A Comunicação Social e os Clubes | Relvado

A Comunicação Social e os Clubes

 

A imprensa é sem dúvida alguma a maior arma psicológica que se pode usar contra um jogador ou uma equipa. Durante o Mundial assistimos a inúmeros jogos psicológicos realizados pela imprensa e há treinadores que sabem usar os média para motivar os seus jogadores como Mourinho e Scolari. Acham importante para uma equipa ter um treinador que saiba lidar com os jornalistas? Que papel desempenha a comunicação social na vida dos clubes actualmente?

I Liga:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A Comunicação Social

Ainda por cima está cada vez mais forte

Re: A Comunicação Social

E com mais importância

Os clubes

São benefeciados e prejudicados ao mesmo tempo.

Re: Os clubes

Mais vezes prejudicados

Às vezes

faz coisas muito feias para conquistar os seus objectivos.

Re:

Descem muito baixo às vezes

Re: Re:

mesmo muito baixo

A Comunicação Social

É uma das maiores armas no mundo futebolístico

Re: A Comunicação Social

Se não mesmo a maior

Há vários jornais

que são autênticos apoiantes de cluvbes e que por isso rebaixam os seus adversários.

Re: Há vários jornais

e não clubes

Re: Há vários jornais

Só que lá eram selecções.

Re: Há vários jornais

Como aconteceu no Mundial.

Por exemplo durante o Mundial

Vimos a comunicação social estrangeira constantemente a rebaixar os tugas.

Re: Por exemplo durante o Mundial

Foi um geto muito feio mas que a nossa selecção ultrapassou.

Re: Re: Por exemplo durante o Mundial

Até às meias-finais........

Re: Por exemplo durante o Mundial

A dizer até bué mal de nós.

Os culpados são os clubes e a FIFa...

Na sua ganacia imparavel de somar mais. A CS tem papel mais do q o éticamente desejavel e menos do que o comercialmente previsivel. Não houvesse jogadores, jogos na televisão, camisolas e merchandising a vender, se fosse mesmo só bola e idas ao estádio, não teria tanta importancia a comunicação social nem nós comprariamos o jornal todos os dias ou assinavamos a Sport Tv. Ou não era assim q era o futebol há 30 anos?

Re: Os culpados são os clubes e a FIFa...

Ya tens razão

A força da palavra.

Sem dúvida que é muito importante. Muito do sucesso de uma equipa se joga no delinear de uma estratégia de comunicação. E não é só ao treinador a quem essa tarefa é incumbida. Deverá haver, sempre, uma linha condutora na forma de comunicar ou na forma de transmitir “recados”, um corte transversal de ideias, iniciado na direcção e passando pelo treinador e até pelos próprios jogadores. Temos tido vários exemplos que podem servir, facilmente, como prova desta realidade. Peguemos no FCP de Pinto da Costa e de Pedroto. Foram, muito provavelmente, os precursores desta tese em Portugal. Concertaram um discurso estudado, duro, de ideias fixas, moralizador e aglutinador de vontades e de esforços. Com eles se virou uma página do nosso desporto. A identificação clara de um inimigo, a ideia de que alguém é protegido e que o FCP é esquecido, ou mesmo perseguido pelo poder central, a união contra tudo e contra todos – esta conjugação de pressupostos e de factores teve um papel decisivo no crescimento que este clube teve desde então. Tudo mudou a partir dessa altura. As vitórias sucedem-se e a dimensão do FCP não para de crescer, tornando-se naquilo que é hoje: um clube mundialmente reconhecido. Para tal muito contribuiu a forma inteligente e vincado como esta politica se tem mantido, sempre com Pinto da Costa ao leme. È claro que só isto não chega. O talento tem que existir. Tanto de treinadores como de jogadores. Se pensarmos, por exemplo, na fase de Octávio veremos que a politica era a mesma, talvez até mais dura ainda, mas a coisa não resultou. Faltava algo a este treinador, não sei se sabedoria se sorte, que mais tarde, com o aparecimento de Mourinho, foi colmatado. É esta a fase de ouro do clube. Aliando-se a experiência do presidente à capacidade arrasadora de Mourinho o FCP tornou-se brilhante, quase um rolo compressor na forma como dominava o nosso campeonato. E para surpresa de muitos, mesmo nossa, essa força conquistou a Europa e o mundo do futebol. Outro caso similar é Scolari. Não tendo, em minha opinião, a capacidade de Mourinho nem a sua destreza intelectual, consegue fazer milagres através da motivação e da confiança que imprime aos seus jogadores. A politica é a mesma, os princípios também, a execução das mesmas pouco difere e, claro, os resultados estão à vista de todos, até os mais críticos ou mais cépticos o têm que aceitar. Julgo, que à luz destes exemplos, podemos dizer que os resultados começam-se a construir nas palavras. Uma palavra pode unir todo o grupo de trabalho e todo o mundo que gira ao seu redor, mas pode ao mesmo tempo, se mal calculada, ajudar ao desmoronar do castelo de cartas que é uma equipa de futebol.

Re: A força da palavra.

Mas mais contras temos de admitir

A Comunicação Social

Tem sempre prós e contras

Re: A força da palavra.

A imprensa devia ser informativa mas é conflituosa.

Re: A força da palavra.

É verdade. A imprensa às vezes é um pouco dura para quem não merece.