Amarelar ou não: eis a questão! | Relvado

Amarelar ou não: eis a questão!

 

PLO diz: "em cada jogo, a aplicação das Leis
tem sempre um carácter subjectivo. Muitos atletas são «perdoados» no decorrer de
um encontro devido ao critério do árbitro. Consideram correcta esta maneira de
proceder? Deve um árbitro aplicar da mesma forma as Leis do minuto 1 ao 90 e
arriscar-se a expulsar 3 jogadores de cada equipa ou deve salvaguardar o
espectáculo e permitir que lhe sejam apontadas incoerências na sua
actuação?"

I Liga:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É logico...

...que para ser considerada uma boa arbitragem tem que haver coerencia, mesmo que isso signifique grande numero de expulsoes ao principio. Os jogadores teriam que se moldar ao procedimento dos arbitros.

Ao verificarem que o arbitro aplica as leis do jogo, de certeza que a violencia desceria para valores "aceitaveis". É tudo uma questao de habito, coerencia e bom senso.

amarelar ou näo

regras säo täo poucas e fizeram-se
  para comprir mas a aplicar-se por
  favor os portistas tinham um problema
  näo havia jogo nenhum que terminassem
com 8 jogadores por isso meus amigos
vamos deixar as coisas como estäo
os arbitros väo fazendo o que podem
e o porto e o sporting väo ganhando
este fim de semana vou-me rir de que
lado e que eles väo estar

amarelar sim ..

mas com coerencia! Ainda no Nacional - Porto, vi uma situacao que me fez rir imenso:

Avalos e Mccharty agridem-se e levam amarelo ..

O que dizer deste amarelo, comparado ao amarelo do Juninho Petrolina no Porto - Belenenses ?

Re:amarelar sim ..

Comparar com o Petrolina?
Há coisas incomparáveis: o que o Petrolina fez é muitíssimo mais grave!
Já imaginaram se os jogadores começam a atirar a bola uns aos outros? Ainda transformam o futebol em andebol... lol
Naturalmente, uns tebefes entre os jogadores ajudam a enriquecer o espectáculo e escusamos de perder tempo a ver a sessão de boxe no Eurosport...

Quando vi este artigo pensei...

..que a nova lei da FIFA era que,quando um jogador fizesse falta tinha que levar um "vVietnamita" para casa para lhe dar de comer durante 2 ou 3 semanas...o Jorge Costa tinha que abrir uma cresce,e o Pepe tinha metade da Coreia em casa...é que se tem que tomar cuidado com os titulos,a ligua portuguesa é muito traiçoeira.

Saudações Leoninas
WinstonSmith

Diria mais

Há faltas que o são mas são feitas no meio campo e os árbitros assinalam sem problema. Se forem feitas dentro da área...

Isso depende de quem joga

Então é assim:
se a equipa que está em campo é a do FêCêPê, o árbitro não deve mostrar cartões amarelos, já que essa equipa proporciona espectáculos fabulosos que não devem ser estragados. Já viram o que era perdermos a possibilidade de ver o Jorge Costa, o Maniche e o Costinha a "darem show"?
se a equipa que está em campo é a do SCP, não há o perigo de estragar os espectáculos, já que eles não jogam um c*r*l, eles próprios estragam o espectáculo e então aí podem mostrar-se cartões amarelos e vermelhos à vontade, principalmente nas semanas anteriores a eles irem jogar ao Dragão! O espectáculo até ganha "pica"...

A gente nem se devia preocupar com estas questões, pois os árbitros sabem bem o que hão-de fazer! Ó se sabem...

Re:Isso depende de quem joga

se a equipa que está em campo é a do FêCêPê, o árbitro não deve mostrar cartões amarelos, já que essa equipa proporciona espectáculos fabulosos que não devem ser estragados. Já viram o que era perdermos a possibilidade de ver o Jorge Costa, o Maniche e o Costinha a "darem show"?

Mas será um estádio de futebol o local idela para se ver shows de kickboxing?

A gente nem se devia preocupar com estas questões, pois os árbitros sabem bem o que hão-de fazer! Ó se sabem...

E quando não sabem ou têem dúvidas, lá está o sempre prestável Pinto da Costa para lhes ensinar!

Re:Isso depende de quem joga

Desinteressante, não é?
Deve ter sido alguém dos SD, depois de ter batido num dos jogadores do FêCêPê... lol
Ai, já não há sentido de humor... negro (ou será azul)! lol

Objectividade!

A meu ver as regras devem ser sempre cumpridas, sem excepções!

Ora imaginem esta situação na nossa SuperLiga:

Os árbitros como que por milagre começam a aplicar as regras sem excepções. O que é que acontece aos jogos?
Inúmeras expulsões, jogos com muitas faltas, feios e aborrecidos!
E de quem é a culpa? Exactamente...dos jogadores!
Sendo assim os jogadores ter-se-iam que adaptar e esquecer as simulações, ter mais cuidado com as entradas e sobretudo, menos protestos!

Sim, eu sei que esta ideia é utópica mas dá para perceberem o meu ponto de vista. Um árbitro está sempre dependente do comportamento dos jogadores e com estes hábitos nojentos que proliferam pela SuperLiga eles nunca poderão fazer grandes arbitragens.

A revolução meus caros começa na arbitragem...depois tudo virá por arrasto. O problema é que para muitos convém que a arbitragem continue assim...

Deve.

Pois claro que deve.
Os senhores jogadores é que têm de se adaptar às regras do jogo.
Eu acho um piadão quando ouço os comentadores a dizer quando um árbitro no primeiro minuto não mostra o amarelo e dizem que o árbitro preferiu avisar.
Pergunto eu: é preciso avisar TODOS os fins de semana um jogador que joga à bola para aí desde os 10 anos que não pode fazer esta ou aquela falta??
Pelo amor de deus.Se quer avisar avisa antes do jogo começar.Quando ele começa as regras são para aplicar e ponto final.
É como os agarrões nos cantos.Dizem que se fossem a marcar todas as faltas que havia para aí 10 penaltys por jogo.
Eu digo o contrário.Os agarrões acontecem precisamente porque os árbitros não os marcam.
Se ao fim de 3 cantos se marcarem 3 penaltys de certeza que os defesas começam a pensar duas vezes.
Se os senhores jogadores se preocupassem só em jogar a bola...
Assim os senhores do apito continuam a passar por palhaços sem autoridade.
E atenção que para demonstrar autoridade não é preciso expulsar meia equipa.
Se eles juntarem os jogadores todos quando estão por exemplo no túnel antes de entrarem e meterem as cartas na mesa e aí sim avisarem como é que vão dirigir os jogos de certeza que isto melhorava um bocado...
Mas isso sou eu a delirar.

Re:Deve.

Subscrevo as tuas palavras.

Re:Deve.

Exacto...até me esqueci de referir no meu comentário essa situação dos agarrões na área! Ontem quase perdia a cabeça durante o jogo do Benfica...incrível, eu se fosse o Karadas tinha espetado um murro no defesa!

Se querem defender o espectáculo expulsem-nos em vez de os protegerem!

dura lex, sed lex

as leis do jogo começam a ser aplicadas assim que o jogo começa e devem estar em vigor até ao apito final. não cabe ao árbitro preocupar-se com o número de jogadores que expulsaria se cumprisse as leis. esse é um problema dos jogadores e dos clubes. o árbitro não deve gerir nada, apenas aplicar a lei. do primeiro ao último minuto, sejam quais forem os jogadores ou clubes. dura lex, sed lex.

Re:dura lex, sed lex

Tens razão e devia ser assim.

Infelizmente não é.

Regras

As regras se existem são para se cumprir, se os árbitros não as aplicam é por falta de competência deles e de quem os supervisiona que não os castiga.
Essa história de expulsar 3 jogadores por jogo só aconteceria nos primeiros jogos até os jogadores se desabituarem da actual bandalheira, a partir daí iriam começar a portar-se melhor.

Bom senso , precisa-se !

Havendo um pouco de bom senso não só por parte da equipa de arbitragem mas também dos jogadores , equipa técnica e dirigentes , poderia ser um bom passo para a pacificação no futebol . Evidentemente que por vezes o bem senso do árbitro poderá ser intrepretado como um erro que poderá ter prejudicado uma das equipas e a "língua afiada" dos dirigentes ... ! Eis um exemplo recente que não é relacionado com cartões amarelos mas mostra bem o nível dos nossos jogadores e dirigentes , --> no jogo SBL-FCP existiu um suposto golo que o árbitro não validou porque teve dúvidas e , como qualquer pessoa de bom senso faria , não o validou ! Resultado ? Foi a "escandaleira" que se víu !E afinal , até agora não ví uma única imagem que provasse que o golo existiu , como é que o árbitro poderia ter a certeza absoluta ??? Havia razões para esse "xinfrim" todo ?

Na minha prespectiva , tudo o que fosse considerado falta deveria ser marcado á letra , seja no primeiro , seja no último minuto ! Estragou o espetáculo ? Não , quem o fez foram os jogadores ! Mudem a sua maneira de jogar !
Seguindo o mesmo raciocínio , na marcação de cantos deveria haver mão pesada para os encontrões e "abraços" , afinal , quando é um jogador da equipa que está naquele momento a defender a agarrar o adversário existe mais tolerância do que se fôr ao contrário havendo uma falta atacante , o que não me parece bem !
Uma homogeneidade misturada com bom senso resolveria muita coisa ! Para isso , seria necessário que os jogadores que dizem que o seu trabalho foi por água abaixo pela má arbitragem , que se atirem menos vezes para a piscina para que de uma forma antí-desportiva tentarem alterar o resultado do jogo , e os dirigentes "diferentes" , tenham mão pesada para com eles , afinal , se defendem a verdade desportiva terão que "limpar" primeiro a sua casa e só depois reclamar com os outros ....

amarelar...

...só quando não há maneira de escapar a isso.

se o árbitro começa a mostrar amarelos fáceis os jogadores começam a simular mais faltas e a provocar os adversários para sacar expulsões e o espectáculo perde com isso.

eu prefiro que o árbitro só apite quando necessa´rio e o mesmo para os cartões.

OFF Topic-Ameaças.

Numa das noticias da Bola na secção últimas noticias, este jornal informa que os super dragões, fazendo juz á fama, ameaçaram os jogadores do FCP. Começaram a fazê-lo ainda no Funchal e só acabaram no Sheraton da Boavista. Visaram principalmente o Carlos Alberto, o Seitaridis, O Derlei, e o Raúl Meireles que já deve estar arrependido por ter saído do Boavista.
Como se vê ameaças é com os Super Dragões. Que o diga o Mourinho.
Mas como o Sr. Pinto da Costa nunca fez nada para acabar com estas situações, e até lhes deu abébias noutras, quem semeia ventos colhe tempestades.
Diz o jornal que os jogadores estão desalentados e preocupados. Têm razão para o estar. Mas a culpa não será dos seus próprios dirigentes?

Re:OFF Topic-Ameaças.

Interessante, e oportuno, o teu off-topic, na linha, aliás, dos que aqui pões sempre que se trata de assuntos do Porto. Pena é que tenhas apanhado vários despropositados ou clubites agudas e que, por conseguinte, te tenham retirado o post, quando manifestaste a tua indignação aquando da atitude vergonhosa de alguns adeptos à chegada dos jogadores do Benfica da Bélgica. É que fui consultar os arquivos da altura e não aparece lá nenhum com o nome de Xadrez ou de Marogui. A ser verdade que retiraram o teu post (só pode ser tratando-se de um boavisteiro equidistante do FC Porto e do Benfica) acho vergonhoso o que te fizeram. Mas não desanimes na tua luta pelo fair play. Tal como eu, há aqui imensos portistas que agradecem o discernimento, teu e do Marogui, e o vosso combate desinteressado a favor dos jogadores do Porto. Se vocês, dois tripeiros em um como os actuais champôs, não protegem os interesses do Porto, quem os protegerá?

Re:OFF Topic-Ameaças.

eu diria mais! eu colocava o Bom Senso para legimitar, ou nao, todos os off topic. So assim se conseguiria equilibrar o relvado para niveis de bom senso, coerencia e inteligencia!

Re:OFF Topic-Ameaças.

O bom senso protege!
Há que irradicar estes tipos que inventam notícias...
E, claro, acabar com os c(Plo)nes todos do Relvado... lol

Ó amigo...

Se essa notícia saiu só no jornal "A Bola", então não é de estranhar, porque esses c*b*õ*s desses jornalistas desse jornal vermelhinho facilmente confundem incentivos com ameaças... Se por acaso saiu em mais algum jornal, sinceramente duvido que tais ameaças passem daí: de ameaças...
Cumps

Re:Ó amigo...

O Jogo também informa e diz mais, que houve agressões e insultos.
Se é assim que se dá moral aos jogadores...estamos conversados.

Re:Ó amigo...

E o JN também fala no caso.
Mas a Bola traz tudo muito mais ampliado e fala em coisas que nenhum outro fala.
Esperemos para ver o que faz PC. Se escolhe a equipa e perde os SD ou se escolhe a ele próprio e perde a equipa (e associados??)

Chegámos à Grécia ou a Turquia ou quê?

Pinto da Costa ( e demais direcção), a bola está do vosso lado. Espero que não chutem para canto...

Re:Ó amigo...

Vão chutar para canto!
E ainda se vão sair bem disto, não faltando quem vá ao "beija-mão".
Até apostava...

Re:Ó amigo...

Nao estou a ver os jogadores a aceitarem isso facilmente. Mas ainda é cedo para saber de reações.
Vamos ver o que se passa nesta semana e que condições serão dadas aos jogadores para treinar para o clássico

Re:OFF Topic-Ameaças.

Isso, vindo de quem vem não me espanta nada!

Cada um tem o que merece...

Moralidade acima de tudo

Todos nós sabemos que se um árbitro seguisse as regras implacavelmente durante os 90 minutos provavelmente certos jogos não acabariam devido ao facto de não haver jogadores suficientes.
Mas isso não acontece. Os árbitros pensam moralmente, tentam produzir juízos de valor que filtram, de entre as irregularidades cometidas durante o jogo, o que é mais grave, menos grave, o que é imperdoável, o que pode passar, sancionando apenas o que acham que tem mesmo de ser sancionado. Muitas vezes, após o intervalo, já foram informados dos erros graves que cometeram na 1ª parte, o que leva a que alguns, sobretudo os mais inexperientes, tentem compensar a equipa mais prejudicada, o que, para mim, é um erro ainda maior.
Mas, na minha opinião, eu acho que esse "juízo moral" deve continuar a ser feito porque, acima de tudo, o espectáculo deve ser preservado, pelo bem dos adeptos, que sempre foram e continuarão a ser o verdadeiro combustível da indústria futebolística...

Ó pá...

quem tem obrigação de preservar o espectáculo são os jogadores!!!
Eles é que têm de se preocupar unicamente em jogar a bola e não em simular penaltys, dar cotoveladas, ter entradas por trás etc, etc.
As regras existem, o árbitro está lá para as aplicar.
Lembro-me de aqui há uns anos no primeiro jogo do campeonato estavam decorridos 2 minutos de jogo e o Artur Jorge do Braga teve uma entrada por trás sem bola ao Manoel (na altura no Vitória). Resultado.Amarelo para o Artur Jorge (!!!) e 4 meses fora dos relvados por lesão para o Manoel!!
Os jogadores é que se deviam preocupar só com a bola...