Arbitragem portuguesa: será assim tão má? | Relvado

Arbitragem portuguesa: será assim tão má?

 

Nestes últimos anos assistimos a um baile de insultos a árbitros por más arbitragens e desde o caso Apito Dourado nunca mais a arbitragem foi vista como antes e então os adeptos do futebol culpam sempre os árbitros, sendo eles o elemento que desculpa a derrota da sua equipa.

Este ano temos assistido a boas e más arbitragens, sendo que a arbitragem do Vitória Guimarães-SL Benfica foi o caso mais assente desse mesmo protesto, com os adeptos benfiquistas a demonstrarem a sua ira contra o Sr. Olegário Benquerença que não assinalou duas grandes penalidades e tirou mal um fora-de-jogo ao Saviola.

Temos também o Sporting-Vit.Guimarães onde o árbitro num lance tem um duplo erro ao não assinalar uma falta de Evaldo sobre Nilson e onde valida um golo em que a bola nem sequer entrou.

Mas também vimos jogos onde os árbitros foram exemplares na hora de apitar; no FC Porto-SC Braga onde assistimos a um jogo de grande emoção e não encontrei qualquer erro do Sr. Pedro Proença; e mesmo no FC Porto-SL Benfica o Sr. Pedro Proença apenas tirou mal um fora-de-jogo ao Belluschi .

O Sr. Vitor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, disse que o nível das arbitragens melhorou substancialmente desde a jornada 1 até à 10ª pela formação dada aos homens do apito, nomeadamente no caso do fora-de-jogo e na avaliação de faltas grosseiras e agressões. Caros relvinhas, acham que a arbitragem melhorou ou não? Será a arbitragem portuguesa tão má como se pinta?

I Liga:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

gostava...

...de ver os dirigentes a reclamarem as arbitragens na UEFA, como reclamam em Portugal.
Porque não o fazem?

Nem melhor nem pior que outras!

Quem vê, com frequência.jogos dos melhores campeonatos da Europa e jogos internacionais creio que chegará à mesma conclusão que eu, a menos que esteja toldado pelo clubismo mais doentio: a arbitragem portuguesa é do nível das melhores! Pessoalmente, sou mais apreciador do estilo de arbitragem inglês, menos interventivo e mais adepto de deixar jogar, mas reconheço que esse não é o estilo recomendado pelos senhores da FIFA e da UEFA! Estes, preferem os árbitros "chatos", que mostram muitos cartões e interrompem o jogo por tudo e por nada, bem ao gosto português!
O que torna diferente a arbitragem portuguesa não é a sua qualidade mas a pressão constante que sofre , dia após dia, mesmo quando não há jogos! É a pressão e a desconfiança permanentes (nenhum árbitro erra sem ser de propósito e numa maquinação contra o clube!) que torna dificieis a vida e as decisões dos árbitros lusos que, libertos disso, até fazem trabalhos mais escorreitos nos jogos que fazem noutros países! Não tenho nenhuma duvida que, se todos se preocupassem mais com o futebol e menos com arranjar desculpas para as suas derrotas, atirando essas culpas para os juízes, as arbitragens seriam bem melhores!

Arbitragem má?

Não sei, mas podemos recorrer a um especialista:
http://www.youtube.com/watch?v=vCizSLhiCmQ
Nesta avaliação acredito. Saudações