Ainda se lembram do que é ser bi-campeão? | Relvado

Ainda se lembram do que é ser bi-campeão?

 

Se formos ao histórico dos campeonatos nacionais, reparamos que a última vez que o Benfica se sagrou por duas vezes seguidas campeão de Portugal foi há quase duas décadas e meia atrás, na época 1983/1984, tendo ficado 3 pontos à frente do vice-campeão, Porto, com 52 pontos.Já no caso do Sporting temos que recuar aos longíquos anos 50, na época 1953/1954, há quase cinco décadas e meia (!), onde o clube conseguiu pela última vez a proeza de se sagrar campeão em dois anos seguidos. Neste caso, esta época foi o ano em que festejaram o seu único tetra-campeonato da sua história. É dose!E é por via das estatísticas que encontramos o clube dominador das últimas 3 décadas no futebol português, o FC Porto, que é nestes largos anos o clube número 1 em Portugal e tido como um dos gigantes europeus. Sagrou-se por diversas vezes bi-campeão nacional ao longo da história e mais particularmente após o 25 de Abril de 1974, o Dia da Liberdade, tendo-se sagrado bi-campeão nacional por 5 vezes (1977/78-1978/79; 1984/85-1985/86; 1991/92-1992/93; 2002/03-2003/04; 2005/06-2006/07) não contando com o penta campeonato (1994/95-1995/96-1996/97-1997/98-1998/99)!
Sartor

I Liga:

Comentários [41]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Eu lembro-me!

E como lia o independente, também me lembro deles terem publicado a história do José Guímaro que foi apanhado por corrupção no caso dos quinhentinhos e que falava ao telefone com o Reinaldo Teles, que lhe oferecia dinheiro. Foi condenado o corrompido, mas nada aconteceu a quem o corrompeu! E também me lembro do programa "Donos da bola" da SIC, que desvendou que o Porto pagava viagens de árbitros ao Brasil. Ainda recentemente num tribunal isso ficou provado, o que ficou por provar foi o benefício do clube ao pagar essas viagens, mas enfim... E tu, lembras-te disto? Ah e também me lembro de ter ido comemorar o calcanhar do Madjer, com a bandeira do Benfica, numa terra de sportinguistas e onde a maior parte do pessoal que andava na rua a comemorar, era de todos os clubes menos do Porto. Nessa altura, o pessoal vibrava com a vitória dos rivais, porque era uma equipa portuguesa a ganhar, aliás portistas em Leiria, na minha infância eram muito poucos e hoje em dia, aqui no Algarve não são mais.

Re: Eu lembro-me!

E será que tb é do mesmo tempo em que.. - vocês ofereciam prostitutas aos árbitros estrangeiros tal como relatou mr king?.. - vocês coagiam árbitros a nível interno (principalmente Gaspar Ramos) como nos fez saber Jorge Coroado?.. - o vosso capitão levantava o braço e era o suficiente para o árbitro assinalar falta, como contou o.. próprio Humberto Coelho? E quantos aos festejos essas histórias valem o que valem. Também me lembro de ver a minha turma a torcer ferverosamente pelo slb na final de 1990, sendo que a maioria eram portistas. E depois?.. cumps ps - o benfica foi bi-campeão pela última vez em 1983 e 1984 e não em 93 e 94..

Re: Eu lembro-me!

Sou do tempo do Gaspar Ramos e não gostava dele. Já do tempo do Humberto Coelho, infelizmente não sou, pelo que não posso emitir opinião. Aquilo que sei, é que desde que assisto ao futebol, décadas de 80, 90 e 2000, posso-te dizer que nunca assisti a roubos tão grandes e descarados, como aqueles da década de 90, quase sempre a favor do teu clube. E tu, desde quando é que vês futebol? Não tenhas dúvidas, o Pinto da Costa sabe mais de futebol a dormir, que os outros todos acordados e isso é a base para o sucesso, mas também existiram muitos cozinhados, não aqueles a que o apito dourado se refere, mas antes, durante os anos 90, em que nem sequer havia os telemóveis...

Re: Eu lembro-me!

Eu comecei a ver jogos de futebol ao vivo em 1986 e pela mesma altura tb me tornei fanático pelos relatos de futebol. O que me lembro da década 80 e inicios de 90 eram aqueles célebres descontos de tempo intermináveis e pénaltis caídos do céu a favor do slb. Aquela história do Humberto Coelho é mais antiga, mas foi ele próprio que contou no programa da tvi de futebol há 3 ou 4 anos atrás. Apenas vem confirmar o "poder" do benfica nessa altura. Qt à década 90 propriamente foi a época das equipas e classificações miseráveis do benfica, que culminou em 2000 com um 6º lugar e humilhações a nível interno e europeu. Toda agente se lembra de 11s encarnados recheados com scot mintos, thomas, marcelos, paredões e uma infindável lista de nomes sem classe para o slb. Foi sem dúvida a década da incompetência benfiquista! Não é por acaso que temos bailes de bola azuis e brancos em plena luz, na qual se inclui a goleada histórica de 5 - 0. Também não é por acaso que José Eduardo (q não é portista como se sabe) disse «que não se pode comparar o futebolzinho do benfica com o futebol de classe internacional do FC Porto) durante um jogo em 1997. Podes falar de arbitragens e do que quiseres, e certamente tb não faltarão inúmeros exemplos de roubalheiras escandalosas a favor do slb), mas não podes negar as diferenças abismais entre a qualidade do Porto e do Benfica nessa altura.

Re: Eu lembro-me!

Nunca neguei as qualidades de alguns plantéis do Porto, no tempo em que o Benfica ainda tinha também plantéis iguais ou superiores, antes portanto, dos Scott Mintos e afins. O que também não é díficil de perceber, para qualquer adepto do futebol, é que os jogos nas Antas, estavam viciados à partida. Não havia nenhum árbitro que tivesse coragem de marcar um penalty ao Porto, em plenas Antas. Idem aspas, para um lance em que fosse necessário expulsar. Aliás, comprovou-se isso nos vários jogos em que os jogadores do Porto perseguiam os árbitros, que tinham um medo do caraças, de fazer aplicar as leis. Assisti a imensos jogos, em que o Benfica foi espoliado nas Antas, com golos anulados por foras de jogo inexistentes, ou o Baía a defender a bola com as mãos fora da área. Valia tudo! Repito, existiu mérito do Porto, porque também foram construídas boas equipas e nem tudo se pode ficar a dever aos árbitros. Mas isso não invalida que tenham existido erros escandalosos, no início da década de 90 e quase sempre a favor dos mesmos.

Re: Eu lembro-me!

"e nem tudo se pode ficar a dever aos árbitros" esta é de artista! português! Nem tudo, Ricardo Prozac! Nem tudo! Bravo! Bravô! bis! Andavam a ser corridos aos 5 e aos 7 dentro e fora de portas, a acabar campeonatos em 3º, 4º e 6ºs lugares, a pedinchar ESMOLA para não fecharem as portas para todo o sempre, e era o papão, o mauzão do Porto que andava por trás daquilo tudo, enquanto se sagrava PENTA-campeão, com um Jardel que marcava acima de 30 GOLOS por época durante 4 anos e um plantel recheado com Jardeis, Baías, Jorge Costas, Zahovics, Drulovics, Capuchos, Edmilson, Arturs, Aloísios, e mais uns outros pobres coitados como estes! Do outro lado eram Washington Rodriguez! Okunowos! Mauros Airez! Marcelos, Paredões, Nelos, Tavares, Jorges Soares, Calados, Machairdis, Pringles, e mais um saco cheio deles, que todos juntos não faziam UM. Mas nem tudo...nem tudo!

Re: Eu lembro-me!

No início da década de 90 andávamos a ser corridos da Europa e a ficar em 6º no campeonato? Sartor, deves estar distraído, ou então confundes 1990, com 2000. São só 10 anos de diferença... Mas e que tal negares aquilo que escrevi no post inicial? É mentira aquilo que me lembro?

Re: Eu lembro-me!

ó amigo, eu ainda sou do tempo em que o Benfica estava por cima e LEMBRO-ME de como era! É como diz o Zefil, a parafrasear o Humberto Coelho: era só levantar a mão para o árbitro assinalar falta! O ponto de viragem veio em 94, pois no princípio de 90 era ela por ela, o Porto ganhava um, o Benfica ganhava outro, como assim já era nos anos 80 (com ascendente para o Porto à medida em que o tempo corria). O Porto sagrou-se PENTAcampeão em plenos anos 90 e acabou a década em baixo, onde durante 3 anos ficou sem festejar um título. Quando é que foram esses roubos? Quando andavamos taco a taco convosco até 90 e poucos? Quando vocês se sagraram campeões em 94? Ou quando nós, com uma equipa FABULOSA nos sagrámos PENTAcampeões nacionais, enquanto vos espetávamos 5 na Luz e vos corríamos recorrentemente a 3 e a 4 secos em casa, enquanto íamos a San Siro ganhar ao Milan? Talvez os roubos sucederam quando não fomos campeões durante 3 anos no final da década de 90-início do século! Mas não! Eram as forças ocultas que impediam o benfica de ganhar! Agora e sempre, amen.

Re: Eu lembro-me!

Forças ocultas? É oculto o que está nas escutas, ou o que foi dito pelo Guímaro ou o pagamento das viagens a árbitros? Não me parece que se possa chamar a esses esquemas, forças ocultas. De qualquer modo, a partir do momento em que mentes, dizendo que te lembras bem de quando o Benfica estava por cima, bastando ao Humberto Coelho levantar o braço, para ser fora de jogo, acaba o debate. É que para te lembrares disso, ou viste os jogos no canal História ou então comçaste a ver o Benfica no berço... Voltando ao meu comentário anterior: tu perguntas no artigo, se nós nos lembramos do Benfica ou do Sporting bi-campeão. Eu respondo que não e pergunto se te lembras do caso das viagens ao Brasil ou do Reinaldo Teles a oferecer dinheiro ao Guímaro. A isto tu não respondeste! Quanto ao Humberto Coelho, não me recordo disso, mas não tenho problemas em admitir que o Benfica, o Porto e o Sporting, eram muitas vezes beneficiados em caso de dúvida, quando jogavam com equipas mais pequenas. Se isso ainda hoje acontece, era certamente mais frequente no passado. Peço desculpa, mas não vou responder, já perdi tempo suficiente no relvado hoje!

Re: Eu lembro-me!

lembro-me quando o Benfica ainda estava por cima, quando entre os oitentas e os princípios de 90 lutava taco a taco com o Porto! Não disse que via os jogos do tempo em que o Humberto Coelho jogava, mas SIM que testemunhava o que acontecia, que ele confessou: "os lances do levanta a mão e é falta", adoptados por linhagem de descendência no teu clube. quanto ao resto, a partir do momento em que lanço um artigo (que foi escrito há quase 2 anos) e tu respondes-me a falar de outra merda qualquer que nada tinha a ver com o artigo, foi o momento em que me perdi do teu raciocínio, pelo que não tive como te responder a uma resposta que deste, que não tinha um padrão de raciocínio lógico ao que eu havia escrito...

Re: Eu lembro-me!

Depois da citação de Jorge Gonçalves que mais ninguém parece ter visto, surge a declaração de Humberto Coelho à TVI há 3 ou 4 anos... que, presume-se, também mais ninguém terá visto. Enfim...

Re: Eu lembro-me!

Aguenta aí q eu ja te vou lixar com a do Jorge Gonçalves ;)

Re: Eu lembro-me!

Lixa à vontade, Zefil. A criatura já merece a credibilidade que tem, mas, ao menos, que "diz que disse" tenha alguma fonte ou comprovativo factual.

Re: Eu lembro-me!

Que «diz que disse» car***?!! Então se sou eu que estou a dizer que VI (1ª pessoa!) e que LI (1ª pessoa!) não há nenhum «diz que disse»!! Não tenho imagens do programa da tvi mas tenho aqui a edição d'Abola de onde retirei as declarações de Jorge Gonçalves e por isso mal tenha a minha máquina fotográfica operacional, vou colocar essa cena on-line. Lá ficas tu com a tua fonte ou o comprovativo factual..

Re: Eu lembro-me!

Qualquer pessoa que te cite, que não tu, será um "diz que disse". Portanto, calminha. E sim, tira lá as fotografias à vontade. Se isso for verdade, e se se apurar que isso é verdade e que não passa de mais uma manigância para esse sujeito ser falado, que o Sporting perca tudo o que ganhou enquanto esse homem foi nosso dirigente e que, claro, este seja preso. E tu, tens alguma coisa a avançar quanto a casos de assunção de corrupção assim mais recentes?

Re: Eu lembro-me!

Se é verdade ou não, é coisa que não posso afirmar com 100% de certezas. O que eu sei que é verdade é que essas declarações estão escritas e serão disponibilizadas brevemente para que todos possam ver. Aliás já digitalizei e já coloquei mesmo online essas declarações, mas a qualidade está péssima e não se consegue perceber porra nenhuma. Qt a casos de corrupção mais recentes tb eu gostaria que fossem investigados outras coisas que não só aquelas referentes ao FCP. Certamente que não faltaria matéria. Mas é claro, as escutas não são para todos..

E ser bi-vice-campeão será que se lembram?..

Penso que é mais justo e realista apelar à memória dos relvas para acontecimentos mais recentes.. Eu dou uma ajuda. SPORTING Neste momento é TRI vice-campeão e prepara-se para um inédtio Tetra! Antes disso tinha sido TRI vice-vice-campeão (2003, 2004 e 2005). De destacar também um TRI vice-vice-vice-campeonato entre 1986 e 1989! BENFICA Já o slb foi recentemente BI vice-vice campeão por duas vezes! Entre 2005 e 2007 e 1998 e 2000. Tem um BI vice-campeonato em 2003 e 2004, e em 1992 e 1993. Se tudo correr bem ainda se poderá sagrar esta época BI vice-vice-vice campeão! Tris é que para já nada..

"tido como um dos gigantes europeus"

+1 Hilariante, ali para o imbecil da teoria da conspiração salazarista...!

Eu proponho uma vaquinha...

...para comprarmos uma chupeta a este user, ou então, se houver uma disponibilidade financeira maior por parte do resto dos relvas, o pagamento do alojamento numa instituição de tratamento psiquiátrico, onde este pobre user pode receber ajuda a fim de debelar o grave problema de anti-benfiquismo primário de que sofre. És tão triste, que nem os portistas sérios te ligam, só os doentes como tu fazem vénias a essa destilação de ódio...

Re: Eu proponho uma vaquinha...

eu é que preciso de tratamento psiquiatrico, eu é que sou triste, mas tu é que escreves com um nick de "pilacurtasul". Não escreves em função de ti próprio, mas em função dos outros... mais palavras para quê? é que ainda fosses um "pilagrandesul", poderias dobrá-la e enfiá-la no cu, para teres um mínimo de satisfação, já que o os teus dois clubes, o benfica e o anti-porto, não te andam a ajudar muito... ps- ninguém me liga, ninguém me liga, menos tu...já vais com 2 posts, não a falar do artigo, mas de mim. hèlas.

Re: Eu proponho uma vaquinha...

Não te vou responder mais. Deixo o teu próprio artigo mostrar a tua demência.

Re: Eu proponho uma vaquinha...

isso, não me respondas mais, come antes uns ovinhos de páscoa que isso te passa rápido. ps1. atenção aos ovinhos de páscoa de chocolate, não comas muitos desses que depois ficas com espinhas na cara. ps2. e não abuses no pão de ló, que senão acontece-te como a fábula do gato que tanto pão de ló comeu, que inchou e inchou e rebentou. Tu, já tão inchado como andas, ainda corres o mesmo risco. Fica na paz do Senhor.

Re: Eu proponho uma vaquinha...

Vá, vai lá brincar... Deixa estas coisas dos computadores para gente crescida... ;)

Re: Ainda se lembram do que é ser bi-campeão?

tem muito que se diga essa hegemonia do pinto da costa... do porto peco desculpa...

Então?!

Há que saber perder e saber ganhar, e como portista acho que não vale a pena enviar artigos destes...

Re: Então?!

porque?

Óbvio que não!

Mas o que queres com este artigo? Saber mesmo se benfiquistas e sportinguistas se recordam ou que estes digam que "Não, porque o Porto é melhor ..blá..blá..blá"!? Sei lá qual será o 1º a quebrar o tal enguiço, nem me preocupa muito o titulo de bi, tri, tetra, etc ..apenas o titulo de campeão chega.

apenas o titulo de campeão chega.

Para mim, o motivo de estarem onde estão.

Re: Ainda se lembram do que é ser bi-campeão?

Não faço ideia qual dos dois será o 1º a quebrar o enguiço mas há sempre uma modalidade em que isso acontece seja futsal, atletismo ou outra qualquer. Não é a mesma coisa que no futebol mas serve de lenitivo, lembro-me dos anos 60 e 70 em que andávamos na amargura no futebol e havia o ciclismo e o andebol para nos alegrar até levava o rádio para a praia para acompanhar o fim das etapas e vibrar. Estamos no galarim há muitos anos e vai acontecer certamente uma altura que vamos quebrar, espero que seja daqui a muitos certamente, e achincalhar os adversários quando estamos contentes e felizes não é próprio do espírito do dragão que cresce por todo o lado agora mas que nasceu na Cidade do Porto terra que foi sempre de boa gente e hospitaleira com os forasteiros. Temos certamente muitas mágoas com certos adeptos que nunca digeriram bem a nossa superioridade nos apelidaram de tudo a mais ridícula de todas de "clube regional" como se os clubes não tivessem sempre um lugar onde nasceram e se formaram - para mais sendo o FCP natural da cidade de onde nasceu o nome de Portugal e que Camões enalteceu sempre. Contudo, há muita gente nos nossos adversários que não merecem serem achincalhados - os comentários no Manchester-FCP assim o atestam, ser do FCP mesmo que não se seja natural da Cidade do Porto é ter o espírito tripeiro e esse espírito significa podermos ter momentos de enervamento de dizermos palavrões de nos enfurecermos mas passados esses momentos voltamos a ser aquilo que somos; gente que recebe bem os outros, a quem pagamos um copo ou almoço, a quem abrimos o coração e contamos as nossas intimidades - atributos que não são exclusivos dos tripeiros claro mas do nosso Portugal que tem muitos defeitos e problemas mas também muitas virtualidades, aqui não existem ódios e separatismos como existem em Espanha. Não desvirtuemos em horas boas a essência daquilo em que fomos sempre bons.

Ainda se lembram?

Os Portistas dizem: - Ainda se lembram de ser bi-campeões nacionais? Os Benfiquistas dizem: - Ainda se lembram do que é ser bi-campeões europeus (ou seja ganhar em anos consecutivos o maior troféu europeu)? Os Sportinguistas dizem: - Ainda se lembram de terem formado dois jogadores que foram considerados pela Fifa como o melhor do mundo? Serve este comentário para demonstrar que este tipo de perguntas dá para o que quiseres...