Efeitos da redução de equipas | Relvado

Efeitos da redução de equipas

 

Heleniko diz: "após muita discussão
ficou decidida a redução de 18 para 16 equipas nos campeonatos
profissionais. Tendo em conta que essa medida entrará em vigor na próxima
temporada, nesta época que agora se inicia subirão apenas 2 equipas da 2ª
Liga e descerão 4 equipas da Superliga. Por norma a fuga à despromoção
envolve cerca de 7 ou 8 equipas. Com mais uma vaga para a descida,
prevê-se uma luta ainda mais acesa. A redução de equipas terá alguma
vantagem para a Superliga e equipas que a compõem? Não perderão os clubes a
oportunidade de terem mais jornadas para fazerem receitas de bilheteira e
televisivas?"

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ja devia ser a mais tempo!

Eu ja tinha dito sempre que Portugal precisa de um campeonato com menos equipas.
Os estadios estao sempre as moscas principalmente quando nao jogam os tres grandes, por isso penso que ja devia estar com menos equipas a mais tempo.
A competividade aumenta automaticamente uma luta mais profunda por lugares europeios e contra a descida de divisao.
Menos lugares nos planteis para jogadores, o que vai filtrar mais a qualidade de jogadores de primeira liga.
A comparacao que se faz da escocia e suica, de terem poucas equipas nos seus campeonatos e mesmo assim nao haver mais competividade nao se aplica a portugal.
Pk portugal tem uma boa base de jogadores talentosos que desta maneira ainda se tem de aplicar mais para estar na primeira liga em vez de segunda.
Suica e escocia ainda eram menos competitivos que agora se tivessem campeonatos de 18-20 equipas.

Saudacoes Leoninas

Re:Ja devia ser a mais tempo!

Os estadios estao sempre as moscas principalmente quando nao jogam os tres grandes

E continuam a insistir que só os 3 estarolas enchem estádios. O Vitória de Guimarães tem sempre assistências na ordem da meia casa, o que é sempre 50% acima de qq outra equipa.

Re:Ja devia ser a mais tempo!

Ok tens razao claro ha o Guimaraes que mete mais ou menos gente no estadio e mais dois ou tres clubes tb as vezes.
Mas quando eu digo as moscas tb e uma forma minha de me expressar, quando quero dizer estadios pequenos de 30-65mil com metade do pessoal e muito pouco.
É nao me falem nos precos dos bilhetes nos outros paises tb nao sao baratos.

Medidas para melhorar o futebol

1- 12 a 14 equipas, na primeira divisao.
2- Duas mangas no campeonato, tipo argentino com abertura e clausura.
3- Campeao da primeira manga disputaria uma taca com o campeao da segunda manga.
4- Campeao nacional quem obtivesse mais pontos ao final de ambas mangas.
5- nomeacao dos arbitos explicadas
6-realatorios dos observadores deviam ser divulgados
7- apoio ao video para analisar prestacao dos arbitos
8- Centro de treino para arbitros a funcionar 11 meses por ano, com treinadores especializados.
9- Conselho da arbitragem deveria ser um orgao proprio e independente, gerido por quadros dos arbitos eleitos democraticamente.
10- Utlizacao de todos os meios tecnologicos possiveis para proteger a verdade desportiva.

Esta medida...

só serve os três grandes, o resto é conversa!

Re:Esta medida...

Não concordo ... Sempre são menos 12 pontos que podem (tentar) conquistar.

Olha que não...

estás a ver mal, esses 12 pontos são irrelevantes.

Eles saiem beneficiados porque havendo menos jogos há menos desgaste e por consequente mais tempo para os jogos Europeus. Ora só os três grandes é que andam sempre na Europa. Por sua vez existindo menos 4 vagas nas ligas profissionais, os clubes pequenos têm menos espaço para emergir no futebol de "alto nível".

Quem também é beneficiado são as selecções. Já os jogadores nem por isso que assim têm menos equipas para se colocarem.

Re:Olha que não...

Boa argumentação, e agora é a minha vez de contra-argumentar :P
Se há menos clubes para os jogadores se colocarem, há mais concorrência por um lugar na equipa, logo há mais competetividade :)

Re:Olha que não...

Não tenho dúvidas que a qualidade dos planteis pode aumentar. Embora ache que mesmo com 18 é possivel haver bons planteis, o problema é o dinheiro ou a capacidade negocial dos dirigentes.
Sinceramente penso que o que vai resultar da SuperLiga a 16 não compensa todos os danos que vão ser impostos às equipas esta época. Para mim ficava tudo na mesma.

Embora possa ser uma boa medida...

Uma medida isolada não resolve coisa nenhuma, seja no futebol ou em outro qualquer sector da actividade nacional.
Assim fomenta-se a ideia de que se não teve força(ou interesse) para executar outras leis mais "on fire" (tipo regularização dividas fiscais ou o apoio real à formação de jogadores) e , dando um passo para em frente ( ou para trás)elege-se como principal problema do nosso futebol o nº de equipas participantes na Liga. Ou seja deu-se o passo mais fácil e deixou-se os mais importantes(mas mais dificeis) para posterioridade.
 
Assim vai o nosso Futebol...

Nao traz vantagem nenhuma

Esta medida apenas foi tomada, para se dizer que se fez, ou esta a fazer algo pelo futebol. É uma forma de calar aqueles que querem mudanças de fundo estruturais.

Ter 16 ou 18 equipas é practicamente a mesma coisa, apenas reduz 4 jogos por época. Para tornar o futebol Portugues mais competitivo há que fazer uma competição com 12 ou 14 equipas com mais de 2 voltas. Esta medida traria maior competitividade e os estadios teriam muito mais gente, pois em vez de jogar 12 ou 13 vezes em casa com equipas pequenas, jogava-se mais vezes contra equipas de maior competitividade.

Não me acredito que alguem tenha a coragem para fazer mudanças tao drasticas, mas acho que na teoria esta situação dinamizava mais o nosso futebol. Mas antes de resolver este problema, ha que tratar da questao da arbitragem em Portugal que roça o escandaloso. Ha muita incompetencia neste sector, e nao vejo ninguem a fazer nada por isso. Até o simples processo de classificação de arbitros atraves de observadores é ridiculo. Nao entendo como é que alguem que esteja no estadio consegue avaliar da melhor forma possivel um arbitro. É assim tao dificil perceber que para um melhor juizo da sua prestação, o video é a melhor ferramenta possivel? Sim, porque o que está em causa é o desempenho do arbitro e a justiça na sua avaliação. Ninguem faz nada, e quando se decide algo, é para daqui a dois ou tres anos.

Re:Nao traz vantagem nenhuma

Duas notas :

> Para se chegar a 12 ou 14 equipa é preciso 1º passar pelas 16, ou descias logo 6 ou 8 equipas numa temporada.

> Sou daqueles que pensa que quem avalia os árbitros deve estar o mais próximo possível até por uma questaõ de justiça. Com que moral é que alguem á frente de uma televisão vai dizer a um árbitro que viu mal um lance depois de só chegar a essa conclusão após duas ou três repetições. É suficiente estar sentado numa bancada central para se fazer uma análise justa.
Depois à questão do ambiente, do contexto de que só se tem noção ao vivo e que tambem é importante na avaliação de uma arbitragem.
Claro que não falo de jogos de bastidores e de influencias, mas isso não sei se resolve com a televisão.
Indepeêndencia à arbitragem é que é preciso.
´
Cumprimentos

Re:Nao traz vantagem nenhuma

de acordo.

Re:Nao traz vantagem nenhuma

"> Para se chegar a 12 ou 14 equipa é preciso 1º passar pelas 16, ou descias logo 6 ou 8 equipas numa temporada. "

      - é completamente verdade, mas será que o objectivo é mesmo reduzir para 12 ou 14 equipas? Acho que nao devem haver mudanças tao drasticas, alguem teria que assumir uma posição e suportar os riscos que essa mudança trouxesse. Nao vejo ninguem com esse perfil. Para além disso a redução para 16 equipas, na minha opiniao, é uma forma de dizer que se está a fazer algo pelo futebol. Nao ha um objectivo concreto nesta mudança...ou se houver eu desconheço.

"> Sou daqueles que pensa que quem avalia os árbitros deve estar o mais próximo possível até por uma questaõ de justiça. Com que moral é que alguem á frente de uma televisão vai dizer a um árbitro que viu mal um lance depois de só chegar a essa conclusão após duas ou três repetições. É suficiente estar sentado numa bancada central para se fazer uma análise justa.
Depois à questão do ambiente, do contexto de que só se tem noção ao vivo e que tambem é importante na avaliação de uma arbitragem. "

      - Aqui estou completamente em desacordo. Qual o objectivo na avaliação dos arbitros? Ser o mais justo possivel, e se usarem ferramentas que lhe permitam uma melhor analise ao desempenho do arbitro, muito melhor. As injustiças seriam muito menores, e os melhores arbitros teriam outras pontuações. Errar é humano nao é? Mas ha uns que erram menos que os outros, e aqueles que menos erram merecem um "premio" justo. Um observador fazendo uma analise no campo vai cair muitas vezes no erro do arbitro porque nao tem forma de confirmar se o arbitro errou, ou nao. Objectivo: avaliar o desempenho do arbitro, e é neste aspecto que suporto a minha ideia. Quantas vezes se viu um arbitro ter uma prestação deploravel, e ter uma nota muito alta? Achas isso justo? Eu nao, e tendo o auxilio do video irá constatar que afinal o arbitro nao esteve bem...

Re:Nao traz vantagem nenhuma

"Quantas vezes se viu um arbitro ter uma prestação deploravel, e ter uma nota muito alta? Achas isso justo?"

Já está estava a dizer que não falava de jogos de influências nem de pressões.
Esse problema não será resolvido pelas camaras de televisão nem por radares ou sensores de ultimo nivel. A aldrabice anda sempre à frente da verdade, como sabes e só quando os árbitros estiverem fora da alçada dos senhores do futebol é que poderão ficar mais a salvo.

Re:Nao traz vantagem nenhuma

O campeonato Escocês é assim e não vejo muito competitividade por aqueles lados,pelo menos quando as equipas não se chamam Celtic ou Rangers.
O Campeonato Suíço também.
É possível que não tenha percebido bem a tua ideia mas se é o que estou a pensar então não traria nada de novo ao futebol Tuga.
Cumps.

Re:Nao traz vantagem nenhuma

sao outras culturas. Se calhar o futebol escoces nao teve evolução ao longo dos anos, possivelmente por pouco interesse em faze-lo. O futebol acaba por nao ter o mesmo destaque que aqui, porque o rugby está bem implementado. A Escocia historicamente não é um País do futebol.

Os moldes do actual campeonato escoces provavelmente estarão ajustados à realidade, e se nao tem mais destaque é porque nao dá mais do que aquilo. O campeonato suiço ou outro qualquer sem expressao futebolistica nunca poderao chegar ao nivel dos melhores por razoes obvias.

Para Portugal traria benificios porque iria despertar maior interesse, jogos entre bons clubes, mais vezes, etc etc. É sempre possivel melhorar.

Re:Nao traz vantagem nenhuma

Ficou esclarecido :)

Da liga de honra para baixo

Da Honra para baixo que se lixe, os pequenos é que pagam sempre...

muito vantajosa

as equipas jogarão mais para os tres pontos jogando um futebol mais aberto.
calendario mais apertado com as equipas a não poderem facilitar em nenhum jogo.

menos jogos nas pernas melhor performance nas competições europeias

menos jogos por semana pa apitar logo menos arbitros de fraca categoria ..tipo paulos costas e elmanos santos!

este ano então que descem 4 vai ser o bonito ...