Árbitros profissionais... mesmo! | Relvado

Árbitros profissionais... mesmo!

 

Apesar de já se ter falado no assunto diversas vezes, foi o programa da SIC Notícias "O Dia Seguinte" que me fez escrever este artigo. O tema em questão foi abordado por Guilherme Aguiar.Actualmente, os árbitros profissionais de futebol são indivíduos que têm um emprego normal no seu dia-a-dia e são árbitros ao fim-de-semana.Mas não haveria a possibilidade de criar uma rede de árbitros a tempo inteiro, que treinasse física e tecnicamente de forma regular, e assim melhorar as suas apetências?Num momento em que se fala da qualidade da arbitragem em Portugal, será que se os árbitros respondessem perante uma verdadeira entidade patronal em caso de incompetência não prestariam um melhor serviço ao futebol?Será que se corressem o risco de serem disciplinados ou despedidos não teriam mais responsabilidade para com o trabalho que fazem?louguiam

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Nojentos

Enquanto persistir esta geração de árbitros não há nada a fazer. Não é com profissionalizações que melhora ou acaba a suspeitas, esta geração de árbitros não presta, todas as jornadas viciam as regras do jogo. Ainda por cima são bem pagos, são protagonistas do jogo. Vendem-se como se vendem pipocas. São invisuais quando lhe convêm. Ouvem a distancias que o ouvido humano não consegue. Vendem a mãe. Para mim são uma cambada de filhos da PUTA.

era uma excelente ideia...

o problema é que aqueles que descerem de escalão iriam incorrer em grandes baixas no ordenado, e não sei se eles estão para isso, ainda pra mais quando muitos deles teem a vida profissional estabilizada... uns são bancários, outros ligados ao comércio... é que nos seus empregos teem garantias salariais e sabem sempre quanto recebem ao fim do mês, passando a haver profissionalização, teriam de abandonar os seus empregos, e estarem dependentes de um bom desempenho para não descerem de escalão no final da época. Já o jogador de futebol é um caso diferente, pois mesmo que a equipa desça de divisão, ou o jogador tenha mau desempenho num clube, pode sempre procurar outro... Logo, duvido que a ideia da profissionalização dos arbitros tenha pernas para andar. O que acho é que mais tarde ou mais cedo, terá que haver recurso a alguns meios tecnológicos para auxiliar a equipa de arbitragem. ainda há bem pouco tempo houve um golo polémico no guimarães-braga, golo esse em que se houvesse recurso a meios técnológicos seria muito fácil de esclarecer em poucos segundos, á semelhança do que acontece no ténis. Cumps

Re: era uma excelente ideia...

"Será que se corressem o risco de serem disciplinados ou despedidos não teriam mais responsabilidade para com o trabalho que fazem?" Sem dúvida, mas mesmo assim alguem tem que baixar de escalão no final da época, por muito profissionais que fossem eles todos. E eles não querem correr esse risco.

Re: Árbitros profissionais... mesmo!

Penso que mais importante de que a profissionalização dos arbitros seria a ajuda através do video. Mas adiante, a palavra chava é mesmo compentência ou falta dela no actual panorama da arbitragem portuguesa. E a profissionalização, infelizmente, não trará melhores arbitragens. Se pensarmos que na arbitragem sempre irá haver "casos" mas com arbitros competentes estes diminuiram bastante sendo profissionais ou amadores. Portanto a classe dos arbitros actualmente não há melhores mas apenas menos maus por falta de competência.

Re: Re: Árbitros profissionais... mesmo!

E se eles se começarem a preparar para essa profissão a partir dos 14 anos, como já está a acontecer neste momento? Será que um individuo que aos 14 anos começa a estudar e a ser analisado técnica e psicologicamente, não atinge o início da carreira muito melhor preparado e com muito mais apetência que um burgesso qualquer que alguém colocou a assoprar no apito para que dentro do campo lhe defendesse os seus interesses?

Re: Re: Re: Árbitros profissionais... mesmo!

Alguns até se podem começar a preparar-se mais cedo que nunca vão chegar a bons arbitros porque não tem a minima competência.

Agora vao ser

Roubos profissionais, em vez de amadores.

E que tal resolver o Apito Dourado?

A questão é a justiça que tarda e muito! todas as pessoas deste país (e não só) sabem bem como o fêcêpê ganha/rouba as competições em que entra, todos sabem quem é o engenheiro-chefe, mas depois, na hora de julgar é o que se vê: juízes a fugirem, comunicação social que finge que não se passa nada e a tristeza que haver escutas, mas quererem que as escutas não contem! deve ser porque as escutas não deixam duvidas a ninguém... só para os andrades, mas esses não são ninguém. e mais esta: um dos líderes dos SD foi detido. um tal de paulo trilho foi detido e a polícia apreendeu: droga, notas falsas, armas, carros roubados e artigos contrafeitos. além de centenas de maços de tabaco que foi o que desencadeou a mega operação policial. o mais curioso é isto: as autoridades estão a investigar alegadas ligações entre a claque de futebol e o negócio da contrafacção de vestuário. Em paulo trilho recai a suspeita de contrafacção de equipamentos do fêcêpê, que o clube pagaria como sendo oficiais! ou seja, até enganam os próprios adeptos do fêcêpê! surpresa? claro que não...

<B>LIVRO GOLPE DE ESTÁDIO A LER OU A RELER!!!

Mas qual resolver, «O apita o comboio» ainda vão saír todos é com a uma condecoração, (além da indemnização que já é dada como certa, já está no orçamento de estado para o próximo ano, no lado das despesas extraordinárias). A dita comenda a aprovar, em reunião magna da Assembleia Repúblicana, designar-se-á "Colar dos Benfeitores Arbitrais", estou mesmo a ver quem vai ser o primeiro contemplado e os segundos... A pouca vergonha, chega ao ponto de na página 47 do Record, vir assim escrito, passo a transcrever : «A TBZ, empresa responsável pelo "merchadising" (as aspas são de minha autoria) do FC Porto, esclarece que não fez qualquer denúncia que tivesse originado a recente operação que apanhou uma rede que se dedicava ao contrabando e outros crimes.» Vai bonito este PORTUGAL, já lá vão uns anitos e um livro escrito pelo Sr. Marinho Neves jornalista do extinto jornal «Gazeta dos Desportos», escreveu "GOLPE de ESTÁDIO", com figuras e nomes fictícios, sobre a Mafia de outrora, que transpondo para o presente temos os nomes todos lá escarrapachadinhos, a ler ou a reler, para quem queira saber!

tambem tens uns livros e entrevistas muito

interessantes para leres ou releres Livro do ex arbitro internacional de futebol Jorge Coroado,pag 60:"Quando o presidente leonino(sousa cintra),na sua qualidade de delegado,veio a minha cabina entregar a documentacao,fez se acompanhar de tres pequenas caixas,contendo artigos de fantasia para senhora,concretamente,uns brincos pierre cardin,que fez a questao de nos ofertar e disse:Olhe la,nos nao gahamos nada,mas ganhar ao benfica aqui na luz é como se ganhassemos o campeonato.Agora veja la o que faz!!! Pag 99 livro do jorge coroado:Num jogo de competicao europeia em lisboa onde iria jogar um clube de lisboa,o famoso arbitro petrovic na altura um dos melhores do mundo ficou alojado dias antes no hotel tivoli,as despesas foram todas pagas pelo clube lisboeta,ate ao dia do jogo. Pag 108 "tambem me vem a memoria o que alguns colegas me diziam sobre o antigo dirigente benfiquista gaspar ramos e a forma como ele os pressionava no estadio da luz,nao de forma acintosa mas mais sub repticia.,os arbittros percebiam e nao deixavam de sentir incomodados http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_mulheres_de_king.jpg http://www.ojogo.pt/23-123/artigo641384.asp http://www.ojogo.pt/23-123/artigo641383.asp Não é em nome do FC Porto; é em nome de outro clube. Por isso, se disserem que eu pago viagens à Leonor Pinhão, é mentira, não fui eu. Também me disseram que um árbitro internacional tinha dito que em Portugal lhe tinham proporcionado grandes noites. Fiquei preocupado. Mas como isso ainda não veio a público e não fui acusado. Estejam tranquilos porque também consegui saber que as mulheres que amaram mr. King não foi por indicação do FC Porto". Howard King, ou "mr King" como lhe chamou ontem Pinto da Costa, um ex-árbitro internacional inglês que, em 1995, confessou numa entrevista ao jornal "News of the World", reproduzida depois por "A Bola", que recebera favores sexuais em Lisboa, onde esteve para apitar um jogo do Sporting, na década de 80, e outro do Benfica, em 1992. Howard King mencionou ofertas de valor acima do permitido pela UEFA, além da presença de prostitutas no hotel como forma de aliciamento antes desses jogos apitados em Portugal.

Para ficar tudo na mesma...

Tenho duvidas que a profissionalização dos árbitros traga melhoras significativas. continuo a achar que o problema da arbitragem está precisamente na importância que estes tem no jogo de futebol e dai a urgência de diminuir a sua preponderância. A única maneira de se conseguir isso é o recurso ás novas tecnologias como os sensores, imagens televisivas etc.

é a mesma coisa

Eu só não sei...

... é como é que o facto de se tornarem profissionais lhes vai melhorar a visão.

Re: Eu só não sei...

Não sei se o problema deles é de visão ou de pescoço... É que eles às vezes tentam rodar a cabeça para ver determinados lances, mas o pescoço está preso e não roda...

5.000 euros

os árbitros de 1.ª já recebem este valor...e fazem tudo e mais alguma coisa para não descerem de divisão... se forem profisisonais a situação ainda será pior... e depois como será... terão reforma aos 45? se descerem de divisão terão direito a indemnização... árbitros profissionais em Portugal é utopia

Ainda alguém tem dúvidas?

Claro que têm que ser profissionalizados, como à muito já tinha sido proposto Pelo grande e esclarecido dirigente Dias da Cunha, a quem chegaram a chamar de deficiente mental. Há vários anos que Dias da Cunha propôs a profissionalização dos árbitros, como forma de os retirar da influência dos mafiosos a que ele chamou "Sistema", chegando ao ponto de apresentar algumas das bases de um futuro estatuto. Hoje toda a gente acha que, afinal, o homem tinha razão e temos que os profissionalizar... Foi também este dirigente o primeiro a revelar-se contra o "sistema", a que agora chamam apito dourado, chegando, SEM MEDO! a anunciar os rostos do "sistema". Hoje toda a gente está ao lado do "sistema", sendo o seu maior impulsionador o actual dirigente do Benfica. Mas voltando à profissionalização da arbitragem, acho muito bem o que estão a fazer nesse sentido, pois já há miúdos de 14 anos que estão no curso de arbitragem, naturalmente para seguir a via profissional, como qualquer outro curso técnico/profissional. E aí sim, todas as semanas os árbitros têm "testes", o que fará com que sejam, OU NÃO, promovidos. Depois, acho que os ordenados devem ser constituídos por duas partes, sendo uma inerente à categoria e a outra em função do desempenho semanal. Para apreciar o desempenho semanal dos árbitros, deve ser constituída uma Comissão que analisará o seu trabalho recorrendo a todos os meios de análise, nomeadamente o vídeo. Há coisas que só se vêm na televisão?... paciência, tiveram azar, mas todos os outros têm o mesmo problema. Era preciso colocar câmaras em todos os jogos? Porreiro! Organizar um jogo custa muito dinheiro. Não é mais uma câmara ou duas que vai alterar os orçamentos dos clubes, até porque eu acho que essa despesa devia ser da liga, que está cheia de dinheiro e já nem sabe o que lhe há-de fazer. Os clubes estão na falência e a liga está cada vez mais gorda. A Liga e a Federação! Estão cheios de nota e não ajudam os clubes, pelo menos no sector da formação.

Contra a profissionalização

Se agora já há dúvidas de independência, o que seria se os árbitros fossem totalmente dependentes de quem os gere. Ao menos assim estão na arbitragem por gosto, e se não arbitrarem têm a sua profissão

Profissionais!!!

Temos que analisar esta questão pelo lado positivo, assim temos que ao serem melhor remunerados deixam de estar tão susceptíveis a pequenos grandes presentes uma vez já não são o parente pobre do futebol. Igualmente passando a ter melhores condições de preparação e treino como uma vulgar equipa de futebol, preparando desse modo e em conjunto as tácticas de modo a não se deixarem enganarem pelos fiteiros especialistas em enganar árbitros. E finalmente deixam de ter tantos álibis para os seus erros e omissões, que muito se praticam actualmente.

imparcialidade

Sinceramente, não vejo o mínimo de isenção na arbitragem, acho que não tem classe, na maioria são mal formados como homens e como árbitros. O excesso de corporativismo no seio da arbitragem também não dá credibilidade à mesma. O branqueamento de todos os erros, e a certeza da desculpabilização faz com que façam arbitragens vergonhosas com dualidades de critérios que vai para além do erro humano.

Re: imparcialidade

Bateste no osso! É um problema de corporativismo. Daí que eu sempre defendi, contrariamente à maioria, que o responsável máximo da arbitragem não devia ser um ex-árbitro. Um simples advogado, com boa hermenêutica, seria muito mais isento.

Re: Árbitros profissionais... mesmo!

O problema é que tal como os auriculares não melhoraram a visão, também a profissionalização não ia melhorar a qualidade da arbitragem. E espero que ninguém diga que um árbitro profissional já não se deixava corromper.

Re: Re: Árbitros profissionais... mesmo!

Não sei se estás inserido nalguma carreira... É que quem tem uma carreira pela frente, com vários degraus que precisa de subir, não se pode dar ao luxo de ser um mau profissional, porque pode ganhar umas gorjetas por um lado, mas pode perder a carreira que escolheu por outro. É uma questão de dinheiro, mas também uma questão de orgulho profissional e de imagem que estão em causa. Lê o meu comentário sobre este artigo. Cumprimentos.

adenda

Será que se corressem o risco de serem disciplinados ou despedidos não teriam mais responsabilidade para com o trabalho que fazem? já o são a part-time como falaste no artigo e a full-time seriam mais controlados :P