"Árbitros atingiram o limite da paciência!" | Relvado

"Árbitros atingiram o limite da paciência!"

Aviso é de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem, notando que "se perdem o prazer que
 

Os homens do apito "estão no limite" e "a qualquer momento" podem recusar-se a apitar. O alerta é de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem (CA), que em declarações à Rádio TSF atesta que, se a situação presente de instabilidade no sector, não se alterar, os árbitros podem mostrar-se "indisponíveis, por motivos pessoais e familiares, para continuarem a sua atividade".

Vítor Pereira atesta que não sendo profissionais, "não fazem greve", mas sustenta que "se não têm condições, se perdem o prazer que têm de estar nesta atividade, não têm disponibilidade e vão-se embora".


"Os árbitros atingiram o limite da paciência e da tolerância relativamente a tantos ataques de forma inusitada e injusta e pondo em causa a vida das pessoas e das suas famílias", acrescenta. Vítor Pereira repara que com a divulgação dos dados dos árbitros na internet, "a situação degradou-se muito", lamentando as "ameaças" que os homens do apito têm sofrido no seu quotidiano.

Afiançando que "os árbitros convivem muito bem" com as críticas e reparando que "algumas delas até conferem algum fator pedagógico" e podem ajudar a "aprender com os erros", o presidente do CA constata que "o que incomoda é o que extravasa o fator desportivo da atividade e passa para a esfera pessoal". "O senhor está preparado para, quando sair à rua com o seu filho pela mão, ser ameaçado e ser ofendido?" Questiona Vítor Pereira, dirigindo-se ao jornalista que o entrevistava.


Numa mensagem aos adeptos, o líder do CA realça que "não há arbitragens infalíveis" e que "os árbitros falham como todas as outras pessoas". "Não podem querer que os árbitros sejam infalíveis e perfeitos, porque a perfeição não existe", salienta, concluindo que "não há atividades perfeitas e o futebol também não é um desporto perfeito".

Considerando que os dirigentes devem "combater" este ambiente adverso e de ameaça, contribuindo para "um clima de tranquilidade", Vítor Pereira lamenta ainda que "todo este clima de ódio, de violência, de intolerância à volta dos árbitros tem como repercussão imediata a desistência e a ausência de jovens árbitros". "Daqui a pouco não teremos árbitros para as nossas competições", constata, notando que é "muito difícil" encontrar "talentos e um grande lote de grandes árbitros".

I Liga:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

estão á espera de quê para ir embora

ontem éra tarde , PACIENCIA ESTÁ OS ADEPTOS DO FUTEBOL DE LEVAR COM VOÇES . seria bom que tu fosses chamado a esclarecer como foi possivel piratas da net entraram no vosso sistema ,, este seria o meu 1º passo se fosse governo , 2º quem não deve não teme - 3º , se é um favor arbitrar porque não vão embora , 4º há muita gente que quer ser árbitro é preciso é não haver entraves aos sérios ,, 5º pode ser que se fodam e que seja os adeptos a correr com todos vós , e não entrara dentro dos estádios

Tivessem era tomates para chamar os bois pelo nome!!!

É possível saber quais os dirigentes que ofenderam a honra e dignidade do(s) árbitro(s)? Pois...e tomates? E o comunicado da APAF? E a sancção disciplinar aos indivíduos que o fizeram? Cambada...

ps: fortes com os fracos, fracos com os fortes. Deve ser a estes tiques de impunidade a que doutos iluminados chamam de sistema, só pode...

Oh Apalpamus, eh pah desculpa

lá oh Calabota-mos mas afinal a falta de tomates, eu também concordo com essa tua tirada, é só de agora?
Chega esta pergunta...Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Oh sr.Vitor

tenha lá paciência mas não venha com choradinhos antes de ter a coragem de se demitir uma vez que não
parece capaz de cumprir as suas obrigações...Não é hábito meu "falar" sobre árbitros e arbitragens (pode
ser confirmado sem dificuldade) mas, permita-me: Embora concorde consigo na generalidade do que afirma,
o pior de tudo é que não consegue ou não quer "correr" com os árbitros não cumpridores ano após ano !!!
Porque será? Então não há vários árbitros que não têm fugido ao dever de pugnar pelas leis do jogo tantas
vezes? Sendo assim, porque continuam na 1ª categoria e a ser internacionais? Isso o sr. não explica.Porquê?
E essa conversa da profissionalização é para quê? Sendo profissionais vão ser mais eficazes? Pura mentira.
Eu adoraria discutir algumas questões de arbitragem mesmo consigo para que me demonstrasse o porquê
dos árbitros não fazerem cumprir as referidas leis do jogo! Olhe esta muito simples: Infringir com persistência
as leis do jogo...Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

E o castigo ao jesus?

Para quando é que aparece o castigo para o Pastilhas aka mestre da tática? pois....

A greve só interessava...

..a um clube,que todos sabem qual é.

a quem?

e porque?

abraço

??

e os Clubes, acha que ainda nao perderam a paciencia?

profissionalizem os arbitros...em situação de mau desempenhos, castigos com eles...e castigos para comentar em praça publica o arbitro...Sigam o exemplo de Inglaterra.

Isto dos arbitros receberem como profissionais e nao terem as reponsabilidades de profissional

não diria melhor

não diria melhor