Barrigas de Aluguer | Relvado

Barrigas de Aluguer

 

noko diz: "cada vez mais vemos jogadores
estrangeiros, nomeadamente brasileiros, a virem para clubes portugueses numa
perspectiva de se projectarem para os grandes da Europa. Isto seria normal
se fossem os clubes a ficar com os direitos desportivos, mas cada vez mais são
grupos financeiros que investem em jogadores com grande potencial e os colocam
em Portugal numa perspectiva de altos rendimentos a curto prazo. Além dos clubes
serem prejudicados desportivamente caso o jogador se torne peça fundamental na
equipa, perdem financeiramente porque não lucram nada com um possível negócio.
Não deviam os clubes recusar estas ofertas mesmo que isso significasse perder um
bom jogador? Será este o caminho do futuro no mercado de transferências?"

I Liga:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

mais uma vez

..vem à baila este assunto.

Sou totalmente contra empréstimos de jogadores! Senão vejamos porquê:

1º - o jogador não é propriedade do clube logo se se "valorizar" quem irá tirar partido será o detentor do passe!

2º - Esse jogador está a tapar o lugar a um possivel valor do clube. Em vez do clube valorizar os seus activos, anda a fazer publicidade a um activo que não é sua propriedade.

3º - Um jogador emprestado em principio só faz uma época (à excepção de acordos tipo "Rochemback"). Logo um treinador não consegue preparar uma equipa para em 2, 3 anos.

4 º - Jogadores que vêm para Portugal "emprestados" com valor duvidoso (André Luis, Alcides, Mota,...) não fazem a diferença! Se já não concordo com a vinda de estrangeiros por "dá cá aquela palha" muito menos sou a favor de empréstimos de jogadores de valor "incógnito".

Por todos estes motivos julgo que os empréstimos não são benéficos para os clubes que os recebem. São sim para o detentor do passe do jogador, porque ele joga e valoriza-se e na maior parte dos casos o "emprestador" não tem encargos nenhuns....

Re:mais uma vez

Não tem encargos nenhuns é uma força de expressão.
Empatar 20 ou 30 milhões de doláres num atleta, sem garantias de que ele não é um fiasco não é para todos.

Cumprs

Gestão de Plantel: - Sporting

Por introdução ao tema, refiro que sou absolutamente contra esse tipo de negócio, pelo menos no Sporting.

Disse-se em tempos (o que já não acredito) que o objectivo do Projecto Sporting seria apostar nos jovens formados no clube, por forma a potenciar o crescimento do clube.

Ora todos os anos, essa política é contrariada pela acção dos dirigentes do clube.
- São contratados jogadores pouco cotados com idade avançada. O que para além de não representarem por norma um acréscimo de qualidade, não apresentam também retorno financeiro.
- Tem sido normal, recorrer a empréstimos.
- Os jogadores mais jovens, são precipitadamente vendidos, em grande parte porque a restante equipa, ou é velha, ou emprestados.

Logo não me admira que brevemente o Sporting passe a ser local de passagem de jogadores de empresários, deixando a grande margem de lucro para estes.

O estranho é: Se um Jorge Mendes tem 5 milhões de Euros para investir em 70% de um Anderson qualquer, porque não tem o Sporting, com directores profissionais, essa capacidade?

Má gestão de activos, e está a pergunta respondida.

Na minha opinião a estratégia para um clube como o Sporting seria:
1. Nunca vender um jogador antes dos 24/25 anos.
Por diversas razões. Para já o jovem jogador atinge um estado de maturidade em que já deu que ganhar ao clube no plano desportivo.
Por outro lado, essa maturidade e consequente aposta em aparecimento de resultados desportivos, valoriza a equipa, e por consequência os seus elementos.
E não serve de desculpa dizer que "as dificuldades financeiras obrigam a..." porque os erros que descrevi atrás, são cometidos, anos após ano, sem que ninguém seja responsabilizado.
2. Aposta em jovens estrangeiros, alargando o âmbito de prospecção, segundo parâmetros regulados, tais como condições de acesso, condições de estabilização emocional, condições de evolução numa estrutura formadora a todos os níveis: técnico, táctico, psicológica e físico.
3. Aposta em jogadores de idades compreendidas entre os 21 e os 24/5, aos quais se perspectivassem uma evolução rápida e condições de venda num futuro próximo, por exemplo, selecções prestes a participar em grandes eventos (Enakahrire, Piñilla), jogadores de países compradores (jovens Ingleses, Franceses, Alemães, Espanhois).

Julgo que a curto prazo seria possível implementar este sistema no Sporting.

Julgo que seria uma forma fazer o clube crescer, quer a nível desportivo, quer financeiro.

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

infelizmente temos de nos sujeitar à frieza dos numeros, mesmo que isso seja contra a nossa forma de ver as coisas.

Concordo contigo em quase tudo, mas também admito que na práctica isso seja dificil de alcançar. Já nem falo dos ordenados, pois nesse aspecto o jogador tem de ter consciencia dos contratos que assina.

O mais importante e o que condiciona uma estratégia mais consentanea com aquilo que um grande exige, é que neste caso o nosso clube necessita de realizar mais valias no final de cada época. Temos constatado também que os jogadores que têm ganho mais visibilidade, nos ultimos anos, são os putos originarios das escolas do Sporting. Se Moutinho evoluir da forma previsivel que queremos que evolua, fará uma grande época, e infelizmente não teremos forma de dizer nao, a uma possivel transferencia. A mim chateia-me imenso, mas por outro lado sei que enquanto não entrarmos no ciclo vicioso das vitórias, e enquanto não atingirmos um nivel constante de vitorias, mesmo a nivel europeu, a politica de venda de um jovem (conforme prognosticou Roquette) continuará a existir até que o equilibrio das contas se verifique.

Baseando-me na tua teoria (correcta mas de dificil execução) poderiamos ter uma equipa magistral com CRonaldo num flanco, Quaresma no outro, Custódio, João Moutinho e Rochemback no meio, e várias outras opções.

Outra coisa: apesar de ser altamente defensor da aposta nos jovens de Alvalade, não devemos ser tão inflexiveis ao pontod e negar a aposta em outros jovens talentos a emergir no futebol europeu/mundial. Se um puto brasileiro for de facto muito promissor e estiver dentro das possbilidades do Sporting, então porque nao?! Dá para apostar neste, e nos nossos putos. No fundo o que quero dizer é que podemos formar uma ideia, uma estrategia para a formação do grupo, mas não devemos ser tão inflexiveis nas novas oportunidades de negocio, ou aposta noutro tipo de jogador.

Se eu tivesse a oportunidade de traçar algumas ideias para a orientação do clube, baseava-me em 3 tópicos:

-aposta clara dos jovens vindos de Alcochete, com o objectivo de reforçar a equipa principal;
-quando se opta por reforçar a equipa em determinado sector, onde a experiencia/qualidade seja necessária, contratar jogador(es) com valor seguro e que dê à partida (dentro do possivel), garantias de sucesso para a equipa a nivel desportivo, num curto prazo, e se possivel que possibilite a rentabilização financeira num futuro de médio/longo prazo;
-aposta em jovens talentos de várias nações diferentes, por exemplo, aqueles que se destaquem nas suas selecções, e que sejam oportunidades semelhantes às referidas na alinea anterior.

Contratar na certa é meio caminho andado para o sucesso. Não podemos estar a vida toda a contratar Silva's, Clayton's, Manoeis, Edson's e outros do género. Neste caso a aposta nos putos é mais consistente.

Cumprimentos.

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

Se formos ver o exemplo do AJAX,(eventualmente a melhor escola de formação do Mundo), passa por ir buscar miudos a partir dos 3, repito 3, anos de idade e começam por desenvolver as capacidades motoras dos miúdos a partir dessas idades.

O Sporting é provavelmente o clube em Portugal com mais "historial" na formação e a meu ver seguem uma politica correcta discordando apenas na fase final ou seja na transição de juniores para seniores. Julgo que acabar com a Equipa B foi um erro pois nessa Equipa B poderiam evoluir os jogadores que não são convocados e alguns jovens que sendo promovidos a seniores não têm "vaga" na equipa principal. Imagine-se uma equipa B com

Mario Felgueiras
Mario Sergio
Santamaria
Miguel Veloso
Paíto
Hugo Machado
Nani
Paulo Sergio
Edgar Marcelino
Saleiro
Djaló

Bastante interessante não?

Quanto ao vender cedo demais, é complicado quando os grandes tubarões da europa abanam com ordenados na casa dos 30 mil contos (caso Cristiano Ronaldo). Como poderá o Sporting competir com tais valores? Ficará com o jogador contrariado?

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

Não vou dizer que todos esses tenham lugar na equipa principal do Sporting.

A má gerência, quanto a mim, é que nem ficam, nem dão proveito ao clube, pois acabam por sair a "0" no final dos contratos.

Re:Gestão de Plantel

eu já aki emiti a minha opinião sobre as contratações estrangeiras e o fraco aproveitamento do escalões de formação mas volto a repetir: Os clubes q tem melhores escolas de formação são os 3 grandes,clubes q kerem tar sempre competitivos a todos os niveis e preferem comprar jogadores já formados do q apostar em jovens na ansia de ter sempre resultados imediatos!o grande problema do futebol portugues reside aki!Todos os adeptos kerem ver jovens dos escalões de formação das ekipas mas se os clubes o fizerem e os resultados n forem o q se espera os adeptos vão criticar e forçar a saida...è preso por ter cão e preso por n ter...

Re:Gestão de Plantel

Algumas notas sobre o teu comentário.

É quanto a mim, demasiado redutar considerar que apenas Sporting, Porto e Benfica tem uma boa formação.

Boavista, V.Guimarães, E.Amadora e V.Setúbal, tem tido óptimos resultados e de lá tem saido muitos internacionais e estrelas dos grandes.

Por outro lado e seguindo a mesma linha de raciocínio, os grandes clubes vivem sobretudo dos jogadores que formam e dos jovens que compram cedo e que acabam a sua evolução no clube.

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

" Nunca vender um jogador antes dos 24/25 anos.
Por diversas razões. Para já o jovem jogador atinge um estado de maturidade em que já deu que ganhar ao clube no plano desportivo.
Por outro lado, essa maturidade e consequente aposta em aparecimento de resultados desportivos, valoriza a equipa, e por consequência os seus elementos".

Isto em teoria está muito bem, agora explica-me como não vendias Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, etc, se os grandes clubes europeus lhes dão a volta com contratos milionários, logo aos 18 anos (30.000 cts para cima)?
Achas que qualquer clube Português conseguia pagar isso de ordenados aos jovens joagdores ou ficavas com os jogadores contrariados ?! Esta é a verdadeira questão e a razão principal para termos que continuara a vender os jovens jogadores ! Não é bom mas é a dura realidade de vivermos num País pobre e sem grandes recursos ( e que mesmo assim teima em viver acimas das receitas geradas: cá está o velho problema do défice !!!

capacidade do clube

de gerir a carreira do jogador ..ir oferecendo melhorias por objectivos e conforme a sua carreira no clube vai evoluindo ...e mais

fazer com que os empresarios dos jogadores tenham mais calma nas abordagens que fazem nos fins de epoca condicionado futuros contratos se se portarem mal...

o mal é que os clubes tb pensam muito em termos finaceiros a curto prazo...

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

Há também uma questão, em que os jogadores jovens também têm que pensar, que tem a ver com os malefícios de sair cedo e negociar um salário aos 18 anos, quando se pode obter muito mais um ou dois anos depois.

Vejamos o Cristiano Ronaldo que está insatisfeito no ManUtd, pelo facto de ainda não terem atendido à renegocição do seu contrato, que é um dos mais baixos. Não teria sido preferível esperar mais um anito e entrar em Old Traffod com outro currículo, por forma a exigir mais do Manchester? O poder negocial dos jogadores vai crescendo e eles têm que saber geri-lo...

De qualquer modo, convém referir que quando confrontado com uma oferta deste género, o jogador também pode ser tentado a assiná-la, porque nunca se sabe o dia de amanhã e as lesões ou um treinador teimoso, podem arruinar uma carreira. E isto adapta-se também aos clubes!

Enfim, dilemas para um jovem craque, é por estas e por outras, que dou graças a Deus por não ter sido craque de futebol, não sei se conseguiria tomar decisões difíceis dessas! :)

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

Segundo costuma vir na imprensa, o Ronaldo nem 75mil Euros mês ganhará...
Por isso, até no Sporting ainda podia ganhar uma verba assim.

Quanto?

O Ronaldo nem 75mil euros ganha, mas é por semana, que é assim que se paga em Inglaterra.

O ordenado mensal dele é, (na moeda antiga), 43000 cts

Re:Quanto?

Só se agora, porque quando assinou lembro-me perfeitamente de ver isso várias vezes.

Re:Quanto?

ele tem razao.

o Ronaldo quando assinou foi logo ganhar esse valor. Até foi noticiado na altura que Ronaldo ia ganhar 100 vezes mais do que ganhava em Alvalade, onde ainda tinha contrato de junior.

Re:Quanto?

Mesmo que sejam os tais 43 mil cts, que me parecem ser adequados, podia estar a ganhar muito mais que isso neste momento. Qualquer jogador mediano em Inglaterra ganha isso, quanto mais no Manchester!

A título de exemplo, 43 mil contos, é para aí o salário do Zenden...

Re:Gestão de Plantel: - Sporting

" Nunca vender um jogador antes dos 24/25 anos.
Por diversas razões. Para já o jovem jogador atinge um estado de maturidade em que já deu que ganhar ao clube no plano desportivo.
Por outro lado, essa maturidade e consequente aposta em aparecimento de resultados desportivos, valoriza a equipa, e por consequência os seus elementos".

Isto em teoria está muito bem, agora explica-me como não vendias Cristiano Ronaldo, Hugo Viana, Ricardo Quaresma, etc, se os grandes clubes europeus lhes dão a volta com contratos milionários, logo aos 18 anos (30.000 cts para cima)?
Achas que qualquer clube Português conseguia pagar isso de ordenados aos jovens joagdores ou ficavas com os jogadores contrariados ?! Esta é a verdadeira questão e a razão principal para termos que continuara a vender os jovens jogadores ! Não é bom mas é a dura realidade de vivermos num País pobre e sem grandes recursos ( e que mesmo assim teima em viver acimas das receitas geradas: cá está o velho problema do défice !!!

Obviamente que saiem. E querem sair.
Pois se sabem ser política do clube "rifá-los" o mais cedo possível, é natural que essa seja desde cedo uma aspiração.

O FC Porto segurou o Deco o mais possível, entre outros, o Benfica segura o Simão, entre outros.

Voltando ao Sporting, passa por se fazer melhores contratos aos jogadores ao invés de andar a pagar mais dinheiro por contratações duvidosas.

Os ordenados de Clayton, Silva, Mário Sérgio, Ricardo e Nelson e Tiago (podendo ter só 1/2 destes), Polga e dos directores profissionais (que cometem essas atrocidades) chegariam para pagar o suficiente para manter Ronaldo, Quaresma e H.Viana.

Re:Pois

Eu concordo basicamente em tudo com o que dizes.

Agora faço-te uma pergunta :

- És um miudo de 18 anos e aparece um Manchester United a querer comprar o teu passe. Que vais fazer? Pressionar o clube para que sejas vendido certo? Como davas a volta ao "querer" do teu jogador?

De resto concordo com a analise, se bem que ache simples, em quase tudo :)

Aí reside outro dos problemas do Sporting!

Qualquer dirigente experimentado, quando confrontado com a pressão do jogador para sair, rumo a um desses tubarões, faria logo o seguinte aviso:

- Ai quer sair? O que a gente lhe pague já não chega? Veja lâ se quer ir uns tempitos para a equipa B...


(Só que o Sporting já não tem equipa B!)

pois claro

se os nosso clubes na têm dinheiro vão recorrer a investimento estrangeiro inda pro cima pagando ordenados para ter durante um curto prazo um jogador que sai e não dá nada ao clube..assim ainda prejudica mais finaceiramente os clubes...era ia que eu queria chegar mas a dica das barrigas de aluguer na chegou pa maior parte dos relvinhas chegarem lá ...

cumps vizinhança

Re:pois claro

Ora cumprimentos, caro vizinho.

Como fazer omeletas.

Sem ovos não se pode fazer omeletas. Este ditado é velho mas aqui aplica-se que nem uma luva – como pode a maioria dos nossos clubes comprar jogadores se estão sem graveto? Só há uma solução, caro Noko, mas que na minha opinião só deve ser utilizada em casos extremos - recorrer a quem tem capital e esteja disposto a investir.
E no fundo é esta a politica ( praticada há largos anos) dos clubes grandes quando emprestam jogadores a outros clubes – tentar que estes evoluam para mais tarde tirar partido disso.

(no Record de hoje vem uma noticia gira – a Kia Motors , proprietária do passe de um japonês qualquer , oferece esse passe ao Corunha sem contrapartidas, ficando o clube unicamente responsável pelos salários do jogador. Como se vê, a publicidade é hoje importantíssima , e isto é apenas o reflexo disso - uma aposta da empresa no mercado Espanhol )

Barrigas de aluguer

isso não é o nome de um filme?

Não

de uma novela :oP

Isso é normal!

À excepção do FC Porto (penso eu) todos os clubes portugueses têm dificuldades financeiras. E se é a única maneira de contar com estrelas com rendimentos mais altos, então que assim seja. Se não há dinheiro não há palhaços!!!

É verdade,

Mas mais vale contar com uma estrela por um ano do que não contar com ela por ano nenhum.

O caminho do futuro em transferências?

O futuro parece tão negro em tantas coisas e o futebol não é excepção.
Mas como dizem os brasileiros há que ter "pensamento positivo" e acreditar que este ciclo de vida negativo é apenas um ciclo e que virão dias melhores.

Não respondi concretamente à pergunta porque há tanta coisa que me mete "nojo" hoje em dia, o meu astral anda baixo e o vosso?