baía... por isso até prefiro que não vá, só sobram uns 4/5 do FCP para meter as culpas, mais o "estrangeiro" que ninguem liga muito (tipo Boa Morte)

    Quanto aos jornalistas, ninguem quer certamente hostilizar com os presidentes dos grandes. Quem já está hostilizado, certamente não irá dar entrevistas, quem não está, obviamente não quer.
    Aprecebam-se que o futebol, por si, é um meio onde a hipocrisia reina e vende jornais.

    Ontem?

    Mas que é que aconteceu ontem?

    Infelizmente

    Infelizmente Não é só em Portugal que tal acontece;
    Quando se é prejudicado dizem-se Cobras e Lagartos de tudo e todos, quando o invès acontece, fica tudo caladinho.

    Sobre Braga, de facto o Penalty não é evidente, outro bem mais evidentes passaram em claro em recentes jogos a favor do Sporting, o mesmo aconteceu em jogos do FCP e Benfica. Mas continua a pensar que é Penalty, não clarissimo mas que houve um agarrão... é nitido na TV.

    Sobre as expulsões considero que esteve bem; Quem está mal é a falta de Critério neste particular.
    Os jogadores do Braga por "convidarem o Sr Arbitro a Jantar" levam Vermelho mas noutras situações o mesmo não acontece.

    É contra isto que estou contra.
    HAJA COÊRENCIA!

    Insulto = Vermelho Directo

    Seja o Jogador chamado Beto, Barroso, J.Costa, João Pereira, Turra....

    Só com medidas claras e concretas se acabam com os agarrões dentro das areas e com os insultos.

    cmps earth

    Vitor Baia

    O Vitor Baia custou um jogo ao Fc Porto.

    Grande coisa.

    Já tem dado tantos.

    Concerteza que o saldo continua a ser manifestamente positivo a seu favor.

    A imagem de grande guarda redes, e até, da grande época que está a fazer, não se estraga num jogo.

    Quanto aos tais erros do jogo de Braga.

    Por acaso achei a arbitragem do Carlos Xistra péssima.
    Mas gostava que me apontassem os erros no jogo.

    Só peço esse favor.

    Nota aos adeptos do S.Braga:
    Deveriam estar preocupados com o facto da sua equipa ter uma notória falta de motivação, pois notou-se perfeitamente que podem jogar mais, do que tinham feito até à expulsão.

    ...da mesma forma que continuo preocupado com a forma como o Sporting continua a não se exibir, dependendo completamente dos brilharetes individuais.

    Isto só ia lá...

    ...com uma Liga e uma Federação realmente fortes, capazes de aplicar multas a estes dirigentes «mal formados».

    Como isto não acontece, continuamos com contínuos «ataques» de ignorância por parte dos nossos dirigentes.

    Cumprimentos

    E esta em ...

    Quanto ás criticas de Pinto da costa devido à não inclusão de Vitor Baia não vale mesmo a pena comentar pois no proximo jogo vai mesmo ser chamado à selecção.

    Quanto a Dias da Cunha pedir uma investigação? Não vale a pena pois antes de a investigação começar já ele sabia o resultado final da investigação.

    Qual é a diferença em falar ou não? Se o Sistema foi feito para funcionar, tem de funcionar.

    Jornalistas? Se for para dar dinheiro, até dizem que o Papa vai para o Benfica.