O futebol pode dispensar o espectáculo? | Relvado

O futebol pode dispensar o espectáculo?

Dar desculpas de que vêm aí jogos mais importantes e que importa poupar, não pode ser aceite por que
 

Antes de mais nada, dou aqui a resposta que me parece certa: NÃO! O futebol deve ser antes de mais um espetáculo e contribuir para que esse espetáculo seja de qualidade é a principal função dos treinadores!

Não pretendo diminuir, de forma nenhuma, a importância de vencer, afinal o fim último das equipas e mesmo essencial á própria ideia de deporto, mas a verdade é que não há qualquer contradição entre ganhar e jogar bem, entre ganhar e dar espetáculo! Pelo contrário, são as equipas que jogam um bom futebol as que conseguem mais vitórias, conquistam títulos e entram na História!

Sei que, muitas vezes, aparecem técnicos de valor duvidoso a dizer que vão passar a jogar para os pontos e deixar de dar espetáculo! Mas jamais vi algum desses a pôr a sua equipa a praticar bom futebol e a ser capaz de passar além de uma vitoriazinhas menores! O futebol está cheio de eufemismos e esse é mais um deles!

No desporto rei há duas espécies de adeptos: os que gostam de futebol a sério e os que apenas vêm as suas cores clubistas. Felizmente que há muitos que juntam as duas características. Se o futebol é também paixão, sofrer com o seu clube e esperar que ele consiga vitórias é normal, mas querer que, além de ganhar, também seja capaz de praticar bom futebol distingue os verdadeiros adeptos do desporto!

É muito interessante, neste contexto, que André Villas Boas fosse algumas vezes assobiado com a sua equipa, no Dragão, mesmo ganhando, porque os espetáculos eram paupérrimos!

Na verdade foi a sucessão de jogos maus que fez reagir muitos associados. Achou-se na necessidade de vir a público dizer que os sócios não podiam esperar sempre bons jogos pois tinha era de ganhar! Valeram, essas palavras, bastantes críticas de quem, porque ajuda a pagar os salários muito elevados de jogadores e técnicos, se acha no direito de exigir que façam um bom trabalho e não que se limitem a ganhar com o menor esforço possível! Já dizia Vítor Serpa, diretor de A Bola, que nesse aspeto, os sócios do FC Porto são diferentes!

O futebol só consegue atrair mais espetadores aos estádios e maiores audiências televisivas com bons espetáculos, bem jogados e com competição cerrada! Por isso treinadores e jogadores, profissionais muito bem pagos, têm de perceber que têm de se esforçar, correr e tentar fazer as coisas bem feitas! Dar desculpas de que vêm aí jogos mais importantes e que importa poupar, não pode ser aceite por quem paga o seu bilhete, muitas vezes com sacrifício!

Que pensam os relvas? Só ganhar é importante ou o espetáculo é essencial?

I Liga:

Comentários [44]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

espectáculo ou vitoria?

a muito que não via uma equipa como vi em 2010 um Benfica que foi campeão a jogar a bola beneficiando o jogo em vez das vitorias e normal que uma equipa que joga bem ganha e ai a uma junção de espectáculo e de dever cumprido o objectivo de um treinador não e nem devia ser ganhar um campeonato sem derrotas mas ganhar um campeonato a jogar futebol o porto não perde mas não beneficia o espectáculo o que e lamentável para um treinador e como ser campeão mas sem mérito o mérito e de ter sorte uma equipa que conseguiu marcar não sofrer mas não jogar bonito
este campeonato fica conhecido como o apagão ao campeão que não deu espectáculo.

1/3 do campeonato a jogarem

1/3 do campeonato a jogarem contra 10 se não jogavam bem era o catano!

porra...

tas a falar de que? não apanhei uma, vê se pões pontuação...ok

bem....

se perguntares aos Gregos de 2004 a resposta será sim.-.... quanto a mim , ver um bom espectáculo é muito mais gratificante, mas a derrota é mais util....

Falando de espectácuilo é impossivel não falar de B Robson com o melhor futebol que vi o FCP fazer. Era um regalo

Certo, mas...

A equipa da Grécia de 2004 é um daqueles casos de uma equipa que nem era nada de especial mas que ganhou mais por demérito dos restantes do que por mérito próprio! O mérito deles era sobretudo serem uma equipa, solidária e competente e, sobretudo, certa das suas limitações. Já Portugal, que tinha muito melhores jogadores, perdeu por falta de capacidade táctica do seu treinador! Na véspera do jogo, e eu assisti na Luz à final, ouvi o Scolari falar e disse para um amigo meu que também ia: com estas idéias já perdemos! Ele vai fazer exactamente o que convém aos gregos! E assim foi!

Só não sei porque certas

Só não sei porque certas pessoas não defendem que devíamos ter feito um apagão aos gregos e ligado o sistema de rega! Ia dar uma boa imagem!

sim sem duvida

mas em 3 jogos ganhou nos 2 e emaptou um (amigavel) mérito também o hão de ter.... MAs eu referia me mais aos adeptos gregos... aquele titulo deve-lhes ter sabido muito bem, mesmo sem espectáculo
;)

De certeza, mas

Os seleccionadores de ambos eram os mesmos sempre! Com Scolari à frente Portugal perderia mais jogos com os gregos! Estou convicto que se fosse Mourinho não perdíamos nem um!
Quanto à questão do título saber-lhes bem não tenho dúvidas! Aliás fartei-me de cumprimentar e dar parabéns a gregos no final desse encontro. Mas falo dos outros e de quem quereria ver os gregos a jogar!

o título do artigo recordou-me

o título do artigo recordou-me um técnico que dizia que "quem queria espectáculo que fosse à ópera". Não me recordo quem era (Jaime Pacheco?), mas claramente não concordava com a opinião do Dragão13.

Claro que não

O Jaime Pacheco, e já vi outros dizerem o mesmo, tinha essa opinião e absolutamente contrária à minha! Mas por alguma coisa a sua carreira tem vindo a ser descendente.

O futebol também vive de

O futebol também vive de resultados. Mas não só. Os jogos não são de graça, as pessoas têm o direito a ver garra e golos, não apenas a retranca e o músculo. Pode não ser ópera, mas à sua maneira, o futebol tem arte, estética e encanto. É por isso que achoum mistério o facto de os italianos, um povo de artistas natos, como não há mais nenhum (na música, na pintura, escultura, arquitectura, cinema, etc), terem inventado o cattenacio e fazerem finca-pé num futebol tão defensivo e pouco atraente, apenas virado para o resultado. Aí destoam claramente do resto.

Futsal

Já que falamos em espectáculo, amanha na RTP N passa o segundo jogo entre Portugal e Brasil para a respectiva modalidade as 19:30.

Link para o primeiro jogo: http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futsalparticularportugalempatebr...

Ai está

façam cópias

Vai sair do ar

Relativamente ao artigo..

...hoje em dia o futebol é um primeiro do que tudo um negócio. Um negócio que movimenta milhões, muitos milhões.

O espectáculo é importante para atrair "clientes", mas mais importante que o espectáculo são as emoções que fazem deste negócio uma atracção sem paralelo no mundo. O jogo de futebol até pode ser fraquissimo, mas se tiver a sua dose de incerteza e proporcionar emoções até ao minuto final, continuará a atrair uma imensidão de adeptos.

E depois há a questão do ganhar e do perder. A grande maioria dos adeptos do futebol quer acima de tudo ganhar e prefere que tal aconteça em detrimento do maior ou menor espectáculo. No fundo a essência do JOGO é isso: ganhar ou perder. E o futebol descobriu a receita perfeita entre o negócio, o espectáculo e o jogo.

Por isso respondendo à questão, "Se o futebol pode dispensar o espectáculo?" eu penso que não totalmente, mas a verdade é que nas últimas décadas o Futebol já dispensou uma enorme dose de espectáculo em detrimento do rigor, da eficácia e do desejo e necessidade de se vencer.

Discordo em absoluto!

Precisamente porque o futebol é um negócio que movimenta milhões é que, e cada vez menos, pode dispensar io espectáculo! Claro que se for um jogo muito importante e em que a emoção é dominante, o espectáculo pode ficar em segundo plano, mas apenas nesses jogos e são muito, mas mesmo muito raros!
Nos outros o futebol precisa de ter "show" senão jamais consegue atrair boas audiências televisivas e gerar receitas importantes.
Claro que o futebol é ainda demasiado conservador e preso a idéias do século XIX e basta ver que é ainda governado, em termos de leis, pela International Board onde dominam os britãnicos. Só por isso, no futebol, ainda se expulsam jogadores sem os substituir e uma equipa fica a jogar em inferioridade numérica quase o jogo todo, passando a preocupar-se exclusivamente em não jogar e estragar o espectáculo!
Se formos ver o exemplo da NBA, talvez o maior exemplo do desporto verdadeiramente profissional, vemos que as equipas têm de estar sempre em igualdade numérica, há regras para te ntar manter a competitividade e o espectáculo está assegurado! Mesmo se houver castigos a jogadores, e eles são geralmente monetários já que se trata de profissionais, mas se houver suspensões nunca suspendem mais do que um jogador por jogo de forma a não defraudar os espectadores que pagaram bilhete!
A essência do jogo é tentar ganhar e fazer o máximo por isso! Mas ganhar não é incompatível com jogar bem e dar espectáculo! Antes pelo contrário, são as equipas que jogam bem e conseguem agradar aos espectadores que ganham quase sempre!

uma pequena correcção Dragão

"Se formos ver o exemplo da NBA, talvez o maior exemplo do desporto verdadeiramente profissional, vemos que as equipas têm de estar sempre em igualdade numérica, "

- são jogos totalmente diferentes.... Não se pode comparar. O tipo de faltas são muito diferentes e no basket (não só na NBA) tem apenas 5 jogadores. jogar com menos um num campo tão pequeno (em relação ao futebol ) é acabar com o jogo. é fisicamente impossivel. No futebol jogar com menos 1 não desvirtua assim tanto o jogo em si. Mas no Basket uma equipa pode jogar com menos 1, se por exemplo só tiver 7 jogadores de campo e 3 deles levarem a 5ª falta a equipa joga com 4

"há regras para te ntar manter a competitividade e o espectáculo está assegurado! "
Aqui estamos de acordo, mas eles pensam e muito na faceta comercial (em que o futebol é péssimo) , ctenho um amigo que ofoi a Miami ter reuniões com os dolphins de futebol americano. A vertente comercial deles é uma coisa incrivel... e unica... nada a ver com o futebol europeu, tão mais chato nestes aspectos.
Para teres uma ideia, na cabeça deles não conseguem perceber como as euqipas cá entram ao mesmo tempo... e na minha tb não entra sinceramente.

"Mesmo se houver castigos a jogadores, e eles são geralmente monetários já que se trata de profissionais, mas se houver suspensões nunca suspendem mais do que um jogador por jogo de forma a não defraudar os espectadores que pagaram bilhete!"

-são castigados vário jogos e quando há luta a sério são por alguns jogos... bem sei que têm uma época regular muito mais longa, mas aqui eles não perdoam (até para defender o espectáculo de uma forma familiar)
"A essência do jogo é tentar ganhar e fazer o máximo por isso! Mas ganhar não é incompatível com jogar bem e dar espectáculo! Antes pelo contrário, são as equipas que jogam bem e conseguem agradar aos espectadores que ganham quase sempre!"
sim... há sempre excepções, os pistons por exemplo que marcaram uma era da NBA, mas talvez seja a excepção que confirma a regra
Abraço

Vamos às correcções

Interessante os pontos de vista que aqui meteste! Eu apresentei a NBA como exemplo porque é hoje algo que todo o mundo vê e vê porque é um espectáculo grande! E tudo é pensado em função de preservar esse espectáculo. Por exemplo, todos os jogos são transmitidos em circuito fechado de televisão e tens monitores de TV até nas casas de banho dos pavilhões. Por isso, os espectadores passam o tempo a levantar-se para ir buscar hamburgers e coca-colas mesmo com o jogo a decorrer. A primeira vez que fui a um jogo da NBA ao vivo fazia-me uma enorme confusão eles estarem sempre a ir buscar comida e bebidas, mas enfim!
Mas se apresentei o caso da NBA foi como exempo; é que hoje todos os desportos colectivos, e não só o basquetebol, já se deixaram de ter equipas em inferioridade numérica a não ser por períodos curtos. Até o rugby, a par do futebol dominado pelos conservadores britânicos, já permite a substituição dos jogadores expulsos após um certo tempo de castigo. No andebol é a mesma coisa e no voleibol ou no hóquei são substituídos de imediato. Quando falei disto foi na prespectiva do espectáculo; quanas vezes já assisti a jogos que estavam a ser bons até o árbitro expulsar um jogador; a partir daí a preocupação passa a ser não jogar nem deixar o adversário fazê-lo e acabou o espectáculo!
Já agora e sobre os Detroit Pistons, não estou de acordo contigo. Eles tinham jogadores muito bons! O que acontecia é que defendiam muito bem e ciom dureza, daí a alcuns de "Bad Boys". Mas a começar na estrela maior, o Isiah Thomas até ao próprio Billy Laimbeer passando pelo "verme" Dereck Rodman, tinham uma equipa tremenda e dava gosto, pelo menos para mim, vê-los jogar sempre nos limites!
Um abraço!

ainda aprofundando o desporto americano

Eles têm um ponto de vista comercial sem paralelo em desporto algum... eles transformam tudo e qualquer coisa em espectáculo puro. São geniais a fazer isso, com todo o beneficio para adeptos, sponsers e tv's... ao benefeciarem isso, beneficiam também por arrasto os jogadores equipas, tornando-as muito mais rentaveis e com mais receitas... aliás, muito mais.

Quando fui à NBA (fui 2 vezes ver os knicks) tbambém reparei nisso, bem como a maneira brilhante como eles rentabilizam o espectaculo...

desconto de tempo são puro entertenimento, tais como os intervalos e qualquer paragem. é um erro craso cá... e na europa em geral. Uma coisa que comentavam com o meu amigo , e ele foi ver um jogo dos Heat da NBA (este ano) e outro de futebol, americano em Atlanta, é que se o jogo demora 2 dhoras eles renatilizam-no no dobro... As entradas em campo são incriveis, a apresentaçã de jogadores são uma festa... têm mascotes, boa comida - pode se beber cerveja eheheh-, merchandising... enfim dão nos voltas de avanço.

Já pensei (e falo a sério) fazer uma exposição à liga... hoje em dia entras 10 minutos antes, ves o jogo e sair passado 10 minutos.... é um erro... falhas graves de aproveitamento de pessoas num recinto.... mais conumiam, se fosse uma festa mais iam a um estádio...

Quanto às expulsões também concordo , poderia-se dar a volta, como se poderia também dar ao facto de quando o médico entra é sinal que está lesionado, e assim sendo obrigava o gajo a estar 5 minutos fora.. nenhuma lesão se cura em 1 minuto acho eu...

quanto aos Pistons - um bocado como a grécia- é a diferença de se ver de fora ou como adepto... uma final Lakers - Bulls ou Celtics na altura para alguém como eu seria muito mais brutal, mas para um adepto dos bad boys (falta te refeirir joe dumars o nº 4 :) )soube-lhes bem -tal como um grego- a vitória.

Até porque temos que distinguir o espectaculo dentro de campo e todo o outro... No futebol falta-nos todo o outro quanto a mim

Grande abraço

off. os nazis

Depois de na época passada termos assistido a apelos declarados à violência veiculados pela lamp tv, desta vez através do mesmo orgão de CS do clube de carnide, expressa-se o desejo da morte do presidente do FC Porto.

“Eu desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este”.

Sérgio Bordalo (comentador da lamp tv)

Isto, sabendo-se que Pinto da Costa dedicou o título de CAMPEÃO NACIONAL 2010/11 aos ilustres e já falecidos Pedroto e Dr. Pôncio Monteiro.

Esse canal, essa instituição e a corja que a rodeia, para além de continuar a fazer diariamente a propaganda da mentira e da falsidade, propaga também o ódio e a violência, ao mais baixo nível possível. A um nível de rato de esgoto, com todo o respeito pelos dito animal.

Ainda sobre a propaganda nazi típica desse clube, ontem foi interessante observar o desmentido na sic noticias, relativamente à informação que tb tinha havido um "apagão" no dragão no jogo da taça. Afinal, aquilo que já se tomava como verdadeiro e que foi transmitido um pouco por toda a CS pelos papagaios do costume, nunca aconteceu. Foi apenas mais uma mentira do clube do regime.

...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?con....
Vai ver ai ó virgem ofendida o que disse o presidente do teu clube. É só estupidos por aqui

"Propaganda nazi"' Mas é

"Propaganda nazi"' Mas é exactamente o que faz o teu clube! Para além das acusações que fazes ao Benfica poderem perfeitamente ser assacadas ao FCP (ainda no ano passado, Pinto da Costa teceu acusações graves em público, e quando chmado pela liga a dizer o que sabia, ficou calado), não é verdade que no site do Porto, numa promoção do jogo contra o Spartak, apareciam como as tropas alemãs da segunda guerra a marchar sobre Moscovo (ainda por cima uma invenção histórica, porque os nazis nunca conseguiram entrar na capital russa)?

Quanto ao Bordalo, já li coisas dele. Aquilo é humor negro e de mau gosto, mas não passa disso.

PS: " julgo que "os apelos declarados de violência" foram as declarações de um tipo a dizer que o Benfica se tinha de defender, depois da forma incrível como o receberam no Dragão. Onde é que está a anomalia? Para um clube que já justificou a agressão a adeptos do outro argumentando que era uma "provocação"...

propaganda nazi..

..é não só isto, esta propagação do ódio, mas como eu referi também a propagação concertada de mentiras por parte dos benfiquistas como o pseudo-apagão do dragão. Temos visto isso semanalmente na CS por parte da corja do teu clube.

Propagação de ódio já vi

Propagação de ódio já vi muita por parte do teu clube, e não é de agora (até anúncios por altifalante noticiando que a o árbitro de um jogo que decorreria no dia seguinte tinha vindo com a equipa do Benfica, o que era mentira). Caricaturas nazis também, em especial discursos tronitruantes do teu presidente com os adeptos em êxtase. O que me parece é que fazer uma publicidade em que figuram como os alemães de 1941 e pelo meio chamar nazis a outros é um autêntico tiro no pé...

Meu Deus

Agora desejam a morte?

Nem estou em mim, vou parar para pensar.

Por acaso

acho que antes de apelidares o clube de tudo e mais alguma coisa, devias esperar para ver se o clube continuará a querer esse sujeito nos seus quadros. Tenho sérias dúvidas de que o tal do Bordalo passe incólume.

Porque, na verdade, barbaridades qualquer um diz e faz. Agora, resta saber se o clube as aprova e, de certa forma, incentiva. Se for o caso, acho que sim, que podes desancar o clube.

quem tem um presidente..

..que já ofereceu dinheiro aos No Name Boys para acertarem o passo aos sócios benfiquistas que se manifestaram contra a direcção liderada pelo criminoso, julgado e condenado, possivelmente até recebeu um bónus por ter dito aquilo em directo.

Criminoso, julgado e condenado?

E não está preso? Quem é esse líder?

o orelhas

Foi julgado e condenado pelo tribunal da Boa Hora na década 90 por roubo. Foi considerado culpado e como sentença recebeu 20 meses de pena suspensa.

No tribunal da Boa Hora

costumam-se fazer condenações, sim.

Seja como for, não percebo que raio tem isso a ver com o idiota que disse o que disse na Benfica TV. Não é a posição oficial do Benfica e o tipo deve ser punido. Não é como se, por exemplo, todo um clube se revisse numa postura, e isso, como bem sabemos acontece com frequência, com outras declarações, outros actos e outras manobras.

Vamos esperar, para ver que diz o Benfica.