Caso Maciel | Relvado

Caso Maciel

 

F@natic diz: "o FC Porto queixou-se do
gesto de Nuno Gomes e vai daí que o Benfica decide vingar-se com o caso Maciel.
O FCP deixava os emprestados jogarem contra si, mas devido a um auto-golo de
Jorge Costa (com alguma polémica à mistura) isso acabou. Se um clube acorda que
o «seu» jogador não pode jogar é um acto imoral? E se Maciel tivesse uma má
exibição? Há justificação para o Porto perder os 3 pontos contra o Leiria? No
estrangeiro existem estas «mariquices» entre clubes?"

I Liga:

Comentários [88]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

e se...

o Maciel marcasse 5 golos? ou tivesse uma exibição excelente?
  nunca vamos saber!
concordo com o meu presidente!!

Ridiculo

Estamos a criticar porque Maciel nao jogou, se Maciel jogasse mal tambem estariamos a criticar.
Agora nao sei como foi feito o emprestimo, mas é obvio que se o Porto paga a totalidade o quase do ordenado, o Maciel deve obdecer o seu superior como em qualquer empresa. De certeza que os seus superiores trabalham no Porto...

A dignidade de Jorge Costa

1. Há um argumento de ferro por detrás do direito moral que o Benfica tem de exigir ao FC Porto absoluto respeito pela verdade desportiva no dossiê Maciel: na época passada é possível que o seu director-geral tenha permitido ao Estoril a utilização de uma equipa inteira. Do seu bolso. Duas vezes. E ambas na condição de benemérito anónimo. Guarda-redes, defesas, médios e avançados; todos jogaram contra o Benfica. Só não pôde emprestar o campo porque a bondade de um homem tem limites.

2. Ainda assim, os regulamentos da Liga obrigam os clubes a jogar nos estádios que designaram aquando da inscrição, "sem prejuízo de, em circunstâncias especiais e de força maior, ser autorizado ou obrigado" a jogar noutro sítio. Era o caso, a avaliar pelo que Cunha Leal não fez e podia ter feito ou, pelo menos, que não perguntou e podia ter perguntado. O Estoril precisava desesperadamente de dinheiro e como, para a Liga, não há força maior nem circunstância mais especial do que essa, a troco de dinheiro vendeu, com toda a legitimidade (disse-se), uma parcela das hipóteses que tinha de discutir o resultado com o Benfica, na etapa decisiva do campeonato e não noutra qualquer.

3. Depois do jogo, o adjunto do treinador do Estoril, Carlos Xavier, acusou o director-geral do Benfica de ter despedido logo ali o seu chefe de equipa, do qual, segundo a lei, ele não podia ser patrão. Dois meses mais tarde, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, encerrou um processo já longo declarando "falta de transparência" na alienação das acções de José Veiga a duas sociedades estrangeiras. Acompanhando o processo, O JOGO bateu à porta da sede de uma delas, em Londres. No quarto andar do número 33 de Cavendish Square nunca se ouvira falar nem das empresas, nem de Estoril, nem de Veiga. A CMVM queixara-se do mesmo: escrevera cartas, mandara faxes e nada.

4. Verdade desportiva? Falou-se, escreveu-se e disparatou-se muito sobre ambas há uns anos, quando Jorge Costa marcou um golo na própria baliza, durante um jogo entre o Marítimo e o FC Porto, estando ele emprestado aos madeirenses. O mesmo Jorge Costa que nestes últimos meses sofreu uma milagrosa melhoria de carácter - de acordo com a Imprensa que se especializou no carácter das pessoas -, na altura ainda não era tão bem visto, pelo que não faltou quem lhe questionasse a dignidade. Exactamente: a dignidade. A tal que se tornou evidente e inquestionável para tantos comentadores com insuficiência de fósforo logo que ele falou em sair do FC Porto.
   
PS- Só para dizer que podem moderar este comentário para baixo à vontade mas para que certas cabeças não comecem a deitar fumo eu e o JOSÉ MANUEL RIBEIRO agradecemos que não o moderem para cima.
Obrigado.

Re:A dignidade de Jorge Costa

Saiste-me cá um tretas...

Re:A dignidade de Jorge Costa

Pois é este Estoril Benfica foi, como diria LFV, a maior fraude de 2005 em Portugal! Parabens ao Benfica por ter as pessoas certas nos sitios certos.

E já agora aqui fica este registo:

Editorial do jornal "O Jogo", por Fernando Santos.

"Sua Excelência"

O excelentíssimo presidente da Câmara Municipal do Porto terá esbanjado ontem uma parte substancial da imagem de coerência e de credibilidade de que gozava na opinião publicada a partir de Lisboa, o centro decisor e investido dos galões do exclusivo do pensamento no País. Rui Rio, imagine-se!, deu o seu contributo através do voto à aprovação unânime em executivo autárquico para se encetar o processo de catalogação do Estádio do Dragão como Imóvel de Interesse Municipal.

A desconfiança sobre o acto de Rui Rio é grande para os seus críticos. Agora "sentado" numa maioria absoluta resultante das eleições deste ano, terá tido o homem um raro momento de lucidez? - inquirir-se-ão muitos, sólidos na ideia de que tamanha magnanimidade não invalida nem apaga todo o protagonismo de Sua Excelência no controverso processo de construção do Estádio do Dragão e no qual, à custa de alguma demagogia, ensarilhou, acabando por o cosmetizar, o Plano de Pormenor das Antas - sem o qual não haveria estádio.

Percebo que haja alguma desconfiança sobre as verdadeiras razões de tão benemérito gesto ontem protagonizado; entendo inclusive a existência de quem nele veja uma tentativa de aproximação de Rui Rio aos seus mais empedernidos adversários portistas por forma a que um destes dias monte mais juntinho ao estádio um dos barracões-mamarrachos que tem espalhados pela cidade com os calhambeques que o fazem feliz, sponsorizados pelo Continente...

Confesso: nem sequer tentei aclarar as dúvidas e obter um putativo esclarecimento sobre as convicções de Rui Rio. Para o excelentíssimo presidente, como é público, os jornalistas (não confundir com os seus "aparatchiks" do Gabinete de Imprensa...) são aparentados a produtos menores que se devem usar e deitar fora e recuso-me ao beija-mão, convicto de que os ditadores estão em vias de extinção na Europa...

Sejam quais forem as conjecturas, assinale-se o gesto contemporizador de Rui Rio ao viabilizar a proposta de transformação do Estádio do Dragão em Imóvel de Interesse Municipal - tão assinalável nesta altura como o pré-aviso de greve dos jogadores do Setúbal para o jogo com o Benfica ou as polémicas em redor da Arbitragem. Por distracção, regeneração ou mero taticismo, o excelentíssimo presidente da Câmara Municipal do Porto acaba por perder uma parte da auréola junto dos opinadores-mordomos sediados em Lisboa mas isso agora também não interessa nada. As próximas eleições estão à distância de quatro anos...

O meu comentário pessoal a esta noticia é o de tentar imaginar a imagem de desolação, tristeza e revolta de certos tripeiros que por aí andam, alguns do estilo "sou a favor de tudo que for anti-porto"!

Já agora, aproxima-se mais uma greve dos lixeiros...

Re:E já agora aqui fica este registo:

Como o Estádio do Dragão já recebeu uma menção honrosa do Prémio Secil de Arquitectura de 2003/2004, uma menção especial do Prémio Design Inclusivo 2004 e ainda o Prémio Europeu de Construção Metálica e Mista, talvez estes prémios tenham feito Rui Rio recuar na sua teimosia.

E o facto de ter sido o Fernando Almeida, vereador da maioria PSD/CDS a fazer a proposta também ajudou de certeza absoluta!

Re:E já agora aqui fica este registo:

Tens razão, ele nem fazia ideia do projecto, nas várias valias qualidade/autor, por isso nem imaginava que uma zona ( fora do foco-fluvial onde mora) amplamente em desgoverno retornasse um local apraziavel, com mais acessos, e com uma obra de arte montade.
O curioso é que esta curta visão costuma ter adjectivo, ou estarás enganado e foi propositada por completo, tal qual, os desacatos em bairros que sabia dar problemas pois despejou massivamente pessoas nesse local...ou secalhar...tambem não sabia disso..ele há coisas do carago!!

Re:E já agora aqui fica este registo:

A zona do Foco-Fluvial? Sabes onde fica o Foco? Sabes onde fica a piscina do Fluvial? Não me parece que saibas, é que não tem NADA a ver uma com a outra...LOL

Re:E já agora aqui fica este registo:

Continuas a evidenciar essa aquidade para pormenores banais.
Coloquei foco - fluvial, pois tinha ai a habitação e depois de desacatos dizem que se moveu para a zona do foco.Onde permane a familia.
Se quiseres um mapa, pois es seguramente de fora do Porto, posso te o dar,aproveita , vai fluvial a dentro, ruma ao interior, passas pela foz e sobe até à marchal gomes da costa, vai a Serralves e tenta abrir o espirito para assim focares no que realmente importa.
Tanto ressabiamento.Vai lá para os teus arrabaldes e deixa o Porto a quem é do Porto.
Capice miudo ?

Re:E já agora aqui fica este registo:

Nem sequer acertaste no local onde mora o Rui Rio...
Já vi que detalhes é contigo! :)

Re:E já agora aqui fica este registo:

Só é preciso que avance com o projecto, aprovado na CMP, da construção do Pavilhão Multiusos cujos capitais de construção seriam da CMP, FCP e privados sem os quais não haverá desenvolvimento sustentado naquela zona. Quem a conhece, toda a zona envolvente, sabe do que estou a falar. E a CMP seria um dos beneficiados porque receberia a médio-prazo bons proveitos financeiros.
É preciso apenas que haja bom-senso e menos "turrice" de todas as partes, principalmente de Rui Rio o principal culpado (também por culpa de alguns vereadoes e "conselheiros" que já lá não estão) do estado a que as coisas chegaram. Eu sou amigo de Rui Rio (não de partido mas pessoal) e já lhe disse que no lugar de Pinto da Costa (do qual discordo em muitas coisas mas não neste caso) tinha feito o que ele fez, ou até teria ido mais longe.

É pá!...

reproduzir um editorial de um jornal? não se pode fazer isso sem o expresso assentimento do escrevente e maxime do jornal. etse site pode vir a ter problemas por causa destas coisa...

Ainda ninguém conseguiu provar...

Qual a diferença entre o Benfica jogar contra o Estoril no campo deste, cheio de benfiquistas e sem necessitar de fazer viagens longas, ou ter que se deslocar ao Algarve? Será que foi o Benfica que facilitou alguma coisa? O que é que ganhou em jogar no Algarve? O campo do Estoril, que está sempre vazio ia seguramente estar cheio de benfiquistas...

Eu não vejo benefício, mas por causa destas cenas, preferia que o Benfica tivesse jogado no Estoril, ao menos não havia falsas desculpas!

Pois é

Não se prova que jogar em reduto de caracteristicas peculiares, onde obteve a maioria das vitórias, era em seu favor, mais as gentes da terra.

Já o caso Macial prova sem dúvidas, que o Leiria até iria ganhar por o FCP.
Estamos conversados...

Re:Ainda ninguém conseguiu provar...

A diferença é que era ilegal!

Re:Ainda ninguém conseguiu provar...

Não te esqueças que dos 26 pontos que o Estoril tinha na altura, 21 tinham sido ganhos no António Coimbra da Mota.

Os ses da questão...

E se o Maciel jogasse mal ou fizesse um auto golo?

E se o Maciel fizesse um hat-trick?

E se o Maciel além do hat-trick ainda fizesse duas assistências para golo?

E se o Maciel, fosse agarrado pelo Pedro Emanuel em contra-ataque e o defesa fosse expulso? Já não jogava para a semana...

E se o Maciel desse um nó no Pepe, que o rasteira às margens da lei e recebe o segundo amarelo? Já não jogava para a semana...

Discutam o incumprimento e não os ses, porque suposições todos podemos fazer, interessa é discutir os factos!

Os regulamentos existem e são para cumprir. O que está em causa, não é a justeza da lei, mas o seu incumprimento e neste caso, a lei priveligia a justiça desportiva, caso contrário bora lá contratar jogadores para emprestar...

Será que já não se lembram da exibição do Maciel em Alvalade? Porque pensam que ele não iria tentar fazer o mesmo frente ao seu clube? Nem que fosse para mostrar a Adriaanse que errou ao dispensá-lo! Será que o único jogador totalista do Leiria e verdadeiro abono de família, não fez falta à equipa? Então o Simão é metade da equipa do Benfica e o Maciel, que outrora foi apelidado do Ninja II, é um jogador banal e não faz falta a uma equipa como o Leiria? Então se é banal, mais uma razão para o deixarem jogar...

Re:Os ses da questão...

pois são para cumprir são,mas a liga não pode obrigr os jogadores a jogar, é que mesmo que a gente saiba que é um jogador influente sempre se alega que foi opção técnica.

Olha la...

gostei do teu comentario más o que disseste tu quando o jogo contra o Estoril foi no estadio do algarve? 0 regulamento ai ja não servia era?

Cumps

Re:Olha la...

Vai lá ver o que escrevi sff...

Querem apostar?

Podem apostar que o Treinador Jorge Jesus vai desmentir o que disse, e fica o dito por não dito.

O elo mais fraco é sempre o primeiro a ceder.

Um braço de ferro contra Pinto da Costa&João Bartolomeu, não parece que venha a ter grandes consequências.

*Nito*

Re:Querem apostar?

Esta Lei nunca poderá ser posta em prática além de não fazer sentido, não é objectiva nem concreta, é como se ela não existisse.
LFV fazeres queixa, épa é na boa, podias ganhar alguma coisa, agora fazer comentários sem lógica, algum dia o Porto sairá culpado e será penalizado no caso Maciel??? Perder 3pontos??? hahahhahaha

Vou dizer como é que esta lei não funciona.
Bartolomeu falou com o PC para emprestar o Maciel, PC disse que sim mas ñ queria que o jogador jogasse contra o Porto, bartolomeu disse "mas isso é ilegal", e o PC respondeu: "épa tens razão fazes como quiseres."
Chegou a hora do jogo, Bartolomeu pensou, eu posso por o Maciel a jogar segundo a Lei, ou seja, segundo a Lei o Maciel jogaria +3 jogos, Porto, Estrela e Naval (até janeiro). Mas se ele não jogar esta jornada quantos mais jogos ele poderá fazer??? 20 jogos, então a opção está tomada.
Moral: nunca se poderá provar algum elícito neste caso, a opção será sempre do responsável do clube que recebe o jogador, e a Lei, o LFV e muitos comentadores jornalistas e daqui do relvado pensam que uma opção deve ser tomada mediante este jogo e não pela época. Em resumo a Liga e o LFV pensam da seguinte forma: se o responsável do clube que recebe, pensar apenas naquele jogo ele está a cumprir a Lei, se ele pensar no resto da época e talvez noutras épocas está a fugir á Lei. É isso que se está a passar

Preso por ter cão, preso por não ter.


Maciel jogador influente no Leiria. A vitória do FCPorto pode ter sido devido à não utilização deste. Nunca saberemos se Maciel marcaria 1, 2 ou mais golos pelo Leiria, dando a vitória à sua equipa.

Mas e se tivesse jogado e feito 1, 2 ou mais autogolos, dando a vitória ao Porto?

Haveria queixas pela utilização do Maciel?

Re:Preso por ter cão, preso por não ter.

claro que tambem havia: era dito que foi feito de preposito...para dar a vitoria ao fcp

e se o Maciel...

tiver tido uma valente caganeira e se tenha borrado todo antes do jogo! era o LFV e o VEIGA que lá iam limpar a merda?

Penafiel e Sporting punidos

Entao vao tirar pontos ao penafiel e Sporting?
È que no penafiel 0-scp 1 nao jogaram estranhamente o Nuno Santos e Edgar Marcelino.
foi esta epoca no dia 20 e tal de Novembro

neutralizar as suas proprias forças?

eu se fosse presidente de um clube e que emprestasse um jogador a outro clube , queria que o meu jogador (pela simples razao que é meu, e que em grande parte so esta emprestado para render serviço a outro clube!)nao podesse jogar contra mim de maneira totalmente logica ou entao ja agora vou comprar jogadores ( e se os comprei é porque aixo que sao boms?nao? e justamente por isso, se jogarem contra a mimha equipa podem ser elementos muitos complicados e até podem fazer golos etc...nao? ) para depois lixarem me quando sao emprestados aos
outros clubes?

por amor de deus se fosse presidente so emprestava os meus jogadores se soubesse que depois nao iam jogar contra mim proprio e lixar o meu clube!
desculpem la mas é ser mesmo parvo
fazer o contrario!! :

digam me la onde isto esta bem?
1. comprar um jogador ( se o comprei é que julgei que podia render serviço a minha equipa e que é um bom elemento)
2. emprestalo a outra equipa no interesse desta e no meu por uma razao ou outra (salarios a menos por exemplo)
3. deixa lo jogar contra a minha equipa e prender o risco de perder um jogo por causa dele(que é o meu proprio jogador) o que nao seria nada estranho é um bom elemento claro! foi eu que o contratei e que o quiz lol!

comprar jogadores para depois neutralizar as minhas proprias forças entre elas é ridiculo qualquer regulamento (para mim) que va nesse sentido é simplesmente estupido!

Se o Setúbal não jogar...

... contra o Benfica não será também uma fraude desportiva!?

Dono do Futebol

O Pinto da Costa sempre sera o dono do futebol e ninguem lhe mexera,compra arbitros,move o futebol portugues a seu belo prazer torna o futebol portugues muito banal e sua propriedade.