Com as mãozinhas não vale... | Relvado

Com as mãozinhas não vale...

 

Jan Ullrich diz: "não me lembro de
haver nenhum campeonato tão polémico em relação às jogadas em que a bola é
jogada com a mão ou com o braço dentro da área. Umas vezes são marcadas outras
não, o que provoca fúria nos clubes prejudicados, porque os critérios não são
iguais. Ainda esta semana houve casos em todos os jogos em que intervieram os
3 grandes. De uma vez por todas, reúnam-se e tomem uma decisão! Qual será a
melhor solução para este grave problema?"

I Liga:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Cortem os braços aos jogadores!

Assim não há dúvidas de certeza!

Simples!

Os árbitros não seguem todos o mesmo critério!

Isto das questões de mão na bola, ou bola na mão, recorda-me aquelas outras questões, as da intensidade... Tudo uma questão de critérios disformes...

Mingos

Complicado

Na minha opinião é um caso complicado de resolver.

As faltas por mão na bola não deviam ser assinaladas se a mão está encostada ao corpo ou se o lance é muito rápido/ ou o jogador estiver muito perto e assim não ter tempo para retirar a mão.

Mas estes lences são muito complicados para os árbitros. Eu vou ao Estádio e para mim é tudo muito rápido por mais que esteja atento não consigo verificar.

Agora aqui se pôem a questão, porque é que o 4º árbitro não pode ter uma televisão aonde veja os casos do jogo, e diga ao árbitro principal que existe mão ou não? Era a solução mais fácil.

Quanto aos critérios é normal que seja diferente em jogos dos grandes. Por vezes os próprios "grandes" são prejudicados.

È só ver as duas expulsões do João Pinto este ano, e ver quantos jogadores dos grandes foram expulsos por protestos. Sempre foi assim.
E é assim porque a pressão dos grandes é maior que dos outros, e os árbitros, na minha opinião, só prejudicam os grandes quando acham que estão a fazer bem.

Tudo começou

a meu ver no Benfica x Belenenses da época passada num penalti quanto a mim inexistente, daqueles penaltis que só seriam asssinalados a favor dos grandes e nunca contra os grandes, acho que foi a partir daí que se começaram a falar de bola na mão ou mão na bola.

Este ano a conversa descambou, em todos os jogos vêm-se lances que noutros jogos já deram penaltis e todos neste caso puxam a brasa à sua sardinha, pressionam os árbitros e não duvido que os árbitros sintam receio de ajuizar este tipo de lances,principalmente conforme as equipas em campo, porque um erro a favor dos grandes, é levá-los ao colo, um erro contra eles é atrasá-los propositadamente do titulo.

E sim também acho que deveria haver uma reunião entre árbitros para discutirem sobre este assunto, até lá contento-me que cada árbitro seja coerente de jogo para jogo, uns assinalam outros não, quero acreditar que tenha a ver com o estilo deles de arbitrar.

Sinceramente faz-me mais confusão aquelas faltas que fora d'área seriam assinaladas mas dentro dela já não...

Saudações

Re:Tudo começou

Discordo, tudo começou com um jogo do Benfica? O Futebol existe há mais de cem anos e desde então começõu com um jogo do Benfica, o que eu aprendo por aqui.

Já aconteceram no futebol Inglês esta e outras épocas, no Espanhol e em todos os restantes campeonatos, lances deste genero. Em Portugal apenas se fala mais que nos outros países, fala-se mais e faz-se menos aliás.

Abraço

Re:Tudo começou

acho que nesse jogo houve o lance mais polémico deste tipo, antes disso lembras-te de mais algum que se tenha falado durante tanto tempo?
Calhou ser no jogo do Benfica, ou não concordas que na altura o lance foi muito discutido? Volto a dizer, calhou ser no jogo do Benfica, não vos estou a acusar de nada =)

E quando me refiro a que tudo começou refiro-me a esta polémica recente das "mãos" que tem "assombrado" todo este campeonato.
Saudações

Ao Colo...

slb-Sp Braga 1-0 Grande penalidade que ficou por marcar sobre João Tomas,previsivel resultado final 1-1

Belenenses-slb 1-2 Grandes penalidades que ficaram por marcar de Petit sobre José Pedro e mão de Manduca,Possibilidade de 3-2 para o Belenenses... quer isto dizer que neste momento o Braga estaria 1 ponto á frente do slb e não cinco atras

Existem regras!

A regra diz que é penalty, sempre que o defesa jogar deliberadamente com a mão. A palavra deliberadamente, deveria ser suficiente para resolver muitas das dúvidas, mas os árbitros teimam em complicar e em não adoptar um critério uniforme nesta matéria.

Quanto aos casos do fim de semana, o Manduca joga deliberadamente a bola, resta saber se foi com o ombro ou se com o braço. Sinceramente tenho dúvidas, se tivesse a certeza que fosse com o braço, seria o primeiro a vir dizer isso aqui, mas se mesmo quem vê na tv tem dúvidas, o que fará o árbitro?

Creio também, que o problema não são os inúmeros casos polémicos que têm sido falados nesta época, mas sim a disparidade de critérios que tem existido. Há muitos penaltyes assinalados só porque a bola toca na mão do defesa e muitos outros, que não foram assinaldos, porque apesar de evidente o toque com o braço, este não é deliberado. E acrescento, em caso de dúvida o árbitro deve deixar seguir a jogada...

Re:Existem regras!

Caro prozac,

segundo o que aprendi no curso de treinador e segundo um arbitro é considerado mão na bola sempre que o jogador atraves dos membros superiores aumento o seu raio de acção!

Fica aqui o esclarecimento...

Ou seja se um jogador estiver com os braços abertos e chutarem a bola na direcção dos braços, em caso de contacto deve ser assinalada grande penalidade.

Exacto, mas...

mas muitas vezes é difícil distinguir entre o abrir de braços por uma questão de equilíbrio, ou se é efectivamente para aumentar o seu raio de acção. A mim parece-me que estando o defesa em movimento e se esse abrir de braços for a extensão desse mesmo movimento então não deve ser penalty, mas se o defesa estiver parado e mantiver os braços abertos deve ser penalty. Só para dar um exemplo conhecido, no Portugal-França do Euro-2000 o penalty do Abel Xavier. Ele manteve os braços abertos à espera do que o jogador francês ia fazer. E este chutou a bola contra o braço do Abel (que ainda o tentou tirar?)...

Não é fácil de ajuízar...

Lei é lei

Caro Colega, se fores veres os leis dos arbitos de futebol, já não há mão na bola nem bola na mão, simplesmente se tocar na mão/braço é falta. Isto já foi dito pela entidade competente, mas como em Portugal só se fala de casos, toda a gente faz ouvidos de moucos...

Re:Lei é lei

Qual entidade competente?

As Leis do futebol em vigor na época de 2005/2006 aprovadas pela FIFA e publicadas pela FPF dizem claramente que é falta apenas se: "A mão tocar deliberadamente na bola".

Ou seja, se o toque não for deliberado estamos na situação ententida como "bola na mão" e não há lugar à marcação de falta.

A melhor solução

... para este problema seria os árbitros deixarem de beneficiar sistematicamente os grandes. Ao fazê-lo lançam a confusão sobre os critérios adoptados nos adeptos e jornalistas e chega-se a este ponto de situação.

Exemplos há muitos e nem vale a pena esmiuçá-los, porque todos sabemos que, para lances idênticos, apita-se de uma forma se for nas áreas do Benfica, Porto ou Sporting e de outra forma se for nas áreas dos restantes clubes.

Re:A melhor solução

a melhor solução era acabar com os árbitros de uma vez por todas!

Critério

Não faz sentido a interpretação da lei estar tão sujeita ao critério do árbitro!
Deve ser definido um critério para todos, logicamente!

ja dizia a rute marlene na sua cançao

Tire a maozinha dai, la la la

Na minha opinião:

Na minha opinião, que também é importante, muitas vezes são pequenos erros que acontecem ou vais dizer que já não viste jogos assim?
Quanto ao árbitro, já não é bem assim, eles estão ali para prestar atenção ao que os jogadores fazem!

A lei arbitragem

Que visa sancionar falta, quando a bola toca na mão, ainda não foi aclarada ,pela arbitragem Portuguesa.
Incorrendo assim, ser do livre arbítrio, a sanção ou não da mesma.

Um bom árbitro se distingue, pelo bom senso de julgamento dos lances.É justamente o factor humano, que separa o trigo do joio.A sua personalidade , para ser coerente face a pressões, delimita as arbitragens caseiras e as arbitragens a favor do grande.

Somando a isso, grandes valores envolvidos pelas participações, mais, avaliações sumárias e opacas, que induzem a mais jogos arbitrados...e temos o caldo da sopa feita.
Por isso a arbitragem, é assim, sopeira.

Facil

Os jogadores deviam ser obrigados a meter os braços atrás das costas quando houvessem cruzamentos ou livres.

assim levam a bola nos tomates

se metem as maos atras de costas

Re:assim levam a bola nos tomates

E tomates "amassados" não ficam bem na salada!

:)

(Desculpem, não resisti!)

Re:Facil

Ou até se podia amarrá-los. E eles ficavam assim tipo jogadores de matraquilhos...

Casos nos 3 grandes?

No jogo do Porto não houve caso nenhum, a não ser uma tentativa de fabricação de caso por parte do "jornalista"(?) que entrevistou o treinador do Gil Vicente. Quem como eu ouviu a conferência inteira, bem como a entrevista imediatamente antes a um jogador do Gil, sabe do que estou a falar.

Cumprimentos.

Não houve caso?

Foi assinalado o penalty porquê?

A Solucao

E mandar os arbitros, principalmente os ditos Auxiliares, a Multiopticas para verem melhor o que eu daqui da minha TV consigo ver e eles nao!!!

mao na bola ou bola na mao?

O problema e que ha uns tempos atras considerava-se a possiblidade de ser "bola na mao". Agora cada vez que a bola toca na mao ou braco de um jogador pede-se logo grande penalidade. Essa e a diferenca que tanta polemica tem despertado neste campeonato.

e que tal

os árbitros deixarem de ser estúpidos e apenas assinalarem as mãos na bola, e não, as bolas na mão?

(e nem foi preciso eu ter tirado um curso de astrofísica para lá ter chegado)