Alargamento da I Liga na próxima época? | Relvado

Alargamento da I Liga na próxima época?

 

João Pestana diz: "Depois de Pimenta Machado ter ameaçado impugnar, através de um providência cautelar a 1ªLiga, consta que na reunião do G-18 em Alvalade irá propor, como medida de consenso, o alargamento do nº de clubes na próxima temporada. O que pensam de, em vez de 18, termos 20 equipas na 1ªLiga? Já discutimos várias vezes a necessidade de reduzir o nº de clubes, agora surge esta proposta para agradar a "gregos e troianos", ou seja, para agradar aos que pagam impostos e aos que não pagam. O que pensam disto e da posição do Presidente do Guimarães?
"

I Liga:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Olha quem a dizer o que!!?

Agora que as coisas nao estao a correr bem para o vitória , quer ver se ganha,na secretaria, como aconteceu no caso N´dinga,akilo que nao consegue nas 4 linhas.É hilariante vindo de quem vem.

Juizo

Apenas uma palavra "JUÍZO"

Disparate!

Essa hipótese nem deveria ser posta! Um alargamento iria empobrecer o nosso campeonato pois provocaria que mais duas equipas, que certamente seriam o Estrela e eventalmente o Vitória, continuacem um ano mais na 1.Liga, depois de uma eventual descida de ambas!
Se queremos melhorar o nosso campeonato, não será certamente desta forma...

agradar a gregos e troianos?

Caro João,
Estamos perante uma proposta que não é séria, da qual num passado recente foi o próprio signatário um forte antagonista, e você classifica como "proposta para agradar a "gregos e troianos""?
Quanto ao tema dos impostos... informe-se. Não existe nenhum clube que não tenha uma declaração assinada pela respectíva Repartição de Finanças na incrição para a presente temporada, logo todos estão legitimamente a competir na 1ª Liga, uma vez que tais declarações comprovatívas não podem ter efeitos retroactívos. Se alguém está em falta ( e deve ser alvo de julgamento) para a presente época são as Repartições de Finanças, não os contribuintes (neste caso os clubes). São temas que não podem (nem devem) ser abordados de forma leviana por quem tem formação jurídica (como é o seu caso!).
Na próxima temporada (espero eu) não deve ser possivel que se repitam este típo de situações. Espero que as declarações passadas correspondam a contribuintes cumpridores, e não a uma má performance das repartições de finanças.
Sabendo tudo isto, ainda lhe parece uma proposta para agradar aos seus "gregos e troianos"?
É apenas o "chefe do sistema do futebol português" no seu melhor, a tentar salvar na secretaria aquilo que ainda não está perdido nas 4 linhas.
Até uma próxima,
Kikas

Re:agradar a gregos e troianos?

A expressão é minha, no sentido da possível tentativa de amenizar o discurso por parte de Pimenta Machado propondo aos restantes clubes do G-18 um alargamento do campeonato nacional para que os que cumpriram as obrigações fiscais mas estão em vias de descer e os que não cumpriram e se conseguiram manter, continuarem na 1ª Liga.
Cuidado, que o facto das repartições de finanças passarem um documento comprovativo da regularização fiscal das dívidas, não representa em si mesmo, um valor inatacável do ponto de vista legal (sobretudo se foram passadas de formo pouco lícita, com tem sido sugerido...)
O "artº 35" causa um problema grave e de díficil resolução para a Liga, sendo comprovado que, de facto, há clubes que começaram a época sem estarem a cumprir as obrigações fiscais... Daí decorre a questão da concorrência desleal, por efecturem contratações ao abrigo desse incumprimento e pela permissão de inscrição de jogadores no decurso da época, com efectivo prejuizo dos clubes que podendo reforçar-se o não fizeram por estarem a ser contribuintes exemplares(ou quase...rs)
Eu , que fique claro, não tenho ainda uma opinião definitivamente formada sobre o assunto pois, se por um lado me parece justo, no plano do desempenho desportivo, que os clubes estejam no lugar que merecem pelo seu esforço durante a época; por outro é injusto que uns, que podendo reforçar-se para terem um plantel mais competitivo o não fizeram pelas razões descritas e outros não se preocupando com a situação fiscal se reforçassem para subirem os niveis competitivos e tivessem alcançado melhores resultados... Agora, como resolver este problema? Os clubes que estavam em dívida (e sabiam disso, concerteza...) agiram de boa-fé ao entregarem declarações erróneas das repartições de finanças?
E os que agora estão a arguir a ilegalidade deste campeonato estão a agir de boa-fé, apenas levantando a questão agora, no fim do campeonato com quase tudo definido?
É um problema para o poder judicial resolver, um poder "trave mestra" de um Estado de direito democrático...
                    -João Pestana
P.S.-Espero que tenha compreendido melhor o meu artigo, a questão fulcral que eu queria ver discutida era a do alargamento, não se sinta ofendido pelas minhas expressões populares ou figuras de estilo, tratou-se apenas de caracterizar o discurso de Pimenta Machado...

resposta

A posição do Dr. Pimenta Machadonão é mais do queo reflexo da época do Vitória... Depois de se ter voltado para o boavista, o dr. pimenta machado não tem outra alternativa para se tentar salvar da contestação k tem sentido. Uma época desastrosa do vitória, aliada á excelente campanha do Boavista com o treinador dispensado por ele mesmo é realmente um sapo duro de engolir. Com a possível descida do Vitória, Pimenta Machado corre o risco de ser corrido do trono que ocupa na cidade berço. Assim, a única solução será a tentativa ridícula de fazer um campeonato nacional sem Benfica, Salgueiros, Farense, Belenenses... e mais alguns que não foram ainda divulgados. Também isto não deixa de ser estranho,uma vez que se tem conhecimento das dívidas de alguns clubes, qual será a explicação para o encobrimento de outras??
Espero para ver...

Alargamento da 1ª Liga

Afigura-se-me triste que os dirigentes do nosso futebol queriam embarcar em devaneios destes! Onde é que o nosso "paísinho" tem capacidade para uma 1ª liga com mais clubes do que os que já tem, e mantê-la competitiva? Se com os 18 clubes actuais a Liga é o que é, mais clubes só iriam prejudicar o já triste cenário. Que tal DIMINUIR o número de clubes para 16 ou mesmo para 14? Assim, a competitividade entre os clubes aumentaria com certeza, e havia tempo para preparar condignamente a Selecção Nacional, para não acontecerem mais vergonhas como Paris 25/04/01 de má memória.

saudações

Re:resposta

O dr. Pimenta Machado anda no futebol há muito tempo. É um dos melhores, e não o melhor, dirgentes desportivos, tem experiência e peso suficiente no futebol nacional para poder tomar decisões como impugnar o campeonato! É claro que, por todas estas razões causa a inveja e dor de cotovelo a muita gente!
Pimenta é um "grande" e age como tal. Contudo, não pode agradar a gregos e a troianos... ele só demonstra que não se intimida nem se amedronta facilmente. Tem as suas convicções e age de acordo com aquio que pensa! Faz o que tem a fazer em prol do seu Vitóriade Guimarães!

Re:resposta

Acho que o Pimenta devia deixar Direcçao do Vitoria e ir para a Direcçao da Liga(como fez o major).Talvez assim deixem de tratar o Vitoria da forma que o fizeram este ano.E muito facil dizer que o Vitoria nao teve uma boa epoca mas ninguem fala da forma como fomos empurrados para baixo.Se a equipa dava sinais de melhoras la vinha o sr.Bruno Paixao,Olegário,Lucílio e outros dar um ar da sua graça para agradar aos srs. que tratam das classificaçoes(ver jogos com Braga(fora e em casa),Salgueiros(f),Porto(f),Farense(f),Alverca(f),Estrela(f),Beira-Mar(f),Sporting(f),Gil Vicente(c),Belenenses(c)...).
Depois dizem que os erros dos arbitros nao servem de justificaçao.Quando sao tantos e todos para o mesmo lado nao ha equipa que resista!!

Dr. Pimenta Machado

Com as suas teorias penso que daria um excelente político.

Em vez de se preocupar com as dívidas ao fisco , penso que deveria
se ter preocupado com a sua equipa

Já pensou em largar o TACHO e entregar a quem goste de futebol e não de aparecer na televisão.

Um abraço da MADEIRA

Hmmmm...Vamos lá ver

Alargar o número de clubes parece-me francamente mau, pois fará decaír a qualidade do futebol praticado, que tanto se fala em recuperar.

No entanto, devemos ter em conta que outros interesses falam mais alto que a defesa do desporto e muitas vezes são esses a prevalecer.

Já o Pimenta Machado, devia ter era juízo pois já anda nisto há tempo suficiente para tal.

Como disse um anónimo...
" (...) o Guimarães precisava era duma chicotada presidentológica"

:)))

* PLO *