Os árbitros e o clubismo | Relvado

Os árbitros e o clubismo

 

palmelao diz: "um árbitro, embora tenha
a sua cor clubística, tem que ser imparcial durante um jogo de futebol. Muitos
adeptos contudo protestam por tudo e por nada e muitas vezes vem à conversa o
facto de o árbitro A ou B ser simpatizante de um determinado clube. Se vocês
fossem árbitros seriam capazes de apitar um penalty duvidoso contra a vossa
equipa? E expulsariam um jogador da vossa equipa? Até que ponto ia a vossa
imparcialidade?"

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não tentando parecer muito filosófico...

Penso que nenhuma pessoa, em circunstância alguma, consegue ser perfeitamente imparcial. Todos temos preconceitos (ou pré conceitos, se preferirem).

Contra nós, ou melhor, a nosso favor estão todas as nossas experiências anteriores, os nossos gostos, as nossas antipatias e tudo isso influência as nossas decisões quotidianas.

Penso que os árbitros também sofrem do mesmo que os restantes mortais e por isso é impossível alhearem-se completamente daquilo que são como indivíduos durante uma partida de futebol, muitas vezes prejudicando as suas próprias equipas na ãnsia de serem isentos.

Apesar de tudo isto, não julgo de devam ser desresponsabilizados pelos seus actos.

A primeira pessoa que nunca julgou a mesma situação de maneiras diferentes que atire a primeira pedra...

Cumprimentos,
SinCity

É óbvio que isto merecia uma moderação

positiva.

Bem, fica o comentário.

Muito bem escrito.

Cumprimentos,

                          JPS

Não é fácil ser imparcial...

Pois nem que seja devido ao subconsciente, o árbitro sente-se sempre condicionado, nem que seja pelo facto de se auto impor um elevado nível de exigência.
Mas a melhor forma de um árbitro perder a clubite é dirigir um jogo de uma equipa que simpatize, ou da equipa do seu coração.
Conheço muito bem um árbitro que é Sportinguísta dos "7 costados", mas que quando dirige um jogo do Sporting (principalmente em Alvalade) quer ser tão imparcíal, tão imparcíal, que acaba por ser mais duro com o Sporting que com o outro clube.

No meu caso não posso dar um exemplo similar, pois nunca me calhou em sorte (nem como assistente) o meu SC Espinho, mas creio que seria muito complicado.
A pior situação que já me aconteceu foi quando amigos de infância e de liceu se juntaram e formaram uma equipa nos Distritaís só com a "nossa malta", principalmente para tentarem ajudar alguns dos nossos companheiros de sonhos que estavam nos braços da droga.
Poderia ter pedido á Associação do Distrito que não me nomea-se para jogos daquele clube, mas confiei no meu instinto e não o fiz.
No 1º jogo que dirigí foi um pouco complicado, pois quando entrei em campo toda uma equipa me conhecia e sorria para mim.
Não foi por isso que deixei de aplicar o mesmo critério para ambas as equipas, mesmo naqueles 4 elementos que sabia serem muito problemáticos e que em virtude das drogas poderiam pensar que pelo facto do árbitro ser eu poderiam dar-se a algumas "liberdades".
A verdade é que nesse jogo tive de mostrar 15 cartões (11 amarelos e 4 vermelhos) sendo que 3 dos vermelhos foram directos e para amigos meus...
A nota do observador nesse jogo foi das melhores que tive, tendo tido nota máxima no capitulo disciplinar (que significa que o observador que me calhou em sorte viu o mesmo jogo que eu).
Desde esse jogo (do ano de 1999, 2000 ou 2001, não me recordo bem, sei que foi na época em que o Boavísta foi Campeão) já me cruzei com eles, dentro e fora dos pelados e relvados, sem nunca ter voltado a ter tído problemas dentro do relvado. (Fora do mesmo nunca os tive, nem tenho, poi todos entendem bem qual o meu papel como árbitro dentro de um jogo).

Mas é como vos digo: para se perder a "clubite" basta dirigir um jogo de uma equipa com a qual se tenha simpatia.
Somos tratados da mesma forma (para o bem e para o mal) que em qualquer outro clube.

Pelos vistos não é mesmo fácil...

É sempre interessante conhecer uma experiência como a do caro Kikas, quanto mais não seja para se quebrarem algumas ideias estranhas que surgem em determinadas discussões por falta de conhecimento de causa.

          Não imagino o quão difícil possa ter sido esse jogo, para mais envolvendo amigos! Terá sido concerteza pior que apitar um simples jogo de A contra B, quando estas são equipas que nada nos dizem em termos de apreço clubístico. Mas pelos vistos correu bem...

          Acredito piamente que os árbitros (mais frequentemente da Superliga) "sofram" um pouco quando apitam os seus clubes. Depois cai-se em opostos como o que referis-te, na tentativa de serem isentos...

        Mais uma vez obrigado por teres partilhdo esta experiência. Fui dos que não comentou com receio de cair em imprecisões e erros, pois de arbitragens só conheço o que todos os outros conhecem, o que se vai vendo na TV.

cumprimentos

Off topic-relvas do norte

Vamos lá organizar um jogo de despedida do ano 2003.

Carrico, plo , mrtaz,soccervip,joca,vputin ( raios parta só portistas) ...ahhh...nuno ribeiro, hart, jonnhyd ( mais portistas ...não tenho sorte nenhuma ...mas não há sportinguistas no norte ? ) ...ahhh...e os restantes habituais vamos lá organizar a máquina pró jogo do ano....quem perder paga uma francesinha e os copos.

Re:Off topic-relvas do norte

Sou beirão, mas tenho uma flecha amarela que me mete em qualquer ponto do país em poucas horas, lol... Inda vos faço uma surpresa...

      end

Re:Off topic-relvas do norte

Por mim, já tou lá.

Certamente será um espetaculo mais vibrante que o jogo desta noite.

Os jogos no indoor de Matosinhos, esses sim, são jogos de verdadeiras estrelas!

Francesinhas...gosto do Locanda Real, e há um restaurante na Feira, especializado em francesinhas, bem, aquilo tem fila pela porta fora! Incrivel!!

Re:Off topic-relvas do norte

Boa, que se o jogo for perto de Famalicão vou mostrar-vos um sítio com umas francesinhas altamente...

Re:Off topic-relvas do norte

Olha...um Boavisteiro pra variar...mas caramba...Famalicão ?...precisa de ser tão longe ?

Mas pronto...presumo que dizes Francesinhas no verdadeiro sentido da palavra não é ? ...hohoho.

Re:Off topic-relvas do norte

Francesinhas sem coxinhas, hohohoho...

Um arbitro é um amante de futebol...

... logo tem de ter um clube da sua preferência!

Se alguem vai para a arbitragem, é porque gosta de futebol, e futebol sem paixão, sem clubismo, não é futebol. Agora quando se chega a um nível da Superliga, penso que os arbitros querem é realizar boas exibições, boas pontuações, para chegarem a internacionais, pois existe sempre a ambição de chegar ao degrau superior.

Penso que eles tentam não errar, mas erram e por vezes muito, mas quantas vezes nós no sofá, quietinhos e quentinhos só na segunda ou terceira repetição é que vemos qua afinal não foi falta, ou que é penalty, ou que o tipo estava em fora de jogo de kilometros?

Os tipos de negros lá andam a correr, na dinamica de um jogo e logo que não se prove que os erros são intencionais, eles são normais e não recriminaveis. Agora se são de próposito, aí há que punir e severamente, mas em Portugal o que há é fumo, muito fumo, mas pouco fogo.

Quantas vezes se vê que um arbitro não marca uma falta, porque na jogada anterior deu um amarelo pelo facto de o jogador protestar? O arbitro sabe que é falta, mas porque foi sobre o A, B, ou C não a marca! Também aqui se deveria actuar

Errem pouco, ou errem muito, mas errem em consciência!!

Saudações Portuenses

Li mal

Quando li o título li "Os árbitros e o cubismo" e pensava que iam discutir as pinturas de Picasso! Oh well, fica para a próxima!

a minha opiniao...

ok, entao e o seguinte...
Sou arbitro de Futsal e fui dirigente de uma equipa ha uns anos....
Sempre que posso vou ver os jogos da "minha" equipa e sinceramente a opiniao que tenho e que *ha* maus arbitros, *ha* bons arbitros, e que geralmente eles estao juntos na mesma equipa....o que acaba por dar uma grande salganhada.
Ja por diversas vezes (logicamente a titulo nao oficial!) que faltaram arbitros a jogos aos quais eu ia jogar e a equipa adversaria me veio pedir para arbitrar o jogo. Acho que isso significa que pelo menos alguem ve alguma imparcialidade no meu trabalho. Alias, o meu receio a maior parte das vezes e precisamente ser mais rigoroso com a "minha" equipa do que com a outra.

Quando estou a assistir, festejo os golos efusivamente, aplaudo os golos da equipa adversaria (quando sao bons golos!), digo palavroes quando falham golos, nao chamo nomes aos arbitros, mas tb nao gosto de ver a falta de coragem que ha pelos ringues e pavilhoes do pais...

Árbitros sócios ou simatizantes do Boavista...

...não conheço nenhum, agora de outros clubes, jejeje...

Eu, se fosse árbitro tentaria sempre ser imparcial, digo tentaria, porque sem passar por tal experiência não poderei nunca aferir se o seria ou não.

Penso, muito modestamente e o mais sincero possível, que sim senhor, conseguiria ser imparcial e correcto mesmo que para tal tivesse que que expulsar ou assinalar as faltas que tivessem existido por pate de futebolistas do meu clube.

p.s. - Embora reconheça que vestido de preto, e sem necessitar de stripes para mulher polícia ver, com muitos cartões brindaria "alguns ódiozinhos de estimação", princpalmente em época natalicia.

Re:Árbitros sócios ou simpatizantes do Boavista...

simatizantes, lolada...

se...

se fosse árbitro, e para ser imparcial, teria que favorecer sempre o Sporting- clube vítima do Sistema instalado...

Re:se...

Jovem, fica-te mal esse discurso do "coitadinho do mártir".

Vitimas...

É um discurso pobre...e curto "]" .

Re:se...

já pensei em habitar numa cela tipo Saddam... sou uma vítima do Sistema...

adepto de bancada ou árbitro

È uma boa pergunta à qual só sabe responder quem já passou por essa situação.

Uma coisa é ser adepto de um clube,vibrar com as vitórias sofrer com as derrotas,sofrer com a gozação dos adeptos dos clubes rivais,enfim sentir essas emoções na pele todos sabemos o que é!

E se por qualquer razão tivermos que vestir a camisola do nosso rival ou passarmos a ser árbitro? Como será a nossa reacção?

Eu já passei,embora episódicamente,pelas duas situações e posso-vos garantir que se calhar fui mais honesto e vibrante do que quando vesti a camisola do meu clube.

Se não acreditam perguntem,por ex.,ao Fernando Gomes ou ao Rui àguas qual o seu comportamento quando defenderam as cores de clubes rivais ao seu!

Profissionais

Eu já fui árbitro, mas de andebol, e quando foi necessário, desqualifiquei quem tinha que desqualificar. Houve mesmo uma situação em que tive que mostrar o vermelho a dois jogadores numa picardia, em que um deles era da minha equipa do regional do porto, e o outro era meu colega de equipa na universidade.

Um bom árbitro é aquele que esquece a camisola dentro das quatro linhas e consegue ser isento. Os árbitros de topo têm que ser ainda mais isentos.