Claques são civilizadas? | Relvado

Claques são civilizadas?

 

PauloFerreira diz: "as claques têm, quase todas elas, pessoas semelhantes a vândalos (digo semelhantes porque são piores) entre os seus membros, e que não respeitam nenhuma Lei, sobretudo as de civismo. Ainda assim, qual será a mais civilizada das claques dos três «grandes»?" E entre as outras, qual é a que revela comportamento mais exemplar?

I Liga:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Conhecer antes de falar.

Sou membro de uma das claques do Benfica,os No Name Boys.Obviamente que acho que a claque a que eu pertenço é a melhor de Portugal. :)
As claques têm uma imagem muita má junto do público em geral.Se calhar,porque o pouco que sabem das claques,é aquilo que lhes é transmitido pelos "media".E normalmente,os "media" só falam nas claques quando acontecem episódios infelizes.
Não vou dizer que os elementos das claques são uns "meninos de coro".Não são.Mas certamente que também não nenhuns marginais.
Gostaria que as pessoas tivessem bem presente o esforço que fazemos para acompanhar o nosso clube,independentemente do local onde ele joga.Não se esqueçam que se não fossem as claques,muitas vezes os clubes não teriam apoio quando jogam fora de casa.Nós damos colorido ao espectáculo,muitas vezes nós somos o verdadeiro espectáculo.Alguém faz ideia do dinheiro e tempo que se gasta ao longo de uma época,só para ver jogar o clube do nosso coração ???
Já agora,a violência não é desejada nem necessária no desporto,mas não se esqueçam que infelizmente ela está presente em diversos aspectos da nossa sociedade,não sendo de espantar que ela também chegue ao futebol,onde as emoções estão "à flor da pele".Aquele que nunca discutiu por causa do futebol,que atire a primeira pedra !
As claques fazem parte do futebol.Há que aprender a lidar com elas,pois elas nunca desaparecerão,pelo menos enquanto houver gente que gosta de futebol e que gosta de apoiar incondicionalmente o seu clube.
Eu,por mim,hei de continuar sempre a apoiar o meu clube e a fazer parte da claque.

Saudações

Re:Conhecer antes de falar.

Conhecer antes de falar? pois...

Peço desculpa se vou parecer um pouco anti-claques :)
Mas há coisas que me fazem saltar a tampa...e o tema claques é uma dessas coisas.

Dissecando,

As claques têm uma imagem muita má junto do público em geral.

- Porque será? (lol)

Se calhar,porque o pouco que sabem das claques,é aquilo que lhes é transmitido pelos "media".E normalmente,os "media" só falam nas claques quando acontecem episódios infelizes.

- Isso não é "previlégio" das claques. Se repares nos noticiários é sempre sobre quem morreu, quem foi assaltado, quem roubou, quem atacou, quem molestou, quem...
Portanto, não é por aí!
 
Não vou dizer que os elementos das claques são uns "meninos de coro".Não são.Mas certamente que também não nenhuns marginais.

- Esse tipo de frase faz-me lembrar aquela "nem santos nem criminosos, apenas ultras!". É dos lugares comuns mais inócuos alguma vez produzidos. As claques não podem ser "isto" nem "aquilo". As claques são constituidas por pessoas e cada pessoa é como é. Devido ao défice de modelos sociais positivos, os comportamentos desviantes tendem a ser disseminados com muito mais facilidade no seio "do grupo".
Ou seja, quando é para fazer asneiras, partilham todos o mesmo cérebro.

(...)Não se esqueçam que se não fossem as claques,muitas vezes os clubes não teriam apoio quando jogam fora de casa.

- Tudo bem! Isso é um facto que não se discute. Mas não pode servir de atenuante ou de carta branca para as claques fazerem o que lhes apetecer.

Já agora,a violência não é desejada nem necessária no desporto,mas não se esqueçam que infelizmente ela está presente em diversos aspectos da nossa sociedade,não sendo de espantar que ela também chegue ao futebol(...)

Sim, mas se eu ler no jornal que um homem chegou ao seu local de trabalho e deu dois tiros ao colega que estava a acabar o turno, reservo-me ao direito de não querer que me aconteça o mesmo a mim!!!

Lá por o mundo andar maluco, não posso agora ir ao domingo com a família ao futebol e achar "natural" que se peguem à pancada nas bancadas!

Aquele que nunca discutiu por causa do futebol,que atire a primeira pedra !

- Discutir é uma coisa. Disparar very-lights é outra!

Eu,por mim,hei de continuar sempre a apoiar o meu clube(...)

- Somos 2!

(...) e a fazer parte da claque.

- Boa sorte! Vejo-te na televisão!

* PLO *

As claques...

São um modelo da sociedade, mas a uma escala mais pequena, e num escalão etário mais reduzido...

Repare-se... Há lá pessoas de todos os quadrantes da sociedade... há pessoas violentas, e há pessoas pacíficas... há uns que mandam mais do que outros... há negócios... uns têm prejuízo e outros têm lucro... etc, etc.

As claques não são civilizadas porque a sociedade ainda não é totalmente civilizada... nem nunca há-de ser.

Isso é muito delicado.

Acho que esse assunto é muito delicado. Acho que em todas as grandes "massas" humanas, seja num evento com que caracter for, existem pessoas boas, pessoas menos boas, vandalos, "santinhos", etc. O que acontece é que muitos elementos de claques são pessoas que usam o pretexto de um jogo de futebol para afogarem os seus problemas numa bebedeira, ou mesmo num par de "ganzas", o que depois gera conflitos.
Não conheço muito bem todas as claques que existem por ai, mas um coisa sei: a Torcida Verde é uma das claques mais correctas e disciplinadas que existe em Portugal e em qualquer parte do Mundo. É uma claque que apoia o Clube mas não só no Futebol, mas em todas as modalidades, assim como tem constantemente presença em actividades do mais variado genéro que envolvam meios desportivos. Resta também esclarecer que é financiada pelo próprio Sporting. Não sei valores mas não deve ser pouco...

nenhuma

são básicamente todas a mesma m**da!

Desde uns que atacam à facada elementos de uma claque do mesmo clube, apoios à indonésia, destroem e pilham estações de serviço, autocarros e comboios até aos outros que vêm a claque da Lázio como um exemplo ... lol

Por muita coreografia que façam, por muito que gritem (normalmente p chamar nomes ao árbitro ou à equipe adversária) , não compensam a fama que dão ao futebol e a quantidade de verdadeiros adetos que afastam!

Adeptos civilizados? Até acredito que os haja mas estão em minoria ....

Cumps

Re:nenhuma

Concordo em absoluto!

* PLO *

Re:nenhuma

100% de acordo!

É tudo "farinha do mesmo saco".