A braçadeira | Relvado

A braçadeira

 

Todos os clubes tiveram o verdadeiro capitão, homens com carisma que eram respeitados e que se faziam respeitar. Nos três grandes tivemos João Pinto (FC Porto), Oceano (Sporting), Veloso (Benfica)...Acham que uma situação como a que aconteceu no Marítimo seria possivel nos grandes e que consequências podia isso trazer?CurvaSul

I Liga:

Comentários [29]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A braçadeira

deve ser para o capitao, e o capitao deve ser aquele que tem maior influencia na equipa e nos adeptos, ou seja o jogador com mais mistica , a partida deveriam ser aqueles que estao a mais tempo no clube...

Já teve + londe de cá estar

Se o Maritimo tivesse nas suas fileiras um jogador chamado Mimão Sabrosa o tema da braçadeira nem chegava a ser polémica

Re: Já teve + londe de cá estar

Espera aí, és algum clone do Skin ou quê?

Re: Re: Já teve + londe de cá estar

Já não és o primeiro a perguntar, eu percebo que aki os clones abundam em demasia mas eu não perciso de clones pa falar do ke seja, só porque o nick têm "semelhanças" ou porque sou sportinguista em nada tenho haver com o skin...

Concordo plenamente...

Mas hoje em dia, o amor a camisola e o jogador da casa não tem o mesmo peso. O que interessa é o dinheiro e as aparencias.

<B>ARTIGO DE UM INÚTIL À SOCIEDADE!!!

Ó "CÚ"rva ABERTO, para além de andares na gosma da claque SD, fazes o quê na vida, também és da família do chipamzé e também andas de Porsche??? Não te metas comigo, nem com os meus comentários onde tu pastas (claques), já lá pastei à buéréré da "time", se fôr para te esfolar a pele tipo borrego insuflado não me custa nada, o "JE" é o esfola nove, "capicce"??? Atentamente Jadscl

Isto hoje está mt calminho por aqui...

Será que o povo já faz fila nas bilheteiras?...

Re: Isto hoje está mt calminho por aqui...

Acho que nem será preciso. Por acaso ontem à noite, quando me preparava para assistir a um filme na última sessão, no Norte-Shopping, dirigi-me para comprar os bilhetes (o filme "Reino" tinha sido o eleito) e fui 'confrontado', pelo empregado, com a quase-oferta (preço simbólico eu diria) de dois bilhetes para "o último filme português" com estreia marcada para "a meia-noite e um minuto"... ok, depois de convencer a companhia, lá fui ver a 'obra', pois até estava curioso. Fiquei sem saber se a 'caridade' se deveu à pouca adesão (desconheço até se a ante-estreia foi publicitada) ou à 'organização' tipo máquina eleitoral de publicidade ao filme. E depois hoje, aquelas imagens da ante-estreia em Lisboa, estilo 'hollywood'... Já agora, independentemente do conteúdo, a primeira ideia com que fiquei do filme é que foi realizado (se bem que sem realizador...) ou editado à pressa. Muito à pressa.

daqui a 2 semanas o filme sai do cartaz

aposto

Re: Isto hoje está mt calminho por aqui...

para ver filmes porno nao se fazem filas

Re: Isto hoje está mt calminho por aqui...

é feriado :)

Re: A braçadeira

Eu sempre tive a ideia que os Capitães de Equipa nos respectivos clubes eram aqueles que tinham mais internacionalizações. Nos casos que referes (J.Pinto, Oceano e Veloso), penso que eram aqueles que mais vezes tinham ido à Selecção. Nos outros clubes não sei, mas no FCPorto, a saída de Jorge Costa deixou um vazio no que à braçadeira diz respeito. E se bem que Baía lá continuou, como não jogava também não tinha direito a usá-la, embora fosse reconhecido como todos como o Capitão "Honorário" do balneário. De lá para cá, e visto serem poucos ou quase nenhuns aqueles que têm mais de 5 anos de casa, a braçadeira já passou pelo P.Emanuel ( merecido sem dúvida pelo espírito e garra e por ter aprendido rapidamente o que é ser-se portista), Lucho Gonzalez ( que na minha opinião não a merecia, principalmente por ter poucos anos de casa, mas que a sabe valorizar porque é um verdadeiro senhor dentro do campo) e agora B.Alves (este sim, deposito imensas esperanças nele e tem tudo para ser o substituto natural de outros capitães do FCPorto) e Quaresma (que na minha opinião também não a merece, tendo-a apenas por ser dos mais antigos do plantel e dos que mais internacionalizações tem). Julgo também que um capitão de equipa deva ser um dos jogadores que joga cá mais atrás, por ter uma melhor perspectiva dos restantes elementos.

sabes qual é a alcunha de lucho???

el comandante acho que isto diz tudo para ser capitao nao é preciso ser mais velho ou ter mais anos no clube é preciso ser lider,autoritario,carismatico,responsavel,disciplinador e calmo,o lucho tem este perfil o quaresma para mim nao tem perfil para ser capitao porque é indisciplinado,nervoso e discute muito com arbitros

Re: sabes qual é a alcunha de lucho???

A ti e ao soccervip: Eu quando disse que Lucho sabia valorizar a braçadeira, estava a referir-me a isso precisamente. A braçadeira assenta-lhe como uma luva, no entanto a alcunha de El Comandante não fomos nós que a pusémos, mas sim os do River Plate. B.Alves se ficar no clube, afigura-se como o maior pretendente à braçadeira. É titular em todos os jogos, é acarinhado pelos adeptos, sente o que é o FCPorto, joga cá atrás, é um patrão (da defesa) e é português numa equipa portuguesa. Quanto ao Quaresma, concordo contigo. E só o é devido aos anos de casa e internacionalizações.

Re: Re: sabes qual é a alcunha de lucho???

E mais acrescento. A alcunha dele apenas se deve à sua maneira de festejar os golos. Desde quando a braçadeira de capitão se inspira em alcunhas... Hilariante.

Re: sabes qual é a alcunha de lucho???

Bom comentário.

Re: Re: A braçadeira

Creio que de momento, não há jogador no 11 titular do Porto que represente melhor a condição de capitão como o Lucho. Bruno Alves tambem é um jogador a ter em conta, mas perde para Lucho, visto que o argentino é um jogador muito mais equilibrado na sua forma de estar dentro do campo. Não se descontrola. Na minha opinião a alcunha de "el comandante" assenta-lhe que nem uma luva. Isto para não falar na sua importancia na manobra da equipa.

Para aprender

O capitão das equipas de futebol em Portugal é normalmente escolhido pelo plantel, que elege um capitão e um vice-capitão. Claro que a escolha dos jogadores tem de ser aprovada pelo treinador, mas a verdadeira escolha é feita pelos jogadores. No caso do Makukula, não sei se ele foi eleito capitão por este método ou não. A única coisa que sei é que talvez fosse boa ideia perder a braçadeira como forma de o castigar pelo desrespeito pelo treinador na marcação da grande penalidade contra o Benfica. Talvez ele aprendesse a obedecer ao treinador...

Concordo contigo

E penso que o capitão de uma equipa deve ter algum "tempo de casa" e estar identificado com os colegas e com a equipa. Dito isto, penso que a responsabilidade de atribuir a braçadeira de capitão a Makukula deve ter sido do treinador Lazaroni e Makukula teve que desempenhar o cargo da melhor maneira que soube e pode porque lhe atribuiram tal responsabilidade sem ele ter o "tal estatuto" que tem Marcos ou Wénio! Agora a situação de ter sido um acto isolado ou não só, no meu entender, pode ser respondido por Lazaroni.

Em primeiro lugar...

...reforço que achei ridiculo Makukula ser o capitão. Provavelmente era o jogador dentro de campo com menos motivos para ser capitão. Não é jogador do CSMaritimo (andamos a dar-lhe cada vez mais protagonismo, cada vez temos menos hipoteses de ter o jogador em definitivo) Era dos jogadores em campo um dos que tinha menos jogos pelo CSMaritimo (acredito que seja o que tem menos) E dadas as circunstâncias dar-lhe a braçadeira demonstraria que era devido à sua ida à Selecção. O capitão devia ter sido Marcos ou Wénio. Tenho saudades do tempo de Nelo Vingada onde no onze jogavam os seguintes jogadores madeirenses: Carlos Jorge Briguel Zéca Bruno Joel Danny Era mais de metade do 11 madeirense. Nesses tempos não faltavam homens para ser capitão do clube. Actualmente temos um bom capitão: Bruno (jogador que o CSMaritimo nunca deveria ter deixado jogar no Nacional)

o baia no fcp raramente era capitao mas toda

a gente sabe que quem mandava no balneario do fcp é vitor baia ate mesmo quando era suplente de helton o baia mandava no balneario e no jesualdo ha pessoas que sao lideres por natureza e nao precisam de ser capitão para nada

Re: o baia no fcp raramente era capitao mas toda

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Estranho ou nem tanto.

Pode parecer estranho, mas quem o nomeou saberá da sua influência na equipa. Não é esse o propósito de um capitão? Podem-me falar em lendas vivas e capitães de balneário (acho muito bem que existam) mas no campo o capitão terá que ser o elemento mais influente da equipa, terá também que ser um jogador de campo e não terá, como muitos dizem, que ter mais anos de casa que outros jogadores! Não achei Makukula um mau capitão! e gostei de um Maritimo atrevido na Luz.

Re: A braçadeira

desde o amuo do simãozinho, que a brçadeira nunca mais foi a mesma

Concordo.

Makukula está em alta porque foi à selecção e marcou, mas dar-lhe a braçadeira de capitão é ridículo. Mas é a síndrome de Portugal, dar cargos a pessoas que não os merecem, nem os sabem desempenhar, para premiar o seu desempenho positivo neste ou naquele momento. Posto duma maneira mais simples, isto é uma demonstração clara do Princípio de Peter.

Re: Concordo.

excelente comentario!! ainda sou novato por aqui por isso nao tenho pontos ,mas se os tivesses .. cumps

Re: Re: Concordo.

obrigado :)

Bom artigo

Pois eu acho que tens razão. A braçadeira de capitão hoje em dia está normalmente no jogador mais mediático e não naquele jogador que é o mais respeitado, ou naquele jogador que representa o equilíbrio no seio da equipa. Não só está banalizado como chega a ser ridículo como acho que foi no caso do Makukula. Com todo o respeito pelo jogador mas há jogadores no Marítimo que mereciam mais, como disseste e bem.

Re: Bom artigo

concordo perfeitamente,cumps