Descubra as diferenças... |
|
07 de Maio de 2002, às 07:33 |
Freetibete pergunta ainda o seguinte: "porque razão Jardel é hoje mais admirado e procurado pela imprensa do que quando era jogador do FCP?
Imagino o que será quando o SLBenfica, o clube mais representativo do Lisboa, voltar a ser campeão... O que irá acontecer nas rádios e televisões? Não deveriam os jornalistas ser mais isentos? É por estas e por outras que em Portugal os lisboetas são muitas vezes mais portugueses que os outros... É inacreditável que um simples título do Sporting seja mais importante para a imprensa do que o Penta que o FC Porto conquistou! É inacreditável pensar que Jardel no FC Porto não era tão bom como o Jardel do Sporting!"
63 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
li...
Enviado por leão eterno a 07 de Maio de 2002, às 19:44.e anoto:
o Benfica e o Sporting(por esta ordem) são clubes nacionais; o FCPorto é um clube de cidade; o Boavista é um clube de bairro. por exemplo: não duvido que a Académica e o Belenenses tenham mais adeptos que o Boavista... na minha cidade, Castelo Branco, conheço pessoas desses dois clubes; do Boavista, nicles... do FCPorto, dois humildes e solitários resistentes...
posto isto, assentemos num ponto: o Sporting fez uma grande festa nos Aliados; o FCPorto não se atreve a inundar o Rossio; o Boavista fica-se pela Rotunda... é duro? pois...
logo, entendam este conceito: o Sporting não é o Real Madrid; o FCPorto nunca será o Sporting... é uma questão de inevitabilidade histórica...
Sporting Sempre!
por essa ordem de ideias...
Enviado por vputin a 08 de Maio de 2002, às 21:10.Re:li...
Enviado por mrtaz a 08 de Maio de 2002, às 12:42.O Sporting é que dificilmente chegará a ser igual ao Porto... isso dos adeptos, mais um milhão menos um milhão... não são eles que fazem os resultados...
Têm uma Taça das Taças... e Taça dos Campeões Europeus? Supertaça Europeia? Campeões do mundo, alguma vez foram?
E quantas vezes é que estiveram na Liga dos Campeões por mérito próprio(leia-se, por serem campeões...)? Quantas vezes estiveram nos Quartos de Final, Meia-Final da mesma? e finais europeias? só uma? oh... que pena...
Queres comparar o "portfolio" europeu do Sporting com o do FC Porto? A dimensão de um clube vê-se através dos seus resultados, com principal relevância para os mais recentes, não no número de adeptos...
Em termos de resultados o Sporting foi claramente ultrapassado pelo Porto, e não importa o número de adeptos, porque isso até vem a nosso favor! Poucos, mas bons!
E já agora, agradece aos teus "adversários azuis e brancos" pelo que eles têm feito pelo ranking europeu para as provas europeias, pois são sempre os "últimos moicanos" nessas competições, em que o Sporting parece não revelar estofo para participar...
mrtaz
Re:li...
Enviado por leão eterno a 08 de Maio de 2002, às 20:27.mas, com o devido respeito, o Sporting não é um clube de cidade...
Re:li...
Enviado por mrtaz a 09 de Maio de 2002, às 09:21.Temos adeptos em todos os cantos do país, mesmo que sejam em menor número em relação ao Sporting e ao Benfica...
Dificilmente enchemos o Rossio, mas repara que também temos quem festeje os nossos títulos em Lisboa...
A minha namorada é sportinguista e quando o Sporting foi campeão há dois anos, levei-a à Avenida dos Aliados para festejar, e também não se comparava com o número de adeptos do Porto que enchem a baixa do Porto quando vencemos o campeonato...
mrtaz
Re:li...
Enviado por fanta a 07 de Maio de 2002, às 21:56.Re:li...
Enviado por leão eterno a 07 de Maio de 2002, às 22:33.Re:li...ou será ri, jejeje
Enviado por fanta a 07 de Maio de 2002, às 22:48.Outra inevitabilidade histórica.
Re:li...ou será ri, jejeje
Enviado por leão eterno a 07 de Maio de 2002, às 23:02.sabes que te respeito. logo, lê-me: a rivalidade Sporting-Benfica é ancestral: tem 90 anos! eu sou anti-lampião; por isso, eles são importantes: queremos vencê-los porque existem...
Porto e Boavista? não pertencem, com o devido respeito, a estes reinos...
Re:li...ou será ri, jejeje
Enviado por fanta a 07 de Maio de 2002, às 23:58.O BFC foi fundado no dia 1 de Agosto de 1903, mais ancestral que isto não encontras...só se pedires ajuda ao Topo Gigio e ao seu amigo pianista Rui Guedes, jejeje os relvinhas portistas sabem do que é que eu estou a falar...
O SCP foi fundado em 1906, o primeiro jogo entre o BFC e o FCP disputou-se em 1907 no campo da raínha - mais ou menos onde hoje se situa o campo da constituição - e que os boavisteiros ganharam por 5-1.
Aliás toda a gente refere que o BFC foi fundado por ingleses mas o que é certo é que dois portugueses, Pedro Brito e Maximiniano Pereira fizeram parte da primeira Direcção dos axadrezados...
Fomos igualmente os vencedores do PRIMEIRO campeonato do Porto, em 1913-14, na categoria principal...Relembro que na altura existiam quatro categorias de equipas, era um fartote de bola os jogos começavam logo pela manhã...
Re:li...ou será ri, jejeje
Enviado por leão eterno a 08 de Maio de 2002, às 20:25.escrevi que a rivalidade Sporting-Benfica é ancestral: não discuto a antiguidade de clubes...
Obrigado!!!
Enviado por Carrico a 07 de Maio de 2002, às 14:10.O jornalismo, em Portugal, peca por esse facto!
E depois vêm todos dizer que "O Jogo" é o pior jornal desportivo... porque "é do FCP"! Se calhar é o único que dá o mesmo destaque ao FCP como aos clubes da capital... e isso dói a alguns centralistas!!!
Os feitos alcançados na capital, são sempre mais destacados! Não se compreende! Nem vou falar do caso de Jardel outra vez!
Freetibete... obrigado por abrires os olhos a muitos Sulistas!!!
Não podem negar que se dá maior atenção a tudo o que se passa no Sul e mais precisamente em Lisboa!
Saudações Azuis e Brancas!
#Relvado na PTNet!
Complexos mesquinhos...
Enviado por Duro_e_Puro a 07 de Maio de 2002, às 12:46.O Sporting CP tem na sua gênese uma dimensão nacional. Não se associa a região alguma, mas sim ao país.
É natural e evidente que as atenções dos media convergir para os clubes que movimentam maiores massas humanas.
É falta de seriedade ignorar esse facto. E portanto não se podem ser feitas comparações de forma tão leviana. É evidente que a dimensão do SCP não é comparável aa BFC... e nem mesmo ao FCP. Basta olhar para as celebrações por todo o país.
Re:Complexos mesquinhos...
Enviado por fanta a 07 de Maio de 2002, às 22:05.O facto de sermos poucos - que o somos sem dúvida - apenas dá mais realce ao que temos feito em termos desportivos e de infra-estruturas, mas ao invés de realçarem tal facto vem com a média de espectadores, com o número de sócios...
Nós em número de sócios apenas somos inferiores ao SLB, SCP e FCP...poderão existir mais adeptos da Académica e do CF Belenenses, mas não confundam adeptos com sócios que é algo muito distinto...
Agora quando se ganha são todos desse clube, eu comparo por exemplo o que sucedeu frente ao Aves na época passda em que o Estádio encheu na sua capacidade total e ao invés este anbo como não existia festa o estádio não encheu nem por sombras, apesar da capacidade de lugares ser actualmente maior do que no ano passado...o que eu quero afirmar que o povo portugues quando lhe cheira a festa está sempre pronto...
Como é lógico só um louco poderia alguma vez comparar a massa adepta do SCP com a do BFC, mas não é necessário virem dizer-nos a nós, boavisteiros, pois temos a real capacidade de quem somos o que queremos e até onde poderemos ir...não entramos nem trabalhamos em megalomanias apenas na e com a realidade como demonstramos em termos pragmáticos nas finanças da SAD relativamente a outras...
Muito boa sorte para o jogo com o Leixões...e que vença o melhor...
Sra Dona Susana
Enviado por Duro_e_Puro a 07 de Maio de 2002, às 21:42.Sou Nortenho... moro no sul
Enviado por Kikas a 07 de Maio de 2002, às 11:30.Isso acontece no Norte com a imprensa, falada e escrita que defende (sim é essa a palavra mesmo!) os clubes do norte (principalmente os clubes da Invicta) e é muito mais crasso quando se passa em Lisboa, em que a imprensa, falada e escrita, que já habitualmente defende os seus clubes (principalmente Sporting e Benfica) em hora de vitória esuqece todas as restantes noticias, chegando ao inédito ponto de se interromper transmissões em directo, mostrando o máximo desrespeito pela minoria que estava a ver uma Final duma Taça dos Campeões de Hoquei só para mostrar um autocarro parado no meio de uma multidão, sem qualquer valor acrescentado mesmo para quem em casa fazia a festa do seu clube (pelo menos foi o que sentí pois estava a acompanhar a final de Hoquei em casa de amigos que são do Sporting, que detestaram as interrupções e a consequente edição que ditou na escolha de um filme de video em lugar de seguirem o trajecto do tal autocarro que não avançava.
Enquanto quem tem responsabilidades editoriais não conseguir, de todo, despir a camisola do seu clube, existirá sempre esta dualidade, mais sentida a Norte pois as cadeias de TV, os Jornais mais lidos e as principais rádios têm sede e edição na grande Lisboa.
Até uma próxima,
Kikas
Re:Sou Nortenho... moro no sul
Enviado por Restelo a 07 de Maio de 2002, às 13:13.Um abraço ,
Restelo.
PS.: Lamento o que aconteceu ao Sp.Espinho , mas melhores dias virão , há que ganhar coragem , pois o clube merece mais , até pelo seu historial.
Re:Sou Nortenho... moro no sul
Enviado por mondragon a 09 de Maio de 2002, às 20:24.Cumprimentos relvísticos...
Mais estranho ainda...
Enviado por j_eagle a 07 de Maio de 2002, às 09:43.Espera para ver quando o Benfica for campeão e aí sim verás a diferença. Claro que agora vêm as piadas que tenho de esperar muito etc, mas que espera sempre alcança. :-)
Mas ainda mais estranho ou mais curioso a meu ver é que este ano, fez-se mais festa pelo titulo conquistado pelo Sporting, àquando o Sporting foi campeão à duas epocas atrás depois de um jejum de 18 anos. É estranho!
Abraços,
#Relvado
Re:Mais estranho ainda...
Enviado por ribeiropaula a 07 de Maio de 2002, às 10:22.Atenção que eu não sou Sportinguista, mas também não posso com a atitude dos Benfiquistas que ainda se acham os Reis do Mundo.
Força FCP
Re:Mais estranho ainda...
Enviado por Ealago a 07 de Maio de 2002, às 10:27.Re:Mais estranho ainda...
Enviado por ribeiropaula a 07 de Maio de 2002, às 12:51.Por mais estranho que pareça eu não estou em Lisboa, estou em Braga. Não posso ver os jogos da minha equipa se não tiver sport tv em casa. Já algum dia passaste pela situação de entrar num sitio para ver um jogo e seres automáticamente insultada e ameaçada por pessoas com quem nunca falaste mas que um dia tiveste o azar de te verem a festejar um golo da tua equipa?? Pois eu passo muitas vezes por essa situação, e sempre com Benfiquistas daí que talvez não me agradem muito.
Quanto ao Pôncio Monteiro, também não é essoa que me agrade.
Já agora, nõ é o Ribeiropaula, mas sim a Ribeiropaula.
Re:Mais estranho ainda...
Enviado por Estrela a 07 de Maio de 2002, às 09:53.Embora concorde
Enviado por pois a 07 de Maio de 2002, às 09:43.Pelo que não concordo quando se referem a este (e outros) problemas, como sendo "Sul"....
Será um problema de centralização na capital do país...
Outro aspecto que não concordo, é de alguma forma dar-se a imagem que este é um problema de um pais subdesenvolvido como Portugal.
Poderei dizer (que tantas vezes serve de exemplo) que em Espanha, também é à volta da capital que quase tudo acontece, e só não é tudo porque o país tem umas dimensões físicas e uma diversidade cultural, que não é sequer comparável a Portugal, (basta dizer que algumas provincias tem quase o tamanho do nosso país).
Em Barcelona por exemplo combate-se isso com uma imprensa local com bastante expressão, que chega ao ridiculo de dizer que o "Branco" por vezes é "preto"....
Mais actual, é o realce dado ao titulo conquistado pelo Valência, que garanto não ter tido atenção dos orgãos de comunicação social superior à dada ao Boavista na época transacta....se considerarmos então que em Espanha até nem é completamente fora do vulgar outros clubes que não os das 2 maiores cidades (Madrid e Barcelona) serem campeões, estaremos então na presença de uma verdadeira aberração, se o compararmos com o fenómeno Português...
Para concluir, refiro que a atenção dada pelos média é proporcional à receita que esta lhe pode dar...
Se não quisermos ir muito longe, repare-se apenas nos critérios de edição do Relvado.com, onde por vezes a qualidade não é tão importante, como o número de acessos, comentários e forma de os conseguir....
Re:Embora concorde
Enviado por Atletico a 07 de Maio de 2002, às 10:54.No meu comentário arrogo-me do direito de defender o resto do País e não só o Norte, mas reconheces que o Algarve vive mesmo á parte do País (só trabalham 4 meses por ano e em ocasiões especiais) e o Alentejo é um caso paradigmático e de dificil resolução, com problemas gravissimos e dificeis de resolver, mas sempre está mais a sul que Lisboa, eheheh.
Isto daria pano para mangas
Saudações Vitorianas
Re:Embora concorde
Enviado por pois a 07 de Maio de 2002, às 12:21.já agora...duas questões que gostava de te por;
-Como reagiu a tua equipa à goleada de à umas semanas, e o como agiram (direcção e equipa técnica)?
-Num artigo teu em que sugerias que se apresentassem ideias em relação à actuação da direcção num clube sem grandes meios financeiros, mas ao qual se exige mais ambições, onde fiquei com a sensação que seria o teu Atlético, que estás (e o teu elenco directivo)a pensar fazer?
Re:Embora concorde
Enviado por Atletico a 07 de Maio de 2002, às 12:40.Penso que só assim se dá a volta, olha tal e qual a solução do Nabeiro para o Campomaiorense.
Em relação á reacção da goleada, foi boa embora com sequelas, pois na última jornada contra uma fraca equipa e na ânsia de não falharmos perdemos por 2-1, com 33 remates á baliza do adversário e eles com 5 fizeram 2 golos, é obra!!.
De resto há duas semanas e após uma comezaina e muita bebida á mistura tudo se resolveu.
A propósito o meu povo quer ir passar dois dias ao Alentejo e meter um joguinho pelo meio, não arranja sum jogo com ninguém?
Se souberes envia um mail para
[email protected]
Saudações Vitorianas
Re:Embora concorde
Enviado por pois a 07 de Maio de 2002, às 13:37.Quanto ao jogo com alguma equipa daqui, o Vasco da Gama de Sines é uma equipa semi profissional da 3ªdivisão, o que complica, pois tem a época organizada.
Na 1ª distrital temos o U.Santiago, a equipa da minha terra, mas com a qual estou incompatibilizado com a direcção. Na 2ª existe o Porto Covo e o Grandolense, que se encontra a disputar o acesso à 1ª divisão distrital.
O Porto Covo, julgo que já acabou, não sei se estão a disputar alguma fase complementar, mas vou tentar falar com eles...e são os únicos clubes com seniores na região...
Em virtude de existirem clubes com qualidade na formação, mas poucos nos escalões seniores, existem 2 clubes no Inatel que são bastante fortes, tendo inclusivé 1 deles sagrado-se campeão nacional por 2 vezes....
Não será uma adversário muito forte, mas para uma festarola se calhar até servia bem.
Além disso é sempre possível eles reunirem alguns jogadores mais competitivos de outras equipas desse campeonato por forma a dar um pouco mais de luta....
essencialmente são malta porreira, que gostam de receber bem...se quiseres vou ver se estão receptivos..
Re:Embora concorde
Enviado por Atletico a 07 de Maio de 2002, às 15:00.Bom é sempre bom
Enviado por Ealago a 07 de Maio de 2002, às 09:15.Se as vitórias do Benfica são sempre muito faladas, é porque quem é Bom será sempre Bom e merece o seu devido destaque!! Hi Hi.
Em todo o mundo a capital é sempre vista com mais destaque. Quanto mais num pais como Portugal!