As claques | Relvado

As claques

 

The Revolution diz: "agora foi a
vez da claque do Benfica fazer distúrbios no regresso a Lisboa depois do
clássico no Dragão. Houve uma avaria na linha do comboio que originou a paragem
deste na Malveira por algum tempo; os adeptos foram a um café e roubaram
bolos, batatas e até carteiras a pessoas. As claques de Porto, Sporting,
Boavista, entre outras, estiveram também já metidas em sarilhos. O que fazer
com as claques? Alguém se responzabiliza pelo seu vandalismo? Não deveriam
os clubes tomar decisões para impedir estes infelizes acontecimentos?"

I Liga:

Comentários [40]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É caso de polícia

Com certeza não são as claques, são alguns indivíduos que precisam ser afastados do futebol pela polícia.

é um problema...

...eu próprio assisti inloco à uns anos ainda era Sousa Cintra o presidente do SPorting quando fomos À Aveiro jogar ao Mário Duarte ganhou o SPorting 1-0 golo de Amunike.

Primeiro os disturbios começaram quando a caminho do Estádio sem qualquer policiamento a claque organizada JUVE LEO ouve umas bocas de uns adeptos aveirenses bem dispostos que estavam num grande parque de estacionamento, e quando se ouve a primeira boca...do tipo vais levar poucas vais...partem todos para o insulto e...não agressão ainda não é aqui mas roubo...roubaram 3 garrafões de tinto e 1 garrafão de abafado da casa isto é de AVEIRO!!!

Chegada ao Estádio e o presidente da claque não tinha os afamados bilhetes que todos já haviamos pago aquando do pagamento da excursão a AVEIRO. Foi então que entrou em cena MAno Nunes e Sousa CIntra que prontamente passou um cheque para pagar os 500 bilhetes da claque do Sporting. Assim sendo a JUVELEO embolsou o dinheiro dos bilhetes que todos já haviamos pago. ESTA FOI A MINHA ULTIMA VIAGEM COM ESTES BANDALHOS!

Não vimos o primeiro e unico golo pois ainda estávamos na balburdia do bilhetes...e quando o jgo terminou todos iamos a caminho do Autocarro mais uma vez passamos no tal PArque de Estacionamento onde tinhamos enchido o BERNÈU com tinto e abafado da terra quando começaram as bocas...no entanto apenas entraram por um café a dentro e roubaram tudo o que estava no escaparate...

3 Autocarros a caminho de Lisboa quando param na Estação de Serviço de LEiria, ERRADO, para fazer um chichi e desentropecer as perninhas...bem roubaram tudo digo isto porque eu apenas roubei 2 sandocas que a fome já era muita...eram bandejas de sandes a voar pela estação de serviço, bolos, bebidas ebnfim tudo o que serivsse para matar a fome...nisto já com os animos mais calmos chega a BRigada de Transito.

Faz bloqueio aos 3 Autocarros manda toda a gente sair...e incrivel as pessoas do Restaurante tiverema que identificar quem tinha roubado. Bem eu digo que 100% das pessoas roubaram mas apenas 50% delas provocaram disturbios (Partir mesas e cadeiras, atirar com baldes de gelo para o chão, partir vitrinas, etc...) as senhoras apenas identificaram 1 pessoa em quase 250!!!

E esse rapazinho teve de ser identificado e pagar a despesa (ou melhor a merda)que todos tinham feitos...

Tudo isto apenas para relatar que das piores coisas que tem o FUTEBOL são as claques, mas por vezes conseguem ser o MELHOR. É preciso ter pessoas à frente das claques e não ANIMAIS!!!

Quando estes são ANIMAIS mais vale acabar com isto!!!

Re:é um problema...

Tens toda a razão! Mas o que é facto é que também participaste nas asneiras que, como dizes, foram feitas por todos!
Na realidade, o mais complicado é uma pessoa, no meio disso, ser capaz de recusar-se a participra em algo com que, no fundo, não concorda!
Funciona a psicologia das multidões e, mesmo pessoas decentes, fazem coisas que até poderiam ser punidas com prisão!

Re:é um problema...

Tens toda a razão! Mas o que é facto é que também participaste nas asneiras que, como dizes, foram feitas por todos!

Sim é verdade mas devo dizer que só afanei 2 sandochas, uma das quais era de ATUM e a Mayonese cheirava a podre!

Na realidade, o mais complicado é uma pessoa, no meio disso, ser capaz de recusar-se a participra em algo com que, no fundo, não concorda! ~

Também não deixa de ser verdade mas como n expliquei eu estava na fila para comprar as minhas sandes só que enquanto estava na fila as sandes ganharam vida e começaram a VOAR...eu limitei-me a sair do estabelicimento...mas com as SANDES né!!!

Funciona a psicologia das multidões e, mesmo pessoas decentes, fazem coisas que até poderiam ser punidas com prisão!

Primeiro como sabes que eu sou uma pessoa decente? Depois nada do que fiz é punido com pena de prisão eu limitei-me a sair do estabelicimento...e como tinha as sandes na mão é pecado mandar comida fora...AGORA AQUELES ANIMAIS...como te disse esta foi uma de mil viagens que fiz com a claque do SPORTING, já corri Europa fora e PORTUGAl de lés a lés com o meu SPORTING e esta foi a última viagem que fiz como mebro dessa CLAQUE! Por situações destas não volto a passar pelo menos que eu queira...podem sempre acontecer né!!!

Falando apenas do meu clube

Vou falar apenas das claques do meu clube (FC Porto), porque dos problemas dos outros é para o lado que durmo melhor.

Colectivo Ultras 95

Ainda no passado Sábado foi possivel observar a extraodinária capacidade que os elementos desta claque têm em mostrar o melhor que estes grupos organizados de adeptos podem fazer.
Uma excelente coreografia, sempre a incentivar a equipa e adoptando constantemente uma postura de low profile evitando quezilias e confusões com adversários, adeptos e policía.

Super Dragões

São exactamente o oposto do Colectivo, vêm cada vez mais acentuando a sua atitude grosseira, pouco civíca e injuriosa de estar no futebol.
Tem contribuído decisivamente nos ultimos tempos para uma má imagem do clube e dos seus adeptos. Julgam-se donos do FC porto, donos do destino do clube e donos da inteligencia de todos os portistas.

Estão claramente a mais no FC Porto neste momento. Penso que a administração já podia e deveria ter tomado algumas decisões perante algumas atitudes que esta claque teve e que em nada dignificaram o bom nome do FC Porto.

Agora têm a palavra os adeptos dos outros clubes e aquilo que pensam sobre as claques das sua equipas.

(Alguns elementos de) Claques dão má fama

É certo que as claques organizadas são responsáveis pelo principal apoio aos clubes. Tantas vezes vemos o público calado ou a assobiar a equipa e as claques não param de incentivar os jogadores. O grande problema é que existem alguns elementos que não conhecem (ou não querem conhecer) o conceito de apoio aos clubes, cometendo desacatos dentro e fora dos estádios, contribuindo assim para alguma má fama de equipas e do próprio desporto. Por isso, faço aqui um apelo à SENSIBILIDADE dos membros das claques: Vocês são apoiantes ou criminosos? Vocês são apoiantes ou mal educados? Vocês são apoiantes pacíficos ou violentos? Pensem nisso e tentem melhorar a vossa presença no desporto-rei.

Re:Falando apenas do meu clube

Eu estive no dragão e sou do Benfica, e assisti ao intervalo um adepto dos super dragões a tirar fotografias a zona destinada as claques e adeptos do Benfica para uma eventual identificação, que era isso que eles falavam, quanto ao coletivo, comportamento exemplar.

Re:Falando apenas do meu clube

original até parece o FBI

Não serve.

O falar só por falar e para meter muitas no saco para dar consistência ao artigo não serve.
É preciso promonizar.
As claques do Boavista estiveram também metidas em sarilhos? Onde ? Quando? O Boavista até só joga hoje!
Estás a falar de antanho?
O que passou passou. O passado já é passado e a vida continua.
E não esqueces-te nesse caso a claque do Vitória?
Não. Se te referes a agora então fala só na do Benfica. Ou então diz o que fizeram agora as outras.

Olha até sou boavisteiro

...mas eles já estiveram metidas em acções que não sao as melhores para o clube, como canticos racistas. Desculpa s t ofendi, mas eu tava a falar em anos que isto acontece, não agora percebs?

Re:Não serve.

promonizar

desculpa, mas promonizar?? por amor de deus, custa muito, em caso de dúvida, usar um dicionário?

pormenorizar

v. tr., referir minuciosamente;
expor os pormenores de;
especificar.

Re:Não serve.

És professor onde?
Se calhar és um dos que está desempregado, e queres continuar no activo.
Escolhe outro para ensinar.
Eu já sou " burro " velho e já não vou lá.
E além disso, não és capaz de perceber que foi um engano ao escrever com o teclado e que não antevi primeiro?
Eu muito gosto de ver o pessoal a corrigir os erros e a não comentar os artigos. É mesmo para isso que vós cá andam?

Re:Não serve.

Não sou professor em lado nenhum... mas acho que não tenho de o ser para fazer um reparo quando vejo um atropelo atroz à nossa língua... olha, eu cá espero que me corrijam quando erro - que acontece mais vezes do que desejava...

não és capaz de perceber que foi um engano ao escrever com o teclado e que não antevi primeiro

não, não sou...

promonizar -- pormenorizar

Quanto a ser tarde demais para aprender... estás completamente enganado... nunca é tarde para aprender

Acho que sim...

Cada claque deveria ter um presidente ou um grupo de responsáveis que gerissem o seu funcionamento e que ajuizassem este tipo de comportamentos.
Eu sei que é dificil arranjar os reponsáveis para este tipo de acontecimentos mas as claques deveriam de arranjar mecanismos que dessem solução aos seus problemas.
A sua sobrevivência passaria pelo seu bom funcionamento interno.

Por fim: Se as claques tem autoridade para exigir do clube também este deveria ter autoridade para castigar os ditos maus comportamentos por parte das claques tendo estas a responsabilidade de punir os responsáveis.

Esqueces de uma coisa!

E as outras claques? São santas? Que eu saiba quando fui ver o jogo Paços Ferreira Sporting no fim do jogo não eram so a claque do Sporting que fazia problemas. A claque do Paços fazia barulheira e problemas! Ninguem reagiu a isso!

Que podemos fazer?

Arrebentar com todas as claques do futebol?

*Clown*

Não sei se reparaste

mas eu escrevi lá entre outras percebs? não ía tar a escrever todas mas pronto tens razão, por vezes existem outras claques que fazem mais estragos do que as que referi.

Bastaria

um único policia à paisana , misturado, para alertar de imediato os colegas e por cobro à situação.
Fora do estádio, é jurisdição das forças de ordem.Um minimo de cuidado para acompanhar estas situações de risco de massa, era mais que justificável e provável, independentemnete da cor clubistica a que pertencem .

Re:Bastaria

um único policia à paisana , misturado, para alertar de imediato os colegas e por cobro à situação.

Isto já acontece à uns bons aninhos...mas à PAISANA é dificil ficar muito tempo...pois o pessoal tmb não é assim tão estupido.

Re:Bastaria

Não é forçoso estar no núcleo duro dos cabecilhas, basta estar nas imediações.

Multa

Deviam dar uma multa a equipa, e que a equipa tome concequencias.

A mensagem é o media

Já há muitos, muitos anos, aquele que foi, e ainda é, o maior especialista de sempre em comunicação social, o americano Marshall MacLuhan, profetizava duas coisas que o futuro veio confirmar:
1 - Os mass media iriam transformar o mundo numa "aldeia global", e
2 - A mensagem é o media (ou seja, o importante não é o facto, mas sim o seu tratamento pela imprensa. Toda a gente sabe que no tempo de Salazar não havia incêndios)

Que o mundo se transformou numa "aldeia global" já ninguém hoje contesta. Mais preocupante, por não ser menos verdadeira, é a segunda afirmação do MacLuhan.

Nos países democráticos, dois dos quatro poderes - executivo, legislativo, judicial e mass media -foram já regulados pela democracia. Onde a democracia, em minha opinião, falhou redondamente, foi na regulação do poder judicial e do chamado quarto poder.
Vários especialistas têm assinalado o facto de, nas democracias mais fragilizadas (e nos povos com menos tradição democrática), se verificar a tendência para a formação de um conluio entre o poder judicial e o quarto poder para a usurpação anti-democrática do poder.
Pondo de lado a crise na Justiça, que, embora seja importantíssima, não cabe neste artigo, vamos lá a pensar um pouco na forma como funciona o quarto poder,ou seja, a imprensa:

Ainda ontem assisti em pleno Telejornal da televisão a uma interessante menina com um micro na mão no meio de um grupo que festejava a vitória do Benfica em Gaia. A menina tinha recebido instruções de trazer sangue para o Jornal das 20 horas da RTP. Mostrou imagens habituais nestes casos que podem ser captadas em todo o país de Norte a Sul. Vidros apedrejados, etc, etc... Só que a interessante menina precisava de algo mais "hard core" para poder confirmar perante o país aquilo que todos os bem pensantes da capital insistem em querer fazer deixar passar para o país. Que a civilização começa no Rossio e acaba na Betesga. Que a cultura não é um bem que se adquire pelo esforço e pela educação mas que é um atributo geográfico que só se adquire quando se sai das zonas mais desgraçadas e iletradas do país para ir trabalhar como fachina ou funcionário e comer frango com hormonas na capital.
Entrevistou um senhor já entradote que se queixava de ter apanhado com "garrafão" de água em pleno peito. O senhor exibia o seu peito desabotoado onde se viam sinais de resíduos de vinho. A menina insistia na sua de que aquilo era muito grave, mas que ele devia ter assistido a cenas ainda mais terríveis. O pobre do velhote, já sem saber o que dizer, foi dizendo que os garrafões e pedras caíam das janelas. Quem se interessar por estas coisas da psicologia do escravo (na acepção de Hegel) deveria analisar a expressão da menina da RTP ao perguntar em moçárabe:
- Gárráfõeis de àguá quê caem dás jánelááás? Não me diga!!!
Aí o velhote sentiu que tinha garantido a passagem da notícia no horário nobre.
- Água? Com cal!! Sim, com cal!! Se alguém tivesse sido atingido ficava todo queimadinho. Não!! Ninguém foi atingido!!! UFFF!!!

Hoje são os adeptos do Benfica que não pagaram numa bomba de gasolina. Antes foram os adeptos do Porto. Todos os anos são os estudantes em passeio de finalistas que vão passar uma semana ao Algarve. Já é assim desde que existem estradas e bombas de gasolina. Malta nova só paga se tem pai rico e/ou se a isso for obrigado. Comer o comerciante está na guelra. É saudável, é chato para quem vende pirolitos, mas é a vida.
É condenável? Por que não?
Só que aqui o Bom senso quando lhe dizem que um grupo de chavalos bebeu à borla umas bojecas numa bomba de gasolina não aprova, mas deita-se para o outro lado e adormece. Agora quando vê na televisão imagens colhidas por uma escumalha que se diz jornalista e que percorre o país não à procura de informação mas de imagens que apelem para o primarismo dos portugueses - sejam eles da capital (para mim, os piores) ou da mais recôndita aldeia de Portugal, confesso que me custa mais a adormecer.

PS - Falo da capital porque é lá que está o quarto poder. Se ele estivesse no Porto, o fenómeno seria o mesmo. As grandes cidades, e a maioria das pessoas que aí vivem, não têm culpa que lhe despejem toda a merda de frustrados que este país produz do Minho ao Algarve e que acham que alguém vai ter de pagar por terem sido obrigados a emigrar para a capital com uma mão à frente e outra atrás. Pior ainda quando os colegas de escola que ficaram na terra natal tenham singrado mais na vida do que eles... o que até nem é normalmente muito difícil. Não são tão inteligentes como esses meninos(as) se crêem, mas trabalham... que chatice!!!coisa

Re:Resto do comentário

PS - Falo da capital porque é lá que está o quarto poder. Se ele estivesse no Porto, o fenómeno seria o mesmo. As grandes cidades, e a maioria das pessoas que aí vivem, não têm culpa que lhe despejem toda a merda de frustrados que este país produz do Minho ao Algarve e que acham que alguém vai ter de pagar por terem sido obrigados a emigrar para a capital com uma mão à frente e outra atrás. Pior ainda quando os colegas de escola que ficaram na terra natal tenham singrado mais na vida do que eles... o que até nem é normalmente muito difícil. Não são tão inteligentes como esses meninos(as) se crêem, mas trabalham... que chatice!!!

Claques

Acho um tremendo erro falarem em claques do Benfica, Sporting, F.C.Porto, etc, etc...

São apenas claques mais expostas que outras pertencentes a outros clubes de menor dimensão...

As claques a meu ver são um erro... e porquê? Depois de envergonharem o clube que dizem apoiar, o clube ainda os apoia... Apoiar?? Apoiar um grupo de sarrafeiros so para estarem 90 minutos a gritar pela equipa?

As claques, bem organizadas, são sempre algo bonito para a pratica do futebol... Claques que passam os 90 minutos a cantar e incentivar a equipa... Isto sim deveriam os clubes apoiar...

Agora uma claque, onde passam a vida a insultar outros clubes, que provocam estragos dentro e fora do estadio dando despesas ao clube... é isso o que os clubes querem?

Por amor de Deus, tudo bem que uma claque é sempre algo vital, mas sem violência...

Vou dar um exemplo, e n vou dizer o nome do clube porque não quero misturar as coisas... Atao os elementos de umaa claque metem a farja "vocês são uma vergonha" mas dias antes andam a agredir jornalistas?

Gente má, indisciplinada e sem bons modos existe em todo o lado! Tanto na claque do F.C.Porto tanto na do Trafaria F.C.. não é por serem de um clube que são ou não agressivos... só que ha clubes que não permitem tais actos...

Falam dos hooligans em Inglaterra e arredores... Em Inglaterra, os estadios não tem vedação, e as pessoas mantem se praticamente sempre nos seus sitios e a apoiarem as suas equipas... Cá é redes, fossos, etc, etc...

Querem a solução? Identifiquem os "vandalos" impedindo os de entrar nos estadios... e os clubes deixarem de apoiar as claques quando estas são uma verdadeira vergonhosas...

Lá porque não tem educação e sao por natureza agressivos, não tem NADA que incomodar um espectaculo de que deveria ser de diversão...

Cara Broxista Alemão - SUSANA leia aqui PF

Sra. SUSANA pode-me explicar este nick. è que à uns dias a Sra andava preocupado com o meu EMAIL DISFARÇADO...este agora não é DISFARÇADO é mesmo REAL!!!

Re:Cara Broxista Alemão - SUSANA leia aqui PF

Propostas indecentes à editora não axo que seja a maneira de arranjar mais prestigio!!!
Ao que isto chegou!!

curioso

á pois é.

quem hoje ouviu o vieira a falar na bola branca,nao diria que isto tinha contecido...

As claques

deviam ser banidas do futebol.
O Futebol devia ser para as familias e não para os vandalos.
Enquanto ouver inseugrança nos estádios por causa destes vandalos nunca irão ver familias nos estádios... os clubes preferem ter meia duzia de idiotas a puxar por um clube de forma doente do que pessoas de bem a fazer a festa...

Re:As claques

é isso! é melhor ir pra um estadio que mais parece um cemiterio do que ir para um estadio onde se canta e incentiva a equipa!
enfim....

Claques ...

Num momento em que o futebol caminha para a perca total de paixão , as claques são mais do que essenciais !

O problema é as claques sãoo constituidas por muito jovens que são o reflexo da nossa sociedade ... Eles são o que lhes ensinam a ser e partilham connosco aquilo que a gente lhes dá ! Ou seja , basicamente são um conjunto de pessoas que deixam muito a desejar em valores e respeito pelo outro ..!

Nunca me hei-de esquecer daquela mãe nos Aliados do lado dos super dragões a insultar os benfiquistas e a segurar na sua mão uma criança que não devia ter mais de 3 anos ...

Re:Claques ...

Nunca me hei-de esquecer daquela mãe nos Aliados do lado dos super dragões a insultar os benfiquistas e a segurar na sua mão uma criança que não devia ter mais de 3 anos ...

E daquela mãe (sportinguista) que perdeu o filho no estadio porque na claque benfiquista mandaram um very light. também não te vais esquecer?