A arbitragem da jornada 24... | Relvado

A arbitragem da jornada 24...

 

Benfica estaria em 1º lugar?
Tornado, na mesma linha de raciocínio,
diz ainda que "atrás do Benfica, no capítulo das grandes penalidades
assinaladas a seu favor, estão apenas Sporting de Braga e Vitória de
Setúbal.
Ou seja, isto vem comprovar que apesar das más exibições da época do
Benfica, estávamos com + 6 ou 8 pontos, o que nos faria estar em 1º lugar,
pois o Sporting tinha -1 ponto e o Boavista teria -3 ou -1 ponto. Depois disto
que venha a discussão..."

Dar o benefício da dúvida aos árbitros?
Mas Carrico sublinha: "será que os nossos
árbitros são umas «aberrações»? Só eles é que erram constantemente? Claro que
não! Ainda esta semana, nos 2 jogos Europeus em que estiveram envolvidas equipas
portuguesas, tivemos oportunidade de ver que a situação não se restringe ao
panorama nacional! No R.Madrid-FC Porto foi fácil reparar nos erros do juíz da
partida. Um lance evidente protagonizado por Postiga e Karanka mal ajuízado, com
claro prejuízo para os dragões, e um acumular de faltinhas em que, havendo
dúvida, era sempre para o mesmo lado... Seria o peso das camisolas? No jogo
do Bessa também se assistiu a uma arbitragem que esteve longe da perfeição! Um
lance de penalty que, a ser na área do Boavista, seria assinalado de certeza e
uns lances de fora-de-jogo mal tirados ao ataque alemão! Como se diz em
arbitragem... Vamos dar aos nossos árbitros o benefício da dúvida? Que acham os
relvinhas? Merecem a oportunidade?"

Jorge Coroado premiado?
Já EduMãosDePeúga sublinha antes
que "Jorge Coroado, antigo árbitro de futebol, recebeu sexta-feira a Medalha
de Mérito Desportivo das mãos de José Lello, ministro do Desporto. O Belenenses
esteve presente na cerimónia. Note-se que Jorge Coroado preparava-se no
Restelo e o Belenenses foi o seu clube de sempre. Outro clube marcou presença, o
Futebol Benfica, em cujo campo o antigo árbitro se estreou.
Concordam com
esta distinção? "

I Liga:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

mais um momemnto de boa disposição...

1- Quanto a Olegário Benquerença, realmente foi substituido no jogo pelo árbitro que estava nomeado para 4º árbitro sendo ele o 4º árbitro do jogo. Se Augusto Duarte se lesioná-se, não existiria qualquer problema, visto que era na qualidade de 4º árbitro que Olegário entrava em campo.
2- Quanto aos pertensos penalties que não têm sido assinalados a favor do Benfica, eu mantenho a mesma análise de sempre: se para mim a maior parte dos lances NUNCA seriam falta a meio campo (exemplo o lance de Veríssimo com Simão no último Alverca-Benfica) porque devem ser noutro lado do campo?
Isenção, pede-se aquando da análise destes lances e opiniões válidas só contam aquelas ás repetições em velocidade normal (a velocidade em que qualquer árbitro tem para analisar).
3- FC Porto-Beira-Mar... o 1º golo do FC Porto é obtido na posição de fora de de jogo, o 2º é limpo. Antes de falar é necessário saber em que condições um jogador está fora de jogo, tá?
4- Caro Carriço, o grande problema está nos erros que quem analisa as arbitragens comete semanalmente. Se (como em quase todos os paises europeus) no horário infantil de televisão se apostá-se em programas que explicam de forma fácil e acessível as Leis do Jogo (com lances das Jornadas Anteriores) em todos os desportos, o Cidadão comum estando exclarecido já não "engolia" as trapassas que todos os fins de semana são lançadas nos média.
5- Jorge Coroado: vou-me furtar a falar deste senhor como ser humano.
Foi um árbitro trabalhador, que muito serviu o desporto nacional, e que ainda agora presta um bom serviço educando os teleespectadores da TV Cabo nas Leis do Jogo. É dos poucos antigos-árbitros que mantém um elevado nível de formação e actualização em relação á arbitragem.
6- Para terminar: a arbitragem desta última Jornada foi muito positiva. Pena é que alguns clubes, agentes desportivos e comunicação social continuem (para situações iguais) a ter "analises" toldadas pela cor das camisolas... é triste.
Até uma próxima,

Kikas

Penaltys para o Benfica ...

Caro Kikas

Esta' distraído!

Em relação aos penaltys, basta dar o exemplo das faltas sobre Simão e Mantorras no Bessa! Entao se fosse a meio campo um agarrão (Mantorras) na camisa não é falta no meio campo? Um toque com o joelho no adversario (Simão) não é falta no meio campo?

Estou só a falar de 1 jogo. Remeto para um artigo no Jornal A'Bola de hoje:

Das dez grandes penalidades reconhecidas pela crítica de A BOLA ao longo da época, apenas duas foram assinaladas. [...] dez [faltas para castigo máximo] no total. Quantas foram assinaladas? Duas. A saber: frente ao Santa Clara e ao Sporting, ambas no Estádio da Luz. Não foram assinaladas na Póvoa do Varzim, em Faro, no Estádio do Bessa (2), em casa com o Varzim, nas Antas e em Alverca (2).

Ou estamos todos distraídos ou os jornalistas desportivos tb não sabem as regras?

PS: Em relação ao golo anulado com o belenenses remeto para o meu comentario abaixo.

que Golo anulado com o Belenenses?

ora aí está um óptimo exemplo de como quem não sabe deve ficar calado!
Isto aplica-se a todos os jornalistas que Domingo, 2ª e 3ª gritavam a plenos pulmões e escreviam que tinham sido golo, para depois (os da emprensa escrita e as rádios) passarem a 4ª e 5ª Feira a reconhecerem que afinal o árbitro esteve 5 estrelas na forma como aplicou a Lei.
Tráta-se de uma simples alteração da Lei, que já tem efeitos á mais de duas épocas, em que quem frequenta as actividades de formação de FPF (para árbitros e não só) não deixa quaisquer dúvidas.
Deixo-lhe uma sugestão: porque não faz um curso de arbitragem?
Não necessita de ir arbitrar qualquer jogo e fica actualizado e depois pode dar livremente a sua opinião, livre da minha poluição e da dos média.
Até uma próxima,

Kikas

Re:que Golo anulado com o Belenenses?

Bem, em 1º lugar acho que tenho direito a opinar sobre o que sei e o que não sei! é por isso mesmo que é uma opinião e não me mascaro por detras de nenhuma mascara de especialista, porque realmente não sou. Sou apenas um adepto atento, com um conhecimento empirico da maior parte das regras.

Quanto á regra que fala nem a discuto, pq nem entre os arbitros a concensso! Lembro logo a seguir ao jogo, em declarações ao jornal Record Vitor Pereira (4º melhor arbitro do mundo) disse que o golo tinha sido mal anulado. Portanto não são só os ignorantes dos adeptos e dos jornalistas a terem duvidas sobre uma lei que deveria ser clara.

Mas eu não discuto se o toque mete a bola em jogo ou não.

De uma maneira puramente logica vemos que o arbitro se enganou:

das 2 uma: ou o toque do simão mete a bola em jogo ou não.

1ªse mete a bola em jogo então é golo,
2ªse não mete a bola em jogo, o guarda-redes sai muito antes de tempo, logo o livre deveria ter sido repetido.

Estou certo ou não?

Cums

está certíssimo

tenho exactamente a mesma opinião e já a escreví neste Relvado.

parece-me que não sou eu que estou distraído

Não generalize o que eu escreví, leia bem e vai reparar que dou como exemplo o lance do Simão com o Veríssimo (Alverca-Benfica).
Ficou realmente por assinalar uma grande penalidade em Alverca, sobre o Simão porque foi carregado pelas costas e rematou, mas numa falta para livre directo dentro da área de grande penalidade não se pode dar a Lei da Vantagem: logo era sempre penalty!
Quanto ao lance do Bessa, remeto-o á minha opinião que subescreví na altura neste Relvado. Por certo notará que não sou eu que ando distraído.
Até uma próxima,

Kikas

Re:mais um momemnto de boa disposição...

exactamente dizes-te tudo...isenção é o que se pede...e é precisamente aquilo que não estas a ter...então o lance do verissimo sobre o simão se fosse a meio-campo nao era marcado!?!? é de rir...olha que eu tenho a certeza que era marcado e mais se fosse a favor do sporting ou boavista de certeza que era!!

saudações

Por muito que lhe custe aceitar...

para mim não é falta em lado nenhum...
Não quer dizer que eu esteja certo, mas foi a certeza com que fiquei em movimento normal (não ligo a repetições para análise de lances, porque quando estou no campo também não as tenho).
Talvez se fosse o Veríssimo a entrar na área do Benfica e fosse tocado (com a mão esquerda no braço direito) pelo Simão o Sniper partilhá-se a mesma opinião que eu tenho.
Até uma próxima,

Kikas

Tornado: Essa análise

até pode estar correcta pois eu não tenho informação assim tão precisa que me permita chegar a essa conclusão, mas já agora transcrevo um artigo do site maisfutebol acerca do último Benfica-Belenenses:

"Serve apenas para lembrar que a Comissão Técnica da Arbitragem, da Federação Portuguesa de Futebol, decidiu que o referido golo, no Benfica-Belenenses, nunca existiu. A partir de agora é doutrina, acabaram as dúvidas. Até para António Rola."

Então afinal sempre não foi golo!!! É que durante a semana seguinte era ver a confusão. Foi ou não o Benfica roubado. Desta vez pelo menos não!!

Saudações Boavisteiras

Respeito

Depois de reflectir um pouco percebe-se que não existe respeito pelo Benfica e que este vai ter de o conquistar novamente.

Não quero com isto dizer que o benfica deveria ser beneficiado, mas esta situação já começa a fartar até a pessoa mais tolerante. Praticamente todos os fins de semana há um penalty sobre o Simão ou Mantorras que nunca é assinalado!
Se fosse uma vez ou outra ainda se compreendia, o árbitro não viu, pode-se enganar como se engana qq jogador ou treinador. mas situações tão idênticas repetidas semana após semana dá para desconfiar.

Outro caso espantoso é o do livre indirecto, no qual o árbitro obviamente se precipitou: das 2 uma: ou o toque do simão mete a bola em jogo ou não. Se mete a bola em jogo então é golo, se não mete o guarda-redes sai muito antes de tempo, logo o livre deveria ter sido repetido.

não há respeito mas isso tb é culpa dos benfiquistas e dos chamados notáveis que vem para a praça publica insultarem-se mutuamente ....

Re:Respeito

O que está a referir no seu artigo já aconteceu ao Sporting há uns anos atrás.

Realmente a arbitragem anda pelas ruas da armagura, e enquanto não enveredarem pela profissionalização as coisas não irão mudar.

É o chamado sistema de que muito fala Dias da Cunha. Chamam-no de bronco mas ele tem razão. Os senhores da arbitragem andam a lixar todo o futebol.

Até quando?

Saudações desportivas

Thy NightWolf

Re:Respeito

Tens razao ... mas

o Dc anda caladinho que nem um rato..

porque sera??

Cumps

É sério e complicado

analisar a arbitragem em Portugal.
Temos árbitros bons, arbitros menos bons e árbitros péssimos, mas é assim em todo o Mundo...
O que está errado é a falta de profissionalismo dos mesmos, é chegada a altura de admitir que se trata de uma profissão a tempo inteiro, e não um passatempo.
O que está errado é que a arbitragem deveria ter um organismo próprio, definir os seus próprios critérios (nomeação ou sorteio, equipas regulares de fiscais de linha ou sorteados também), não devem ser os clubes, que tanto reclamam, que decidem como e onde se faz.
Devem ser profissionais do apito, apostar (e ter condições para) na formação, na reciclagem, na preparação, e sobretudo em terem a capacidade de decidirem por si os caminhos da arbitragem em Portugal.
O Futebol é uma indústria, e não faz sentido que ao fim de semana das 3 equipas em campo uma delas (e logo a que faz respeitar as leis) seja amadora.