Deserto a Sul... | Relvado

Deserto a Sul...

 

lup51 diz: "sempre simpatizei com o
Farense, apesar do pesadelo que era o Benfica conseguir trazer de lá
vitórias. Era um clube de uma região sem poderes estranhos no futebol e poucos
apoios que se ia aguentando na 1ª divisão conforme podia. Mas não dura
para sempre viver no limite, e na hora da verdade ninguém se chegou à frente.
Noutros lugares tão facilmente surgem dinheiros municipais ou estatais, mecenas
vindos sabe-se lá de onde... Teremos algum clube algarvio na 1ª Liga nos
próximos 10 anos? Conseguirá o Portimonense subir?"

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Espero que nunca mais voltem ...

O Farense desceu de divisão porque é um clube muito pequeno que vivia de uma só pessoa, Paco Fortes. Os adeptos sempre tiveram uma mentalidade muito limitada. Na hora da verdade viraram as costas aos problemas e deixaram o SC Farense cair por terra. Quando penso na forma como o FC Porto foi sempre maltratado no estádio desse clube e no final foi o único clube que lhe estendeu a mão ... Enfim, cambada de ingratos. Espero que nunca mais voltem à primeira divisão.

...

Se repararem temos 2 ekipas da madeira , 4 do minho , 5 de zonas proximas de lisboa , 4 do porto , e 3 do centro! e nunka foge mt disto sobem e descem ekipas mas sao sempre destas zonas!
ke por sinal tabem sao as areas mais ricas economicamente do pais!
para baixo de setubal n ha mais nenhuma ekipa , komo para cima de braga tb nao ha , para alem disso o interior do pais tb n tem , nem me lembro de ter tido ekipas

E injusto

Eu acho que e muito injusto falarmos so do Algarve uma regiao muito rica (em termos turisticos) em comparacao com outras regioes do pais muito mais pobres em recursos do qual ninguem fala porque simplesmente ficam tao longe.

Desde quando e que se fala no Alentejo uma regiao super rica de cultura do qual fizeram parte equipas como O Campomaiorense e Elvas. Pois e muito longe nao e.

Ja aqui alguem falou das Beiras interiores. Do super trabalho que o Sporting da Covilha em estar entre os grandes como o fez por inumeras vezes. Pois e o quiejo sabe bem melhor nao e?

E que Tal Tras-os Montes do qual se fez representar pelo Desportivo de Chaves e tao brilhantemente disputou o campeonato e Uefa. Pois e o presunto e melhor nao e?

Para estas regioes que tao descriminadas sao pelo proprio pais nunca se da um voto de confianca ou um acercimo de orcamento ou no minimo valor pelo desempenho e esforco que e gerir estes clubes em situacoes tal dificeis, mas para a Ilha da Madeira o dinheiro pelos vistos ate sobra. Depois temos uma imensa pena das equipas Algarvias que tem mais posses que o interior, tem mais investidoes interesados, enfim tem mais sol.

Baaaahhh!!!!!!!

Re:E injusto

O Covilhã esteve 15 épocas na 1ª divisão e 4 na 2ª Honra e bem sabemos o que nos custou um ou outro brilharete, por isso penso que um eventual regresso ao escalão maior tem que passar obrigatoriamente pela valorização dos jogadores locais, sendo depois devidamente complementada com alguma qualidade vinda de fora da região, originando assim investimentos menores em jogadores.

Recordo-me que o último ano que o Covilhã esteve na 1ª divisão, 1987/1988, o panorama futebolístico a nível geográfico era bem diferente, visto que também por lá andavam o Chaves, o Elvas, o Farense, enfim as equipas estavam mais distribuídas pelas diferentes regiões.

Penso que a criação da 2ª Honra também contribuiu para a actual situação, porque ao ser um campeonato de todo o país diminui a possibilidade de algumas regiões terem protagonismo, enquanto na 2ª divisão antiga havia sempre uma subida no Norte, Centro e Sul, abrindo espaço para que também surgissem formações do Interior, até porque havia menos despesas com as deslocações. O ano passado na Liga de Honra a deslocação mais próxima do Covilhã foi à Naval, que é quase a 200 kms???????

Força Covilhã, o meu único clube.

Re:E injusto

Bem visto Sr Ferreira,
O valor a estas equipas do interior nunca e reconhecido. Eu concordo que a divisao de Honra so dividiu ainda mais o pais.

Um abraco.

dificil

é muito dificil um clube resisitir financeiramente onde nao existe industria.

o algarve vive do turismo,conclusao,nenhuma equipa na super-liga.

o alentejo simplesmente nao vive,resultado,nenhuma equipa na super-liga.

o poder economico esta centralizado na grande lisboa,e no grande porto,nao fossem estas as cidades mais importentes de portugal.

Re:dificil

a madeira vive do turismo. Conclusao: 2 equipas na UEFA!

tURISMO É 1 INDUSTRIA!

Re:dificil

pois, mas a madeira financia ricamente os seus 2 grandes, e o algarve... dá alfarrobas!

Dinheiro e não só...

Para um clube sobreviver é preciso antes de mais nada ADEPTOS.
E o Farense como muitos outros clubes tem "meia dúzia de adeptos" e a maior parte em idade avançada.Daqueles que mesmo que esteja a chover vão ao estádio.Os outros são benfiquistas, portistas e sportinguistas que de vez em quando vão ver um jogo do clube da terra.Mas no geral estão-se perfeitamente nas tintas para o clube.
Porque é que julgam que o Leiria joga sempre num estádio às moscas?O que acham que vai acabar por acontecer ao Chaves, ao Felgueiras, ao Famalicão, ao Académico de Viseu e por aí fora?
Vão acabar porque simplesmente vai deixar de haver quem se preocupe com eles...
De quem é a culpa de ir deixando de haver adeptos mais jovens nesses clubes e nas regiões interiores e a sul?
Não sei...se calhar a lavagem cerebral que se dá todos os dias em todos os telejornais para os quais só existem 3 clubes...

Re:Dinheiro e não só...

Ora aqui está uma grande verdade, porque com a mentalidade imposta pela Comunicação Social acho que vamos mesmo ficar reduzidos a três clubes.

Por isso, tenho cada vez mais orgulho em ser só do Covilhã e em não gostar dos chamados grandes.

Força Covilhã, o meu único clube!!!!!!

Mas andam todos distraídos?

Não há muitos dias comentou-se aqui a criação de uma nova Equipa: O Algarve United, aparece da vontade de um empresário italiano, a viver no Algarve, que tem dinheiro suficiente para comprar um sonho. O seu objectivo é atingir a I Liga em 7 anos; ambicioso mas não, de todo, impossível.

O Farense já foi, infelizmente; segue em último lugar, no seu campeonato - não lhe vejo réstia de chama. É pena.

Alguém analisou, no artigo, o italiano (de quem não recordo o nome) como um "Abraamovich à portuga"; se souber manter o nível da comparação, quem sabe?

Afinal, o homem só pede 7 anos : )

Post Scriptum

Também li hoje, por aqui, que este relvado é azul : )

O artigo é sobre o Algarve e embicam todos para o Norte... entranho, não?

Não.

Mas estranho...

Não há dinheiro

É triste mas é verdade, o dinheiro está todo no Norte. As autarquias e empresas locias acima do Mondego,investem muito mais nos clubes da sua terra do que no Sul. A única excepção era o Campoimaiorense mas um dia os Nabeiros fartaram-se e acabou.
Existe um deserto preocupante no mapa futebolistico. O sul está, fazendo uma analogia à sua demografia e geografia, desertificado em termos futebolísticos. Os clubes abrem falência (vide caso do Farense) e depois é muito dificl a sua reabilitação. O caso do Algarve tem que ser muito bem pensado pois houve um investimento muito grande na construção de um estádio para depois ninguém lá jogar ao mais alto nível.
Seria bonito, de facto, voltar a ver o Elvas na 1ª divisão ou na liga de honra, ou o Desportivo de Beja, Estrela de Portalegre, Farense, Portimonense, Olhanense, entre outros mas será dificil se não houver uma mudança de mentalidade no poder político.

Até lá assistimos a uma elevada concentração de clubes na área do grande Porto onde existe um investimento enorme, colocando, desta forma, uma série de clubes a jogar ao alto nível na Superliga e Liga de Honra, lembro-me só aqui de: Porto, Boavista, Rio Ave, Leixões, Varzim, Desp. Aves, Marco, Sp. Espinho, Maia, (o Salgueiros só agora desapareceu), Penafiel, Felgueiras, Gondomar.
E não convém esquecer que o Minho não dista a mais de 60/70 Km desta região, colocando assim o Guimarães, Braga, Gil Vicente, Paços de Ferreira...

ó lup

o fcp tb saia de la com vitorias do campo do farense

em relação ao portimonense ja esteve para subir de divisao honra mas nao sei q se passou epoca seguinte em vez de lutar pra subida acho q acabou por descer..

Re:ó lup

quantas vezes o benfic afoi perder a faro... e tb o porto, no ano em que perderam o hexa acho que foram lá empatar 3-3 depois de estar a ganhar 3-1.

Re:ó lup

pois eu sei

ja nos aconteceu tb em casa do Vitoria de Setubal tarmos a ganhar 3-0 e empataram 3-3...

Re:ó lup

graças ao grande chiquinho conde que hoje aos 38 anos joga no montijo

a logica da politica aliada ao desporto!!

para um clube crescer é presiso capital...há camaras que investem outras nem por isso ...o algarve esta mais virado para o turismo ..o alentejo esta desertificado e é um estado comunista...e o valentim loureiro e o pinto da costa moram no norte ...palavras para quê?

brutal

simplesmente, brutal.

Não há mais palavras..

Cumps.

Re:a logica da politica aliada ao desporto!!

"o alentejo esta desertificado e é um estado comunista"

Em primeiro lugar o alentejo, que é muito grande, não está todo deserto, em segundo, não é um estado, e em terceiro, em grande parte não é comunista!

Mas o melhor seria mesmo virem ao Alentejo e verem com os próprios olhos o que é o Alentejo, e deixarem-se de mitos que em parte ou no todo estão errados!

Cumps

calma...

eu nasci no alentejo sou comunista e benfiquista...tava a ser ironico...devido ao facto dos governos não lhes interessarem desenvolver a região por questões politicas..e toda a gente sabem que o pintinho dominou todos os presidentes de camera do prto e arredores ..casos de gaia, matosinhos e de mais algumas.

Desculpa.

Ok, não captei que era ironia! Pensava que era a sério.

Mas há muitas pessoas que julgam que isto é o fim do mundo, e eu pensava que eras uma delas.

Cumps