Faltam golos ao nosso campeonato? | Relvado

Faltam golos ao nosso campeonato?

 

Porque só existe um único Collina?
A propósito dos «males» do nosso futebol romario questiona ainda: "as equipas
mais pequenas não haviam de ter mais motivação quando jogam? E os
treinadores, não haviam de usar tácticas mais ofensivas sabendo que a maior
qualidade do nosso futebol é o ataque? E porque é que os adeptos dos pequenos
não se afirmam aqui no Relvado.com?
Também gostava de saber porque é que os jogadores pouco respeitam as tácticas.
Na Inglaterra ou na Alemanha, durante 90 minutos, vêem-se
claramente os esquemas tácticos das equipas, porque os jogadores ficam no
lugar deles. Porque é que isto não acontece na Superliga?
Porque é que em algumas situações nos relvados, parece que os jogadores têm
mais poder do que os árbitros? Os árbitros terão medo aos jogadores, aos clubes,
à Federação!? Porque só existe um único Collina?!
Não haviam os árbitros de fazerem reuniões para verem os problemas que têm e
trabalharem para serem reconhecidos como bons árbitros?
"

Regras de futsal no futebol de 11
Tornado sugere ainda que as seguintes
regras do futsal sejam aplicadas ao futebol de 11:
"- jogador que depois de ter a bola nas mãos demore mais do que 4 segundos a
repô-la em jogo, havia reposição para a equipa contrária;
- as faltas tinham 5 segundos para serem marcadas depois de a bola estar
parada;
- os guarda-redes deveriam igualmente ter apenas 4 segundos com a bola na sua
posse;
- ao fim da 7ª falta haveria então a marcação de um livre talvez aos 20m, sem
barreira, e por aí adiante cada vez que houvesse alguma falta protagonizada pela
equipa já com mais de 7 faltas. No final de cada parte as faltas eram postas a
0.
Penso que com aplicação destas regras o futebol em Portugal, mesmo que
continuasse a ser mau jogado, pelo menos não dava para adormecer..."

I Liga:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Veia Goleadora

Não creio que estejamos com falta de golos na nossa SuperLiga. Se não me engano a actual SuperLiga está equivalente aos anos transactos neste aspecto. Esta ultima jornada correu mal aos nossos goleadores ... mas vamos esperar para ver se nos compessam para a próxima.

Saudações Leoninas

eu so quero é ver...

o meu lindo artigo.

Só um exemplo...

...já viste quanto tempo se levava (a partir da 7ªfalta) a marcar um livre, depois de alguém ter falta no meio campo contrário?

assim por alto...digo 1minuto e meio, 2 minutos...isto sem protestos e sem se retardar a reposição da bola em jogo...

Essa mania de comparar jogos de pavilhão ao futebol...não percebo...simplesmente não percebo..

Ainda mais, quando nenhum desporto de pavilhão tem a popularidade do futebol..

Se calhar eles (os deportos de pavilhão) é que estão enganados..e à muitos anos..

é apenas a minha opinião... e os meus comentários.

Ponto 1.
as equipas mais pequenas não haviam de ter mais motivação quando jogam? E os treinadores, não haviam de usar tácticas mais ofensivas sabendo que a maior qualidade do nosso futebol é o ataque? E porque é que os adeptos dos pequenos não se afirmam aqui no Relvado.com?

Bem, eu parece-me que uma vez mais, ninguém me leva asério quando digo que sou adepto (e associado) do meu SC Espinho que é um pequeno do Futebol, mas grande noutras áreas do desporto.
De resto estou longe de estar só aqui no Relvado.

Ponto 2.
"Também gostava de saber porque é que os jogadores pouco respeitam as tácticas. Na Inglaterra ou na Alemanha, durante 90 minutos, vêem-se claramente os esquemas tácticos das equipas, porque os jogadores ficam no lugar deles. Porque é que isto não acontece na Superliga?"

Acontece na SuperLiga. O problema é que nem todos os treinadores, muitas vezes condicionados por adaptações de jogadores ou pela necessidade de pontuar (ou se preferir jogar para o empate...) traçam estratégias defensívas em que os jogadores cumprem á risca o que lhes é pedido, logo respeitam as tácticas.
O que tem de mudar é a mentalidade de alguns treinadores (pouco ambiciosos?) porque jogadores cumpridores, existem e de boa qualidade.
Já pensou porque razão tem sido tão dificil a um ponta de lança vencer no Futebol Português? Porque a maioria dos sistemas tácticos não tem lugar para eles.

Ponto 3.
"Porque é que em algumas situações nos relvados, parece que os jogadores têm mais poder do que os árbitros? Os árbitros terão medo aos jogadores, aos clubes, à Federação!? Porque só existe um único Collina?!
Não haviam os árbitros de fazerem reuniões para verem os problemas que têm e trabalharem para serem reconhecidos como bons árbitros? "

Infelizmente no nosso Futebol continuam existir jogadores que querem (e pensam que podem) mandar no árbitro, mas felizmente temos bons árbitros e um bom sistema (amador) de formação. Não entendo o que o leva a dizer que os árbitros têm medo de algo ou alguém... Existem árbitros mais fracos a nível psicológico (veja-se o exemplo do Sr. José Pratas), simplesmente o que é reconehcido a nivél da UEFA é o facto de ser mais dificil ser árbitro no nosso país que noutros paises da Europa.
É verdade que Collina só há um e faz-se pagar muito bem por isso mesmo, mas não vamos é esquecer que Collina é um bom árbitro, mas não é o único bom árbitro que temos na Europa e o facto de Collina ser um árbitro capaz do muito bom (infelizmente de quando em vez também do muito mau como em dois jogos do último Mundial) não significa que é o único.
Olhe para a nova geração de árbitro portugueses que emergem e depois diga de sua consciência e justiça, mas por favor, não generalize.
Por último, os árbitros reunem-se semanalmente (pelo menos uma vez por semana) para tratar da parte das Leis do Jogo, aprenderem com situações de jogo que se passaram com os próprios ou com outros árbitros e treinam pelo menos duas vezes por semana.

Ponto 4.
"""- jogador que depois de ter a bola nas mãos demore mais do que 4 segundos a repô-la em jogo, havia reposição para a equipa contrária;
"""

No Futebol 11 está configurado na Lei quanto tempo pode demorar, mas tal já acontece e pode dar direito a cartão amarelo... Presumo que sabe isso.

"- as faltas tinham 5 segundos para serem marcadas depois de a bola estar parada"

Estamos a falar de um desporto ao ar livre, versus um desporto de pavilhão, não é possivel (veja o exemplo do Futebol americano... Tal velocidade... Claro que existe bom senso, como no caso dos lançamentos.

"- os guarda-redes deveriam igualmente ter apenas 4 segundos com a bola na sua posse"

De notar que actualmente a Lei confere-lhes 6 segundos... Baixar para 4 seria ridiculo.

"- ao fim da 7ª falta haveria então a marcação de um livre talvez aos 20m, sem barreira, e por aí adiante cada vez que houvesse alguma falta protagonizada pela equipa já com mais de 7 faltas. No final de cada parte as faltas eram postas a 0."

Uma vez está a comparar um desporto de ar livre com um desporto de pavilhão. Claro que se puderia implementar esta regra, mas meu caro, não creio que troxesse mais interesse ao jogo.

"Penso que com aplicação destas regras o futebol em Portugal, mesmo que continuasse a ser mau jogado, pelo menos não dava para adormecer..."

Costuma assistir a jogos de FutSal? Nunca lhe aconteceu ter vontade de dormir? Então tem tido sorte nos jogos a que tem assistido, pois apesar da maior facilidade em rematar, também existem equipas no FutSal que jogam para não perder.
Mais uma vez o problema está na mentalidade dos treinadores e das caractrísticas dos jogadores que escolhem para interpretar os seus esquemas tácticos, tanto no FutSal como no Futebol de Onze.

Por último termino com o seguinte comentário e com uma questão: já repararam que as Leis do Jogo são iguais em todos os Campeonatos e em paises com Espanha ou Inglaterra se assiste (com estas Leis) a bons espetáculos de Futebol? Qual será a diferença?

e tu és mesmo chato :)))

claro que digo eu, que te conheço bem.

Só mesmo para dizer que tudo está bem e que não consigo aceder ao email.

Jogos tão rápidos?! Não me parece

Caro Tornado, as regras até podem ser muito bem intêncinadas, mas onde está a emoção na «espera» a quando a marcação de um livre? O Coração a bater forte enquanto o jogador coloca a bola no sitio certo?
Nem quero pensar nos penaltis...

Quanto ao Romario, um único Collina, tem de ser é a vida, mas uma coisa te digo, uma boa arbitragem depende maioritáriamente das outras duas equipas em campo, por isso quando se diz que a culpa é do árbitro vejam a quantida de lances polémicos que acontecem e que mesmo nós aqui durante a semana não chegamos a conclusão nenhuma? Pensei nos árbitros e na rapidez de escolha deles, mais de 2 segundos já é muito!

O problema aqui na arbitragem é praticamente os árbitros não aplicarem as mesmas regras em situações idênticas no mesmíssimo jogo, e isso como se sabe causa problemas de consciência nos jogadores e depois ou se aplica 2/3 vermelhos para segurar o jogo o que é feio, ou acontecem casos o que é triste na mesma.

Enfim na arbitragem à muitos modos de pensar e de tentar resolver e acima de tudo casa caso é um caso, por isso e como esta é uma matéria um pouco já «desgastada» aqui no site...

Cumprimentos a todos

Re:Jogos tão rápidos?! Não me parece

Sabes que eu sugeri estas mudanças pois acho que é mais fácil mudar as regras do que mudar as mentalidades do jogador Português que faz tudo para simular faltas, para perder tempo quando estão a jogar para não perder, ou seja vejo no jogador Português uma grande falta desportivismo, para ele é a lei do vale tudo.
Sabes sonho que um dia os jogos do nosso campeonato vão ter o clima que existe no campeonato Inglês, o jogo vai ser rápido, quando as bolas saem há logo pressa de a por a jogar novamente, não se apita faltas só por um encosto,mas assim que há 1 falta +dura tb não se hesita em mandar o jogador tomar banho, lá há pulso por parte dos árbitros, os jogadores limitam-se a jogar futebol e os dirigentes a derigir, aqui não infelizmente.

PS:Sou praticante de Futsal, daí talvez a lembrança de importar umas regras.
PS1:Concordo contigo em que deve haver suspanse antes de marcar uma falta mas nunca passar de 15s (se vires já é algum tempo sem saber o que ira acontecer), porque as vezes para as marcar entao se forem penaltys perdem-se 1m,2m ou mais.

Saudações vermelhas de um Benfiquista.

Re:Jogos tão rápidos?! Não me parece

É óbvio que existe exageros e esses tem de ser «combatidos»!

Saudações Encarnadas e desde já Bem Vindo

Em relação aos golos

... tenham calma que a grande contratação de Inverno do Benfica Tomo Sokota só agora vai começar o Campeonato...

Cumprimentos

Re:Em relação aos golos

Indesculpável!!

Não mencionaste o grande goleador que só agora vai iniciar o campeonato, e com legitimas esperanças goleadoras, O Jardas!!

É que um esta mais que provado que é realmente goleador, o outro mostrou (pouco)que poderá ser um bom avançado...

Esperemos para ver...

Re:Em relação aos golos

Várias vezes melhor marcador lá no País dele, cá só agora se poderá mostrar, espero, mas acho que já todos vimos um cheirinho deste jogador...

Abraço Nuno

+1 Oportuno.

Vamos ver também se a sorte o irá acompanhar desta vez!

Saudações Benfiquistas.

Re:Em relação aos golos

Espero bem que sim...

Se fosse só golos...

Penso que os dirigentes e pensadores do futebol neste país se deviam preocupar com outras coisas mais importantes do que com a falta de golos no campeonato. Se fosse só golos o problema estava a SuperLiga bastante bem cotada mas o que me parece é que falta muita mas muita organização na vergonhosa FPF.

Re:Se fosse só golos...

é verdade... mas já não é a FPF que organiza o campeonato, portanto as "culpas" terão de ser imputadas à Liga.

Re:Se fosse só golos...

Podiamos ter um campeonato tão fixe, atraente para os jogadores internacionais estrangeiros, com boas equipas e jogadores mas o que se vê é o contrário... é uma tristeza...

Não estou de acordo...

este campeonato até tem tido muitos golos... estava inclusivamente ao nível dos que mais golos tiveram nos ultimos anos!! Esta jornada foi a excepção!!

Em relação aos relvados, isso está mais do que visto... para mim quem não fosse capaz de apresentar um relvado minimamente decente devia ser proibido de disputar a competição profissional... Já não bastam alguns péssimos estádios, os relvados ainda são piores!! Recordo as declarações de Robson quando o FCP colocou o novo relvado, dizendo que aquela tinha sido a melhor "contratação" que o Porto tinha feito!!

Em relação a regras do futsal... Sobre faltas não se pode comparar, pois no futsal o contacto fisico é muito mais penalizado, quase ao nível do basquete, portanto arrisvamos era a assistir a um jogo ainda mais parado do que já é... as faltas são inevitáveis!! O que provavelmente se iria assistir era ao mesmo que se assiste no futsal, em que muitas vezes uma equipa é penalizada com 5 faltas em menos de 5 minutos e depois os árbitros já não são tão rigorosos, chegando muitas vezes a não marcar mais nenhuma a essa equipa até ao final da parte!! Prefiro de longe que a arbitragem seja rigorosa, e decerteza que uma regra parecida com a do futsal lhe iria tirar grande parte desse rigor, provocando ainda mais polémica!!
Em relação ao tempo que se demora a marcar, no futsal os jogadores têm de estar a 5 metros, só começando os 4 segundos a contar quando o árbitro entender que a distância está a ser cumprida... no futebol são 9,15m ia demorar muito mais!! A principal diferença é que no futsal o tempo é util o que possibilita esses "preciosismos"...