O casamento com o futebol | Relvado

O casamento com o futebol

 

AzoresPlayer diz: "recentemente perdi um ente que era um fervoroso adepto de futebol e que me iniciou a gostar da bela cor do equipamento encarnado. Que influências mais vos marcaram na decisão de ser dragão, leão, águia ou outro qualquer?" E xerxex conta a sua história de amor pelo futebol: "tinha apenas 4 anos quando me dirijo à sala, onde o meu pai vê algo muito concentrado. Na TV vejo um baixito com uma bola sempre colada
ao pé, a fugir a vários adversários. Ouço o seu nome - Maradona - e soou-me melhor que Madonna! Era o México 86 e a partir daí fiquei apaixonado pela bola!"

I Liga:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Foi qdo nos roubaram na Taça Taças q td começou...

Apesar de o meu pai n ter sido grande adepto de futebol, sempre me incutiu a ideia de que o melhor era ser portista!

Ora, sendo eu de Leça da Palmeira, perto do Porto, tal ideia se intensificou qdo me levaram a ver jogos do Porto contra os grandes!

Lembro-me de ir ver o 1º jogo qdo eu tinha 6 anos de idade (nasci em 1977), à noite, um Porto-Benfica para a supertaça, em q até cheguei a adormecer no prolongamento.. (já passava da meia noite...) :)

Mas acho q a 1ª sensação de ser verdadeiramente portista, foi na final das taças das taças contra a Juventus!
Tenho a recordação bem presente da excitação q envolveu o anteceder do encontro: uns dias antes, o facto de ter conhecido o Frasco e o Fernando Gomes pessoalmente (amigos de um vizinho meu), com os quais me lembro de ter falado bastante tempo e até ter trocado uns passes (andava sempre de bola na mão, aliás, sempre fui mais de jogar do que assistir a futebol, até essa altura...), fez com visse essa final de uma forma bastante sentida, sendo q no final, fiquei, obviamente desolado com o resultado!
Mas aqui é que o fenómeno do futebol, n deixa de nos surpreender: poderia ter ficado desiludido irremediavelmente com o FCP; mas n, a desilusão apenas me fez perceber (inconscientemente, claro, devido à tenra idade... ), que algum sentimento me unia ao FCP, ao contrário dos outros clubes q me passavam despercebidos, ganhassem muito ou não... ( por acaso, até nem ganhavam... hehe )

Ora este "casamento", foi completamente selado na "igreja" de kiev, nas meias-finais da taça dos campeões europeus posteriormente vencida pelo FCP!
Ainda me lembro de qdo o celso marcou golo, de eu descer os 4 lanços de escadas do meu prédio, para ir gritar golo para a rua, voltando depois para casa... (coisas de putos...hehe)
Conclusão: estava viciado!

Já mudei muitas vezes de emprego, de namorada nem se fala (hehe), mas de clube, posso dizer a palavra NUNCA, com toda a certeza!

É por isso q o futebol é mágico, e é por ser mágico q me dou ao trabalho de escrever tanto para este artigo! ;)

cmpts

nasceste em 1977

E como sabes foi na época 77-78 que se matou o borrego de 19 anos!
Um dia se nos encontrarmos eu conto-te o ambiente fantástico que se viveu no jogo Porto-Benfica em que tudo se decidiu.
Para te aguçar o apetite: faltavam 20m para acabar o jogo e o Porto perdia 1-0, o Pedroto de cabeça perdida (o banco era ainda do lado da arquibancada) deixou o banco e andava de cabeça perdida a acompanhar o jogo pela linha lateral ao lado do juíz de linha! Pelo que eu vi não falava com ele mas estava sempre a dar indicações para os jogadores. Quando o Porto marcou o golo a 8m do fim, ouviu-se um berro tremendo no estádio: pessoas disseram-me depois que até na Boavista,onde moro, se ouviu!

Re:Foi qdo nos roubaram na Taça Taças q td começou

Uma das minhas primeiras recordaçoes é tambem esse jogo em Kiev ao qual ja fiz referencia:D. Ja agora, so para ver se a minha memoria de puto é boa, diz-me se nao houve um dos golos do Porto q nao deu na TV, porque houve um problema tecnico? O do Celso foi um livre a entrada da area nao foi?

Sei que foi na altura

de um dos golos que se deu a avaria e ficou o ecran todo negro. Mas estava com a ideia que foi no golo do Dínamo. Mas posso estar errada :)

hm..

o primeiro jogo que vi ainda nem andava na escola e talvez tenha sido o da final do mundial de sub20! Portugal - Brasil.. E a partir daí nunca mais larguei a bola!!

Depois.. Passava os dias com a minha avó e ela era uma benfiquista ferrenha e como tal não tinha outra hipótese!! :)

Mas aquele jogo que me marcou mesmo mesmo mesmo o meu clubismo foi o Leverkusen - Benfica.. Tenho um tio muita ranhoso que na altura estava a tentar fazer-me a cabeça para mudar para o Sporting mas depois desse jogo mandei-o dar uma volta ao bilhar grande porque senti orgulho de ser benfiquista! ;D Curioso.. Já passaram uns 10 anos desde esse jogo e ainda sinto o mesmo orgulho!! Do Sporting.. Nada!:)

Quando à Académica.. É simples.. Há uma fase na vida em que começamos com os porquês! E foi mais ao menos assim
- Onde é que nasci? - perguntei!
- Coimbra!
- Qual é o clube de Coimbra? - estava curioso.
- Académica!
- Em que lugar está a Académica? - todo xitado.
- 2ª divisão de honra
FODASSE pensei eu.. e a partir daí torci sempre pela grande Briosa;D

Ser benfiquista nao tem explicação...

...está no sangue e no coração. Eu já era benfiquista e ainda nem sequer estava cá fora. Dentro da barriga da minha mãe eu já era do Benfica e já era tolinho pela Bola. A minha mãe diz mesmo que era uma boa maneira de eu parar de chorar, era ouvir os relatos ou ver futebol na TV ( está-me no sangue nada a fazer ).

Portista desde 1984

Bem eu nasci em França em 1984, sou filho de emigrantes.. mas sempre senti-me 100% Portugues.

Sou da Maia, e por isto, nasci Portista por a minha familia e os meus amigos serem Portistas, e por estar perto do Porto claro.. nunca irei esquecer os dias que passei a esperar o verão que era para mim a oportunidade de ir as Antas ver os treinos no antigo campo de treinos. Tenho muitas recordações, de ver o Domingos, Rui Barros, Jardel, etc... que foram os meus primeiros idolos. Sem duvida a recordação a mais antiga que tenho, foi quando eu tinha mais ou menos 7/8 anos..., estava com o meu pai, a entrar nas Antas (pela aquele entrada que havia a beira do Parking dos jogadores), e na entrada estavam dois homens vestidos com o fato de treino do Porto. A pasar ao lado deles, um deles sorriu-me e passou-me a mão no cabelo... e eu perguntei ao meu pai quem era este senhor.. ele apenas respondiu-me com um sorriso.. e eu soube mais tarde que o tal homem era o Tomislav Ivic.

Sempre senti-me proximo do FCP, nunca senti-me perto de outro clube portugues, nem estrangeiro... alem de tambem gostar do SCP, e do PSG. Mas sempre me senti Portista sem duvida nenhuma... alias o meu primeiro equipamento foi o do Porto :p.

Não tenho uma grande história para contar

Não sei porque sou portista, não recordo o momento certo em que me senti adepto do F.C.Porto.
A minha história familar (já contada aqui) tem os seguintes antecedentes: O meu avô paterno inglês veio para Portugal no fim do século XIX ou início do século XX (esteve antes,regressou e voltou) jogou futebol no Oporto Cricket Lawn Tennis (ainda existe e faz este ano 150 anos!) e no F.C.Porto no tempo das "balizas às costas". Era o tempo em que metade ou mais da equipa portista era inglesa, hoje é brasileira!
Recordações do meu avô não tenho (morreu quando eu tinha 5 anos) e do meu pai também não (morreu 20 dias após o meu avô). Sei que o meu pai era sócio antigo e que estava sempre a dizer à minha mãe que me ia meter sócio. Morreu sem o fazer. Em 1966 por intermédio do meu padrinho entrei para sócio. De 1966 a 1977 guardo algumas lembranças, a morte de Pavão, Flávio, Cubillas e chicotadas de treinadores duas,três vezes ao ano.Recordo em 1972 a época dourada do basquetebol com essa legenda chamada Dale Dover.
Em 1978, campeão ao fim de 19 anos, recordo tudo com nitidez - o jogo com o Benfica (70.000 espectadores no estádio e mais de 50.000 nas imediações). Foi a partir daí que eu comecei a guardar coisas do meu clube e ter memória de tudo que se tinha passado. Ora em 1978 eu tinha 25 anos.

P.S.: o meu irmão mais velho, somos 6 irmãos e eu o mais novo juntamente com uma irmã gémea, era (porque já faleceu) um benfiquista doente. Ainda me lembro de uma conversa com ele no dia em que o meu filho mais novo nasceu (1988) em que ele passou a tarde toda a dizer-me mal do Pinto da Costa. Teria 71 anos se fosse vivo(morreu em 1996), era 19 anos mais velho que eu.

respondendo ao Azores player...

Eu nos primeiros meses de adepto, fui do Benfica, confesso! Toda a minha familia é benfiquista e o testemunho era para ter sido passado. Mas...
Epoca 86/87...Dinamo Kiev- Fc Porto...Meia final da taça dos campeoes. Depois do Porto ter ganho 2-1 em casa, desloca-se ao na epoca poderosissimo clube sovietico.
Lembro-me ate que um dos golos nao se viu na TV, porque houve problemas de transmissao. 2-1 para o Porto, passagem à final e nao havia nada a fazer. Tinham acabado de conquistar um meninito que nao era para ser portista.
Sou no fundo aquilo a que os ingleses chamam: gloryhunter, mas se calhar somos todos um pouco.

No entanto, devo dizer que muitas vezes, o gosto por futebol bonito sobrepoe-se ate à minha paixao clubistica. Este ano sou um fã do futebol do Sporting. Claro que quero que o Sporting nao ganhe no campeonato em beneficio do meu Porto(e num Sporting-Porto sou apenas mais um fanatico cego pela paixao clubistica), mas se vejo um jogo que ja esta 2-0 para o Sporting, dou comigo a torcer para mais futebol bonito e mais golos. Ha duas epocas, queria ver todos os jogos do Sporting so para apreciar Quaresma e Cristiano. Do Benfica é que ja la vai o tempo em que me entusiasmava ao ve-los jogar.

No final de 80 e inicio de 90, senti algumas tentaçoes de voltar a comungar do espirito de familia(benfiquista), porque preferia o futebol praticado por Valdo, Pacheco, Magnusson e mais tarde, Rui Costa, Joao Pinto e Schwartz ao que o meu clube apresentava: solido mas pouco estetico(nada estetico se juntarmos as carequinhas do Bandeirinha, Andre, Semedo, Magalhaes...
Mas felizmente, resisti a todas as tentaçoes(ofertas de camisolas do benfica incluidas)e nunca mais mudei. E se os meus futuros filhos quiserem ter livre arbitrio como eu tive, eu concedo-lhes total liberdade de escolherem outro clube e de procurarem outro tecto para passarem a noite...

Sou como a pescada..

Este ser Benfiquista a dever-se a alguém sería ao meu pai, mas conta-se aqui em casa que eu já ía á Luz na barriga da minha mãe, portanto eu sou um pouco como a pescada: antes de o ser já o era :)

O meu pai tinha lugar cativo no antigo estádio da Luz e até aos meus 12 anos foi inquestionável a minha presença nos jogos do Benfica em casa, até que deixei de ter idade para entrar á borla e foram-se reduzindo as minhas idas ao estádio.
Na fase da adolescência questionei o meu Benfiquismo: será que era da minha vontade ou era só por sugestão? Fui então informando-me sobre a história, os líderes, os jogadores dos outros clubes (entre outras coisas que achei relevantes na altura), fui até ao pormenor da cor e a minha conclusão foi que o meu coração só podia ser do Benfica e agradeci a Deus por me ter posto nesta família :)

Eis se não quando o Benfica perde a final da liga dos Campeões aí senti a tristeza solitária da derrota mais ainda por ter a minha família em Austria a acompanhar o clube, aliando este sentimento aos arrepios que sentia cada vez que via imagens do passado do Benfica com os distantes festejos portistas pela vitória do AC. Milan percebi que amava o Benfica.

As razões que me levam a ser do Benfica não são por acaso, são porque tinha de ser porque já estava escrito.
Hoje com 28 anos sinto o Benfica, dou valor e tenho como maior orgulho clubistico ter como meu sócio proponente o grande Eusébio da Silva Ferreira.

Cumps.

Isso é uma grande honra

Ter o Eusébio como proponente!Parabéns.

Re:Isso é uma grande honra

Obrigado :)
Cumps.

Eu ainda sou do tempo,

em que todas as camisolas dos clubes eram iguais. A televisão era a preto e branco. O primeira vez na tv que assisti com atenção foi no mundial de 82. Grandes jogos e grandes jogadores.

Mundial de 82

Tinha 16 anos, lembro-me muito bem desse Mundial!...

Aquele erro tremendo do Junior... e a melhor Selecção Brasileira que eu já vi jogar a ir "pró galheiro"... :P

Cumps

Re:Eu ainda sou do tempo,

Gostava eu de ter assistido a esse Mundial 82. Todos os que presenciaram falam dele como o mais espectacular de sempre...

Re:Eu ainda sou do tempo,

AInda estou para perceber como o Brasil perdeu esse mundial.
Zico,Sócrates, etc. Selecção fabulosa com um guarda-redes em dia de azar no jogo decisivo.

Re:Eu ainda sou do tempo,

Grande equipa do brasil, nunca mais vão ter uma equipa assim.

Re:Eu ainda sou do tempo,

É essa selecção e a equipa do Graeme Souness com Michael Thomas.. Gary Charles.. Dean Saunders e companhia.. lol

Sou benfiquista desde sempre...

De certa forma nunca fui mto apegada ao futebol, talvez por estar longe dos estádios e por só poder os jogos na tv...
Mas em minha casa sempre houve aqule conflito, "muda-te pró sporting!!", "não mudes tu és do benfica"...
Embora nunca me tenha mudado, comecei a ficar decpcinada com tantas derrotas...e comecei-me a questionar, entretanto deixe de ver futebol...
Agora de há uns 3 anos para cá tenho assistido a todos os jogos, e tornei numa adepta que não perde um jogo, e que fica contente com tudo o que aconteça de bom ao meu clube...
O jogo que mais me marcou foi o Guimarães- Benfica de ano passado, no dia da morte de Feher... Foi apartir daí que apoio o meu clube quer nos bons quer nos maus momentos...

Saudações benfiquistas

O guarda-chuva

Bem, o meu caso é um pouco surreal. Acho que por influência do meu pai e do meu tio era para ser benfiquista, tal como o meu irmão o é. Mas um dia ia para a escola primária e por acaso levava um guarda-chuva verde na ocasião, e algum puto se lembra de dizer que eu era do Sporting...eu como ainda não tinha decidido de que clube era até então, fui no conto, e quanto mais os anos passava maior gozo me dava ser sportinguista e consequentemente ser do contra com o que se passava cá por casa. Mesmo levando com a tipica frase do "para o ano é que é" e do "nunca viste o teu clube campeão"...mas lá está, uma vez sportinguista, sportinguista para sempre!

Cmptos

Eu tive noção da bola...

...com os 7-1 do Sporting ao Benfica (contado pelo meu pai e visto agora na videocassete),começei a ter interesse verdadeiramente de futebol com a era Balakov e quando o Sporting ganhou 2-0 ao Benfica com um golo fabuloso de Balakov aos 30 segundos de jogo,com o estádio cheio de fumo,apercebi-me das posições dos jogadores no terreno com o tempo e com as constantes visualizações de futebol pela TV,sabendo definir técnica de sorte ou tacanhismo martelado e disfarçado,passados 14/15 anos considero-me actualmente um "técnico de bancada" que tem algum valor por aquilo que exterioriza e diz da matéria...ou seja,penso que actualmente percebo minimamente de futebol e do jogo em si.

A resposta ao que aprendi recebo aqui no Relvado,onde mostro o meu valor como adepto e apreciador e visualizador de futebol...

Sem muito mais a dizer...

Saudações Leoninas
WinstonSmith

A minha mãe deu-me á LUZ.....


Sou Benfiquista porque no dia 10 de Setembro de 1982,em plena cidade do Porto, a minha mãe deu-me á LUZ, como não me deu nem Alvalade nem ao Dragão....Obviamente que tenho de ser do Benfica!!!

Nasci sportinguista

Ei, isso já foi no século passado, não me lembro bem... :)

A minha infância foi passada aqui (cliquem que vale a pena ver). Areia não faltava... e bola e amigos também não! :)
Algures ali no meio, havia um campo de futebol. A paixão pela bola surgiu cedo...

Depois... não havia TV, mas havia os relatos ao Domingo que o meu pai sportinguista não perdia. Damas, Dinis e Yazalde, entre outros, enchiam todo o meu imaginário.

Nasci e cresci sportinguista... e muitos anos depois, a viver em Coimbra e a frequentar a Universidade, aprendi o que é a Académica, que passava o tempo na Divisão de Honra ou na II Liga.

Ficou o gosto e o interesse por este clube muito "sui generis"... que se mantém!

Saudações

Re:Nasci sportinguista

Coimbra de facto tem qualquer coisa de especial...é quase impossivel não simpatizar com a Académica quando se é estudante e ainda para mais em Coimbra.

Abraço

Unidos ao garrafão

Bem, eu comecei a ser bêbado desde o tempo em que via jogos de futebol lá na aldeia com o meu padrasto(um senhor bêbado) e a minha mãe, enquanto jantava sopa de cavalo cansado com flocos korne flékes. Desde aí nunca mais deixei de ser um fervoroso adepto da pomada que faz ver 3 em 1. NUnca mais me eskeço do séxtuplo par de mamas da 1ª prostituta que me atendeu, já eu andava na escola! Cheguei a estar a estudar pra médico, mas na 3ª classe desisti. *burrrrrrp*

falo por mim

Fui baptizado a azul e branco,nasci no ano de 1977 e acho que apartir dai meu clube foi sempre o FCP.Só houve uma altura que era para ser do slb mas minha mae disse és do FCP por isso nada de mudares.Foi na altura da final da champions PSV-SLB..nem nem lembrava que ano passado a esse FCP tinha sido campeão europeu e agora sou adepto do FCP para sempre em qualquer jogo.

E hoje vou ver meu FCP ao bessa,espero sair de lá com uma vitória no bolso.

Qdo comecei a devorar futebol,acho que dos meus tempos de criança onde jogava e ainda jogo joguitos de futebol no meu pc ehehe

Re:falo por mim

Vitória no bolso... acho que não foi bem uma vitória...

Foi um golito no saco!!

Um pequeno complemento ao artigo

O artigo foi editado e gostava que voces respondessem a uma pergunta.
Com que idade e em que momento(se houve algum jogo ou competiçao que vos marcou) voces começaram a devorar futebol?

Re:Um pequeno complemento ao artigo

Bem, eu sempre tive atenção especial ao futebol desde que comencei a andar, primeiro porque adorava jogar, e segundo porque todos os meus amigos, familia eram apanhados da bola...

Comencei a interesar-me mais as equipas, jogadores famosos com o grande PSG dos anos 90, porque nasci e ainda estou em Paris... Na altura eu tinha pouco mais que 10 anos, e ia muitas vezes com o meu pai assistir os treinos do PSG, para ver Rai, Mister George (Weah), Ginola, Djorkaeff, Ricardo, etc.. e sobretudo Artur Jorge :p... depois este interesse cresciu com o euro 96, o penta do FCP etc... e foi assim que me tornei um apanhado da bola :D