Análise aos reforços dos três grandes | Relvado

Análise aos reforços dos três grandes

 
 

Com o ano de 2010 a chegar ao fim, e numa altura em que falta apenas uma jornada para terminar a primeira volta do campeonato, o Relvado faz uma análise das aquisições dos três grandes portugueses, atribuindo notas de 0 a 20.

FC PORTO

João Moutinho (15) – Como seria de esperar, assumiu-se como titular indiscutível do FC Porto. Tem sido igual a si próprio: um todo-o-terreno que parece não se cansar. E sem ser um génio, é muito mais do que um mero carregador de piano...

Otamendi (14) – Esteve muito tempo no banco, mas nos últimos jogos mostrou que deve ser titular. Tem de caras lugar no onze inicial ao lado de Rolando, relegando Maicon para o banco. E já marcou três golos em apenas 12 encontros, número fantástico para um defesa-central...

Souza (11) – Fernando não lhe tem dado grandes hipóteses. Quando foi chamado, nem sempre esteve ao nível esperado, mas também já demonstrou qualidade. A rever na segunda metade da época.

James Rodríguez (13) – Só agora começa a sair da casca, mas ninguém duvida que o jovem extremo colombiano tem talento inquestionável. Villas-Boas está a lança-lo aos poucos, mas vai uma aposta que irá terminar a época como titular?

Walter (12) – Um caso estranho. Já se percebeu que se trata de um excelente avançado e como o FC Porto só tem dois pontas-de-lança de raíz no plantel (o outro é Falcao) esperava-se que fosse mais utilizado. É o jogador mais eficaz do plantel, com 6 golos em 475 minutos. Ou seja, marca a cada 80 minutos. Beneficiando, é certo, de ter sido utilizado quase sempre diante de adversários menos fortes...

Emído Rafael (5) – Talvez a grande desilusão no Dragão até ao momento. Esperava-se que fosse alternativa credível a Álvaro Pereira, mas só foi chamado quatro vezes, mostrando que ainda está muito "verde".

Castro (4) – Esperava-se mais deste médio defensivo formado no FC Porto. Mas só jogou 104 minutos até ao momento. Pinto da Costa e André Villas-Boas já assumiram que o melhor para ele será ser emprestado em Janeiro. Mas ninguém duvide que a qualidade está lá...

Ukra (5) – Um caso em tudo idêntico ao de Castro. A única diferença é que jogou 244 minutos em vez de 104...

Sereno (3) – Actuou apenas em dois jogos. Está num nível claramente abaixo do de Otamendi, Rolando e Maicon, principalmente dos dois primeiros.

Kieszek (3) - Só jogou com o Juventude de Évora, para a Taça de Portugal. Com a concorrência de Helton e Beto seria difícil que não fosse o terceiro guarda-redes.


BENFICA

Roberto (10) – Começou de forma horrível, com uma sucessão de frangos de que não há memória desde os tempos de Ivica Kralj no FC Porto. Foi apontado como o principal responsável pelos muitos pontos perdidos pelo Benfica no início do campeonato. Curiosamente, no dia em que foi relegado para o banco, tudo mudou. Com o V. Setúbal, na Luz, entrou para o lugar de Júlio César, que tinha sido expulso, defendeu um penálti e desde essa altura tem estado muito seguro. É certo que "tirou" pontos à sua equipa, mas também já "deu" alguns...

Gaitán (11) – Foi apontado como o substituto de Di María, mas está muito longe disso. Primeiro, porque o nível de ambos não é comparável. E depois, porque não é um extremo puro. Mas tem melhorado com o tempo, mostrando que pode constituir uma boa alternativa. Mas talvez não valha 8,4 milhões de euros...

Salvio (10) – Foi o melhor em campo no último jogo com o Rio Ave. Mas até aí, pouco tinha mostrado. Deixa no entanto promessas de uma boa segunda volta.

Jara (4) – A grande desilusão nas aquisições do Benfica. Só marcou um golo (curiosamente na primeira jornada) e está longe de justificar os 5,5 milhões de euros investidos.

Fábio Faria (0) – Ainda nem jogou...


SPORTING

Evaldo (10) – É certo que é o jogador mais utilizado do Sporting, beneficiando da ausência de alternativas para a posição de defesa-esquerdo. Mas tem estado longe do nível que mostrou no Sp.Braga, parecendo muito "mole" a defender e pouco interventivo no ataque.

André Santos (13) – Não se esperava que assumisse um lugar como titular. Beneficiou da lesão de Pedro Mendes para se impor e tem justificado a confiança de Paulo Sérgio com exibições seguras.

Maniche (9) - Tem sido titular indiscutível, mas bem vistas as coisas, será que tem justificado esse estatuto? A verdade é que muitas vezes não joga com a intensidade que se exige a um médio centro e já prejudicou a equipa com atitudes irreflectidas, principalmente quando se auto-expulsou frente ao V. Guimarães, ao agredir um adversário. O Sporting ganhava por 2-0 e acabou por perder por 2-3... Quem disse que os leões ficaram a ganhar com a sua troca por João Moutinho já percebeu certamente no ridículo em que caiu...

Valdés (13) – É claramente um futebolista acima da média. Peca no entanto por uma grande irregularidade. Num jogo parece um fora-de-série e no outro a seguir um jogador banal. É o melhor marcador da sua equipa no campeonato, com quatro golos.

Nuno André Coelho (5) – Cedo ganhou o lugar de titular e até chegou à Selecção Nacional, sem se perceber muito bem porquê, pois as suas exibições estavam longe de justificar esse estatuto. Nos últimos tempos perdeu espaço e nesta altura é o quatro central no plantel, atrás de Polga, Carriço e Torsiglieri.

Torsiglieri (5) – Duro de rins, não esteve bem na maior parte das vezes em que foi chamado. Mas seria preciso uma série de jogos a titular para perceber se é tão mau como o pintam...

Hildebrand (4) – Jogou três vezes e em todas sofreu golos. Deu até um frango dos grandes frente ao Gent e parece estar de partida de Alvalade, talvez já no mercado de Inverno.

Cédric (7) – Mostrou qualidade e garra nas duas vezes em que jogou, ambas na Liga Europa. Mas talvez devesse estar a rodar noutra equipa, para crescer...

Tales (0) –Ainda não jogou.


Foto: Lusa

I Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Porto: Moutinho - 17 (mais

Porto:
Moutinho - 17 (mais era complicado... retirei lhe 1 ponto porque já falhou 1 penalty)
Otamendi - 14 (aos poucos a mostrar a sua qualidade)
Souza - 10 (mostrou muito no início da época e tem vindo a descer. veremos se com a 2ª volta ele volta aos índices iniciais)
James Rodríguez - 14 (com as poucas oportunidades que teve, promete!)
Walter - 10 (embora tenha marcado já vários golos, ainda não mostrou a velocidade e garra necessária para aquela posição. honestamente, parece-me ter peso a mais. Espera-se mais desta promessa!)
Emído Rafael - 5 (fraco, embora já tivemos piores DE a defender)
Castro (-) - Não teve oportunidades reais.
Ukra - 7 (já teve algumas oportunidades e não correspondeu aquilo pedido. O James Rodriguez com menos oportunidades mostrou bastante mais!)
Sereno - 4 (fraco)
Kieszek (-) 1 jogo, não é possível fazer avaliações.

Acho que é cedo para avaliar isso

Mas o Gaitan e o Salvio vê-se que são jogadores que podem ser mais -valias, o Jara é muito verde, tem potencial mas precipita-se muito.

O Roberto acho que foi um excelente reforço, mas não posso deixar de dizer que aquelas primeiras jornadas em que ele esteve desastroso podem-nos ter tirado o titulo, porque perdemos 9 pontos nas primeiras 4 jornadas.

Sporting 2010/2011

Piores contratações:

- Paulo Sérgio (0);

- José Couceiro (0);

- Nuno André Coelho (1);

- Torsiglieri (1);

- Tales (1).

Melhores contratações:

- ainda não houve nenhuma assim tão boa que mereça referência.
Talvez, quando vier novo Presidente e treinador. Aí, sim, teremos duas boas contratações!

Melhores e piores da 2ª circular

Melhores

- André Santos (14)

- Gaitan (13)

- Valdez (12)

Assim-assim

- Maniche (10)

- Salvio (10)

- Evaldo (10)

Piores

- Roberto (8)

- NAC (7)

- Jara (5)

e mais uma série deles referidos no artigo
-

Melhores & piores no FCP

Melhores contratações

- João Moutinho (nota 17)

- Walter (14)

- Otamendi (14)

- Souza (12)

- James (12)

Assim-assim

- Ukra (10)

Pouco ou nada fizeram

- Castro (10)

- Emidio Rafel (7)

- Sereno (-)

- Kieskec (-)

correcção: nota 5 p castro e nao 10

...