Estou farto de bocas racistas! | Relvado

Estou farto de bocas racistas!

 

Bagação diz: "no último jogo a que fui (Beira Mar-Boavista) um adepto do meu próprio clube, sentado à minha frente, passou o jogo a chamar insultar de forma racista Fary. Não foi o único e ouvi bocas semelhantes na bancada dos sócios. Estou um bocado triste com isto, até porque se passa em mais estádios. Será a maioria dos adeptos em Portugal mal formada e de estrato social mais baixo? Quando é que isto acaba? Vou ter que deixar de ir ao futebol?!"

I Liga:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

infelizmente o futebol

é um reflexo de parte significativa da sociedade que descrimina as pessoas em virtude da cor da pele como é o caso referido mas também do sexo(quantas mulheres há no futebol, tido como "desporto masculino"?), etc...

O que mais me assusta...

... é o facto de a estupidez ser como o universo: está em constante espansão.

Saudações

Racismo no futebol



  Penso que o racismo existe de forma camuflada em várias esferas da sociedade. E não é só o futebol que serve de pretexto para esses tipo de atitudes. Para mim o ostracismo, ainda é pior, porque dai resulta todos os outros focos de intolerãncia e tensão, como por exemplo, o bairrismo exarcebado , por parte de algumas claques do norte. Além de violentos, cometem actos barbaros ,nomeadamente depois dos jogos nas bombas de gasolina.
Isto claro sem entrar em polémicas e generalizar.

                      Paulo oeiras

Re:Racismo no futebol

"o bairrismo exarcebado , por parte de algumas claques do norte. Além de violentos, cometem actos barbaros, nomeadamente depois dos jogos nas bombas de gasolina.
Isto claro sem entrar em polémicas e generalizar."

Lá generalizar não generalizaste... foste bem explicito!!
Agora dizeres que não queres entrar em polémicas, isso só mesmo para rir, depois de uma tirada destas...
No Sul é só Santos, os Santos Sem Nome por exemplo... Nós, os Bárbaros do Norte, tal como no tempo dos Romanos, ainda vos vamos derrubar!!

Que comentário triste!!

Acontece em todo o lado

São muitos os jogadores profissionais de futebol que se queixam de racismo. E não só em Portugal. São conhecidas, por exemplo, as constantes queixas de Henry em relação às diferenças de tratamento que sofre dentro e fora do relvado.

Quanto a isso, discordo completamente com esse tipo de insultos, se bem que os ouça constantemente em qualquer palco desportivo.
E não é descabido dizer que ainda vivemos sob os efeitos da guerra, que muitos dos portugueses que lá estiveram não conseguem olhar a raça negra de forma indiferente.
Não tem haver com estatutos sociais, nem com extratos bancários. Senão dir-se-ia o mesmo da pedofilia e sabe-se bem que não é assim...

Mas há que haver a esperança de isso acabar um dia.

Cumprimentos

Ignorância e pobreza de espírito

Ainda no último fim de semana, fui ver o Nacional - Braga aos Barreiros, e na 2ªparte começou-se a ouvir o "hu hu" de vez em quando... Como a estupidez é contagiosa, os mais pobres de espírito, depressa se lhe seguiram, transformando algo pontual, em algo mais "audível"...

Por isso, parece-me que às vezes nem é por racismo puro...é mesmo por estupidez...ou pobreza de espírito.

Também, a hipocrisia a mais é má.
Num jogo do clube da minha terra contra o Barreirense, quando eu era miudo, um dos meus amigos, por sinal o único preto da então vila (ele, a irmã e a mãe)estava vendo o jogo comigo e com o resto da malta.
A determinada altura, reparo num grande jogador do Barreirense, (nunca mais me esqueci desse jogo) ao que lhe digo.
Carlos"- Aquele nº10 do barreirense é mesmo bom jogador"
João"-Qual?"
Carlos"-Aquele...o que está na direita!"
João"-O que tem agora a bola?"
Carlos"-Não..o que lhe a passou."
João"-Não reparei quem era."
Carlos"-Olha olha..o que tem agora a bola"
João"-Ohhh..já podias ter dito que era o preto."
E eu com medo de dizer a palavra...
Moral da estória...hipocrisia, não mata mas mói..

tsc, tsc...

Foi uma coisa que reparei quando fui ver os treinos do D.Beja. Um jogador (cujo nome não sei) em vez de ser chamado pelo nome próprio, era o "preto". Vejam só: "bom passe, preto!", "vai à linha, preto!", "preto, à tua direita!"...
tsc, tsc...

Re:tsc, tsc...

Está muito mal isto tudo do racismo, é das piores coisas que se pode ver, mas essa que contas não me parece problemática!!
Se calhar era o nome por que era conhecido, e que estava habituado a ser chamado...
Alguém se ofendeu por chamarem Branco ao Branco(eheh, não sei o nome verdadeiro...)... não, passou a ser normal! Era o único branco da equipa, ficou a ser assim conhecido, até hoje!!

lamentalvelmente ...

... além de ser uma situação vulgar, não espelha a situação de má formação ou falta de cultura, é simples estupidez!
Também no estrangeiro este fenomeno existe e em paises cuja sociedade tem um nível cultural e económico muito superior ao nosso.
Este sindrome usualmente resulta da agregação de pessoas influenciáveis e "estúpidas" o suficiente para seguir "um ou dois parvos metidos a hooligan de trazer por casa" cuja tarefa é entusiasmar a maralha com bocas da pior especie.

Se por um lado concordo que este tipo de atitude nem sequer merece um comentário, também acho que não podemos fechar os olhos e os ouvidos e simplesmente esperar que as coisas desapareçam, não é solução !

Bom Natal !

E nas Distritais...

E nas Distritais até dói ouvir!!

Enfim, penso que são efeitos ainda em pessoas mais velhas por causa da guerra colonial etc, entre outras coisas.

Abraço a todos

Re:E nas Distritais...

Pessoas mais velhas??? Desculpa, mas o racismo é visto em todas as idades, e isto não tem a haver com a guerra colonial, mas sim com a necessidade que algumas "pessoas" sentem em ofender outras para se sentirem superiores de alguma forma. Pena é que com isso apenas demonstram o seu fraco espírito... não passam de uns badamecos... velhos e novos!!

Bagação uma coisa é certa...

...se eles marcam tudo bem,se nao insultam por alguma coisa...

Racismo

O ultimo jogo que fui ver foi no Estádio José de Alvalade, ver o derby Sporting - Benfica. Quando o Mantorras tocava na bola a Juve Leo coloca-se a fazer grunhidos a imitar um macaco. Não acho que seja o mais correcto ... mas tenho que admitir que também vi adeptos do Sporting da mesma tonalidade que o Mantorras a fazer os mesmos grunhidos que o resto da claque.

Conclusão: Não sou racista, nem sou a favor da descriminação ... mas quando se trata de um jogo de futebol o que interessa é apoiar a nossa equipa, e incomodar o mais possível o seu adversário com o nosso apoio constante á mesma.

No artigo dizes que era um adepto/sócio do Beira-Mar que estava a ser racista para com o Fary. Acredito que se o Fary fosse da mesma tonalidade que esse adepto/sócio, ele continuaria na mesma a insultá-lo e a chamar-lhe nomes ... afinal de contas o adepto/sócio estava desagradado com o trabalho do Fary e não com a sua tonalidade, Acho eu de que !!!

Saudações Leoninas

É uma vergonha...

que em pleno século XXI ainda existam pessoas que diferenciam as pessoas pela cor de pele,nacionalidade quando todos são seres humanos iguais a qualquer um.
Infelizmente o que se passa no futebol é o reflexo da sociedade e do que nela acontece.

Ignorancia

È ignorancia pura.
Não merecem o meu respeito e não merecem o meu comentario.

Racismo.

Normalmente é ao contrário, os nossos jogadores são negros, e os das outras equipas são pretos.
Infelizmente é assim e vai continuar a ser.