Balanço da Arbitragem |
|
03 de Janeiro de 2002, às 12:30 |
Paulo Verde relembra o estudo divulgado pelo Jornal do Sporting, baseado nas análises dos 3 diários desportivos, que conclui que os leões são os mais prejudicados na I Liga. Lança-se assim o mote aos relvinhas para avaliarem o trabalhos dos homens do apito no ano transacto. Em termos gerais, consideram que a arbitragem em 2001 esteve bem ou... nem por isso? Em relação ao futuro, Bolinhas defende
"a criação de um organismo independente para gerir o sector, mas onde
iremos encontrar gente credível, imparcial, e disposta a meter-se em tal
empreitada? Não vai ser fácil..."
16 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
A solução é :
Enviado por João Pestana a 03 de Janeiro de 2002, às 23:14.-DISCIPLINAR
-MORALIZAR
Profissionalizar o sector como forma de exigir mais e melhores árbitros em termos técnicos, sobretudo melhor preparados
Disciplinar todo o sector, responsabilizando os maus árbitros pelas más arbitragens
Moralizar o sistema de avaliação que é absolutamente injusto e desigual, caracterizado por compadrios e jogos de interesses.
-João Pestana
acabar com os tabus
Enviado por the mummy a 03 de Janeiro de 2002, às 20:35.e o facto de criarem um orgao independente vai continuar na mesma, pois certos clubes não gostam deste ou daquele árbitro, o melhor é espitular certas regras aos clubes que limitem os comentários à arbitragem.
e para terminar digo que antes de ser árbitro que sou á pouco tempo, também tinha uma noção diferente da arbitragem, e pensava ser um conhecedor do futebol, mas afinal vi que muito não sabia.
Culpa dos árbitros.
Enviado por Luke a 04 de Janeiro de 2002, às 20:25.PS:obviamente que há que haver bom senso da parte dos árbitros mas têm que deixar de ser uns bonecos.
Arbitragem
Enviado por Atletico a 03 de Janeiro de 2002, às 12:47.Espero que tenhas mais sorte do que eu, por alturas do Natal, propus um artigo em que analisando o ano de 2001 e depois de tantas criticas á arbitragem, os relvinhas tinham oportunidade de dar o seu contributo e medidas para atenuar as más arbitragens. Sabes quantos comentários obtive 1.
Isto para dizer que só interessa a polémica, não interessa a discussão nem a moderação.
Em relação ao tema, já temos um em discussão, mas dou-te uma resposta polida, será assim tão importante saber quem é o mais prejudicado?
Será que no final da época em caso de empate pontual, isso será um factor a ter em conta para se ser campeão?
Será que nessa pesquisa se levou em linha de conta outros além dos grandes a serem prejuduicados?
Caro Paulo Verde, cego é aquele que não quer ver, prejudicados somos nós todos os dias quando ligamos a TV e vimos apenas os 3 grandes a serem noticiados, prejudicados somos quando compramos um jornal e lemos parangonas e titulos polémicos e irresponsáveis sem conteudo nem interesse e os restantes clubes são remetidos para pequenas colunas, prejudicados somos quando ouvimos a rádio e os mesmos não saem de Lisboa e Porto, prejudicados somos quando colocamos artigos interessantes e óptimos para discussão, pois são gerais e não clubistas e ninguèm os comenta, o que demonstra acima de tudo a clubite grassa em todo o lado.
Saudações Vitorianas
Re:Arbitragem-Pró e contra
Enviado por alexandre duarte a 03 de Janeiro de 2002, às 21:09.Mas agora ve um coisa, supondo que há 90% de Benfiquistas , Sportinguistas e Portistas ,das 2 uma: ou os jornais tinham 70 paginas e passavam a revistas para se dedicarem aos outros clubes ou então não sei como seria pois eu por exº como Sportinguista só compro o Record para ver as 3 ou 4 páginas que lhe dedicam....quero lá bem saber do que se passa no Gil Vicente ( por exº).
Para isso há os chamados jornais regionais e as radios regionais que dedicam quase 100% ao seu clube.
É tudo uma questão de populismo e mass-media os jornais,as radios e a TV do Pais em geral.
Não há espaço para sonhadores...de certeza que se tivesses uma radio não davas realce um jogo P.Ferreira-GilVicente em deterimento dum Sporting-Guimaraes...
Re:Arbitragem-Pró e contra
Enviado por Atletico a 04 de Janeiro de 2002, às 09:17.Concordo em grande parte com o que afirmas, mas se entendes de futebol e te interessas por tal, deverias fazer uma leitura geral e não apenas sobre o teu clube, senão como poderás algum dia comentar algo sobre outro clube se desconheces o tema?
Ao contrário do que afirmas e sendo sócio e adepto do V.Guimarães, acompanho as equipas do Minho (VSC, Braga e Gil Vicente), as da 2ª Liga (Moreirense (Vila do concelho de Guimarães) e Felgueiras)e outros escalões (Fafe, Vizela, Taipas, Pevidém e Serzedelo) tudo equipas vizinhas, onde tenho amigos e colegas jogadores e dirigentes, acompanho ainda mais de perto o Braga (onde joga o meu primo Tito) e o Pedras Rubras (onde joga o meu primo Carlos Alberto), como vês tenho razões suficientes, para comprar jornais desportivos e não ler apenas 2 ou 3 páginas, chama-se isso cultura geral.
Saudações Vitorianas
Re:Arbitragem-Pró e contra
Enviado por Luke a 04 de Janeiro de 2002, às 20:07.Colocáste o dedo na ferida
Enviado por Kikas a 03 de Janeiro de 2002, às 20:49.É bem mais fácil falar do fútil, que está relacionado com os 3 grandes que de assuntos realmente importantes.
A maior parte das pessoas que falam de arbitragem, não sabem, nem querem saber como é o trabalho de um árbitro, como é (ou deve) ser avaliado, que condições temos nós, árbitros, para nos prepararmos, e pior ainda é quando aparecem uns "parolos" caidos do céu com a bandeira da profissionalização...
(com a qual concordo depois de ser criada uma base que premita a um jovem optar por ser árbitro, em deterimento de outra actividade) ...sem medirem os prós e os contras. Outros chegam e pedem que sejam aplicadas JÁ!!! novas tecnologias, mas não medem o que é necessário, em termos técnicos e humanos, para extender tal medida a TODOS os jogos e a TODOS os clubes (sim, porque existe o principio de igualdade e deve existir armonização).
Mais hilariante é depois ler estas declarações de moralidade vindas de um clube (que muito estimo) em que o presidente apenas disse no ano em que Sporting foi Campeão (quando Metarrazi ainda era treinador):
"SEJA QUEM FOR O CAMPEÃO, O SPORTING, COM ARBITRAGENS DESTAS, NÃO O VAI RECONHECER". O final da história todos vocês conhecem... o Sporting reconheceu e aplaudiu o Campeão numa época em que o próprio clube chegou a dizer que o próximo Campeão só o seria devido á arbitragem.
Sejam sérios, ou pelo menos não tentem ser mais sérios que os outros.
Até uma próxima... e bom ano para todos.
Kikas
Re:Arbitragem
Enviado por boap a 03 de Janeiro de 2002, às 14:25.Quanto aos jogos televisionados, deve esquecer-se que tudo isto é um negócio e a comunicação social vive de público e para que haja audiências, tem de haver simpatizantes (os espectaculos são de fraca qualidade) e tem de concordar que neste pequenino país, só 3 clubes têm expressão a nível de simpatizantes e associados.
saudações
Re:Arbitragem
Enviado por Luke a 03 de Janeiro de 2002, às 19:39.Se quer com o seu comentário insinuar que o Porto só perdeu aquele jogo por causa daquele lance então meu amigo aprenda a ver futebol...
Re:Arbitragem
Enviado por Atletico a 03 de Janeiro de 2002, às 14:46.Tenho todo o prazer em informar-te que sim sou socio e simpatizante do Vitoria Sport Clube (Vitoria de Guimarães), mas sei ver futebol, no caso do jogo com o FCP, o golo é limpo, mas o Guimarães ganhou bem e que eu me lembre o jogo estava 2-0, é por ai que o meu amigo se quer referir, ao afimar que fomos beneficiados nesse jogo? Será que mesmo contando o FCP faria 2-1 o FCP ganharia? Leia os comentários ao jogo e tire dai as suas ilações.
Em relação ao facto de apenas haver 3 grandes neste país, digo-lhe apenas isto, façam um campeonato entre eles e vejam lá se sobrevivem, sempre queria ver a tal competitividade.
Já agora para quando a tal Liga Euro Atlântica que o Vale e Azevedo tanto apregoou, poderiam os grandes ir para lá, garanto-lhe que em vez de 3 ou 4 a competir para campeão teriamos certamente 6 ou 7 e muito mais emoção e adeptos.
Saudações Vitorianas
Re:Arbitragem
Enviado por boap a 04 de Janeiro de 2002, às 10:56.O que quiz dizer no meu comentário foi apenas que:
Os arbitros, e temos de partir desse pressuposto, são honestos e erros todos cometem!
Não me estou a referir apenas ao golo não validado...mas também a um penalty que não foi assinalado contra o V.G.
Acontece que estas duas situações aconteceram em momentos cruciais do jogo.
Quanto à expressão representativa dos clubes, infelizmente é assim e nada poderemos fazer. estou totalmente de acordo contigo quando dizes que todos os clubes são necessários, mas, as televisões vivem disso mesmo: de público e contra isso nada poderemos fazer.
saudações desportivas
Re:Arbitragem
Enviado por Atletico a 04 de Janeiro de 2002, às 11:32.Totalmente de acordo na parte de que nada podemos fazer, mas e o serviço público da RTP, ou não somos todos portugueses?
Saudações Vitorianas
Óbvio que não.
Enviado por Luke a 04 de Janeiro de 2002, às 20:11.Re:Arbitragem
Enviado por Recall a 03 de Janeiro de 2002, às 14:42.Aliás, nesse jogo que referiu, deixe-me salientar que o Vit.Guimarães não foi beneficiado, pois o Porto apenas se pode queixar de um lance (o golo apontado por Deco que o árbitro não validou), enquanto o Vit.Guimarães se pode queixar em 2 (a não expulsão de Rubens Junior, quando derruba Fangueiro á entrada da area, quando este ia isolado, e um fora de jogo mal assinalado a Romeu quando este ficava isolado em frente ao guarda-redes). Por isso, não me parece que qualquer dos 2 clubes tenha sido beneficiado.
Re:Arbitragem
Enviado por Luke a 03 de Janeiro de 2002, às 13:34.