Haverá necessidade? | Relvado

Haverá necessidade?

 

A cultura da fita e das simulações em Portugal é um mal de que poucos falam e não vemos nenhum dirigente, treinador ou membro federativo vir a público reprimir essa situação. Como espectáculo que se pretende que o futebol seja, as simulações, gritos lancinantes e fitinhas que os jogadores nacionais utilizam indiscriminadamente não deveriam ser combatidos? A punição com amarelo será suficiente para acabar com o mal? Não deveriam os adeptos exigir aos seus jogadores que evitem estas situações?

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Fazem-nos mal...

Estas simulações, a nivel interno, botam o espectaculo do Campeonato abaixo, pois os jogadores que se caiem no chão enervam toda a gente e depois é so porrada e contestações a arbitragem! Depois, a nivel europeu, meu Deus, os Portugueses somos vistos como Top-Class batoteiros. Era ver como aqui em França trataram a seleção portuguesa antes do jogo Portugal-França em que fomos nos os 'ladrados', por ironia, o nem tanto. A verdade é que nos jogos europeus vemos os nossos jogadores a irem ao chão muitas vezes e depois contestarem pensando que estão a actuar nos palcos Portugueses, o que têm o dom de me irritar pois não gosto nada destas simulações, nem que sejam do Benfica. No Mundial ha um jogador que se destacou pela negativa a este proposito: Cristiano Ronaldo! Tanto talento e era vê-lo cair vezes sem conta por tudo e por nada. Percebo que o jovem queira ganhar a todo custo mas com as camaras de TV, hoje nada escapa e a opinião dos amantes da bola em torno do C. Ronaldo hoje é essa: Grande talento mas mau feitio e simulador! E pena! Ja agora vou designar os 'Ian Thorpes' da Liga: Liédson, João Pinto, Nuno Gomes (este cai de proposito para depois compor o cabelinho!!!). Mas tambem ha os maus, sempre a refilar: Petit (o Paulinho Santos encarnado), ex-Sa Pinto, JVP. Ciao e deixam jogar o Mantorras

Re:Deixem jogar o mantorras

Eu deixo Eu deixo Eu deixo Lol e deixou mais uma vez!

Eu só faço uma pergunta

Se um jogador do vosso clube se atirar para o chão dentro da área e o árbitro marcar penalty, qual é a vossa reacção no momento? Criticam e lamentam ou aplaudem? Eu até hoje só vi um homem sério, deve haver muitos mais e um deles é Adriaanse que conseguiu incutir nos jogadores uma cultura de comportamento ético, que se chama António Oliveira e é conhecido por TONI ex.treinador do Benfica. Durante um SLB/FCP um jogador do FCP foi tocado por um jogador do Benfica, o árbitro nada assinalou e o jogo decorreu. As câmaras recuperaram uma imagem de Toni aquando do lance e ele disse com voz séria: é penalty. O resultado estava 0-0. A repetição do lance veio demonstrar que a falta foi fora da área, mas na altura pareceu a toda a gente que tinha sido dentro. Curiosamente o Estádio da Luz (o saudoso antigo) ficou silencioso a ouvir os protestos dos jogadores do FCP. Este caso, que me recordei agora e que até nem vem ao caso porque o tema é simulações, serve no entanto para mostrar uma coisa: são raros os casos em que vemos que somos beneficiados. A posição dos árbitros é diversa: têm que ajuizar em segundos e muitas vezes não têm a certeza. Apitam, muitas vezes inconscientemente, de acordo com a noção de quem caíu (isso mesmo foi declarado por Jorge Coroado muito recentemente). Se foi um "Liedson" um "João Pinto, um "Futre", um "Kostadinov" não marcam porque o indivíduo já tem cadastro! Outras vezes entram em compensações, têm a consciência pesada, que é o maior cancro do futebol português. A expulsão de Bosingwa contra o Sporting por ter feito "falta" sobre Liedson entra neste capítulo. É complicado ser árbitro mas é evidente que há, ou havia, dos bons: exemplo:Collina. Dos maus prefiro não citar mas aí vai um: o árbitro de ontem.

Re: Eu só faço uma pergunta

Eu prefiro nao ganhar do que ter uma vitoria com um Mergulho (Silva num jogo com o Benfica). Nao ha orgulho numa vitoria marcada pela trapaca. Quanto aos erros dos arbitros, os seus cadastros e compensacoes, considero que sao situacoes normais em seres humanos, ninguem gosta que lhe apontem dedos, principalmente se marcarem um penalty fingindo. Eh sempre mais facil lidar com uma nao marcacao de um legitimo do que com a marcacao de um fingido.

Enquanto os adeptos

Enquanto os adeptos quando são beneficiados se mantiverem em silêncio, ou permanecerem mesmo agradados pelo sucesso através de simulações e fifias nada vai mudar. Pessoalmente sou contra as ronhices de Liedson, Carlos Martins e outros. E quando tenho a oportunidade vaio essas mesmas situações. Quando se vence graças a um erro provocado por um ronhice, a vitória perde o seu valor. Mas o que se assiste é que quando um jogador da equipa adversária engana o árbitro é um ronheiro fitoso, um simulador e tal, quando é um jogador da nossa equipa, é esperto, lançe duvidoso, houve um toque ligeiro e tal... O Liedson é ronheiro É! Mas se analisarmos os jogos devidamente, verificamos que é apenas um em MUITOS jogadores que recorrem as mesmas armas. Para mim o Liedson destaca-se nesse capitulo pois é um jogador que está sempre muito em jogo, é muito rápido, muito leve, leva realmente muita pancada e é um péssimo actor...

Re: Enquanto os adeptos

Lol, "pessimo actor" Eh a melhor defenicao do Liedson que ouvi nos ultimos tempos!

Achas mesmo?

Ainda ontem no Sporting intrepus um lagarto sobre isso mesmo e ele respondeu-me "no teu clube há igual". Nem vale a pena falar sobre isso... Palhacite aguda é o que se vive no futebol porque a resposta é sempre "no teu também há". Por isto é que eu gosto de ser como sou e levar clubites como levei ontem tendo tido a ombridade de criticar por exemplo a atitude do Paulo Jorge, jogador do meu clube. Este artigo era muito bom... Era...

Re: Achas mesmo?

Foi exatamente por ter lido o teu comentario a criticar a situacao do Liedson que eu propus este artigo. Eu acho que nao ha necessidade de se utilizar esses estratagemas para ganhar vantagem no jogo. E falo disso do Liedson, do Simao, do Quaresma e de todos os outros fiteiros.

O clima em Portugal favorece esse comportamento

Acho que quando um jogador simula faltas em Portugal a unica coisa que se tenta ver é se o arbitro esteve bem ou nao? No dia em que se falar mais nos jogadores que sao apenas batoteiros, ai havera uma diferencia. Afinal deveria haver sumarissimos para esses jogadores que apenas tentam ganhar fazendo batota. Afinal na Europa os nossos jogadores sao vistos como simuladores. Infelizmente quando se viu Ronaldo e Postiga no mundial acho que esta fama ainda vai ficar muito tempo. Tive vergonha de ver o comportamento do Ronaldo no jogo contra a Alemanha. Foi vergonhoso. Postiga ainda se comprende que ele nao tem nivel para fazer melhor, mas Ronaldo podia fazer bem melhor... Depois vem o treinador queixar-se do arbitro! So espero que em Portugal haja mais pessoas como o Andrianse a tentar impor regras de jogo( nao discutir com o arbitro, nao simular, nao agredir etc...), em vez de haver pessoas a defender sempre os sumuladores. No Porto ainda nao esta tudo bem mas comparando com outras epocas estou contente de ver a minha equipa ter reduzido o jogo sujo de maneira significativa.

Re: O clima em Portugal favorece esse comportamento

Tens razao, principalmente quando vemos os comentadores televisivos a dizerem "deixou-se cair muito bem" (Manu - Ontem) entre outras perolas que nao me recordo, glorificam a fita e a trapaca, esses deferiam ser chamados ah atencao tambem!

Pois...

A cultura da fita e das simulações em Portugal... ... começa nos nossos deputados que vão à Assembleia, picam o cartão e vêem-se embora com o dia ganho. Ainda por cima reformam-se no fim de dois mandatos! Esses sim, é que mexem comigo. Cumps

Re: Pois...

Quanto a isso, tens toda a razao, mas teria que ser noutro espaco para discutirmos isso!

Re: Re: Pois...

Mas... é este tipo de artigos e os que se relacionam com arbitragens. Evito, ao máximo de comentar. É que se os "cabeçudos" que estão à frente dos órgãos máximos para resolver isso assobiam para o lado... Para mim o futebol é mais uma forma de aliviar o stress (o que não é nada fácil,lol) e ferrar umas cervejolas com os amigos. É lógico que, como PORTISTA, quero que o Porto ganhe, mas quando não ganha tenho o fair-play necessário para cumprimentar o adversário e... pagar mais uma rodada. ;o)) Cumps

Um reparo

Quando falas e bem da "cultura da fita e das simulações em Portugal" não deverias apontar o dedo só aos "jogadores nacionais" porque lembro-me de muitos estrangeiros na nossa liga que fazem o mesmo ou pior!

Re: Um reparo

Quando refiro-me aos jogadores nacionais quero esclarecer que me refeiro aos jogadores que participam no campeonato nacional.

ó homem, tu não te rafeires!

não caias em desgraça!

Se alguém tem alguma dúvida

Sobre a arte das simulações por favor contactar o professor: Liedson da Silva Muniz Estádio José de Alvalade Apartado Lisboa Cumps a todos :)

mas olha que se se tivesse que fazer um TOP

figuravam alguns jogadores do Benfica lá: _quem não se lembra do bacalhau voador da Noruega no jogo contra o Estoril? _quem não se lembra da simulação de tentativa de agressão (esta é o máximo! fica para os compêndios do futebol!) da Floribella? _quem não se lembra de num jogo com o Rosemborg a Floribella ter preferido fazer-se ao penalti inventado do que ter marcado o golo? _e o responsável pela manutenção das piscinas em Portugal e no Arquipélago da Madeira, o ilustre JVP, o pai de todos os aldrabas? Esse fez escola!

+ 1

Pena que não tenho pontos. Muito bem esgalhada. Parabéns

+1 Divertido

Não tenho pontos. Com os meus cumprimentos, JPS