Há clubismo nos jornais desportivos? | Relvado

Há clubismo nos jornais desportivos?

 

Restelo constata ainda que "hoje em dia a
caça à notícia é feita de uma forma tipo «passar por cima de
tudo e todos». Parece não haver limites! Quando é que vamos ter uma
informação desportiva mais isenta e menos provocatória? Quando deixarão os
desportivos de apostar apenas em vender com notícias bombásticas, em vez de se
preocuparem em informar os seus leitores?"

I Liga:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Há e de que maneira!

Os jornais desportivos portugueses são de uma falta de isenção a toda a prova.

O jornal "A Bola" é praticamente reconhecido por toda a gente, que tem uma relação quase umbilical com o Benfica. Os mais atentos recordar-se-ão do caso que se passou com aquele que considero ser dos jornalistas mais esclarecidos do nosso país, Rui Santos. Rui Santos escrevia duas crónicas semanais no jornal "A Bola" cujo conteúdo era normalmente polémico. Acontece que o alvo daquela polémica era por diversas vezes a direcção do Benfica e a forma como os destinos do clube estavam a ser orientados. Esse facto acabou por fazer com que as ditas crónicas passassem a ser censuradas pela direcção do jornal. Rui Santos queixou-se ao Sindicato de Jornalistas e acabou por ser suspenso, situação que se mantém até à data.

O próprio jornal "Record", normalmente mais conotado com o Sporting, sofreu há algum tempo uma mudança radical de orientação. Curiosamente essa mudança deu-se aquando da passagem de José Manuel Delgado para director. Hoje em dia, "A Bola" ou o "Record" são praticamente jornais gémeos, existindo quase uma competição para ver qual dos dois consegue uma primeira página mais encarnada.

Em relação ao "O Jogo" é também quase unânime reconhecer-se que se trata de um jornal com relações privilegiadas com o FCP, fazendo uso desse mesmo facto para conseguir informações mais precisas sobre o clube das Antas. Exemplo disso foi a recente contratação de Marco Ferreira pelo FCP, colocado tanto pelo "Record" como pela "Bola" no Benfica, ainda por cima com declarações do jogador a dizer que não queria ir para as Antas. Apenas o jornal "O Jogo" guardou um silêncio cúmplice, salvando-se assim de figuras menos dignas para o jornalismo.

Obviamente que há um factor que pode sempre ser alegado, aquando da elaboração de uma estratégia de um jornal desportivo, que se prende com a venda. O Benfica será o clube com mais adeptos e como tal há que "agradar" a esses mesmo adeptos.
Infelizmente é esse o único factor que interessa, acabando por tornar o nosso jornalismo desportivo num jornalismo muito pouco democrático e fatalmente virado sempre para o mesmo lado. Cabe-nos a nós leitores optar pela aquisição ou não desses jornais.

Re:Há e de que maneira!

Não custa muito ser issento e dizer com todas as palavras:

A BOLA = Benfica

RECORD = Sporting

O JOGO = Porto

Agora dizer que A Bola é benfiquista, e começar com eufemismos com os outros jornais é falta de issenção.

Cumprimentos

Re:Há e de que maneira!

Se prestares bem atenção aos artigos de opinião que costumam vir no "Record" acabas por chegar à mesma conclusão do que eu. Isto para não falar nas sucessivas primeiras páginas do mesmo jornal.
Houve uma mudança notória aquando da entrada de José Manuel Delgado para director do "Record".
A realidade que apontaste de "cada jornal o seu clube" deixou de se aplicar faz quase um ano.

Re:Há e de que maneira!

Deve ter sido pelas razões que dizes, que o Record foi o unico jornal a entrar em casa do Jardel em Fortaleza, durante a baixa...
Se calhar ele queria explicar a baixa aos Benfiquistas.
Acho, sinceramente, que o Record é pró Sporting.

Cumprimentos

Re:Há e de que maneira!

Desculpa lá mas não acho que seja um argumento muito forte.
O "caso Jardel" era um assunto que não interessava apenas aos sportinguistas. Qualquer benfiquista ou portista estaria também interessado no desfecho desse caso.

Mas dou-te um exemplo mais recente. Ainda esta semana, após a vitória do Benfica, o "Record" conseguiu desencantar uma primeira página digna da maior isenção. Em letras gordas, na primeira página, lia-se: "Benfica à moda antiga".
Tens aqui um excerto:
"A goleada (7-0) imposta ao P. Ferreira permitiu ao Benfica igualar um feito que já não conseguia há duas décadas: ter, à décima jornada, a defesa menos batida e o ataque mais concretizador do campeonato. Simão substitui Nené e Filipovic no papel de melhor marcador dos encarnados, dando corpo ao sonho de também repetir o título conquistado em 1982/83."

Como podes ver, até um "feito" (no mínimo bastante subjectivo) como este o "Record" foi desencantar.
Aconselho-te a estares mais atento.

Miiiistério!

Antes de aparecer este artigo, apareceu um semelhante, o qual comentei! Misteriosamente, o artigo desapareceu!
Se, com o comentário nos "mais recentes" ainda o conseguia recuperar... agora nem isso!
Gostava de o poder partilhar, mas não tenho tempo para o voltar a escrever, nem o consigo encontrar!

Quem conseguir... agradeço!
O título do comentário era "OJogo"!

Saudações Azuis e Brancas

#Relvado

A Bola é o caso mais "infeliz"

É uma vergonha o que o "vermelhusco" A Bola faz. Diz-se um jornal isento mas demonstra claramente que é um jornal "pró-benfica". Basta ver a capa d'A Bola na sua edição de Segunda-Feira: "Um-Dois-Três-Quatro-Cinco-Seis-Sete". E o resto da jornada não conta?

Uma vergonha.

O resto dos jornais, apesar de uma clubite aí e acolá não chegam ao "absurdo"do que A Bola atingiu.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Re:A Bola é o caso mais

E eu que fico "verde" ao ler o Record?

Re:A Bola é o caso mais

Agora tens que ficar verde e vermelho com os novos critérios do Record.

Falta de Isenção? nada de novo então...

Rimei sem querer!

O assunto não é novo! O Benfica é o maior clube português em número de sócios quer se goste quer não, e é natural que a imprensa desportiva tenha a tendência a estruturar a redacção dos artigos e afins elementos no sentido da cativar a maioria.

O PSD fez o mesmo para ganhar as eleições, exemplo seguido por Santana Lopes na corrida à Camara de Lisboa.

A próprias televisões SIC e TVI já declararam por diveras vezes que não têm de ser imparciais devido aos seus interesses económicos enquanto instituições privadas.

Estas coisas são assim e não hão-de mudar.

Uma abraço,

* PLO *

Olha, olha!

Sê bem vindo caro PLO, que seja para continuar!

Grande, grande abraço,

J_eagle

Re:Falta de Isenção? nada de novo então...

É um prazer verificar que regressaste. Quando descobri o relvado, os teus comentários eram uma referencia de leitura obrigatoria.

cumps,
.g0ga

O lucro em primeiro lugar...

Ao contrário do que se costuma dizer, eu acho que o problema dos assuntos escolhidos que se põem em 1ª capa não tem a ver com clubismos, tem sim a ver com a venda dos jornais. O que vende não são noticias do FCP, do Boavista ou de outros, o que realmente vende são noticias do SCP e pricipalmente do SLB, com tudo o de positivo e negativo que isso acarreta para estes dois ultimos clubes!

Quando o coração fala mais alto...

Sem dúvida o Relvado.com que não sendo bem um jornal desportivo desempenha bem o papel, porque não?! :)

Eu leio um pouco de tudo, mais online, por isso gosto imenso do maisfutebol, apesar de por vezes terem "ataques" de clubites, mas penso que isso é inevitável as pessoas não são de ferro e por vezes o amor à camisola fala mais alto e escreve-se mais com o coração. Exemplo perfeito é os Relvas, que muito deles tentam controlar-se :O) e depois, parece que dentro de nós aparece um "BASTA" e sai tudo, bem ou mal...

Cumprimentos

Não me parece surpresa ...

...para ninguém que existe clubismo nos jornais desportivos. Já se fizeram inúmeras vezes as atribuições aos jornais de quais os seus respectivos clubes, mas acho que nos últimos abos se tem sentido uma ligeira alteração no "status quo" do panomara jornalístico Português, que é o da confusão! Os jornais por vezes tendem a alterar as agulhas somente no sentido do aumento das vendas! Se x vende mais, então x é o nosso clube. Para mim o mais crítico não é a clubite nos jornais - que para essa clubite já nós estamos devidamente avisados e sabemos dar o devido desconto - para o mim o mais preocupante são os jornais ditos isentos (não de desporto exclusivamente), e os comentadores televisivos que são maus...muito maus mesmo! Esses sim, irritam-me profundamente.

Cumps
LEhon

Off-Topic! - Jornais Desportivos

Para quem não costuma ler o jornal OJogo, aconselho a ler o editorial de hoje! Manuel Tavares assina um texto corrosivo e que vem beliscar a imagem criada pelo concorrente ABola.
Realmente, o periódico... é um «monstro» em decadência, que vive à sombra dos louros do passado!

Numa altura em que já se discutiu muito a qualidade das principais publicações desportivas... este editorial é oportuníssimo!

Embora custe a muitos... o OJogo tem ganho o seu espaço e conquistado credibilidade! Ao contário de outros!
As opiniões podem diferir, MAS... os factos têm-me dado razão! A mim, e a Manuel Tavares, pelo menos!

A tradição... já não é o que era!

Saudações Azuis e Brancas!

#Relvado

Já não é a primeira vez esta época

que isto acontece.

Qual foram as capas dos Jornais desportivos no dia a seguir á vitória do Porto em Viena?

Quais são as de hoje em que os 2 clubes Portugueses seguiram em frentes com 4 vitórias em 4 jogos e acabaram de dar o acesso a mais dois clubes na Taça UEFA daqui a 2 anos?

Não é uma coisa importante para o Futebol Português??

Se eu fosse dirigente já tinha o meu pensamento em começar a fazer as bases de uma equipa competitiva esta época que na próxima epoca com ajustes normais á equipa fosse capaz de lutar por um lugar na Europa no nosso campeonato, 6 lugares de acesso devem tornar o nosso campeonato mais competitivo.

Mas isso tudo não é importante o que interessa é vender jornais e a verdade é que o Porto e o Boavista não vendem tanto como o Sporting ou o Benfica por enquanto.

Saudações Azuis e Brancas

Re:Já não é a primeira vez esta época

"a verdade é que o Porto e o Boavista não vendem tanto como o Sporting ou o Benfica por enquanto". Por enquanto? Será que alguma vez hão-de vender? Talvez sim, e talvez o Belenenses seja campeão este ano... já não seria a primeira vez :)

Caro amigo

acho que o que ele quiz dizer é que o Porto há 20 anos vendia 100 jornais no país inteiro, hoje em dia vende quantos? Um pouco mais concerteza.

Quantos adeptos tinha fora do Porto há 20 anos, quantos tem agora?

Quem sabe o que se passará daqui a 20 anos?

As gerações passam, mas as instituições ficam.

É claro...

...que há-de haver sempre falta de isenção nos media. O 4º poder sabe-se rodear de tudo o que lhe posssa interessar e não há influência que lhe escape. Num país onde o futebol tem um papel desproporcionado, o reflexo na imprensa desportiva dessa realidade torna-se demasiado óbvio. Além de empresários, políticos, etc talvez a parcialidade apaixonada a que se refere o editorial seja a face mais "inocente" mas mais óbvia da falta de isenção deste meio. Que parte, por isso, dos próprios jornais, não só para vender mais papel, mas, pura e simplesmente porque sim! Porque querem insistir no populismo e no constante folclore, legítimo numa fonte de divertimento como é o futebol, mas, ridículo e desmesurado quando se passam constantemente os limites. E serão eles, os jornais, que acabarão por ser os mais prejudicados no longo prazo, alimentando uma situação anacrónica e absurda de ums sistema de "três grandes" para Português ver, ao contrário do que se passa nos campeonatos mais competitivos do mundo. Classificando o resto dos clubes como "pequenos", quer tenham quarenta e tal anos na primeira divisão ou tenham acabado de subir. O motor de qualquer actividade económica é o crescimento, e, quem não o faça, acaba por morrer. Desta forma a imprensa desportiva apenas está a cavar, lentamente, a sua própria sepultura.

Isentos?

Os jornais desportivos por mais que custea admitir não são isentos.
Em minha opinião, A Bola é nitidamente Benfiquista. Um Jornal onde já apareceu em dia de jornada europeia aparece o Nuno Gomes na capa a dizer: "4 no treino"......Além disso tem comentários de pessoas como a Leonor Pinhão
O Record acho Sportinguista, embora já benfiquistas me tenham vindo dizer que o Record era benfiquista.
O Jogo possui uma inclinação para ser portista, mas quanto a mim ainda consegue ser o mais isento dos três.

clubismo ou subserviência?

os jornais desportivos substimam os clubes pequenos. na passada segunda feira um desses jornais atingiu as raias do ridiculo quando trazia à primeira página o resultado de um jogo disputado na TERCEIRA divisão!!! Apenas porque uma das equipas era o Benfica B.
Eu compreendo que a maioria dos adeptos seja dos grandes. Mas e o direito à informação para o resto dos adeptos?
Na minha opinião, o futuro passa pela afirmação da imprensa regional. Um jornal desporivo de Lisboa teria asim todo o direito de se dedicar apenas ao Benfica, Sporting, Belenenses, etc. e os jornais nacionais podiam assim dedicar-se a uma análise isenta e global.

lololol

Benfica B, só pode ter sido a Bola se tiver sido o Record começo a acreditar que está apassar de verdusco para vermelhusco!

É natural que haja clubismos...

...não há 8 milhões de possiveis leitores verdes e vermelhos?
O escritor até pode ser um bom escritor, mas a psico está lá...

Não me custa nada admitir que o FCP é o clube mais fustigado pela imprensa, fruto se calhar das suas principais figuras ( todas muito simpáticas ), dos sistemáticos black-outs ( que ajudam à invenção de histórias) e da irritação que causa às gentes de Lisboa .

Outra razão obvia é que os 80% de Sportinguistas e Benfiquistas deste pais, gostam é de vêr o seu clube elogiado...e consequentemente os rivais denegridos.
Logo o FCP apanha por tabela... ao minimo sinal de deslizamento tá a levar no "corpo"...hohoho.

A minha ordem de compra é:

-Record...se não houver
-A Bola...se não houver...

...não compro...hohoho

Porque prefiro o record ?
Sei lá...sempre comprei...e tradição é tradição!

Re:É natural que haja clubismos...

Por sempre ter sido Sportinguista?

Olha que agora está a acrescentar vermelho ao verde, enquanto tira o pequeno restinho de azul que ainda tinha!

Re:É natural que haja clubismos...pró polémico

Só agora vi este comentário ( já tem mais de 1 semana senão me engano)

então pensei...Olha...o polémico a meter-se comigo!...hohoho
Já te disse que não sou anti-portista...só não quero que o Porto ganhe ( em Portugal ) por 2 grandes razões:

1º É um clube grande e não é o meu....e se alguém me vem dizer que é Portista e quer que o Sporting ganhe ou o Benfica...que se vá lixar , porque ou é masoquista ou hipócrita.

2ª Os portistas ( devido aos sucessivos sucessos ) tornaram-me mais arrogantes que os Benfiquistas , e dá-me um gozo do caraças meter-me com eles...quando perdem...e não só.
Além de que a maior parte dos meus amigos é portista.

3ª razão: Eu aprendi que nunca se deve "bater" naqueles que já estão no chão...SLB...embora como é obvio , me descaia algumas vezes , pois também me lembro do gozo que alguns Benfiquistas me davam quando a minha costela ( o Sporting ) andava pelas ruas da amargura.

Espero que tenha ficado claro...o meu ponto de vista.

A Bola é o menos mau

Apesar de ser um jornal há muito associado ao Benfica, considero que o jornal A Bola é neste momento o melhor jornal desportivo. Visualmente é o mais interessante, os jornalistas parecem-me bem mais maduros, gosto dos colunistas que por lá escrevem (inclusive a Leonor Pinhão!! Faz-me rir…) e tem o Visconde de Alvalade aos Sábados!! Também conta. Ohohoh…..
O principal ponto negativo é relacionado com o “affaire” Rui Santos, e como o que parece pode não ser, não vou comentar.

O Record, como escreveu o relvinha Luis Ferreira à uns tempos, transformou-se em pouco tempo num pasquim anti-sportinguista. Algumas insinuações rasteiras à Sporting SAD e capas pomposas sobre o JVP deixaram-me enjoado. Há muito que deixei de comprar ou ler.

O Jogo, mesmo podendo estar associado ao FCP, acreditem que não se nota. É minha alternativa e tem muita qualidade. Foi lentamente ganhando o seu espaço.

Quando existem três publicações diárias desportivas (ou de futebol) não é fácil ganhar espaço. Por vezes as notícias não abundam (Blackout para cá, blackout para lá…), pelo que qualquer coisa serve para capa. De preferência o que mais vende. Para quem acha que as capas dos jornais de hoje são pouco patrióticas, deviam ver a de há duas semanas sobre o mesmo assunto. Destaque em 95% da capa do Record : Moreira mais 5 anos na Luz.
Se recuarmos mais um pouco, recordamos o destaque que José Azevedo (não) teve, pela sua brilhante participação no Tour.

Mas é disto que o povo gosta, por isso não nos podemos queixar. A maioria já decidiu…e por todos….viva a democracia!

Saudações.

Natural...

Somos latinos... O nosso estado de espírito varia com diferentes situações... Quando a nossa equipa vence é normal elogiar-mos a mesma, da mesma forma que quando perde, temos sempre algo a apontar. Antes de mais os jornalistas são homens (podem ser profissionais), com diferentes estados de espíritos... As vezes notamos a inclinação, outras vezes não. Eu compro o Record porque acho que é o melhor... Da mesma forma sou Benfiquista porque acho-a melhor do que as outras equipas. Da mesma forma que casei com a minha esposa porque a amo... Cada qual tem direito á sua opinião. Devemos respeitar o nosso semelhante.

Saudações Benfiquistas.

Re:Natural...

Não quero dizer com isto que concordo com a política seguida, mas como vivemos num mundo onde o dinheiro é mais importante...

Saudações Benfiquistas.

Injustiças

Eu não compro jornais desportivos por isso mesmo! São uma treta. Desde manchetes a dizer q o Nuno Gomes marcou 3 golos num treino, desde ao trio composto por mantorras, nuno gomes e simão, que são garantias de golos, muitos golos, a melhor equipa do mundo, desde referencias ao jogo do Setubal-FCP mas não ao aparecimento do resultado final, mas com grandes destaque para Luis Filipe Vieira a dizer q foi uma vergonha! Por acaso qd o Benfica foi beneficiado nas arbitragens aconteceu algo semelhante? Não! A equipa da Luz somava e seguia. Por tudo isto, os jornais desportivos são uma treta! É pena mas assim! Já nem falo do meu Boavista, coitado, só era manchete por razões negativas! Há muita hipócrisia!