Arbitragem e os grandes | Relvado

Arbitragem e os grandes

 

Quem assistiu ao Benfica-União de Leiria assistiu a um claro favorecimento do árbitro ao clube da capital, com uma forte dualidade de critérios culminando numa expulsão-fantasma de um jogador dos visitantes.Sendo o árbitro em questão um Internacional Português, qual será a razão de ter feito uma arbitragem de tão fraca qualidade? Isto espelha a arbitragem no panorama nacional. O que pode ser feito para mudar a imagem e a exibição dos árbitros portugueses?
devil_cool

I Liga:

Comentários [30]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Vamos por partes...

Vou começar por falar do tal jogo que trouxe uma vez mais o nome Lucilio Baptista á baila, eu vi o jogo (não com muita atenção confesso), e não me pareceu que tenha havido uma arbitragem escandalosa...O único erro que vi foi a expulsão directa de Harrison, nada mais, mas repito, vi o jogo com pouca atenção, mas parece-me que o Domingos e a direcção da União não têm nenhuma razão para estarem a fazer o barulho que está a ser feito... Falando sobre a "eterna" questão de que os grandes são ajudados e os pequenos prejudicados penso que já não há razão de ela existir... Dá a sensação que os clubes pequenos muitas das vezes procuram justificar o facto de serem pequenos via erros de arbitragem. Não estou contra os clubes pequenos como alguns vão pensar, mas existem inumeros casos de clubes pequenos a serem levados ao colo em vários jogos frente aos chamados grandes. Falando de casos recentes, temos o jogo do Nacional-Porto, onde o "grande" viu 2 penaltys claros a serem perdoados ao clube "pequeno", ou então a mão de Ronny que deu o empate ao "pequeno" Paços de Ferreira frente ao grande Sporting, e também temos aquele que é um hino a esta questão dos grandes serem levados ao colo frente aos clubes pequenos, o célebre Campomaiorense-Porto. Acredito que antigamente havia uma diferença de tratamento, mas desde que eu observo este fenomeno que é o futebol, a balança está equilibrada... Não tenho nada contra os clubes pequenos, mas já chega desta vitimização constante. É verdade que são prejudicados por vezes, mas quando conseguem arrancar um empate ou uma vitória a uma equipa grande devido a um erro de arbitragem, assobiam para o ar e ficam caladinhos... Cumprimentos.

Já sei que muitos não vão gostar...

... mas os 3 grandes são os clubes mais prejudicados. Os critérios dos arbitros são sempre a beneficiar quem mais defende e quem mais "porrada" dá, pelo que só beneficia os jogadores mais fortes mesmo que não sejam dotados de boa técnica. Só por causa disso é que se assistiu a um "aproximar" das equipas ditas pequenas às equipas grandes em termos de resultados quando nos plantéis a diferença de qualidade é substâncial. Se lembrarem do último campeão português que não um dos grandes percebem o que eu quero dizer... Aliás, é só ver os resultados das equipas "pequenas" na taça UEFA. Começam os jogos cheios de garra e "lenha", levam logo 3 ou 4 amarelos e acalmam um pouco, vendo a equipa adversária jogar e marcar golos. Se tivessem melhor futebol poderiam ter melhor estratégia... No fora-de-jogo a FIFA introduziu uma lei de que em caso de dúvida deve-se deixar prosseguir o lance. Quantos e quantos foras-de-jogo são mal tirados em Portugal? Será que os árbitros não têm dúvidas? E quem é que é beneficiado - quem mais ataca ou quem mais defende? Os pequenos estão habituados a isso, e quando isso não acontece "cai o carmo e a trindade", que são uns coitadinhos, e mais isto e aquilo. Mas os "grandes", a maior parte das vezes até ganham mesmo quando são prejudicados. O Lucílio Baptista fez uma má arbitragem e prejudicou claramente o Leiria, mas nada fora do que já nos habituou. Ele como árbitro não presta e quando é selecionado para um qualquer jogo sente-se logo que ele vai fazer asneira da grossa - e quase sempre assim é. Foi capaz de no mesmo jogo não ver 3 penalties a favor da mesma equipa, sendo que um deles até acabou por dar golo. Ainda mais grave, há alguns anos o Setúbal corria risco de descer (e acho que desceu mesmo) e este árbitro foi capaz de assinalar um penalti a favor do Setúbal numa falta 3 metros (!!) fora da área, em que o jogador do Setubal se projecta para a frente e vai a escorregar na relva de fora até dentro da área - relembro que o dito árbitro também é de Setúbal. O que acho anormal é que ele seja internacional - mas aparentemente há alguns clubes que raramente têm razões de queixa dele... e coincidência ou não, parece que a maioria dos observadores é de Setúbal (e de Gondomar)...

E quando, os àrbitros pactuam...

... uma e outra vez com o anti-jogo realizado pelos clubes ditos mais pequenos, com jogadores a rebolarem-se no chão que dois segundos depois de saírem do terreno de jogo estão em pé ? Com vinte e trinta segundos que os guarda-redes levam para marcar um pontapé-de-baliza ? Com jogadores a fazerem sucessões de falta pois não conseguem parar os adversários com mais técnica e velocidade ? Quando tudo isto acontece é o quê ? JPS

Re: E quando, os àrbitros pactuam...

Exacto!!!!!!!!!! Lembras-te das 20 faltas ao Pedro Mantorras??????????????? E ninguém era expulso????????? Uma vez num Benfica -Boavista, o Pedro Emanuel fez 18 faltas no jogo, a maioria contra o Mantorras e nem expulso foi… E só levou amarelo no final do jogo. Aí não são coitadinhos??????????? Cumps.

Pois, mas

Não me parece que isto ocorra apenas com os clubes "pequenos"... A simulação de faltas e a solicitação do respectivo cartão para o soi-disant colega de profissão, as perdas de tempo e outras manifestações anti-desportivas são visíveis em toda a escola dita portuguesa, sem excepções. Praticamente todos os profissionais de futebol em Portugal manifestam igualmente uma grande sensibilidade às virtudes terapêuticas da linha lateral, o que alivia consideravelmente o trabalho dos respectivos departanmentos médicos... Todos estes fenómenos são de resto abençoados pela comunicação social da "especialidade" a qual ou simplesmente não os entende - facto compreensível dada a fraca capacidade intelectual que maioritariamente exibe - ou é então louvada como sendo uma manifestação da "inteligência" do jogador, da sua "ratice" e outros quejandos qualificativos.

Em caso de dúvida

é sempre a favor dos grandes. Já é assim à muitos anos. Mas não é só nesses casos, basta ver as "inofensivas" faltas a meio campo e os cartões amarelos que são atribuídos sem critério uniforme a ambas as equipas. É fácil condicionar o jogo de qualquer equipa, o que é estranho é que na maioria das vezes é a favor dos três do costume. Só não vê isto quem não quer.

Como roubar!!

O grande problema é a pressão q a grande exerce sobre os árbitros, pois qd prejudicam um pequeno, raramente tem mediatismo, mas qd é um grande, dá q falar pra uma semana! O Benfica-Leiria é um exelente exemplo de como roubar sem dar muito nas vistas, faltinhas a meio campo sempre pró mesmo lado, amarelar jogadores em posições curciais como os trincos e os laterais, isto impurra uma equipa pra traz, e não é só com penaltis q se alteram os resultados!! Qd um arbitro quer roubar é assim q eles fazem.. não é a marcar penaltis mal, q isso dá muito nas vistas…

Pequenos vs Grandes

O problema dos árbitros portugueses é que são no geral incompetentes, não têm um conhecimento profundo das regras e são facilmente pressionaveis.... Muitas vezes os erros ocorrem pois os arbitros têm muita pressão sobre si e em vez de decidirem um lance, ajuizando-o á luz das regras, decidem pensando sobre o que a opinião publica pensará sobra sua decisão. Por exemplo muitos foras de jogos são mal tirados, pois os fiscais de linha quando não têm a certeza, asinalam fora de jogo, pois pensam que se não marcassem nada e fosse na verdade fora de jogo, seria crucificado na praça publica, por isso muitos foras de jogo são mal tirados. É por isso que muitos erros acontecem, tanto para os grandes como para os pequenos. Existem árbitros que "pejudicam" os grande pois pensam se assinala-se uma falta ou um fora de jogo erradamente que beneficia-se o grande, seriam logo acusados de ter favorecido o Grande. Também existem aqueles que prejudicam os pequenos pois têm medo da reacção dos adeptos dos grandes, se porventura erra-se na analise de um lance e prejudica-se o grande. A atitude dos adeptos nas bancadas também é importante na decisão do árbitros, pois existem aqueles que guiam as suas decisões pelas reacções nas bancadas. Foi o que aconteceu na expulsão do Harison. o Lucilio não viu o lance e quando se virou viu o Petit no chão e ouviu um enorme bramido das bancadas, pelo que achou melhor expulsar o Harison para não correr o risco de ser acusado por aqueles adeptos todos e dirigentes do Benfica de ter deixado passar uma agressão em branco. Se não houvesse toda aquela gente toda no estádio e não houvesse todo aqule alarido, o Harison possivelmente não seria expulso.

Pft

Posso deduzir das palavras dele que quando jogava no Porto era beneficiado ... mas então por quê não abriu a boca nessa altura? Quanto ao resto, mutatis mutandis.

é o mesmo que o benfica e o scp quando sao levados

ao colo pelos arbitros todos ficam caladinhos mas quando sao roubados ja protestam mas em qualquer parte do mundo é assim

Claro que os 3 grandes são mais beneficiados ...

Agora o que o Domingos e o Leiria esta semana fizeram foi ridículo, pois não jogaram nada, o Benfica foi um justo vencedor e fazem um alarido que nunca irão fazer com outras equipas mesmo que lhes roubem 10 penaltis. Eu no meu íntimo sei o que isto é... Reparem que a "notícia" dos equipamentos cor-de-rosa do Benfica, mais uma para divertir o povo, sai mesmo antes da re-abertura do processo a Pinto da Costa... Típico, acontece sempre algo com o Benfica exactamente UM dia antes de uma noticia do Apito Dourado. É só investigar ... Isto do Leiria, é para desviar atenções, se a mando próprio (Isabel Damasceno) se a mano de alguém ... Cumprimentos OUT

Re: Claro que os 3 grandes são mais beneficiados ...

Três pontos: 1º Concordo que o Domingos não tem razão de queixa nesse jogo. O Benfica foi o melhor, pelo menos na 2ª parte, e mereceu a vitória. 2º TODOS os dias sai uma notícia acerca do Benfica, boa ou má, por isso é natural haver quem pense que é alguma manobra para escamotear uma eventual notícia do Apito Dourado. É só investigar... 3º Lucílio Baptista há muito que mostrou não ser árbitro para apitar jogos deste calibre. Uma presença na "Liga dos últimos" não lhe fazia nada mal. É que ele, bancário, está habituado a ter o nariz levantado perante os outros. Pois, como se os bancos nos chulassem.

Re: Re: Claro que os 3 grandes são mais beneficiad

Olha os pontos de moderação já funcionam ... :-D

Re: Re: Re: Claro que os 3 grandes são mais beneficiad

Se tivesse uns pontitos corregia

em qualquer parte do mundo é sempre assim

os grandes sao sempre mais favorecidos pelos arbitros que os pequenos quem nao percebe isto nao percebe nada de futebol

Muito curioso o discurso de Domingos

Então quando estava no Porto também era beneficiado? Será que alguém o ouvir falar quando era beneficiado? Mas a questão nem é tanto essa. É sim a grande lata que ele tem. Nos primeiros jogos esta época, vi o Leiria ser claramente favorecido, em jogos em que não jogou a ponta de um corno e ganhou como que “por magia”. Em que foi claramente favorecido. O Leiria tem muitos pontos conquistados esta época, devido aos jogos iniciais. Onde foi claramente favorecido. Mas aí não ouvi a indignação de Domingos. Será que vai trazer um dossier desses jogos para vermos? É preciso ter lata. Faço minhas as palvras de António-Pedro Vasconcelos. Quando o Benfica jogou há uns tempos contra o SCBraga, em Braga, estava a jogar mal e porcamente e contudo apanhou-se a ganhar porque o árbitro tinha errado em vários momentos, tendo prejudicado claramente o Braga e beneficiado o Benfica. Nesse momento como benfiquista e como fã de futebol, desejei que o meu Benfica perdesse. Porquê? Porque não quero ver o meu Benfica a ganhar com favores de árbitros, depois de estar a jogar mal e porcamente. Mais vale perder, e perder com honra, porque se jogamos mal, e contudo estávamos na eminência de vencer dados os erros dos árbitros, eu prefiro perder. Não quero ganhar assim. O meu Benfica tem de ganhar com honra e mérito, prefiro perder com honra do que ganhar com ajudinhas. Foi isto que o António Pedro Vasconcellos disse a propósito desse jogo. Assino por baixo tudo o que ele disse. Agora será que Domingos tem a mesma filosofia? Alguém viu a sua indignação quando o Leiria no início da época foi beneficiado????????????? O Benfica não jogou bem, o árbitro errou, mas o Leiria NÃO JOGOU NADA!!!!!!!!!!!! O Benfica sem ter jogado muito, sempre jogou mais que o Leiria. O que diga-se de passagem não foi difícil... Ao contrário do Braga, que nesse jogo contra o Benfica estava a jogar muito bem, esse sim tinha razão para se queixar, porque estava a fazer um grande jogo e o árbitro tinha-os prejudicado. Eu reconheço sendo benfiquista. Agora o Domingos não joga nada, vai para lá defender com 11 jogadores e está a querer branquear isso com erros de árbitros???????????? Vergonha!!!!!!!!!!!

Re: Muito curioso o discurso de Domingos

vamos a factos: jogar bem não significa ganhar um jogo, ja deu para ver que o futebol é imprevisível e a qualquer momeno uma equipa pode sofrer um golo independentemente de estar a jogar melhor ou não. Que o benfica estava a jogar a melhor? secalhar sim, mas que o Leiria foi claramente prejudicado desde o principio do jogo tambem foi...agora o facto é que uma expulsão quebra o psicológico de qualquer equipa seja ela quem for, quem é que não nos garante que o Leiria não poderia ter feito algo mais se o Harisson tive ficado em campo como era justo? .... fica a pergunta......

Re: Muito curioso o discurso de Domingos

O o discurso do teu fã ( Pedro vasconselos) tem tanto de desonesto como tem o teu.Ele no jogo de Domingo consiguio fazer uma montagem na cabeça de ciniasta midiucre que é, como o Benfica consiguia mostrar tambem como foi prejudicado no jogo com o Leiria, toda a gente honesta sabe que o Benfica não foi minimamente prejudicado, as jogadas de duvida foram sempre a benefeciar o Benfica. Toda a gente sabe que o Lucilio é um arbritro Habilidoso um arbritro do sistema que já prejudicou quase todos os clubes portugueses de uma forma equatitiva escepto o Benfica.Ainda me lembro do 1ª jogo que este individuo apitou na 1º divisão foi um Benfica paços de Ferreira logo aí deu para ver a a disponibelidade de serventelismo que tinha para servir o sistema. Tens razão de dizer que o Leiria não jogo nada e não fez nada para ganhar. Mas quantos jogos as equipas não jogam e ganham. Já agora o que fez o Benfica para ganhar 4 -0 ao Belenenses?

Grande Habilidoso

Penso que o Domingos como treinador está a ser uma revelação. Mas estes comentários são desnecessários porque quando se está num grande clube faz-se um grande alarido quando se é prejudicado, mas quando se é beneficiado "encolhe-se os ombros e assobia-se para o lado". O Domingos como treinador de futuro que me parece ser, só tinha um caminho, que era assumir a derrota e dizer que apesar de derrotados o Leiria fez um bom jogo. Agora com estas lamechices "bolorentas" por causa de um jogador mal expulso a três minutos do fim com o resultado já feito, só perde credibilidade. E a fazer comentários sobre os jogos está a demontrar "uma habilidade extraordinária".

tem toda a razão

por muito que queiram impingir a teoria de que o Porto é beneficiado todos os fins de semana, mesmo nos quais não joga, toda a gente sabe (e vê) que os 3 grandes são igualmente beneficiados. Nem mais nem menos do que isto. Em caso de dúvida os árbitros protegem sempre os 3 grandes. Agora que é mais fácil culpar os árbitros pelos insucessos das equipas e dos investimentos realizados lá isso é....

Quais grandes?

O meu grande este ano já mamou com um golo de mão do grande Paços e um belo "penalte" do colosso Marítimo.Se calhar o meu Sporting não tem a grandeza que o benfas e o oporto que o Domingos lá se lembrou de inventar,ou ele já se esqueceu dos anos dourados do Pratas,Garrido,e companhia que lhe arranjaram uns "penaltes" na ultima jornada há uns anos atrás!Um campeonato disputado até à ultima pelo Gomes(no Sporting),o Águas(no benfas) e o Domingos.Com cada um a marcar na ultima jornada por ordem cronológica e com 1 o Gomes,2 o Águas e três o Domingos...e advinhem lá que ficou com o caneco e mais rarde foi transferido para o colosso Tenerife? saudações leoninas

tambem podes acrescentar na tua lista o golo

ILEGAL de nani em madeira que deu a vitoria do scp esta epoca ou aqueles 20(!) penalties a favor do scp que deu o titulo ao scp cumprimentos portistas.

Re: tambem podes acrescentar na tua lista o golo

Tá caladinho e vê lá se tomas as vitaminas para a memória.O Demol numa época marcou uns 15 penaltys e este ano o Porto nem penaltys nem expulsões e exemplos não faltam muitos por aí.Inclusive a expulsão perdoado ao Paulo Assunção.Cala-te.

tas me mandar calar?queres combinar de novo

no colombo? tem juizo rapaz. alem de seres mal educado és 1 mentiroso,nao tenho paciencia para te aturar adeus

Re: tas me mandar calar?queres combinar de novo

Pá quem veio com merdas foste tu...por isso!Agora para a cena do Colombo estou sempre disponível.

Re: Re: tas me mandar calar?queres combinar de novo

olha quem fala,vou ao colombo e nao apareces e depois a culpa é minha? deves pensar que eu sou atrasado mental. deixa de ser infantil pa.

Re: Re: Re: tas me mandar calar?queres combinar de

Mas de certeza que foste ao Colombo?Ou trabalhas lá e deste um saltinho para ver se me vias!E se calhar até reparei quem eras e até onde lá trabalhas.Por isso acabemos com estas cenas de merda para não nos termos que chatear os dois.

Re: Quais grandes?

Quem levou o caneco foi o Rui Águas, graças a uma descoberta do outro Mundo, que atribuiu um golo em Aveiro ao Semedo, em vez de ser atribuido justamente ao jogador que o havia feito. Já agora, eu vi esse jogo nas Antas, e posso dizer que toda a equipa do FCP jogou para os golos do Domingos nesse jogo, chegando a haver jogadas em que os companheiros esperavam por ele para tentar finalizar as jogadas.

Re: Quais grandes?

Mas que é esta merda!!!!!!Ressabiados do caralho!!!!!!!!!!A moderar quando se diz as verdades é apanágio dos panascas deste relvado.Vão-se foder!!!!

Re: Quais grandes?

Quanto a isso os 3 grandes têm todos telhados de vidro ... Não vale a pena.