Dois Boavistas numa época... | Relvado

Dois Boavistas numa época...

 

O Boavista garantiu a conquista de 8 pontos na "guerra" com os 3 maiores de Portugal. Cumprindo a máxima de que "EM CASA MANDAMOS NÓS", a equipa do Boavista não perdeu qualquer encontro no Bessa contra os 3 grandes, com 2 vitórias frente ao Benfica e ao quase campeão Porto e um empate frente ao Sporting, e ainda cometeu a proeza de não perder em pleno Estádio da Luz! Importa ainda referir que nesses 6 jogos o Boavista marcou 8 golos tendo sofrido só 7, ou seja, até neste capítulo as contas são positivas para os axadrezados.Então porque razão o Boavista está tão mal classificado neste campeonato? Que se passa com a equipa quando joga frente a equipas consideradas teoricamente inferiores? O objectivo do Boavista para esta época era conseguir um lugar europeu, objectivo rotundamente falhado! Mas porquê? É ver o Belenenses que contra os grandes, embora ainda lhe falte o jogo de Alvalade, só conseguiu um ponto num empate com o Sporting no Restelo, e mesmo assim está no 4º lugar...
Chess

I Liga:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Dois Boavistas numa época...

Correm rumores que a Red Bul empresa de bebidas que tem investido no desporto (formula 1,um clube austriaco e outro americano) esta a intressada em investir no boavista!!! se assim for vamos ter um campeonato mais intressante!!:)

Quanto...

"6 jogos o Boavista marcou 8 golos tendo sofrido só 7". Sofrer "so" 7 golos em 6 jogos, eu nao posso considerar um boa prestacao. Mas os resultados contra os 3 grandes foram bons e meritorios, pena que a concentracao nao se mantivesse contra os chamados pequenos.

Dois Boavistas numa época...

...e um Pacheco que não sabia "por onde eles andaram". Não considero o Boavista uma equipa fraca, antes pelo contrário, mas é certo que o início atribulado da temporada, com a traição de Jesualdo, custou pontos preciosos nos primeiros jogos, ainda antes da chegada do Pacheco à 8ª jornada. Empate com Académica e derrotas com Naval e Nacional fizeram soar novamente o alarme e nova chicotada se fez sentir. A fórmula para o sucesso foi ir buscar pela "centésima" vez o (pensavam eles) milagreiro Pacheco. Pois bem, depois daquela época em que se sagrou Campeão Nacional com o Boavista, muito à custa de um futebol "ás três pancadas", nunca mais conseguiu ter êxito por onde passou. Compreende-se, o público vai ao estádio para assistir bom futebol, exige-o até, mas Pacheco é tocador de bombo, não de violino. Daí as experiências falhadas no Mallorca, de novo no Boavista, no Vitória de Guimarães e de novo o Boavista (esta época). Apesar da redução do número de equipas na I Liga, o campeonato não se joga apenas contra os grandes. Quem pensa assim, arrisca-se a ficar classificado no 9º lugar. Para o Boavista, este não é um resultado que se apresente.

Re: Dois Boavistas numa época...

Campeão com futebol às 3 pancadas ? O Boavista jogava bom futebol quando foi campeão e aviou várias equipas com goleadas como Beira-mar, Leiria, Guimaraes, Salgueiros, Alverca, todos corridos a 4 golos ou mais (o Salgueiros duas vezes com 5-0 e eles acabaram em 7º ou 8º)) Nos anos seguintes, sem jogadores de classe, é que veio esse tipo de futebol, mas no ano do titulo, não.

Re: Re: Dois Boavistas numa época...

Tens toda a razão. Estes foram os jogos realizados pelo Boavista na época em que se sagrou Campeão Nacional. Tinha na altura jogadores como Ricardo, P.Emanuel, Frechaut, Jorge Couto, Petit, Sanchez, Martelinho, Bosingwa e Silva. Não entendo então porque de lá para cá os bons espectáculos se eclipsaram.

Re: Re: Re: Dois Boavistas numa época...

Era um plantel excelente. Mas Jorge Couto já não jogava no Boavista. Bosingwa era ainda júnior. Não fez parte do plantel campeão. Tens ainda Litos, Quevedo, M. Silva, Rui Bento e Duda, como 'figuras de proa'. Cumps

Jorge Couto

Ricxad, o Jorge Couto jogava no Boavista, sim senhor. Ele só saiu em 2003. Cumps.

Re: Jorge Couto

Tens razão :) Erro meu. Também ele foi campeão. Cumps

Re: Re: Dois Boavistas numa época...

O Alverca e Guimaraes levaram 5-1 quando foram ao Bessa, nesse ano; o Leiria levou 4 secos e o Beira-Mar levou 4-1 em Aveiro. Para uma equipa com "futebol às 3 pancadas", não está nada mal

Re: Dois Boavistas numa época...

Depois do que o Sr. Jesualdo Ferreira fez aos profissionais do Boavista, passando-lhes um atestado de menoridade, aquando da saída para o FCP, os jogadores do Boavistão, deram-lhe uma lição, se a apreendeu ficamos todos na expectativa...

Epoca atribulada

Vamos começar pelo que aconteceu na pré-epoca em que foi contratado o Prof. Jesualdo fazendo uma equipa à sua imagem dentro do orçamento do Boavista e que me parecia ser um claro candidato aos lugares europeus ou talvez mais qualquer coisa. Depois o Prof. Jesualdo saiu para o Porto e foi contratado um "paraquedista" que teve a sorte de começar com o "pé direito" com uma grande exibição contra o Benfica com uma famosa "chapa 3"! Entretanto o final da história deste "paraquedista" é de todos conhecida e entretanto João Loureiro deita a mão ao Jaime que estava "ali mesmo à mão", que demorou algum tempo a "arrumar" a casa e tem tido uma carreira de "altos e baixos" e falta-lhe alguns jogadores ao "seu jeito". Em minha opinião, a classificação do Boavista é enganadora porque penso que esta equipa vale muito mais que o 9º lugar, claro que numa epoca normal e não numa epoca onde mudaram TRÊS vezes de treinador! Não há equipa que "aguente" com tanta mudança!

Isto é tudo lindo...

... mas um campeonato é uma prova de regularidade e queira-se sim, queira-se não, ganhar aos grandes não serve se depois se perdem pontos contra os adversarios mais acessiveis. Isto prova que em Portugal, mesmo quando falamos das outras equipas, temos sempre que encontrar um motivo qualquer que se refere aos grandes. Assim é que deixamos em baixo aqueles que querem crescer! Outra coisa: se o Boavista ganhou tantos pontos aos 3 grandes, onde passaram os outros pontos???? Se eles jogam bem porque o estadio esta repleto por jogar Porto, Sporting o Benfica, e que por jogar num estadio vazio contra o Aves não se aplicam da mesma maneira, chamo a isso falta de profissionalismo.

É tudo uma treta

Jaime Pacheco, presidente, jogadores...

Boavista

Um dos motivos, acho que o principal, reside no factor táctico. O Boavista tem jogado, mesmo contra os pequenos, com 3 médios defensivos na grande parte dos encontros. De qualidade, mas de cariz defensivo. Contra os grandes, ou melhor, contra equipas que o esquema encaixa, a coisa resulta. O meio-campo axadrezado, com os residentes Tiago e Kaz principalmente, acrescido de Essamé ou Cissé é forte combativamente, permitindo aos três da frente não um ataque continuado mas sim lances rápides e fugazes ao melhor estilo de Zé Manuel e Grzelak, com um controlo de jogo de trás para a frente. A vitória no Restelo, para além dos confrontos com os grandes, é também exemplo. A motivação, a não ser com o positivismo do resultado no decorrer do jogo, é idêntica contra os clubes não grandes. Pelo menos na parte que se traduz em raça e querer. Os grandes não acham mas é. Claro, com as excepções devidas, Vila das Aves por exemplo, mas por motivos que não são para aqui chamados de momento. O que não entendo por vezes, é a persistência do esquema, ou do uso de jogadores dessas características com equipas em que o ataque boavisteiro tem que ser pautado pela regularidade e pela pressão ofensiva. Ricardo Sousa e Livramento estão lá mas... nada. Por vezes, quando o pragmatismo não aparece, ou seja, não marca primeiro, problemas. Alguns jogos em casa nesse estilo. Talvez um dos motivos de haver "dois boavistas" que, afinal, é só um.

Re: Boavista

Subscrevo inteiramente este comentário especialmente esta parte: "A motivação, a não ser com o positivismo do resultado no decorrer do jogo, é idêntica contra os clubes não grandes. Pelo menos na parte que se traduz em raça e querer. Os grandes não acham mas é." O problema é que a maior parte das pessoas só vê os jogos dos clubes médios/pequenos contra os grandes. Logo, fazem generalizações abusivas. O que faltou este ano foi estabilidade e um bom treinador. O Boavista tinha equipa mais que suficiente para ir à europa. Não teve foi treinadores. Não tenho duvidas de que com o Jesualdo, o BFC teria ficado em 4º ou 5º lugar. Mas pronto, ninguem podia adivinhar que o CO ia sair e que depois ia se passar o que se passou. Para o ano, deve-se manter a prospecção na Europa que nos permitiu emncontrar jogadres como os polacos e o Linz e encontrar um treinador competente. Dentro do possivel, o José Peseiro seria um bom nome. Talvez também aceitasse o Rogerio Gonçalves ou o regresso do Carlos Brito. Domingos não, obrigado - não queremos cá "afilhados" - nem Jaime Pacheco. O ideal seria o manuel josé, claro, mas esse duvido muito.

Re: Re: Boavista

Concordo. E essa instabilidade que falas também é culpa da direcção, por vários motivos. Dos nomes que adiantas gosto do Peseiro e, claro, Manuel José seria bem-vindo. Acrescenta Inácio, talvez fosse também boa escolha. Enfim, não é fácil escolher treinador. A ver vamos. Cumps

Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível!

incrível o facciosismo deste árbitro! Incrível a maneira como assassinou o Werder Bremem com a expulsão do avançado Alemão! Incrível como aos poucos está a acabar com o Werder! Incrível como corta todo e qualquer lance de ataque da equipa alemã! Incrível a forma criminosa como distribuiu cartões amarelos a todo o jogador que mexa e que vista de verde e branco! Incrível arbitragem! E só vai a meio! A força espanhola na arbitragem da Uefa está aí à vista de quem quiser ver.

Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível!

Só vi a 2ª parte do jogo, sabes porque razão expulsou o jogador?

Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível!

o Klose, avançado, tinha um amarelo e numa jogada na lateral esquerda perta da área, há um jogador do Espanhol que vai para ele e o Klose cai, tentou arrancar uma falta ao deixar a perna para trás. No entanto, há um encosto do defesa ao avançado. Bem, mal o Klose cai no chão, levanta-se logo em meio segundo e corre para trás, recuperando a posição. O árbitro foi lá e deu-lhe o 2º amarelo e expulsa-o. Numa meia final da Taça Uefa a meio da 1ª parte. Depois disso foi ver o árbitro a cortar todas as jogadas de ataque do Bremen até ao fim da 1ª parte. O treinador do Werder Bremen estava desesperado, incrédulo! Até se dirigiu para o balneário, atravessando o campo pela linha enquanto o jogo ainda decorria. Confesso que a partir do 1-1 logo no início da 2ª parte, nem quis ver mais o jogo, só fui espreitando de tempos a tempos. Foi um nojo

Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível!

Falei em penalti, pois nem tinha lido como deve ser :) Fora da área então ocorrem imensas situações dessas. Então os defesas a proteger a bola abusam dos contactos para cair logo...

Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível!

Pois, essas situações em que há contacto são tramadas. Pode não ser penalti mas também pode não haver razão para amarelo. P.S - Obrigado pela resposta.

Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível!

entao foi bem expulso,o gajo ja tem 1 amarelo e simulou 1 penaltie a simulao viu o 2ªamarelo e foi muito bem expulso

Re: Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incrível

não foi dentro da área. foi fora. E levantou-se logo em milésimos de segundo, nem sequer pestanejou, nem sequer tentou fingir a falta no chão, não se contorceu com dores, não fez de conta que tinha sido abalroado. Nada. Levantou-se e saiu do lance normalmente e foi para a sua posição. O árbitro foi lá e expulsou-o.

Re: Re: Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol, incr

mas se simulou merece levar amarelo nao interessa se foi dentro ou fora da area e como ja tinha 1 amarelo foi o segundo azar dele.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanhol,

é aí que entra a ponderação, a sensatez e o equilíbrio de um árbitro. O árbitro preferiu matar um jogo da meia final de uma competição europeia aos 20 minutos. Não podemos ser tão quadrados, Baía. Quando vires o lance por ti, depois ajuizas.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanh

ah e lembras daquele lance ha umas epocas atras na final taca uefa que o colinna expulsou o guarda redes barhez logo na 1ºparte quando ele fez penaltie e derrubou o adversario que estava ja isolado? o colina expulsou logo.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Ao intervalo do Werder Bremen-Espanh

oh entao se dizes que é para nao matar o espectaculo entao ja pecebo porque o pedro henriques nao expulsou o caneira naquele lance aos 7min so deu amarelo devia ser vermelho deve ter sido para nao estragar o espectaculo mas os arbitros estao la para apitar faltas nao para protegerem espectaculo9s nenhums senao era melhor nao haver cartoes vermelhos,fazia como no futsal

Cartão vermelho? Sem qualquer dúvida?

Parece que desta vez não citas os árbitros de "O Jogo", que não foram unânimes, chegando a haver quem duvide que haja falta. Eu, por acaso, até acho que não há falta... comparando com aquele agarrão que o Polga levou na área do SLB, num canto/ou centro, numa tentativa de cabeceamento, em que, devido a estar a ser "abraçado", foi mais a bola a cair-lhe na cabeça... :) Enfim... estive muito tempo fora, se calhar nunca mais recorreste a essas opiniões de "O Jogo" como costumavas fazer... se a memória não me atraiçoa!... :)

Re: Cartão vermelho? Sem qualquer dúvida?

aquele agarrao do anderson ao polga tambem era penaltie que o arbitro nao marcou mas aquilo foi quase na parte final do jogo o lance de caneira foi aos 7 min e se caneira fosse expulso a historia do jogo seria completamente diferente.

Sim, seria diferente...

... e injusto se acontecesse a expulsão! Mas o Sporting já estava a ganhar... nada me diz que não conseguisse aguentar pelo menos um empate. Ainda hoje o Bremen, com 10... parecia que estava a jogar com 12! :) Só veio completamente abaixo quando sofreu o 1.º golo.. pois precisaria de marcar 5 para chegar à Final.. sem sofrer mais nenhum... o que deita abaixo qualquer "guerreiro"! Mas ainda sobre o tal pretenso penaltie sobre o Polga... poderia dar a vitória ao Sporting. E repara que eu escrevo "poderia"... não escrevo com "certezas absolutas"... porque até um penaltie se pode falhar... Fica bem!