Árbitros mal pagos? | Relvado

Árbitros mal pagos?

 

Arbitro pergunta: "quem dá um Euro para a camisolinha... do árbitro? É verdade amigos, nos distritais e divisões nacionais que não a I Liga, quem paga (pagava, no meu tempo) são os árbitros. Os prémios de jogo até são pagos a tempo e horas (se for preciso andam 6 meses atrasados, como se passou em Setúbal!)... É justo o árbitro adiantar dinheiro para o combustível, ter desgaste no carro, e ser reembolsado 2/3 meses depois? Não deveria a Federação dar um adiantamento para as suas despesas? Que outras soluções poderão existir?"

I Liga:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

se fosse só a arbitragem...

isso seria correcto se no final o reembolso fose compensatório.
No caso de alguns campeonatos distritais conheço os casos de árbitros que gastam (em km, portagens, refeições...)mais dinheiro do que recebem (tendo recebido com meses de atraso).

Menciona o caso da AF Setúbal (onde os árbitros fizeram greve, para que se mudassem as coisas e onde está neste momento uma pessoa com que eu pessoalmente até nem tenho a melhor das relações, mas que é competente e defende os interesses dos árbitros: falo de José Manuel Esteves.
Mas, sem esforço, posso dar o exemplo da Federação no ano passado, em que atraso foi considerável e os árbitros continuaram a garantir o normal funcionamento das coisas.
Presumo eu que quem vem para árbitro vem por gosto, pois rápidamente se aprecebe da realidade que existe no Desporto não profissional.

Mas atenção, este é um problema que não afecta somente os árbitros, mas todos aqueles que por dedicação e calorice tentam fazer algo de positívo, pelo desporto (e neste caso pelo Futebol) no nosso pais.

Quantos clubes vivem da dedicação e calorice de 1/2 pessoas (muitas vezes não remuneradas), que quando se cansam quase que desaparece (e por vezes desaparece mesmo) o escalão que orientávam?

A arbitragem (como sempre) é apenas uma parte da realidade do Futebol e uma vez mais fraco espalho da realidade que muitos clubes e agremiações vivem.

Até uma próxima,

Kikas

Eu ja contribui.

Com tantas moedas que já atirei para tentar acertar no Arbitro, acho que ja contribui com uns Eurositos...hehehe

já que estamos numa de humor...

é... ás vezes dá para a bica.
O problema é quando em lugar de moedas voam cervejas (e ainda por cima vazias) cadeiras (simpatia do público ao reconhecer que árbitro está cansado e merece um descansinho sentado) e outros objectos.

Lembro-me bem de um jogo em particular em que um respeitado internacional Português foi arbitrar um jogo á sua terra, estando o referido Campo em obras.

Eu estava entre o público e pude comprovar no local que pelo facto de o dito árbitro ser patricio da equipa da casa as espectatívas de uma "benece" eram mais que legítimas.
Pois bem, no final do jogo (e face a uma boa arbitragem em que o árbitro usou o mesmo critério para ambas as equipas) perante um empate que não servia os interesses da equipa da casa o árbitro, e respectíva equipa, foi prendado com barrotes de madeira, tijolos, calhaus e tudo o que aquele público conseguiu pegar na zona em que se estavam a passar as obras (que irónicamente ficavam próximas do acesso aos balneários).
Felizmente a pontaria era tão boa como os conhecimento de arbitragem e quando chegou o reforço da GNR, após algumas detenções e "apertos" foi possivel serenar os animos.
Hoje praticamente ninguém se lembrará desse jogo, mas foi uma das situações mais complicadas (e felizmente eu não estava directamente envolvido) que ví uma equipa de arbitragem passar, e sem qualquer motivo lógico...
"como é da terra tem de nos dar o penaltizinho..."
Boa malha...

Kikas

Re:Eu ja contribui.

ou então como aquele adepto do vitória que queria acertar no árbitro e acertou no olho de um jogador do vitória de guimarães num jogo frente ao BFC, jejejeje, disputado na cidade-berço.