Caso Maciel |
|
14 de Dezembro de 2005, às 10:19 |
F@natic diz: "o FC Porto queixou-se do
gesto de Nuno Gomes e vai daí que o Benfica decide vingar-se com o caso Maciel.
O FCP deixava os emprestados jogarem contra si, mas devido a um auto-golo de
Jorge Costa (com alguma polémica à mistura) isso acabou. Se um clube acorda que
o «seu» jogador não pode jogar é um acto imoral? E se Maciel tivesse uma má
exibição? Há justificação para o Porto perder os 3 pontos contra o Leiria? No
estrangeiro existem estas «mariquices» entre clubes?"
88 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
Maciel versus Fcp
Enviado por vozz.off a 14 de Dezembro de 2005, às 12:15.1- O que é imoral?
Será imoral que havendo uma lei que se aplica que nem uma luva neste caso, se faça tábua rasa da mesma, e com um assobiar para o ar, se mande a lei (ou lá o que seja) para os quintos dos infernos?
Será imoral esta espécie de concorrencia desleal, onde uma equipa é fortalecida com empréstimos de jogadores mais-valias, que concorrem para tentar derrotar toda e qualquer equipa excepto a entidade emprestadora?
Se ninguém quiser responder, eu dou a minha opinião - Imoral talvez seja uma palavra forte demais, mas que não é justo, isso não é.
(não quero dizer com isto que não pairam por aí muitas situações injustas (e se calhar de outra importância) perpretadas por muitos outros clubes)
E se Maciel tivesse uma má exibição?
Se estamos numa de "ses", porque não imaginar exactamente o contrário, que o Maciel faria uma grande exibição e resolvia, quase "per si", o jogo. Não podia acontecer?
Mas se tal má exibição acontecesse ( o que ninguém pode adivinhar), e se esta fosse "por simpatia", só posso dizer o o Maciel seria um péssimo profissional (estamos novamente metidos de cabeça nos "ses").
Re:Maciel versus Fcp
Enviado por Agente_Secreto a 14 de Dezembro de 2005, às 12:34.nem neste caso nem em nenhum caso destes
4ª classe dá nisso!!!
Enviado por Agente_Secreto a 14 de Dezembro de 2005, às 12:02.LFV fazeres queixa, épa é na boa, podias ganhar alguma coisa, agora fazer comentários sem lógica, algum dia o Porto sairá culpado e será penalizado no caso Maciel??? Perder 3pontos??? hahahhahaha
Vou dizer como é que esta lei não funciona.
Bartolomeu falou com o PC para emprestar o Maciel, PC disse que sim mas ñ queria que o jogador jogasse contra o Porto, bartolomeu disse "mas isso é ilegal", e o PC respondeu: "épa tens razão fazes como quiseres."
Chegou a hora do jogo, Bartolomeu pensou, eu posso por o Maciel a jogar segundo a Lei, ou seja, segundo a Lei o Maciel jogaria +3 jogos, Porto, Estrela e Naval (até janeiro). Mas se ele não jogar esta jornada quantos mais jogos ele poderá fazer??? 20 jogos, então a opção está tomada.
Moral: nunca se poderá provar algum elícito neste caso, a opção será sempre do responsável do clube que recebe o jogador, e a Lei, o LFV e muitos comentadores jornalistas e daqui do relvado pensam que uma opção deve ser tomada mediante este jogo e não pela época. Em resumo a Liga e o LFV pensam da seguinte forma: se o responsável do clube que recebe, pensar apenas naquele jogo ele está a cumprir a Lei, se ele pensar no resto da época e talvez noutras épocas está a fugir á Lei. É isso que se está a passar
Re:4ª classe dá nisso!!!
Enviado por Benfica4ever a 14 de Dezembro de 2005, às 12:08.Caso Maciel.
Enviado por pmaroque a 14 de Dezembro de 2005, às 11:55.Se é verdade que à luz dos regulamentos o FC Porto não pode impedir o jogador de actuar, não é menos verdade que o Leiria não tem obrigação de o utilizar.
Perante isto podem existir mil e uma desculpas para Maciel não ter jogado!!
Em todo o caso sou contra o regulamento, nem sequer ponho em causa a utilização ou não dos jogadores contra o clube de origem, mas sim todo o regulamento de empréstimos!
Sou a favor de uma lei à imagem da Liga Inglesa, onde não podem existir empréstimos entre clubes da mesma divisão.
Isto iria acabar não só com estas polémicas, mas também com a contratação "ao molho" feita sobretudo pelos "3 grandes".
Se não existissem empréstimos entre clubes da Liga Betadine, onde é que por exemplo o SCP (vou falar do meu clube), colocava jogadores como Manoel, M. Sérgio ou Valdir por exemplo. Será que estes jogadores aceitavam ir jogar para a Liga de Honra? Se calhar não!
Se o regulamento fosse assim, então os clubes tinham de ter mais critério ao contratar, uma vez que iriam ter muito mais dificulade em colocar os "excedentes"!
Se fossemos por este caminho, estou convencido de que não só existiriam menos polémicas, como também e de forma "inconsciente", ajudávamos os clubes a equilibrar algumas contas!!
Muito bem
Enviado por estrelado a 14 de Dezembro de 2005, às 12:44.Saudações Benfiquistas.
Re:Muito bem
Enviado por pmaroque a 14 de Dezembro de 2005, às 13:09.Saudações para ti, mas Leoninas O.K.?
Muitíssimo bem!!!
Enviado por Garfield a 14 de Dezembro de 2005, às 12:11.Impedir os empréstimos ou limitar o seu número a um ou dois jogadores ia fazer os clubes pensar muito bem antes de comprarem jogadores por atacado só para os outros não terem!!!
Concordo com tudo o que escreveste!!!
Por outro lado...
Enviado por pmaroque a 14 de Dezembro de 2005, às 12:19.Saudações.
É simples!
Enviado por GSXR1000 a 14 de Dezembro de 2005, às 11:54.Re:É simples!
Enviado por pinetree a 15 de Dezembro de 2005, às 09:08.Re:É simples!
Enviado por dragonpov a 14 de Dezembro de 2005, às 15:40.Re:É simples!
Enviado por nunosribeiro a 14 de Dezembro de 2005, às 12:01.Ia moderar, mas...
Enviado por Carrico a 14 de Dezembro de 2005, às 14:25.~
Saudações
Há uma questão interessante...
Enviado por nunosribeiro a 14 de Dezembro de 2005, às 11:40.Assim, como se poderá afirmar que o FCP pretendeu enfraquecer a equipa do Leiria, se nem sequer se sabia se o jogador iria ou não ser peça importante para a equipa??
Não se sabia à data se o jogador estaria ou não em forma aquando da visita do FCP...
E já agora, sendo ilegal esta decisão de não se permitir a utilização de um jogador emprestado, haverá proibição para obrigação de utilização de um jogador emprestado?? Este se calhar até era um detalhe bem mais interessante de se discutir.
Eu tenho a minha opinião formada
Enviado por estrelado a 14 de Dezembro de 2005, às 12:52.Agora também seria curiosos verificar o teor dos comentários se isso se passasse com o Benfica.
Se no ano passado, só por termos jogado no Algarve contra o Estoril, foi o que foi... Nem quero imaginar!
Saudações Benfiquistas.
Re:Eu tenho a minha opinião formada
Enviado por Carrico a 14 de Dezembro de 2005, às 14:01.Já somos dois, então! :)
Só não concordo com duas coisas, no teu comentário: quando dizes que Maciel pode não ter jogado por opção técnica e quando dizes só, referindo-te ao facto de o Benfica ter jogado no algarva, no ano passado.
No primeiro caso, todos sabemos que não foi opção técnica. No entanto, um castigo seria não só risível, como descredibilizador (mais uma vez!).
No segundo caso... uma equipa sair de um estádio onde tinha conquistado 21 dos 25 pontos até então conquistados não pode ser alvo desse só. Aliás, vendo bem as coisas, não sei se o Maciel (e os seus 2?? golos) serão tão importantes como se revelou o António Coimbra da Mota.
Saudações
PS - O teu MSN está a fazer greve? :)
Conviria questionar
Enviado por xmc a 14 de Dezembro de 2005, às 11:36.Convenhamos, que é muito melhor obter um fácil empréstimo que a compra avultada de jogador de inferiores características.
A haver sanções, falemos claro: são ganhos na secretaria de pontos para concorrentes adversários, ao invés de pontos ganhos em campo, o que torna esta situação per si obtusa.
Conviria igualmente, rastrear desde o a inicio do acordo do paragrafo 52, se desde essa data iguais situações ocorreram.
Se algo extremamente nocivo são ganhos na secretaria,Ou algum acha realmente que este não é o fim que pretendem?
Só acrescento mais uma pergunta ...
Enviado por j_eagle a 14 de Dezembro de 2005, às 11:24.Cumprimentos
Re:Só acrescento mais uma pergunta ...
Enviado por pmaroque a 14 de Dezembro de 2005, às 11:58.Regulamentos.
Enviado por QuimPeludo a 14 de Dezembro de 2005, às 11:20.Um acordo verbal deste género, para além de ser considerado pelo nosso código cívil tão válido como um acordo escrito, é proibido pelas regras da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Andaram a fazer queixinhas do SLB, o que queriam? Cá se fazem, cá se pagam e a dobrar.
Em caso de ser provado, o que não me parece nada difícil mas em Portugal acredito em tudo, o FCP pode perder os pontos do jogo e mais 3, logo faz 6 pontos perdidos, e o Leiria perde os pontos do jogo mais 3, fazendo desta forma 3 pontos deduzidos.
Agora é esperar e ver.
Saudações benfiquistas
Re:Regulamentos.
Enviado por dragao13 a 15 de Dezembro de 2005, às 02:12.Mas fica tranquilo, não te excites, pois o tal regulamento não prevê qualquer punição para quem não obedecer á regra de os emprestados não jogarem.
O teu Benfica, gostaria de aplicar uma outra norma, por analogia, mas a situação não colhe! Vão ter que correr e jogar!
pra quem não sabe.
Enviado por SuperKit. a 14 de Dezembro de 2005, às 11:15.«1. Há um argumento de ferro por detrás do direito moral que o Benfica tem de exigir ao FC Porto absoluto respeito pela verdade desportiva no dossiê Maciel: na época passada é possível que o seu director-geral tenha permitido ao Estoril a utilização de uma equipa inteira. Do seu bolso. Duas vezes. E ambas na condição de benemérito anónimo. Guarda-redes, defesas, médios e avançados; todos jogaram contra o Benfica. Só não pôde emprestar o campo porque a bondade de um homem tem limites.
2. Ainda assim, os regulamentos da Liga obrigam os clubes a jogar nos estádios que designaram aquando da inscrição, "sem prejuízo de, em circunstâncias especiais e de força maior, ser autorizado ou obrigado" a jogar noutro sítio. Era o caso, a avaliar pelo que Cunha Leal não fez e podia ter feito ou, pelo menos, que não perguntou e podia ter perguntado. O Estoril precisava desesperadamente de dinheiro e como, para a Liga, não há força maior nem circunstância mais especial do que essa, a troco de dinheiro vendeu, com toda a legitimidade (disse-se), uma parcela das hipóteses que tinha de discutir o resultado com o Benfica, na etapa decisiva do campeonato e não noutra qualquer.
3. Depois do jogo, o adjunto do treinador do Estoril, Carlos Xavier, acusou o director-geral do Benfica de ter despedido logo ali o seu chefe de equipa, do qual, segundo a lei, ele não podia ser patrão. Dois meses mais tarde, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, encerrou um processo já longo declarando "falta de transparência" na alienação das acções de José Veiga a duas sociedades estrangeiras. Acompanhando o processo, O JOGO bateu à porta da sede de uma delas, em Londres. No quarto andar do número 33 de Cavendish Square nunca se ouvira falar nem das empresas, nem de Estoril, nem de Veiga. A CMVM queixara-se do mesmo: escrevera cartas, mandara faxes e nada.
4. Verdade desportiva? Falou-se, escreveu-se e disparatou-se muito sobre ambas há uns anos, quando Jorge Costa marcou um golo na própria baliza, durante um jogo entre o Marítimo e o FC Porto, estando ele emprestado aos madeirenses. O mesmo Jorge Costa que nestes últimos meses sofreu uma milagrosa melhoria de carácter - de acordo com a Imprensa que se especializou no carácter das pessoas -, na altura ainda não era tão bem visto, pelo que não faltou quem lhe questionasse a dignidade. Exactamente: a dignidade. A tal que se tornou evidente e inquestionável para tantos comentadores com insuficiência de fósforo logo que ele falou em sair do FC Porto.»
E mais ainda outra transcrição das palavras do sr João Bartolomeu ( Presidente da União de Leiria ) publicado na íntegra de uma entrevista em jornal O JOGO a 14-12-2005:
«...não existe qualquer cláusula ou acordo ou convénio mediante o qual (o Leiria) se tenha obrigado ou meramente aceitado limitar, condicionar ou onerar a sua livre utilização de um qualquer seu jogador, designadamente o jogador Maciel, em virtude do contrato de cedência temporária celebrado com o FC Porto. O único acordo com o FC Porto foi quanto à cedência do Maciel, mais nenhum. »
e
«Não é timbre da Administração deste clube imiscuir-se, mínimo que seja, nas opções de carácter técnico que incumbem, pela sua natureza, ao departamento de futebol profissional, designadamente ao respectivo treinador e seus auxiliares.»
Portanto... e pra quem não sabe... está tudo dito!
Não me pronunciarei mais sobre este assunto do caso Maciel no site zerozero só porque um clube azedo e sem moralidade, continua cegamente a infundir nos seus simpatizantes e adeptos uma falta de respeito para com os outros clubes em competição, demonstrando assim uma clara falta de consideração para com a verdade desportiva e deturpando os factos reais para com isso conseguir ganhar pontos na secretaria e vitórias morais fora das quatro linhas. Os seus dirigentes denotam uma falta de carácter e uma grande falta de transparência na vida desportiva ao não assumirem os golpes baixos e sujos, provocados na época passada acima transcritos e publicados em jornal O JOGO hoje dia 14-12-2005 e dos quais a Liga nunca se pronunciou, nem teve o "interesse" de tomar como atenção. E enquanto certos indivíduos como Anónimos continuarem a afirmar que o FC Porto continua a ter comportamentos fraudolentos, recorrendo a métodos anti-desportivos, sem primeiro olhar para as suas fraudes, então só poderei dizer que se trata de insinuar considerações graves contra a própria instituição PORTO FC SAD, ferindo-a no seu orgulho desportivo e desrespeitando todos aqueles que amam e sentem o clube. Então...
E para mais só se pode considerar que, as fraudes cometidas pelo Benfica Clube não são então consideradas graves. É isso?!
É grave! E a verdade desportiva está completamente conspurcada e só não morre solteira porque interesses alheios tentam deturpar vivamente os bons interesses de quem faz do futebol um hino à vida e uma festa de alegria.
TGVboy
Não existem desculpas
Enviado por marcio_r13 a 14 de Dezembro de 2005, às 11:01.Assim se vê a maneira de estar na vida destes senhores, "I Lie, I Cheat, I Steal".
Infringiram os regulamentos, então haja coragem de punir os culpados. Se não, abrem-se precedentes muito perigosos. Que moral terá a liga no futuro para punir um clube que use um jogador quando este está castigado, ou mal inscrito? Como poderá a Liga punir um clube pelo que quer que seja?
A Lei é igual para todos ou pelo menos deveria ser, pois já se sabe que isto não vai dar em nada, como sempre.
Que tristeza de país o nosso.
Saudações a todos!!!
o pintaico é muita esperto
Enviado por B.S.P do Lís a 14 de Dezembro de 2005, às 10:46.ora nem um nem outro jogou, isto nã pode ser.
cambada de trafulhas.
Enfim!
Enviado por Diabo Tripeiro a 14 de Dezembro de 2005, às 10:36.Imoral não é mas ILEGAL é de certeza.
"E se Maciel tivesse uma má exibição?"
E se marcasse dois golos? E se... E se...
"Há justificação para o Porto perder os 3 pontos contra o Leiria?"
Sinceramente não sei o que consta no regulamento para esse tipo de situações, pode ser que alguém nos elucide acerca disso.
Re:Enfim!
Enviado por Serafim a 14 de Dezembro de 2005, às 17:39.E se...
E se...
E se...
E se...
E se...
E se...
E se...
Re:Enfim!
Enviado por Agente_Secreto a 14 de Dezembro de 2005, às 12:15.LFV fazeres queixa, épa é na boa, podias ganhar alguma coisa, agora fazer comentários sem lógica, algum dia o Porto sairá culpado e será penalizado no caso Maciel??? Perder 3pontos??? hahahhahaha
Vou dizer como é que esta lei não funciona.
Bartolomeu falou com o PC para emprestar o Maciel, PC disse que sim mas ñ queria que o jogador jogasse contra o Porto, bartolomeu disse "mas isso é ilegal", e o PC respondeu: "épa tens razão fazes como quiseres."
Chegou a hora do jogo, Bartolomeu pensou, eu posso por o Maciel a jogar segundo a Lei, ou seja, segundo a Lei o Maciel jogaria +3 jogos, Porto, Estrela e Naval (até janeiro). Mas se ele não jogar esta jornada quantos mais jogos ele poderá fazer??? 20 jogos, então a opção está tomada.
Moral: nunca se poderá provar algum elícito neste caso, a opção será sempre do responsável do clube que recebe o jogador, e a Liga, o LFV e muitos comentadores jornalistas e daqui do relvado pensam que uma opção deve ser tomada mediante este jogo e não pela época. Em resumo a Liga e o LFV pensam da seguinte forma: se o responsável do clube que recebe, pensar apenas naquele jogo ele está a cumprir a Lei, se ele pensar no resto da época e talvez noutras épocas está a fugir á Lei. É isso que se está a passar