Anti-desportivismo na Superliga? | Relvado

Anti-desportivismo na Superliga?

 

valter costa pergunta: "como é que ainda há equipas como o Santa Clara na nossa Liga? Durante o jogo todo com o Setúbal foram 2 vezes à grande área adversária. Acho que bateram o recorde de faltas do Boavista!
Tudo isto com a conivência do árbitro. Houve um jogador que só ele fez mais de 20 faltas e chegou ao fim do jogo sem um cartão amarelo! Assim vale a pena ser anti-desportivo..."

I Liga:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Arbitragem

A questão é a seguinte: se o futebol português fosse viril, os jogadores corriam atrás da bola e deixavam de se atirar para a piscina. Como no nosso futebol qualquer toquezinho já desequilibra o adversário, os árbitros levam o tempo a apitar faltas.

Para evitar isto, é simples: obrigue-se os jogadores a trabalhar mais, a correr, mostrar-lhes que não vale a pena esperar favores do árbitro.

Enquanto for possível um jogador sistematicamente encostar-se a outro, atirar-se para o chão e ver marcada falta a seu favor, o futebol português não tem futuro.

Só para lembrar ...

que não enterrem apenas o S.Clara. Que me lembre, Belenenses, Marítimo , entre outros também já usaram e abusaram do anti-jogo.É uma táctica que infelizmente começa a ser usada em Portugal.É aquela mentalidade que quando se joga fora, vale tudo para não sermos goleados e envergonhados.A jogar com grandes ainda se entende...mas contra equipas do mesmo campeonato de facto é desconcertante.

Carlos Alberto Silva...

...lembram-se do Porto de CAS ?

Nã digo mais nada...

Reduzam o número de clubes

Está mais do que falado este assunto por isso só continuo a dizer, querem melhorar o espectáculo degradante em Portugal? Reduzam o número de clubes da "dita" Super Liga para 14 ou 16.

Re:Reduzam o número de clubes

em que é que isso vai diminuir o facto dos pequenos recorrerem as faltas para pararem clubes maiores?

Re:Reduzam o número de clubes

Como os bons jogadores ficam espalhados por menos clubes, deixas de ter o clube "que serve para os outros irem lá dar 3 ou 4 e ganhar 3 pontos", porque os clubes são menos, logo são os melhores, logo a liga é mais competitiva.

Também ias ter os melhores clubes a jogar mais vezes entre si e a tornar esses pontos muito importantes. Actualmente o Sporting disputa 6 pontos com o Porto. Numa liga de 12 clubes a 4 rondas ia disputar 12 pontos com o Porto. Enquanto que actualmente os clubes nesses jogos podem ir com o espirito de "não perder" ao passarem a ser mais pontos (na generalidade), eles vão passar a ir com o espirito de "ganhar" porque são pontos que não podem deixar para trás e os empates não chegam. Isto é tudo teoria, claro.

Re:Reduzam o número de clubes

Eu diria que o melhor era a 3 voltas como na Escócia, onde só há 12 equipas.

Re:Reduzam o número de clubes

Concordo plenamente contigo
Um abraço

Re:Reduzam o número de clubes

Se reduzires o número de clubes já não vão existir os clubes "pequenos" a recorrerem ao anti-jogo para tentarem sobreviver na Super Liga.
Aumentas a possibilidade de veres melhores encontros se diminuires o número de clubes.

Re:Reduzam o número de clubes

Ó Manchester, e que tal uma liga ao estilo da NBA, sem subidas nem descidas?? Isso sim faria com que todos passassem a jogar só com a preocupação pela vitória, e todos lutariam pelo título...

Vai ver a minha opinião ao artigo sobre que alterações faríamos para melhorar o campeonato, e diz-me se não seria uma boa ideia...

Re:Reduzam o número de clubes

A ideia pode ser desenvolvida mas acho muito dificil que se chegue a uma decisão justa. Porque há a pensar em várias coisas: competições europeias por exemplo. Não se poderia ter o Grupo Lisboa, o Grupo Porto, etc, sem se ter um playoff (ou uma mini-liga) com os vencedores de cada grupo para saber quem ia à Champions. Poderia ser uma solução.

Tenho no entanto uma ideia que talvez resultasse:

12/14 equipas (numero de rondas dependente)
Manter a estrutura actual de 1ª Liga, 2ª, ...

De 3 em 3 anos há 3 equipas que descem e outras 3 que sobem. As equipas desciam/subiam pelo media de pontos dos 3 anos.

Isto talvez fizesse as equipas lutar pelo titulo de cada ano, sem se preocuparem em não perder pontos. Iam jogar para ganhar pois sabiam que no final do ano não desciam. Assim podiam ter um projecto para os três anos, em que iam progredindo. Provavelmente o 3º ano ia ser muito antijogo...
No final do terceiro ano, saiam as equipas que tivessem sido em media mais fracas. No entanto, isto pode ser injusto pois uma equipa poderia fazer dois maus campeonatos e um excelente, mas os pontos do 3º não serem suficientes para fazer uma média que permitisse a manutensão.

Re:Reduzam o número de clubes

Não tá mal pensado não senhor.
Mas ia haver sempre guerras como existe na NBA, uns grupos iam ser mais fracos e outros mais fortes conforme a zona do país, não ia haver a mesma igualdade. Apesar de todas as equipas jogarem contra todas existem mais jogos com as equipas da mesma divisão acho eu...

Re:Reduzam o número de clubes

Com o conceito de desporto de competição que temos é muito díficil, mas que Portugal só tinha a ganhar, disso não tenho dúvidas...

Será que o Santa Clara

este ano vai bater o Record de faltas do Boavista a época passada?

Saudações Azuis e Brancas