As culpas da imprensa... | Relvado

As culpas da imprensa...

 

PLO diz ainda o seguinte: "para aqueles que, no Relvado.com, criticam Mourinho (embora estejam no seu direito), poderiam primeiro lembrar-se que Bölöni já se recusou a falar à comunicação social e foi grosseiro, quase violento, com alguns jornalistas (quem sabe, fruto das perguntas estúpidas a que tem sempre de responder!). Mourinho nunca."

I Liga:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Penso que não!

Afinal é a imprensa a culpada pelo facto de sermos um dos países da Europa com a maior taxa de analfabetos "passivos", daqueles que nem um cheque sabem preencher? É afinal, a imprensa que tem culpa de sermos um povo que gosta é da intriga, da fofoca, da polémica, do disse que me disse?

        Acho que a resposta a esta pergunta é por demais evidente! Nós é que somos os culpados! Quem é que compra os jornais? Quem é que faz com que Portugal, seja na Europa um dos países que mais jornais desportivos vende per capita? Nós!
        Quem lhes alimenta a caneta é o adepto da bola, e claro os disparates que por vezes regurgitam, só os "come" quem quer! E quem é capaz de resitir a uma capa de jornal que diz por exemplo em letras garrafais: "DECO NO BARCELONA" - irresistível!!!

          Não me parece portanto, que os jornais tenham qualquer culpa. Culpa tem o povo da Lusitânia que com a sua maneira de estar na vida, lhes alimenta os bolsos comprando mais e mais jornais! Se calhar se não ligassemos tanto à bola...

PS: O Record online é dos sites mais visitados a nível nacional, porque será?

::::::::::VIVA O PORTO::::::::::

Re:Penso que não!

Concordo inteiramente...

Não é por acaso que se continuam a vender mais jornais desportivos... cada vez mais sensacionalistas... do que jornais generalistas.

Mas é sempre mais fácil culpar a imprensa do que assumir a realidade...

A culpa...

Claro que a imprensa "incentiva" guerras, polémicas e intrigas...

Claro que os jornais destorcem, descontextualizam e "remastigam" afirmações com o objectivo de vender...

Mas quem compra os jornais? Não são precisamente esses os mais vendidos? Alguém nos obriga a alguma coisa?

E aqui no Relvado.com, qual é o "género" de artigo que tem mais "acessos"?

Qual o "género" de programas de televisão que têm mais audiência?

A culpa é toda dos "media"?

Somos todos "estúpidos" e manipuláveis?

Qual o mais culpado, quem cria o "produto", ou o consumidor final que o quer possuir e ainda por cima paga por ele?

E os dirigentes, treinadores e jogadores não têm "capacidade" para escolher as perguntas a que querem responder?

É um ciclo vicioso...

Re:A culpa...

Perfeito e oportuno.
Concordo com todas as tuas "questões".
Pena, é não ter pontos para te dar.

Um beijo.

E já agora (parte 2)...

"[...] quem provoca as polémicas de palavras entre dirigentes e treinadores "é a própria imprensa. Qual é o sentido de fazer o flash interview senão para recolher declarações a quente e que são sempre as mais infelizes? [...]"

Quando alguém falha o "flash-interview", a Comissão Disciplinar da Liga abre um inquérito por falta de comparência, e porque tal vai contra os regulamentos da Liga...

...e depois a culpa é da imprensa, que não devia fazer o "flash-interview"? :)

E já agora...

...quem estabeleceu como obrigatório o "flash interview"?

Os canais de televisão? A Liga?

exemplo fresquinho...

Caro PLO,
Por alguma razão costumava (quando tinha paciência para isso) eu criticar aqui no Relvado algumas edições mais "picantes" e explosívas, em que a "montanha" normalmente "paria um rato".
São os critério editoriais com que vivemos de á uns anos a esta parte.
São os prós e contras de termos uma imprensa desportíva, que tem de muitas vezes inventar situações para poder alimentar as edições diárias.

Como exemplo (porque estive rápidamente a ver agora mesmo) dou-te a forma de como o Jogo e o Record editam o que disse Scolarí sobre Deco.
No Jogo, quando for português, Deco poderá vir a ser uma hipotese.
No record, Scolarí claramente descarta o brasileiro...

Curioso? Talvez... mas seguramente não é uma edição inocente.

Até uma próxima,

Kikas

Re:exemplo fresquinho...

Se inocente fosse a Humanidade....

Re:exemplo fresquinho...

Quem me dera ser inocente... ;)

Bom ponto de vista, mas...

nós todos não somos uns seres pensantes/racionais ? Então porque estamos sempre a reagir a isto ou aquilo? Faço mea-culpa nesta questão mas será que com o silêncio de todos durante meses nestas questões não parava com esta intriga jornalística num lápise?
Parece-me que sim, porque nós esquecemo-nos de algo, que é os nossos Euros que dão "alimento" a isto tudo, lembrem-se disto quanto compram este ou aquele jornal!!

Cumprimentos

nao é so da emprensa

a emprensa tem a meu ver 50% de culpa.por vezes coloca muita pressao sobre treinadores(que acabam por dizer desparates),jogadores(revlete-se dentro do campo),e a todos os que vao aos estadios.mas os dirigentes,tambem teem culpa em muita coisa,sao deles que parte muitas guerras entre claques.lembro-me de a uns anos a claque do sporting ser brutalmente agredida nas antas,porque as direçoes nao se davam,e desde que as direcoes do porto e do sporting se dao bem,nao se houve falar em ataques entre essas duas claques.por fim a policia.é daqui que acontece cenas tristes,de pessoas que vao ao futebol,sem maldade,e que so por festejarem a vitoria do seu clube,sao espancados,incentivando a confrontos

Comunicação Social...

Realmente quando há qualquer coisa de anormal, a imprensa espreme, espreme, e espreme até saturar... Eles são as aberturas dos telejornais, são capas dos diários desportivos... Enfim dão protagonismo desnecessário a quem não merece...
Penso que os jornalistas têm direito á informação e a informar, mas o que é demais cheira mal e satura a paciência daqueles que vêm o desporto de uma forma limpa e justa.

Saudações Benfiquistas.

A imprensa nao tem culpa

Para mim nao e a imprensa que tem culpa.

Eles, como qualquer "comerciante" apenas querem vender o seu "produto". Sendo assim, o produto tem que agradar ao maior numero de "clientes" possiveis, de forma a perfazer um lucro superior. Desta forma, por vezes o mesmo produto e adulterado e oferecido com um rotulo diferente de forma a agradar aos seus clientes.

Cabe-nos a nos escolher o produto que queremos comprar. Se houver polemica o produto torna-se exponencialmente interessante. No entanto, se nos eleger-mos o produto genuino em detrimento do adulterado, este ultimo aos poucos acaba por desaparecer.

Resumindo: a culpa acaba por ser nossa, os consumidores finais.

A sua teoria...

Até podia estar correcta... Mas no entanto ela falha no elemento mais importante!
Você diz que cabe-nos escolher o produto que se quer comprar. Mas que hipótese de escolha temos nós pergunto eu... Se num jornal se diz esfola, noutro diz-se mata...
Como podemos nós optar?
Só haverá uma solução que é não comprar... Mas mesmo assim, a notícia entra-nos por nossas casas através da "caixinha mágica"!! O que fazer então?
Esperar que os jornalistas tenham um pouco mais de decência para publicar certas e determinadas notícias... Ou melhor, publicarem aquilo que realmente tem interesse... Mas o que pode ser interessante para mim, poderá não sê-lo a muitos de vós e vice-versa...
Ou seja é muito complicado!!!

Saudações Benfiquistas.

Re:A sua teoria...

Pois... mas e ai precisamente que entra aquilo a que eu onde queria chegar nas entrelinhas: o clubismo.

A culpa disto tudo é...

do Gabriel Alves que com tiradas como esta: "Quaresma e Paulo Ferreira têm o mesmo nível velocipédico!" incita qualquer um a ter um ataque... de riso!!

É verdade que a imprensa faz perguntas indecentes e coloca títulos provocatórios, mas cabe a cada um de nós passar sobre isso e ver a verdade real!

No outro dia vinha n'"A Bola": "Está na cara que vamos ser campeões" como título e dito por Clayton... e o que é que ele dizia na entrevista??

Não me lembro com exactidão, mas era mais ou menos assim:
Pergunta: Acha que o FCP tem condições para lutar pelo título (ou então era: para ser campeão?)?

resposta: está na cara que da maneira que temos vindo a jogar temos todas as chances de discutir o título!!

Ora alguém consegue associar as duas coisas, e colocar aquele título sem ser por malícia??

Mas há muito pior!!

Tens muita razão PLO

Ora ai está um artigo bastante interessante de comentar. Caro PLO tens toda a razão quando dizes que os media são os grandes provocadores de toda esta destabilização entre dirigentes e clubes que reina no nosso país.
Eles quase que se matam uns aos outros para obter o melhor comentário para sair em capa de revista, jornal ou para nos entrar pelos olhos nos telejornais.

Os media causam intriga, guerras internas, especulações e até são os responsáveis por causar enormes polémicas sobre algum problema.

O poder que eles têm em Portugal é enorme e aproveita-se disso para vender jornais e subir em níveis de audiência.
De uma vez por todas os clubes devia-se proteger bem contra esse tipo de intrigas.

Ora ai está...

...um artigo oportuno, parece obvio que a imprensa portuguesa em geral infelizmente so contribua para o que de mal ha no futebol, manipulam noticias ,intrepretam muitas vezes mal palavras de jogadores ,treinadores e dirigentes apenas para lançarem mais achas na fogueira ,nos flash interview observa-se a coisas hilarienates os jornalistas poe praticamente as respostas na boca dos intervistados com as suas questoes ,enfim mau demais.