O efeito dos treinadores | Relvado

O efeito dos treinadores

 

Prodigio diz: "cada vez menos os
treinadores têm mão na equipa. À excepção do Sporting, Benfica e Porto
começaram a contratar jogadores sem o aval do novo treinador, que no caso dos
encarnados ainda nem é conhecido. Depois acontecem casos como o dos 2
nacionalistas que foram jogar para o Porto e nem chegaram a fazer um jogo
oficial. Não deviam os clubes esperar pelo aval dos seus treinadores para as
contratações do mercado nacional, visto que estes pouco os devem conhecer?"

I Liga:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Treinadores-profissão ingrata em Portugal

É um problema de dificil resolução.

Quando se contrata um novo treinador, no inicio de cada época, é natural que este não tenha a influencia que seria desejavel, no que toca à escolha do seu grupo de trabalho.

Primeira abordagem: conhecer o gupo de trabalho, e detectar as suas insuficiencias. Este é um processo que requer muito tempo, e provavelmente só será completamente delineado no decurso da época. É natural que o novo treinador tenha jogadores da sua confiança que queira levar para o novo clube. Mas será que nessa posição, o plantel tem alguma deficiencia? Mesmo com a implementação de novas ideologias, o processo nunca fica completo no inicio das épocas. Por isso acho que quando se contrata um treinador, se deve mante-lo por um periodo no minimo de dois anos.

Há uma aposta clara de uma direcção num treinador, que segundo eles é o homem certo para gerir os destinos da equipa. Se nesse momento a escolha é acertada, porque não o poderá ser num futuro próximo? É preciso ver que existe um tempo de adaptação ao novo clube, e há muitas condicionantes no trabalho de um treinador. Um desses, e o que refere o Polémico, é o pouco conhecimento que possui para contratar jogadores que se adequem às necessidades da equipa.

Vejamos então o caso do Sporting. José Peseiro foi contratado na época que agora termina, com jogadores escolhidos maioritariamente por Carlos Freitas. Peseiro teve de trabalhar com aquilo que lhe "deram". Este ano, ele tem a oportunidade de fazer um grupo à sua maneira, e mediante as necessidades e possibilidades do clube, Peseiro tem agora de mostrar o que vale! Agora sim, ou antes no final da próxima época, se podem fazer exigências a José Peseiro, por tudo o que referi. Defendo a continuidade, em nome da estabilidade e consequencia natural: qualidade.

Antes de se falar em treinadores com poder para escolher jogadores, há que referir primeiro que o primeiro passo é dado com um trabalho de continuidade. Dou como exemplo o Manchester United. Alex Ferguson, só começou a ter sucesso 7 anos após a sua entrada no clube. Isto revela, que o homem em quem confiaram conseguiu desenvolver um trabalho num clube enorme, com resultados a longo prazo. Manchester United é um clube gigante, quem sabe o maior do mundo, fruto das suas politicas. É para estes casos que temos de olhar, não para a constante critica destrutiva, que por muitas vezes se verifica em Portugal. Estou profundamente chocado, como é que se criou uma onda de contestação a José Peseiro após a final da taça UEFA, e é nisto que temos de aprender a ser mais calculistas e analisar a situação do clube, não apenas no momento, mas de uma forma global, onde o futuro do clube é muito importante.

Peço desculpa por ter fugido um bocado ao tema principal, mas acho que mesmo assim a minha ideia em relação ao assunto discutido está esclarecida.

Re:Treinadores-profissão ingrata em Portugal

O Peseiro fez um excelente trabalho na minha opinião, embora pontualmente tenha tido algumas falhas importantes. Também acho que cada treinador deve ter sempre no minimo 2 anos, porque só no segundo se deve deixar totalmente nas suas mãos a delineaçao do plantel principal.

O Sporting está a atravessar uma fase financeiramente complicada, mas eu nao vejo a equipa a enfraquecer o ano que vem, mesmo com a saida de jogadores importantes. Só continuo a achar que é urgente contratarem centrais rápidos e fortes nos duelos individuais, nao havendo lugares a Polgas, com o estilo de jogo que Peseiro impõe.

Na tua opinião, o FCP deveria deixar nas maos do Adriansee a politica de aquisiçoes?

Cumps

Re:Treinadores-profissão ingrata em Portugal

nao tinha lido tudo, esquece a pergunta sobre o FCP;) ja deu para entender a tua opiniao. No geral, concordo contigo.

Re:Treinadores-profissão ingrata em Portugal

"Só continuo a achar que é urgente contratarem centrais rápidos e fortes nos duelos individuais, nao havendo lugares a Polgas, com o estilo de jogo que Peseiro impõe. "

tb concordo. Foi um dos grandes problemas do Sporting... para além do GR ;)

Cumps

Re:Treinadores-profissão ingrata em Portugal

pois, é natural que haja o desejo de contratar um ou outro jogador para retocar a equipa à sua maneira.

Quando se analisa o trabalho de um treinador, na minha opiniao há que ser mais ponderado do que aquilo que verifico.

Compreendo as vossas frustrações durante esta época, mas digo-te que achei injusto todas a criticas que se levantaram contra o Couceiro. Repara em TODAS AS CONDICIONANTES de um treinador ainda com pressao para ganhar algo, e com o objectivo de colocar a equipa a jogar de uma forma minimamente aceitavel. Atenção que nao estou a dizer que o Couceiro seja bom ou mau, mas reparei que após o segundo ou terceiro jogo, já estava a ser criticado.

Em relação ao Peseiro, acho que fez um trabalho que pode dar frutos num futuro próximo. Só os resultados da proxima época poderao dizer algo. Teve aspectos positivos e negativos ao longo da época, o que acaba por ser natural. Criou-se a imagem do Mourinho, e fazem-se comparações (conscientes ou inconsientemente) em tudo o que se passa no futebol Portugues. Agora que Mourinho conseguiu levar uma equipa a duas finais de competições europeias, criou-se a ideia que é um objectivo naturalissimo, e que Peseiro tinha forçosamente que a ganhar. Chegar à final foi fantastico, perdemo-la de uma forma dramatica e muito triste, mas quando há mais mérito do adversario ha que dar os parabens. E para reforçar a minha ideia, todos se riram quando Peseiro referiu como objectivo chegar à final da UEFA no proprio estadio. O certo é que lá chegou, "apenas" nao conseguiu ultrapassa-lo, para muita pena minha!

Parece ridiculo estar a dizer isto, mas o Mourinho não é exemplo para ninguem. Isto porque é injusto comparar o trabalho de alguem com o do melhor treinador do mundo.

Cumps

PS: o teu comentario também está dentro daquilo, que para mim é excelente! ;)

Infelizmente

o que manda nas contratações é o efeito lucro que é fruto das nossas SAD´S.

Concordo e Discordo

Concordo:

Acho que para uma equipa funcionar bem é necessário que seja o treinador a escolher os jogadores com os quais quer contar para atingir os objectivos para a época. Creio que isso é algo indispensável para o bom funcionamento da equipa, e pau que nasce torto...

Discordo:

Acho que o mercado é feito de oportunidades e oportunidades têm que ser aproveitadas. Também acho que afirmar que os treinadores já não têm mão nos jogadores não é verdade - quem mais tem mão nos jogadores são os treinadores pois, independentemente se o jogador X foi contratado (ou não) a sugestão do treinador, é este quem vai decidir se conta com ele, se o empresta ou se o dispensa. Por mais jogadores que assim venham parar a um clube, o treinador é quem terá mão neles, escolhendo o que fazer com eles. Ainda assim não esquecer o que mais correcto é sempre o treinador ter os jogadores que prefere.

Futebol e mais qualquer coisinha .

« no caso dos encarnados ainda nem é conhecido. »

Pelo menos publicamente não ! Na Luz há uma nova politica tal como o meu presidente disse há uns tempos .. «A partir de agora d'agora os unicos que vão saber das contratações sou eu e o senhor Veiga » ! Como é que tomaram conhecimento da contratação do Beto ? Pelo site oficial do Benfica :)

...

« Depois acontecem casos como o dos 2 nacionalistas que foram jogar para o Porto e nem chegaram a fazer um jogo oficial. »

Estas contratações para mim não tiveram nada a ver com futebol mas com o não_deixar_ir_para_os_adversários ! Quem é que tinha quase tudo certo com Paulo Assunção ? Sporting ! Quem é que tinha quase tudo certo com o Rossato ? Benfica ! ´

Primeira Conclusão : Campeonatos também se ganham tirando jogadores aos adversários mesmo que eles não nos interessem para nada e nisto o Pintinho é doutorado ..

Segunda Conclusão : O Campeonao português perdeu dois grandes jogadores !

...

« Não deviam os clubes esperar pelo aval dos seus treinadores para as contratações do mercado nacional, visto que estes pouco os devem conhecer? »

Acho que é simples .. Nos dias que correm a concorrência é tão grande que não se pode estar a perder tempo .. Que o treinador venha , tome conhecimento da equipa blá blá .. É preciso agir e .. Já !

Re:Futebol e mais qualquer coisinha .

Mas este ano o FCP e o SLB fizeram contratações antes de contratar treinador e não queriam "roubar" jogadores a ninguém.

Parece-me que este tipo de contratações é apenas "fazer as coisas à portuga". Faz-se... e depois se não correr bem... desenrasca-se qq coisa.

Re:Futebol e mais qualquer coisinha .

dou.te os parabens pela tua perspicacia sobre o fenomeno futebolistico com comentarios de grande classe ...eu não tenho a mesma subtilesa

Re:Futebol e mais qualquer coisinha .

Tão .. Tu entras logo aos « murros no esófago » :P

Abraços

+1 oportuno

Gosto muito de ler os teus comentários e cada vez mais os escreves com qualidade. Parabéns Camufaldo mereces-te mais um oportuno meu.

+1 oportuno a este teu comentário :P lol

Obrigado :)

Abraços

P.S.: Está a dar na RTP1 a musica dos UHF "SOU BENFICA" .. :')

Re:+1 oportuno a este teu comentário :P lol

Olha o site rejeitou-o pq eu submeti o comentário antes. Lol. Dou-te noutro comentário :P.

errate: as vezes tenho com cada uma.

Rejeitou-o pq já te tinha moderado positivamente nos últimos 5 dias lol. Continua assim que terás mais :D

Re:errate: as vezes tenho com cada uma.

lol Não te preocupes , eu já tive saidas muito piores :P

Um jogador

Pode ser um fora de serie, mas se nao se adaptar ao sistema tactico e ao modo de jogo do treinador ese jogador perde muito valor, por iso axo q sao os treinadores q tem d ver s os jogadores se adaptam ao seu jogo,e o clube nao devia comprar a balda; e como dizem alguns comentarios, mais vale utilizar jogadores novos da "cantera" do que andar a comprar jogadores a otros clubes para que na época seguinte (ou na mesma época como fez o porto cmo Assuncao e Rossato) e depois serem emprestados ate que termine o contrato do jogador.

a questão dos dois nacionalistas(2)

que nem as calçaram no dragão têm a ver com um pacto feito com os dois clubes e foi uma forma de pagamento por serviços prestados ....o paulo assunção tinha um pré -acordo co o sportig e o rossato esta nos planos do benfica ....

não nos esqueçamos que numa das escutas em que pinto da costa foi apanhado ...ele garantia ao presidente do nacional que estava tudo tratado ....e depois telefonou um tal de araujo presidente ou vice da sad do fcp a confirmar que a fruta tava a caminho....

isto não tem nada a ver com treinadores ou escolhas ..tem a ver com favores e sacos azuis...

eu não sou papalvo ...e voçes?

o caso dos dois nacionalista

que nem as calçaram no dragão têm a ver com um pacto feito com os dois clubes e foi uma forma de pagamento por serviços prestados ....o paulo assunção tinha um pré -acordo co o sportig e o rossato esta nos planos do benfica ....

não nos esqueçamos que numa das escutas em que pinto da costa foi apanhado ...ele garantia ao presidente do nacional que estava tudo tratado ....e depois telefonou um tal de araujo presidente ou vice da sad do fcp a confirmar que a fruta tava a caminho....

isto não tem nada a ver com treinadores ou escolhas ..tem a ver com favores e sacos azuis...

eu não sou papalvo ...e voçes?

Essa é uma questão importante...

... e que me tem deixado incomodado!

Numa altura em que os responsáveis do FC Porto tinham em mente trocar de treinador... porque foram contratando jogadores??
O valor desses jogadores não está em questão. O que se questiona é não se esperar para que seja o treinador a decidir que tipo de jogador mais se enquadra na sua filosofia de jogo.
Se alguns jogadores já estavam contratados antes de se decidir mudar de comando técnico (Lucho e Lisandro, por exemplo), menos mal. O pior é ver que, no dia anterior à chegada de Adrianse à Invicta, para estruturar a época, o FC Porto avançou em mais duas contratações. Não dava para aguentar uns dias?? Depois o treinador lá diria se estava interessado.

O cenário que agora se coloca é que Adrianse vai estudar o plantel, vai dispensar uma série de jogadores (alguns dos quais contratados em moldes semalhantes)... e vai "pedir" mais 2/3 jogadores. E lá irá o FCP ao mercado, mais uma vez!!
Os jovens Dragões com valor (como Vieirinha, Bruno Gama, P.Machado, Ivanildo, B.Vale...) é que têm de ir esperando eternamente por uma oportunidade, porque os seus lugares vão sendo ocupados por foras de série como Alan!! Não terão alguns dos jovens da equipa B tanto potencial como Alan?? Não ficavam mais baratos??

Enquanto não se limitar, por regulamento, o número de jogadores contratualmente ligados a um embelema, terei que gramar com compra desenfreada do "meu" clube??! Por favor...
O FC Porto tem, por aí espalhados, dezenas de jogadores, a quem tem de pagar o ordenado. Libertando-se dessas despesas, não poderia oferecer melhores condições para os que realmente interessam aos treinadores?!

Esta questão tinha pano para mangas, mas é preciso é estudar!

Saudações
Carriço - Fragmagens

PS - Dos "outros" não falo... :)

Re:Essa é uma questão importante...

como é que um treinador novo, com uma cultura completamente diferente e sem conhecer a equipa, vai propor à direcção nomes para colmatar as deficiencias da equipa, com o adiamento em "mais uns dias"?!

No primeiro ano de trabalho, é muito complicado poder apontar num prazo minimamente aceitavel, os problemas que a equipa apresenta. Com a época em curso ou mesmo antes de ela começar, o treinador pode sugerir um ou outro nome, que ele veja que sao essenciais para o seu projecto, mas os problema de fundo da equipa nunca serão resolvidos na época de estreia.

Re:Essa é uma questão importante...

Como é que o Mourinho fez, o que dizes ser impossivel, no Chelsea?
Terá ele super poderes?

Re:Essa é uma questão importante...

com muito dinheiro!

em relação à segunda pergunta: sim, ele tem super-poderes!

Re:Essa é uma questão importante...

Nah... aquilo que tu chamas super-poderes é apenas organização e conhecimentos de sociologia de grupos.

Re:Essa é uma questão importante...

muito bom... de ti não seria de esperar outra coisa! ;) Levas um "oportuno"...

Re:Essa é uma questão importante...

Ó Miguel... comigo bastava deixares o comentário, que agradeço, e guardavas o ponto para alguma outra situação! :)

Obrigado pelas palavras!
Saudações

Re:Essa é uma questão importante...

Tens razão, mas sinceramente acho que prefiro ainda que seja o clube a ir escolhendo os jogadores a contratar, caso contrário viria aí uma fornada de holandeses de muito pouca expressao futebolistica. O ano passado correu mal, e este ano também desconfio de algumas aquisições sem critério, mas mesmo assim...menos mal. Quem viu a entrevista de Co Adriansee a falar sobre o Sporting(antes de os defrontarem na T.Uefa)percebeu que os seus conhecimentos nao iam muito além da liga holandesa.

Recorrendo à memória encontramos vários exemplos do que nos poderia acontecer, sendo o mais flagrante, o de Souness com a RAF de jogadores ingleses mediocres que aterraram na Luz.

Cumps

Re:Essa é uma questão importante...

Respondendo, ao mesmo tempo ao C4r7m4n (que levantou questão semelhante)... é claro que quando refiro que o treinador deve escolher, não estou à espera que ele, mal chegue, consiga analisar o Alan, ou o Jorginho!
Evidente que também não acho bem o treinador chegar e pedir o Van der Golos, que só ele conhece! :)

Acho é que, por exemplo, se pode estar a contratar um Alan, para depois ver que o treinador só raramente usa extremos. Por exemplo. O raciocínio serviria para qualquer posição.
Assim sendo, já bastariam os que o FCP tem e ainda ficaria com os miúdos, em último caso.

Para mim, era assim: o treinador analisava o que tinha ao dispor e dizia "quero um jogador com estas características, estas e estas..."
E, aí sim, alguém estaria encarregue de analisar as opções disponíveis.
Claro que há sempre excepções e negócios que têm que ser feitos, mas não se pode é cair no exagero! E isso tem acontecido, no FC Porto!

Depois, como o C4r7m4n escreveu, é o primeiro ano que mais custa. Na época seguinte, o treinador já terá melhor consciência do que tem e já terá ideias mais certas acerca do que precisa.

O que eu gostava mesmo era que houvesse um limite de X jogadores com contrato profissional, num clube... obrigando a que uma percentagem desses X fossem das camadas de formação. Isso iria por um travão à chegada de Macieis, Rossatos, Leos Lima...

E continuava a dar panos para manga! :)

Saudações

Re:Essa é uma questão importante...

o que eu acho é que o Porto tem estado a dotar a equipa de jogadores, em locais carenciados, e a contratação do Alan visa esse mesmo objectivo.

Com um plantel de várias soluções, "bastaria" dar uns retoques, com dois ou tres nomes de sua confiança. Isto analisanto sempre da perspectiva de um treinador no primeiro ano de contrato.

Tens alguma razao no que dizes, mas quando o treinador constatasse de forma segura as necessidades da equipa, seria ja no decorrer da época, e aí as consequencias seriam ainda piores. Nao tinhas Alans, nem putos, nem mais ninguem, o que provavelmente traria maiores prejuizos para a equipa.

Tendo noção do pouco conhecimento do futebol Portugues, e do Porto em concreto, acho que a politica de contratar jogadores já referenciados no futebol Portugues é correcta. O novo treinador terá à sua disposição outro tipo de valores (na teoria superior à epoca passada) para enfrentar o novo campeonato.

Acho que esta politica acaba por ser inevitavel, embora nao encaixe naquilo que seria presumivelmente o ideal.

Cumps

Treinadores ao poder

Eu penso que quem deve mandar num clube, digamos assim, é o treinador.

Ao chegar a uma equipa, um treinador é que sabe que jogadores precisa para os sectores mais carenciados, e que jogadores não precisará para desenvovler o seu trabalho.

Quando um clube compra vários jogadoes sem o conhecimento do treinador, independentemente de serem bons ou não, arrisca-se a dias depois ter de emprestá-los/vende-los, pois estes podem não fazer parte dos planos do treinador.

No caso do Porto, acho que a manobra é outra: comprar tudo o que poderá interessar aos seus mais directos rivais, e vender para o exterior.

O Benfica, que se saiba, ainda não tem treinador, por isso acho que deviam aguardar a chegada de um, para depois deixarem-no trabalhar.

Quanto ao Sporting, fiquei satisfeito por a SAD ter aumentado o poder do José Peseiro. Assim, este, conjuntamente com a SAD, poderá elaborar uma lista de potencias compras e dispensas, como já o fizeram, e desta forma consegue-se gerir muito bem um clube.
O Sporting fará algum dinheiro com as vendas, e depois de comprar o que precisa, ainda sobrará muito dinheiro.