Barrigas de Aluguer |
|
14 de Junho de 2005, às 11:17 |
noko diz: "cada vez mais vemos jogadores
estrangeiros, nomeadamente brasileiros, a virem para clubes portugueses numa
perspectiva de se projectarem para os grandes da Europa. Isto seria normal
se fossem os clubes a ficar com os direitos desportivos, mas cada vez mais são
grupos financeiros que investem em jogadores com grande potencial e os colocam
em Portugal numa perspectiva de altos rendimentos a curto prazo. Além dos clubes
serem prejudicados desportivamente caso o jogador se torne peça fundamental na
equipa, perdem financeiramente porque não lucram nada com um possível negócio.
Não deviam os clubes recusar estas ofertas mesmo que isso significasse perder um
bom jogador? Será este o caminho do futuro no mercado de transferências?"
27 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
mais uma vez
Enviado por @tudo a 14 de Junho de 2005, às 13:09.Sou totalmente contra empréstimos de jogadores! Senão vejamos porquê:
1º - o jogador não é propriedade do clube logo se se "valorizar" quem irá tirar partido será o detentor do passe!
2º - Esse jogador está a tapar o lugar a um possivel valor do clube. Em vez do clube valorizar os seus activos, anda a fazer publicidade a um activo que não é sua propriedade.
3º - Um jogador emprestado em principio só faz uma época (à excepção de acordos tipo "Rochemback"). Logo um treinador não consegue preparar uma equipa para em 2, 3 anos.
4 º - Jogadores que vêm para Portugal "emprestados" com valor duvidoso (André Luis, Alcides, Mota,...) não fazem a diferença! Se já não concordo com a vinda de estrangeiros por "dá cá aquela palha" muito menos sou a favor de empréstimos de jogadores de valor "incógnito".
Por todos estes motivos julgo que os empréstimos não são benéficos para os clubes que os recebem. São sim para o detentor do passe do jogador, porque ele joga e valoriza-se e na maior parte dos casos o "emprestador" não tem encargos nenhuns....
Re:mais uma vez
Enviado por aestevao a 14 de Junho de 2005, às 14:05.Empatar 20 ou 30 milhões de doláres num atleta, sem garantias de que ele não é um fiasco não é para todos.
Cumprs
Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 12:32.Disse-se em tempos (o que já não acredito) que o objectivo do Projecto Sporting seria apostar nos jovens formados no clube, por forma a potenciar o crescimento do clube.
Ora todos os anos, essa política é contrariada pela acção dos dirigentes do clube.
- São contratados jogadores pouco cotados com idade avançada. O que para além de não representarem por norma um acréscimo de qualidade, não apresentam também retorno financeiro.
- Tem sido normal, recorrer a empréstimos.
- Os jogadores mais jovens, são precipitadamente vendidos, em grande parte porque a restante equipa, ou é velha, ou emprestados.
Logo não me admira que brevemente o Sporting passe a ser local de passagem de jogadores de empresários, deixando a grande margem de lucro para estes.
O estranho é: Se um Jorge Mendes tem 5 milhões de Euros para investir em 70% de um Anderson qualquer, porque não tem o Sporting, com directores profissionais, essa capacidade?
Má gestão de activos, e está a pergunta respondida.
Na minha opinião a estratégia para um clube como o Sporting seria:
1. Nunca vender um jogador antes dos 24/25 anos.
Por diversas razões. Para já o jovem jogador atinge um estado de maturidade em que já deu que ganhar ao clube no plano desportivo.
Por outro lado, essa maturidade e consequente aposta em aparecimento de resultados desportivos, valoriza a equipa, e por consequência os seus elementos.
E não serve de desculpa dizer que "as dificuldades financeiras obrigam a..." porque os erros que descrevi atrás, são cometidos, anos após ano, sem que ninguém seja responsabilizado.
2. Aposta em jovens estrangeiros, alargando o âmbito de prospecção, segundo parâmetros regulados, tais como condições de acesso, condições de estabilização emocional, condições de evolução numa estrutura formadora a todos os níveis: técnico, táctico, psicológica e físico.
3. Aposta em jogadores de idades compreendidas entre os 21 e os 24/5, aos quais se perspectivassem uma evolução rápida e condições de venda num futuro próximo, por exemplo, selecções prestes a participar em grandes eventos (Enakahrire, Piñilla), jogadores de países compradores (jovens Ingleses, Franceses, Alemães, Espanhois).
Julgo que a curto prazo seria possível implementar este sistema no Sporting.
Julgo que seria uma forma fazer o clube crescer, quer a nível desportivo, quer financeiro.
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por C4r7m4n_0 a 14 de Junho de 2005, às 19:25.Concordo contigo em quase tudo, mas também admito que na práctica isso seja dificil de alcançar. Já nem falo dos ordenados, pois nesse aspecto o jogador tem de ter consciencia dos contratos que assina.
O mais importante e o que condiciona uma estratégia mais consentanea com aquilo que um grande exige, é que neste caso o nosso clube necessita de realizar mais valias no final de cada época. Temos constatado também que os jogadores que têm ganho mais visibilidade, nos ultimos anos, são os putos originarios das escolas do Sporting. Se Moutinho evoluir da forma previsivel que queremos que evolua, fará uma grande época, e infelizmente não teremos forma de dizer nao, a uma possivel transferencia. A mim chateia-me imenso, mas por outro lado sei que enquanto não entrarmos no ciclo vicioso das vitórias, e enquanto não atingirmos um nivel constante de vitorias, mesmo a nivel europeu, a politica de venda de um jovem (conforme prognosticou Roquette) continuará a existir até que o equilibrio das contas se verifique.
Baseando-me na tua teoria (correcta mas de dificil execução) poderiamos ter uma equipa magistral com CRonaldo num flanco, Quaresma no outro, Custódio, João Moutinho e Rochemback no meio, e várias outras opções.
Outra coisa: apesar de ser altamente defensor da aposta nos jovens de Alvalade, não devemos ser tão inflexiveis ao pontod e negar a aposta em outros jovens talentos a emergir no futebol europeu/mundial. Se um puto brasileiro for de facto muito promissor e estiver dentro das possbilidades do Sporting, então porque nao?! Dá para apostar neste, e nos nossos putos. No fundo o que quero dizer é que podemos formar uma ideia, uma estrategia para a formação do grupo, mas não devemos ser tão inflexiveis nas novas oportunidades de negocio, ou aposta noutro tipo de jogador.
Se eu tivesse a oportunidade de traçar algumas ideias para a orientação do clube, baseava-me em 3 tópicos:
-aposta clara dos jovens vindos de Alcochete, com o objectivo de reforçar a equipa principal;
-quando se opta por reforçar a equipa em determinado sector, onde a experiencia/qualidade seja necessária, contratar jogador(es) com valor seguro e que dê à partida (dentro do possivel), garantias de sucesso para a equipa a nivel desportivo, num curto prazo, e se possivel que possibilite a rentabilização financeira num futuro de médio/longo prazo;
-aposta em jovens talentos de várias nações diferentes, por exemplo, aqueles que se destaquem nas suas selecções, e que sejam oportunidades semelhantes às referidas na alinea anterior.
Contratar na certa é meio caminho andado para o sucesso. Não podemos estar a vida toda a contratar Silva's, Clayton's, Manoeis, Edson's e outros do género. Neste caso a aposta nos putos é mais consistente.
Cumprimentos.
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por @tudo a 14 de Junho de 2005, às 14:30.O Sporting é provavelmente o clube em Portugal com mais "historial" na formação e a meu ver seguem uma politica correcta discordando apenas na fase final ou seja na transição de juniores para seniores. Julgo que acabar com a Equipa B foi um erro pois nessa Equipa B poderiam evoluir os jogadores que não são convocados e alguns jovens que sendo promovidos a seniores não têm "vaga" na equipa principal. Imagine-se uma equipa B com
Mario Felgueiras
Mario Sergio
Santamaria
Miguel Veloso
Paíto
Hugo Machado
Nani
Paulo Sergio
Edgar Marcelino
Saleiro
Djaló
Bastante interessante não?
Quanto ao vender cedo demais, é complicado quando os grandes tubarões da europa abanam com ordenados na casa dos 30 mil contos (caso Cristiano Ronaldo). Como poderá o Sporting competir com tais valores? Ficará com o jogador contrariado?
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 14:48.A má gerência, quanto a mim, é que nem ficam, nem dão proveito ao clube, pois acabam por sair a "0" no final dos contratos.
Re:Gestão de Plantel
Enviado por flamboyant a 14 de Junho de 2005, às 13:55.Re:Gestão de Plantel
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 14:12.É quanto a mim, demasiado redutar considerar que apenas Sporting, Porto e Benfica tem uma boa formação.
Boavista, V.Guimarães, E.Amadora e V.Setúbal, tem tido óptimos resultados e de lá tem saido muitos internacionais e estrelas dos grandes.
Por outro lado e seguindo a mesma linha de raciocínio, os grandes clubes vivem sobretudo dos jogadores que formam e dos jovens que compram cedo e que acabam a sua evolução no clube.
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por Big Lion a 14 de Junho de 2005, às 13:50.Por diversas razões. Para já o jovem jogador atinge um estado de maturidade em que já deu que ganhar ao clube no plano desportivo.
Por outro lado, essa maturidade e consequente aposta em aparecimento de resultados desportivos, valoriza a equipa, e por consequência os seus elementos".
Isto em teoria está muito bem, agora explica-me como não vendias Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, etc, se os grandes clubes europeus lhes dão a volta com contratos milionários, logo aos 18 anos (30.000 cts para cima)?
Achas que qualquer clube Português conseguia pagar isso de ordenados aos jovens joagdores ou ficavas com os jogadores contrariados ?! Esta é a verdadeira questão e a razão principal para termos que continuara a vender os jovens jogadores ! Não é bom mas é a dura realidade de vivermos num País pobre e sem grandes recursos ( e que mesmo assim teima em viver acimas das receitas geradas: cá está o velho problema do défice !!!
capacidade do clube
Enviado por noko007 a 14 de Junho de 2005, às 14:26.fazer com que os empresarios dos jogadores tenham mais calma nas abordagens que fazem nos fins de epoca condicionado futuros contratos se se portarem mal...
o mal é que os clubes tb pensam muito em termos finaceiros a curto prazo...
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por PROZAC a 14 de Junho de 2005, às 14:06.Vejamos o Cristiano Ronaldo que está insatisfeito no ManUtd, pelo facto de ainda não terem atendido à renegocição do seu contrato, que é um dos mais baixos. Não teria sido preferível esperar mais um anito e entrar em Old Traffod com outro currículo, por forma a exigir mais do Manchester? O poder negocial dos jogadores vai crescendo e eles têm que saber geri-lo...
De qualquer modo, convém referir que quando confrontado com uma oferta deste género, o jogador também pode ser tentado a assiná-la, porque nunca se sabe o dia de amanhã e as lesões ou um treinador teimoso, podem arruinar uma carreira. E isto adapta-se também aos clubes!
Enfim, dilemas para um jovem craque, é por estas e por outras, que dou graças a Deus por não ter sido craque de futebol, não sei se conseguiria tomar decisões difíceis dessas! :)
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 14:13.Por isso, até no Sporting ainda podia ganhar uma verba assim.
Quanto?
Enviado por pmaroque a 14 de Junho de 2005, às 14:30.O ordenado mensal dele é, (na moeda antiga), 43000 cts
Re:Quanto?
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 14:45.Re:Quanto?
Enviado por C4r7m4n_0 a 14 de Junho de 2005, às 19:03.o Ronaldo quando assinou foi logo ganhar esse valor. Até foi noticiado na altura que Ronaldo ia ganhar 100 vezes mais do que ganhava em Alvalade, onde ainda tinha contrato de junior.
Re:Quanto?
Enviado por PROZAC a 14 de Junho de 2005, às 14:34.A título de exemplo, 43 mil contos, é para aí o salário do Zenden...
Re:Gestão de Plantel: - Sporting
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 14:02.Por diversas razões. Para já o jovem jogador atinge um estado de maturidade em que já deu que ganhar ao clube no plano desportivo.
Por outro lado, essa maturidade e consequente aposta em aparecimento de resultados desportivos, valoriza a equipa, e por consequência os seus elementos".
Isto em teoria está muito bem, agora explica-me como não vendias Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, etc, se os grandes clubes europeus lhes dão a volta com contratos milionários, logo aos 18 anos (30.000 cts para cima)?
Achas que qualquer clube Português conseguia pagar isso de ordenados aos jovens joagdores ou ficavas com os jogadores contrariados ?! Esta é a verdadeira questão e a razão principal para termos que continuara a vender os jovens jogadores ! Não é bom mas é a dura realidade de vivermos num País pobre e sem grandes recursos ( e que mesmo assim teima em viver acimas das receitas geradas: cá está o velho problema do défice !!!
Obviamente que saiem. E querem sair.
Pois se sabem ser política do clube "rifá-los" o mais cedo possível, é natural que essa seja desde cedo uma aspiração.
O FC Porto segurou o Deco o mais possível, entre outros, o Benfica segura o Simão, entre outros.
Voltando ao Sporting, passa por se fazer melhores contratos aos jogadores ao invés de andar a pagar mais dinheiro por contratações duvidosas.
Os ordenados de Clayton, Silva, Mário Sérgio, Ricardo e Nelson e Tiago (podendo ter só 1/2 destes), Polga e dos directores profissionais (que cometem essas atrocidades) chegariam para pagar o suficiente para manter Ronaldo, Quaresma e H.Viana.
Re:Pois
Enviado por spico a 14 de Junho de 2005, às 15:04.Agora faço-te uma pergunta :
- És um miudo de 18 anos e aparece um Manchester United a querer comprar o teu passe. Que vais fazer? Pressionar o clube para que sejas vendido certo? Como davas a volta ao "querer" do teu jogador?
De resto concordo com a analise, se bem que ache simples, em quase tudo :)
Aí reside outro dos problemas do Sporting!
Enviado por PROZAC a 14 de Junho de 2005, às 15:09.- Ai quer sair? O que a gente lhe pague já não chega? Veja lâ se quer ir uns tempitos para a equipa B...
(Só que o Sporting já não tem equipa B!)
pois claro
Enviado por noko007 a 14 de Junho de 2005, às 13:08.cumps vizinhança
Re:pois claro
Enviado por pois a 14 de Junho de 2005, às 14:04.Como fazer omeletas.
Enviado por vozz.off a 14 de Junho de 2005, às 12:18.E no fundo é esta a politica ( praticada há largos anos) dos clubes grandes quando emprestam jogadores a outros clubes – tentar que estes evoluam para mais tarde tirar partido disso.
(no Record de hoje vem uma noticia gira – a Kia Motors , proprietária do passe de um japonês qualquer , oferece esse passe ao Corunha sem contrapartidas, ficando o clube unicamente responsável pelos salários do jogador. Como se vê, a publicidade é hoje importantíssima , e isto é apenas o reflexo disso - uma aposta da empresa no mercado Espanhol )
Barrigas de aluguer
Enviado por ScoobydoobyDoo a 14 de Junho de 2005, às 12:05.Não
Enviado por blueyes a 14 de Junho de 2005, às 12:33.Isso é normal!
Enviado por tomazzz a 14 de Junho de 2005, às 11:58.É verdade,
Enviado por Duracell a 14 de Junho de 2005, às 11:37.O caminho do futuro em transferências?
Enviado por Harry Callahan a 14 de Junho de 2005, às 11:22.Mas como dizem os brasileiros há que ter "pensamento positivo" e acreditar que este ciclo de vida negativo é apenas um ciclo e que virão dias melhores.
Não respondi concretamente à pergunta porque há tanta coisa que me mete "nojo" hoje em dia, o meu astral anda baixo e o vosso?