Erros de casting ou ambição a mais? | Relvado

Erros de casting ou ambição a mais?

 

Brioso diz: "todos os anos há equipas com
orçamentos elevados que descem de divisão, estranhamente algumas tinham por
objectivo atingirem a Europa. No ano passado o Beira-Mar renovou a equipa toda
e tinha como objectivo ir à UEFA, mas foi para a 2ª divisão! Este ano o
Guimarães reforçou-se em quase todos os sectores e o seu fim parece traçado.
Também a Académica e o Belenenses tinham por objectivo chegar à Europa e só na
última jornada é que vão saber se se safam da descida. Será que são erros de
casting ou é por terem definido objectivos irrealistas?"

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

meus

´não vale a apena apostar exclisivamene no euromilhões e nos apitos "assobiados".
Temos de comer relva e se nesseçário alguma publicidade para poder fazer valer o BVetadine" que curiosamente utilizo para apelopelo ms mazelas do dia a dia no trabalho e nunca tal, sufri uma intervenção a,plogica pelo meu rendimento.
Comam relva que faz bem

ambos os factores, ou a falta de ambição por vezes

Os erros de casting acontecem por falta de CONHECIMENTO e COMPETÊNCIA apropriados à "construção" de uma EQUIPA, e não um conjunto de jogadores que podem ter nomes sonantes, ou prometer muito, mas não produzem trabalho colectivo de qualidade, ao qual correspondam sucessos! É necessário equilíbrio nos vários sectores de jogo, nas relações humanas, na disciplina a todos os níveis, nos princípios técnico-táticos, e tem de haver um conhecimento o mais rigoroso possível das capacidades e do potencial de cada uma das partes e da sua soma, além do conhecimento dos adversários, das condições e cultura futebolística, etc, etc, sempre numa perspectiva global, mais uma vez, TOTAL (quem não conhece a expressão FUTEBOL TOTAL!) E também gestão na relação com os media, a massa associativa e os habituais abutres e hienas! E equilíbrio na gestão de recursos, quer humanos, quer materiais!
     
      O Real Madrid, por exemplo, quem não estava já à espera de mais um ano a ver passar navios, com um orçamento colossal, talvez o mais elevado da Europa, ou um dos maiores!
     
      Só quem nada perceba de futebol pode vir escudar-se na questão do plantel, dos nomes dos jogadores, do orçamento elevado para apontar vencedores à partida, e isso passa-se muito na nossa praça, mandar atoardas de "entendido", como se à partida já soubessem o destino traçado para as equipas da SuperLiga: a maioria dos "entendidos" falava do Sporting como tendo o orçamento mais baixo dos três grandes e por isso condenavam-no a lutar pela UEFA, e não só isso se provou errado, como foi o SPORTING o clube que mais mérito teve, por ter-se batido de igual para igual com todas as equipas da SuperLiga, com recursos inferiores a duas delas! Para todos os "entendidos" que no princípio da época já faziam "previsões", a maioria deles tentando "empurrar" os grandes rivais, o SPORTING fê-los em papas de sarrabulho, e pelo menos fê-los ter o credo na boca!!! O LEÃO comeu-os e calou-os de vez!!!

      O caso da Académica é diferente, desfez-se de Marcel, que era o abono de família em Coimbra e não é ninguém na Luz, não marcando um único golo, se bem me lembro! Será que o Benfica o comprou só para não levar com ele, no confronto directo no Estádio da Luz? Não creio, nem me interessa, mas então porque o venderam os de Coimbra? Porque não pensar que a permanência na SuperLiga é mais rentável que um bom negócio fechado, a longo prazo? Aqui foi nítido interesse pessoal à frente do interesse do clube, coisa que eu abomino, e falta de ambição, de visão e planeamento! O erro de casting foi por defeito, por não-aproveitamento dos recursos humanos ao dispor no clube!!!

Re:ambos os factores, ou a falta de ambição por ve

Nós não vendemos o Marcel, nós emprestámos... :p

De qualquer maneira e da forma como ele estava a sentir (ou a não sentir) a camisola da Briosa, fez muito bem em sair de Coimbra. Deu oportunidade para o Joeano se mostrar. Pode ser de mim, mas o Joeano tem mais garra que o Marcel, embora este ultimo marcasse mais golos. Mas fora isso, o homem parecia uma estátua dentro de campo, fazendo-se valer essencialmente pela sua estatura.

Seja como for, não achas que seria útil?

Com Marcel, a Briosa teria mais opções e mais poder de fogo! Mas se tu dizes que ele queria e "tinha" de sair...

      Foram buscar alguém para colmatar a sua ausência?

Re:Seja como for, não achas que seria útil?

O gajo que foram buscar, não vale nada, o Serjão. Mas permitiu ao Joeano jogar por exemplo, que voltou a demonstrar que é um excelente ponta de lança.

Achas que um jogador que tinha a cabeça noutro clube deveria ficar? Aqui os jogadores tem dar o litro pela Académica e não o contrário.

é verdade mas...

é bem verdade essa história de muitos terem mais olhos que barriga,quanto a candidatura das várias equipas ao objectivo uefa,e não aguentarem e por vezes até descem de divisão,mas por outro lado as famosas arbitragens portuguêsas,tambem complicam os pequenos e benificiam os grandes,mas nem todos.por exemplo o glorioso... benfica,que é sempre penalizado (pelo que dizem os benfiquistas e o mestre veiga),mas não se lembram que no ano passado,ganhou o campeonato á custa das arbitragens,basta tambem ver quantos processos sumarissimos foram instaurados aos jogadores do benfica.o sporting é outro que tal,tanto se queixa,mas os penaltis que o ajudaram a ganhar o campeonato na era joão pinto(pai)/jardel(filho),tambem ninguem diz nada.agora quando o boavista ganhou o campeonato,já se lembram das arbitragens,do apito dourado.e o porto,não lhe chega ganhar 5 campeonatos consecutivos,ser o unico clube português a ganhar uma taça uefa,ganhou a liga dos campeões,a ultima taça intercontinental,mais alguns campeonatos,está na final da taça de portugal,que deve tambem ganhar,ja vai á supertaça outra vez,que mais querem,se isto não chega,para dizer que o porto é a melhor equipa portuguesa,tem o melhor plantel,e é melhor que o tal glorioso,que ganhou muita fama á custa do salazar,que por ventura era benfiquista,e ajudou com uns campeonatos,e coisas do genero do apito dourado.
só acho estranho e o apito dourado,não ter chegado á zona de lisboa (estadio da luz e alvalade),bem,o facto de um ex presidente do benfica ter estado na cadeia não deve chegar para investigar... bem já agora gostava de dizer que sou do boavista,e quem não gosta de ouvir a verdade que meta rolhas.

Re:é verdade mas...

"ganhou muita fama á custa do salazar,que por ventura era benfiquista"

Era mesmo? Explica lá essa. Ou os outros ganhavam porque são bons e o Benfica não por causa do tal Salazar? é que por acaso venceu um campeonato com 28 vitórias e apenas dois empates e o dito Salazar já tinha morrido. só podia ser por causa das arbitragens (que nunca ninguém sabe dizer quais foram).

Um conselho: não confundas os teus desejos com "verdades".

Uma pergunta

Houve aqui um relva boavisteiro que louvávelmente colocou as hipóteses de salvação ou descida dos clubes envolvidos.
Como não estou para procurar esses artigos, há quem pense que eu ando sempre aqui mas não é verdade - isto é uma diversão enquanto vou fazendo outros trabalhos na net, é verdade que se o Belenenses perder em Barcelos e a Naval for ganhar a Penafiel o Belenenses desce?
Se assim é: não haverá alguém no Restelo que soubesse fazer contas?
É que ouvi o relato do Belenenses-Académica e andaram os dois a "enconar" o jogo todo!
Já agora uma inconfidência: desculpa Lup51 e Mingos mas não nutro nenhuma simpatia por Belenenses ou Académica. Esta coisa de esses clubes serem alvo da simpatia de todos sempre me fez confusão! Que diabo, quem não tem "inimigos" vale pouco não?!

Re:Uma pergunta

A Briosa é alvo da "simpatia" de muita gente pelo espirito que existe apenas neste clube, ligado à universidade, e a uma vida boémia em que até à bem pouco tempo grande parte da equipa de futebol era também estudante. Mas somos um grande clube com ou sem simpatizantes, com uma grande massa associativa, que não está ainda ao nível do que prevejo para este clube, assim os resultados desportivos ajudem.

Mas acredita que por esta "simpatia", se está a criar uma onda de "antipatia" grande contra a Académica. Basta visitar vários foruns de clubes "rivais", para notar isso. Estão no seu direito e para dizer a verdade, normalmente nem ligamos. E para finalizar a Académica vale muito, então para mim vale tudo no que a clubes diz respeito, ao contrário de pseudo-"grandes" e outros que para mim não me dizem nada.

BRIOSA SEMPRE!

Re:Uma pergunta

Atenção que a minha não simpatia é pessoal, não faço campanha contra a Académica. Nunca vivi em Coimbra, fiz a minha carreira universitária no Porto e Lisboa, logo não tenho afinidades. Apenas escrevi aquilo por sinceridade, embora fosse despropositado porque nada tinha a ver com o assunto a tratar. Mas veio-me à cabeça uma conversa que tive há anos atrás com o meu amigo Francisco José Viegas. Estávamos numa tertúlia de amigos, desde sportinguistas a benfiquistas e portistas, todos diziam que o seu 2ºclube era a Académica. O Viegas disse eu não, e eu disse somos dois Chico. Foi essa a razão porque escrevi aquilo, nada tenho contra a Académica.

Re:Uma pergunta

Quando falei em "antipatia" não me estava a referir a nenhum comentário em particular, apenas do que tenho visto em vários foruns de outros clubes. Tenho alguma curiosidade em ver o que se passa fora do universo da Briosa. Ninguém é obrigado a ver na Académica um clube simpático, respeito isso e até admito que a Académica provoque um odiozinho a muita gente. Se todos gostássemos do mesmo, a vida perdia a piada.

Cumpts.

Re:Uma pergunta

Costumas ver o blogue dele, A Origem das Espécies?

Re:Uma pergunta

of course!

Mas a Académica...

... tem inimigos!

Alguns deles... se calhar dentro da própria Académica! :/

De resto, por ser de uma cidade em que existe uma forte ligação entre o clube e a Universidade e que ao longo dos anos já acolheu milhares e milhares de portugueses, entre eles... eu, é natural que depois, "na hora da despedida", a Académica acabe por fazer parte das melhores recordações desses ex-estudantes, quer eles sejam do Minho ou do Algarve.

E daí ficar a tal expressão de ser um clube "simpático"... pois o é para quem por aqui passou como estudante ou trabalhador.

Isto que digo não é "científico"... é apenas uma tentativa plausível de explicação.

Quando passei férias em Santa Luzia encontrei um algarvio que tinha trabalhado cá e que conhecia pessoalmente alguns jogadores da Académica de então... e que, para além de benfiquista (acho eu), também guardava um lugar especial para a Briosa.

Passar-se-à algo de semelhante com o mingos, comigo, com o Cláudio, com o camuflado (que nasceu cá)... entre outros!

Cumps

Re:Mas a Académica...

Não é uma antipatia pura a minha, já puxei pela Académica algumas vezes. Só que não gosto do preto (cor do equipamento) embora a minha namorada diga que me fica bem, prefiro cores garridas, daí gostar do azul, vermelho e verde embora puxe mais para o rosa, azul turquesa, verde alface e laranja. Porquê? Sei lá! gostos não se discutem.
Sobre o Belenenses fiquei-lhes com "pó" (uma força de expressão) quando mudaram o nome do estádio para Almirante Américo Thomaz (esse grande borrachão e facínora que se existisse inferno estava lá de certeza - quem organizou o assassinato de Humberto Delgado foi ele e não Salazar). Já sei que os Belenenses não têm culpa, há fascistas (ou houve) em todo o lado e não exclusivamente no Sporting como diz o Ricardo Chaves. Aliás não havia clube do regime - todos tinham Pides lá dentro a ver quem descarrilhava e foi por essas e por outras que "lixaram" o FCP - foi a Pide que ordenou a saída do grande Dorival Yustrich do FCP.

Re:Mas a Académica...

Eu sabia que o Belenenses tinha tido como presidente Américo Thomaz, mas não fazia a menor ideia que o Restelo já tinha levado o nome do almirante.

Além de retrógrado e ditador, o tipo era perfeitamente obtuso (e irritante). Eu se fosse do belém tinha vergonha em ter tido uma mancha daquelas no meu clube.

Re:Mas a Académica...

Deixou de ser Estádio Almirante Américo Thomaz depois do 25 de Abril. Ainda tenho um postal com esse nome na minha colecção.

Ajuda

Depois de uma análise aprofundada a todas as 729 possibilidades de resultados nos jogos das 7 equipas que lutam pela permanência, fiz uma análise individual as possibilidades de cada uma delas.
- Belenenses (39 Pts) – Nas 729 combinações de resultados, os azuis têm apenas 36 que os condenam à decida (4,94%). Em caso de vitória ou empate em Barcelos, ficam automaticamente a salvo. Em caso de derrota só descem se a Naval 1º Maio vencer em Penafiel. Todos os outros resultados são indiferentes aos homens da cruz de Cristo.
- Paços Ferreira (39 Pts) – É actualmente a equipa com menos probabilidades de cair na Liga de Honra., existindo apenas 18 combinações de resultados (2,47%) que confirmam esse negro cenário. Em caso de vitória ou empate com o Benfica na Mata Real, safam se da descida e em caso de derrota apenas ficam em grandes dificuldades se a Naval 1º Maio e o Gil Vicente vencerem os seus jogos e a Académica pontuar.
- Académica (38 Pts) – Cusriosamente, mesmo tendo menos 1 ponto, a Académica tem, neste momento mais probabilidades de permancer na I Liga do que o Belenenses. Existem 27 combinações de resultados (3,7%) que despromovem a Briosa. Em caso de vitória ou empate garantem a permanência. Em caso de derrota só descem se Gil Vicente e Naval 1º Maio vencerem.
- Gil Vicente (37 Pts) – Os galos de Barcelos têm bastantes probabilidades de se manterem entre os grandes, já que existem apenas 189 combinações de resultados (25,93%) que condenam os gilistas a descida. Em caso de vitória sobre o Belenenses estão automaticamente a salvo. Caso empatem safam-se da descida desde que a Naval não vença. Mesmo em caso de derrota só descem caso a Naval vença, ou então no caso de Naval perder, Rio Ave não vencer e V. Guimarães ganhar ou caso se concretize o úníco cenário que dá a permanência ao Rio ave.
- Naval 1º Maio (36 Pts) – O caso mais simples para fazer as contas da permanência. Tem 243 casos favoráveis de permanecer (33,3%), exactamente o numero de casos possiveis caso vençam em Penafiel. Resumindo, em caso de vitória salvam-se automaticamente e em caso de derrota ou empate caem na Liga de Honra.
- V. Guimarães (34 Pts) – O Vitória tem muito poucas hipoteses de se salvar da descida, mas a matemática ainda lhes da 18 combinações de resultados (2,47%) que lhes dá a permanência. Logicamente, em caso de derrota ou empate a descida fica consumada, mas em caso de vitória sobre o E. Amadora, existem alguns cenários que se abrem para a permanência, desde que Gil Vicente e Naval percam os seus jogos e o Rio Ave não vença em Leiria. Ainda pode haver esperança para os adeptos vitorianos.
- Rio Ave (34 Pts) – O caso mais bicudo de todos. Aqui sim, apenas um milagre pode salvar os vila condenses da descida. Caso existam resultados com numeros normais, o Rio Ave tem apenas 9 combinaçoes de resultados (1,23%) que lhes dará a permanência. Tem de vencer em Leiria, esperar que Naval e Gil Vicente percam e que o V. Guimarães ganhe, para que acabem Gil Vicente, V. Guimarães e Rio Ave com 37 pontos. Só assim se salvarão. Caso exista a improbabilidade de o Rio Ave vencer por 10 golos de diferença em Leiria, conciliado com as derrotas de Gil Vicente e Naval, abrem-se mais algumas portas nas esperanças do Rio Ave.

sempre boavista

i love boavista,fora o presidente,ainda vamos á uefa

Re:Ajuda

Uma moderação feita para o pessoal fazer as continhas! Ainda há gente que trabalha bem aqui, o Paulo Dias é um deles.

Re:Ajuda

Obrigado pela informação. Já imprimi esta parte que citaste para Domingo ao ouvir o relato fazer as minhas contas.

é mais é por falta de inteligencia

corrupção, desinteresse, interceirismos, interesses de terceiros, jogadas por trás, cunhas, favores, empréstimos de jogadores a mais, falta de sorte, burrice, desinteresse por parte dos jogadores, imcompetencia por parte dos directores e equipa técnica, falta de espirito de grupo no balneário, jorge mendes, etc....

Para um clube investir na uefa e ir parar à segunda, tem de haver uma panoplia infindavel de situações que ocorrem em simultâneo, e que em nada beneficiam o clube!

Jorge Mendes

Citaste e bem, tinha a ideia que meteu alguns jogadores no Vitória que tinham nome mas nada acrescentaram de valia à equipa. Mas o culpado foi o vosso Presidente e o Pacheco (talvez este o maior culpado) que foram na onda.