O acordar português na Europa | Relvado

O acordar português na Europa

 

E Marogui acrescenta: "será o
Rio Ave um sério candidato a uma presença na UEFA? Se o conseguir como será o
desempenho da equipa?"

I Liga:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

infelizmente

tenho tido oportunidade (esta é felizmente) de conversar com jornalistas da Europa toda de cada vez que o Porto joga na Europa, inclusive com chefes de redacção e de transmissão. Tenho também tido a oportunidade de ouvir alguns telefonemas para os headquarters jornalísticos nos seus respectivos países de origem. Isto tudo para dizer o quê? Para dizer que infelizmente (ca esta o título) o FC Porto é mesmo a única equipa Portuguesa reconhecida lá fora. Infelizmente para Portugal, Benfica é sinónimo de outros tempos e Sporting há inclusivé quem não conheça, e quem conhece normalmente é apenas como clube de origem do Cristiano Ronaldo! (não, já ninguém se lembra donde veio o Figo e o Quaresma aquece bancos na catalunha).
Em vária conversas tive oportunida de perguntar sobre o futebol português, equipas portuguesas, etc. Sobre o Porto sabem tudo, inclusivé resultados nacionais, nomes de suplentes, jogos da época passada (!), bastante mesmo. (Paulo Ferreira is a Fucking Great Player -- dizia noutro dia um jornalista) Alguém bastante elevado na esfera jornalística da ITV dizia-me noutro dia que o Porto já se estabeleceu entre os grandes da Europa, já ninguém os quer apanhar e que todos têm medo de jogar no Porto. Que o clube têm conseguido mantêr-se na alta roda europeia e que tem tudo para lá ficar. Quando perguntado sobre Benfica a resposta foi esclarecedora..."mmmmm....i think Simão plays there...but I don't know nothing about them. I remember Eusebio..." (preciso palavras?)
Sobre Sporting é o que eu disse: " Cristiano Ronaldo played for Sporting!"
Por muito que se discuta internamente estes assuntos, a melhor maneira de ter uma real noção do que lá fora se acha de nós, é mesmo falar com Jornalistas desportivos estrangeiros. (e estes têm obrigação de perceber mais que o comum cidadão sobre Futebol!)
Após conversas com jornalistas Espanhois, Franceses, Italianos, Gregos, Holandeses, Belgas, Ingleses, Escoceses, Dinamarqueses, Alemães, Noruegueses, Finlandeses, Suecos...e alguns mais que me escapam agora, sinto-me qualificado para falar sobre o reconhecimento do futebol Português lá fora, e esse reconhecimento é simples: FC Porto. Só e apenas.
Esperemos que a situação melhore nos próximos anos, pois não é nenhum motivo de orgulho para Portugal ser reconhecido apenas por um clube.

ps.: Quanto à selecção nacional...acham uma boa equipa, Rui Costa é extremamente menos reconhecido do que possam imaginar, Figo é a estrela da companhia, Paulo Ferreira é muito bom, Ricardo Carvalho não percebem porque começa no banco, perguntam o porquê do Maniche não jogar na selecção, dizem que o Baía se retirou da Selecção (onde isto já vai), e acham que portugal joga bem mas não têm consistência nem experiência para ganhar, talvez chege às meias dizem.

Tão depressa se sobre...

... como se desce. A verdade é que esse "acordar" não é mais que o Porto a confirmar-se como um dos grandes da actualidade e outra equipa (o ano passado o Boavista, este o Benfica) a ir muito além do esperado.

Quantidade > Qualidade, não se esqueçam. Prefiro um FCP e um Boavista como um ano passado (vitória na final à parte) que um Porto "à octávio" + Sporting como na ultima prestação na CL + Benfica à là Celta + Leiria à là dois ultimos anos + Braga a fazer não sei o quê + Nacional à là não sei quem + quem quer que venha.

Como a não ser que venha o Mourinho II + Paulo Ferreira II + Ricardo Carvalho II + Deco 2003 II + etc II duvido que o Porto mantenha este nível altíssimo. E de resto, já sabemos como é o resto. De nada serve mandarmos 4 ou 6 equipas se são sempre duas que se aproveitam.

correcção

erm, devia ler-se um sinal de diferente onde meti "Quantidade > Qualidade". my bad, I'm sorry.

O acordar portugues na Europa

O titulo diz quase tudo. A pergunta que foi feita tambem...

Vi aqui muitos comentarios discordantes, mas ninguem parou para pensar, que se calhar o artigo que eu propus nao era exactamente como o que foi transcrito?

"Quem ganha títulos para Portugal é a Selecção Nacional, ponto final. Em 2003 quem ganhou a Taça Uefa foi o FC Porto, outro ponto final. "
- Eu nao sou portista nem portuense, nem tenho qualquer afinidade com qualquer jogador, dirigente ou tecnico do FCP. Porque sera que eu senti que aquela vitoria tb foi minha? Sera que foi por eu ser portugues... como de resto e o FCP?

"..mas o que também não deixo passar é que agora que o Porto ganhou algo que os outros vêem apenas em fotografias se diga que "Portugal ganhou..."
- Quando os outros ganharam aquilo que agora se ve apenas em fotografias a preto e branco, nao foi Portugal que ganhou? Ca para mim, foram esses feitos que colocaram Portugal no mapa futebolistico da Europa...

Saudaçoes Benfiquistas!

Uma resposta com princípio, meio e fim

Princípio:

Vi aqui muitos comentarios discordantes, mas ninguem parou para pensar, que se calhar o artigo que eu propus nao era exactamente como o que foi transcrito?

Devolvo-te a questão, Ricardo. Já paraste para pensar que não és de longe o primeiro a quem isso acontece?
Agora, se tu não tens culpa, quem lê muito menos. Depois não tens porque te melindrar. Nunca me insurgi directamente contra ti (e até a primeira coisa que fiz foi pedir desculpa pelo que vinha a seguir). Bato-me é contra uma certa mentalidade, que até sei que não possuis.

Meio:

"Quem ganha títulos para Portugal é a Selecção Nacional, ponto final. Em 2003 quem ganhou a Taça Uefa foi o FC Porto, outro ponto final. "

Concordo plenamente com isto aliás posso dizer que..espera..ah pois tá bem...fui eu que escrevi isto, desculpa :)


- Eu nao sou portista nem portuense, nem tenho qualquer afinidade com qualquer jogador, dirigente ou tecnico do FCP. Porque sera que eu senti que aquela vitoria tb foi minha? Sera que foi por eu ser portugues... como de resto e o FCP?


Temos de esclarecer o significado dos termos e o que se procura defender/rebater. A vitória é tua? No sentido em que ficas contente com ela? Então é. No sentido e que sentes que é com aquele clube que tens maior afinidade, por esta ou aquela razão, e que queres ver vencer a todo o custo, então não é.

O Porto não é o teu clube. Aceita isso ou torna-te sócio. :)

Há malta que puxou pelo Porto sem ser portista (uns mais outros menos) mas que nunca poriam um cachecol do Porto ao pescoço fosse em que condições fossem. E eu aceito isso na boa...

Já sei que se calhar és diferente. Mas tu és uma das excepções. Enquanto não fores a regra...toca a pagar os 7 euros :))

Para finalizar:

- Quando os outros ganharam aquilo que agora se ve apenas em fotografias a preto e branco, nao foi Portugal que ganhou? Ca para mim, foram esses feitos que colocaram Portugal no mapa futebolistico da Europa...

A rivalidade clubistica da altura não era o que é agora e o Benfica não serve de exemplo porque o Benfica era de facto o representante do país. A nação sentia-se representada pelo Benfica e estou a falar para aí de 9 milhões e meio e não de 6.
Além do que era o Benfica que constituía a larga maioria da selecção nacional. Por isso comparar o Benfica glorioso da altura com o Porto de agora não serve, neste contexto...

* PLO *

Ps: Tens certeza de que queres picar nos comentários por aí fora? Tudo bem, mas já me podias ter dito :)))

Quer queiramos

...quer não,é graças ao Porto.

Alguma vez teria que ser...

Andebol, alguma vez teria que discordar do que escreves. Discordo da forma do que escreveste e não tanto do contúdo daquilo que escreveste. Então Portugal ganhou a Taça UEFA e o FCP está a fazer um boa prestação na Liga dos Campeões (LC)??Das duas, uma:Ou Portugal ganhou a Taça UEFA no ano passado e esta ano Portugal está a fazer uma boa figura na LC ou o FCP ganhou a Taça UEFA e este ano está a fazer uma boa campanha na LC!!Não pode ser Portugal quando se ganha e FCP enquanto só se faz uma boa campanha..
Quam ganhou a taça foi o FCP,representando a Liga Portuguesa. Há Portugueses que têm orgulho nisso e há Portugueses que não têm orgulho nisso. Eu sei que tu tens orgulho, mas não pude deixar passar o que achei ser uma incoerência na forma.

Um abraço e boa sorte para logo!!

Pois...

Quando o F.C.P vence já é uma vitoria Portuguesa, quando o Boavista ajuda é uma Vitoria Portuguesa, quando o Benfica ou o Sporting ganham uns joguitos a vitória é da cidade de Lisboa...
Realmente só o F.C.P é que dá alegrias a este Pais cada vez mais triste, mas também dá muitas tristezas a alguns Portugueses, e para esses as Vitórias do F.C.P não são vitórias de Portugal.

GRAÇAS A DEUS SOU PORTISTA.

Re:Pois...

"quando o Benfica ou o Sporting ganham uns joguitos a vitória é da cidade de Lisboa..."

Mas como é que isso é possível... se o Sporting nunca ganhou nada?

Re:Pois...

Eu disse uns joguitos... :)
Porque se o Sporting ou o Benfica estivessem na posição do F.C.P era o fim do mundo na comonicação Portuguesa, já assim é mais importante o cabelo do Nuno Gomes doque as vitórias do F.C.P...

Re:Pois...

Ao que parece, existem uns papiros com referências a umas taça das taças. Não há comprovação oficial, mas costuma haver um fundo de verdade para todos os mitos! :)

Gein

Gein

Eu sei!... :P

(...mas era mais a Taça das Cidades com Feira... acho eu)

Re:Gein

Por acaso... já viste que mudaram o nome às taças todas que ganhámos? É mesmo mau! :(

:)

Gein

Re:Pois...

Não percebo muito bem porque dizes que quando Benfica e Sporting ganham é uma vitória lisboeta. Esse discurso bairrista, do orgulhosamente sós contra todos já passou de moda. Para mim, clubes portugueses na Uefa apoio-os como o faço com o Sporting na Superliga e em tantos anos de lisboeta, nunca ouvi dizer que quando o Sporting ou benfica ganham a vitória é da capital...

Re:Pois...

Eu não sou bairrista, gosto da minha cidade mas adoro Portugal pelo seu todo, Gosto imenso de Lisboa, e de alguns Lisboetas, Adoro o Alentejo, e curto o Algarve, portanto Bairrista não sou! Apenas fico chateado porque para Portugal reconhecer o F.C.P o F.C.P tém de fazer 20 vezes mais doque os clubes de Lisboa, mas isso tamb´´em existe em todas as outras areas da nossa sociedade...

Re:Pois...

Pelo teu email falso estou a ver que Baía não é português...

Com isso está tudo dito - se há quem fique contente com as tristezas de outros, não merece a alegria de ser port(o)guês só para o que lhe interessa.

Re:Pois...

Deste-te ao trabalho de ler o que escreveste?

Em que ficamos? As vitórias do FC Porto são reconhecias por Portugal e tu ficas contente com isso? Ou não são e tu ficas contente com isso?

E já agora, onde é que viste isso das vitórias de Lisboa?

Agradeces a Deus por seres portista?
Muito se poderia dizer sobre isto.

Gein

Re:Pois...

Eu fico contente quando Portugal der valor ao F.C.P por ser uma instituição que representa uma Cidade magnifica e não só quando o F.C.P ganha.
E digo isto porque muita gente diz-se feliz pelos sucessos do Porto e depois é só velos a insultar os seus sócios e adeptos...

Peço desculpa ao líder...

...mas cá vai o PLO ter um daqueles comentários "à PLO" onde podem aproveitar para bater à vontade...

Meus caros,

Quem ganha títulos para Portugal é a Selecção Nacional, ponto final. Em 2003 quem ganhou a Taça Uefa foi o FC Porto, outro ponto final.

Não gosto, como vejo muitos a não gostar embora por motivos diferentes, que se apregoe o quanto o FC Porto se esforça - coitadinho - para trazer pontos para Portugal e possibilitar o país de ter mais equipas em provas europeias.
Quando se fala nisto, parece que é crime e que o Porto não faz mais do que a obrigação e que os portistas são um bando de hipócritas (pois, eu se calhar sou o maior deles todos, já sei). Andar a arrecadar pontos para um país que ainda tem o Porto atravessado na garganta parece-me de facto um argumento mesquinho. Não gosto sequer de falar nisto.

..mas o que também não deixo passar é que agora que o Porto ganhou algo que os outros vêem apenas em fotografias se diga que "Portugal ganhou..."

Portugal ganhou o tanas. Portugal que reconheça o FC Porto como o maior clube da actualidade, de forma incondicional. E não falo da meia dúzia de tristes do costume que estiveram aqui sempre a torcer pelo Manchester, pelo Lyon e agora pelo Milan, falo da sociedade portuguesa em geral e da imprensa desportiva em particular.

Aí concordo que se diga que Portugal ganhou a Taça Uefa..até lá paguem 7 euros por uma visita para poderem ver o raio da Taça.

* PLO *

tens o meu apoio, plo

estiveste bem. enkuanto houver praí trastes k desejem o pior ao porto, k seja sempre afastado na europa, etc e tal, k tenham a vergonha de se calar. o êxito é só n o s s o. e de kem nos apoia. kuanto aos outros...andor violeta e pé ligeiro.
ps. eu acredito nalguns scp's e slb's k de facto apoiam o fcp na europa.

Re:Peço desculpa ao líder...

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra!

  Concordo e discordo com o teu ponto de vista, mas que no final não deixa de ser um comentário válido, lá isso...

  Acho que todos os portistas desportistas devem assumir, e de uma vez por todas, a condição do nosso clube como um ícone nacional, capaz de mobilizar simpatia e apoio em toda o comprimento e largura do nosso país!
 
  É uma tarefa hercúlea, bem sei, pois os ataques (vulgo falta de reconhecimento) são constantes, mas tenho a convicção de que DEVEMOS!

  Por motivos profissionais encontro-me nos Açores e fiquei deveras surpreendido com o grupo de simpatizantes portistas de diferentes zonas de Portugal que "reuni" e aos quais me tenho juntado durante estas últimas jornadas históricas do nosso clube.

  Espantado fico por também verificar que nestas paragens ultraperiféricas as crianças, na sua generalidade, nutrem um grande carinho e entusiasmo pelo Porto! As perspectivas são as de que assim se mantenham nos próximos tempos...

  Logo, fé, tenacidade, confiança e uma digna arrogância levar-nos-ão a destronar os 6 milhões muito brevemente!

  Foda-se, nem vou ter tempo de ler isto, tenho de ir ver o Benfica!!!

  Saudações

Re:Peço desculpa ao líder...

Pois é, ó PLO, que te posso dizer?

Vivemos mesmo num país f*****...

:o)

eu

nem sei bem o que te dizer. eu acho que pelo facto de no artigo vir a dizer que, "finais p'ra portugal", não retira ou rouba o protagonismo dos clubes referidos (benfica e Porto), terem trazido pontos e prestigio para Portugal.

o Porto e o Benfica terem chegado a finais europeias implica indirectamente portugal, transmitindo a ideia de que nós portugueses, também temos futebol de qualidade.

não deixam de ser vitórias do Porto ou benfica ou sporting. não é??

ahhh no ano passado quando o porto venceu o celtic eu festejei os golos como se fossem golos do benfica contra o porto ou sporting. Não tenho vergonha nenhuma do sucesso do porto ou qq clube português, tenho sim orgulho. tenho inveja de não ter sido o benfica.

Só apoio clubes estrangeiros contra o porto ou sporting em casos esporádicos. lembro-me bem quando alguns otários receberam a equipa da lazio, no aeroporto sa carneiro, na última vez que vieram a portugal. é nessas alturas que desejo profundamente que o porto perca ou sporting.

  o sporting foi bem feito terem sido eliminados, tenho pena da equipa, mas não dos adeptos, que alguns são otários e precisam de se acalmar.

  depende, se por acaso mtos benfiquistas e sportinguistas continuarem constantemente a "mandar o porto abaixo".. chegas a uma altura que desejas que o benfica ou sporting percam pra gente se calar.
  não sou hipócrita... se achar e pensar algo, mesmo p'ro bem ou p'ro mal, digo na mesma

Re:eu

Obrigado pela exposição da tua ideia sobre este assunto.

Cumprimentos,

* PLO *

Re:Peço desculpa ao líder...

Como se costuma dizer: "Levem lá a taça!!" :)

"Portugal que reconheça o FC Porto como o maior clube da actualidade, de forma incondicional."

Isso é impossível, e errado também. Tal como tentar separar FC Porto e Portugal quando estamos a falar de competições europeias. Aliás, as equipas portuguesas (repara no adjectivo) são inscritas por entidades nacionais, certo?

Compreendo que queiras ficar com o triunfo só para ti por uma série de razões, algumas delas legítimas, pelo menos em parte (como o tratamento da imprensa). No entanto, além de que não o vais conseguir fazer :), ao tentar estás a demonstrar a tal atitude de "contra tudo e contra todos". A resposta ao espezinhamento que sinto nas palavras dos portistas, em comentários como esse, não pode ser contraposto com uma exigência de vassalagem!

O triunfo é do FC Porto, a melhor equipa do ano passado (e deste) e a mais marcante nos ultimos 20 anos, mas foi obtida numa competição europeia a representar também Portugal. Pessoalmente, acho isso motivo de orgulho e não de revolta.

A taça será sempre do FC Porto e admirada pelos seus adeptos (até porque a 7 euros por uma vista de olhos, só mesmo vocês para lá irem! eheheh), mas antagonizar o resto do país e dos adeptos de futebol?

"Elevar o nome de Portugal!"
Esta frase aparece sempre nos resumos das vitórias do Benficas nas TCE. Nunca me passou pela cabeça que isso pudesse de algum modo tirar o mérito ao Benfica e os seus adeptos, "espalhando-o" por todo o país.

Posso também ter percebido mal o teu comentário.

Gein

Re:Peço desculpa ao líder...

Parece que é agora :)))

Vamos ver então:

"Portugal que reconheça o FC Porto como o maior clube da actualidade, de forma incondicional."

Isso é impossível, e errado também.


Impossível? Não creio. Porquê??
Errado? Isto de certeza é que não. Não é a hipótese-não-tão-remota-como-isso do Benfica ganhar a Taça Uefa que vai colocar isso em causa.´
Claro que podemos entrar na eterna discussão do que significa ser "o maior clube" e divergir para nº de sócios, média de assistências em casa, etc...

..mas isso são rodriguinhos, como bem sabes. O "maior clube" é o que ganha mais campeonatos. E esse é o Porto! não interessa estar a afzer estatísticas de 5, 10, 15 e 20 ou mais anos...até o racio dar favorável a outro que não o Porto. Eu disse actualidade. E a actualidade é a presente época por definição, (com recorrência à transacta em virtude do campeão este ano ainda não estar encontrado); não descurando a evolução de produção da equipa (dentro e fora de portas) até ao presente momento.

Tal como tentar separar FC Porto e Portugal quando estamos a falar de competições europeias. Aliás, as equipas portuguesas (repara no adjectivo) são inscritas por entidades nacionais, certo?

Certo. Mas eu não contestei a farse "Portugal ganhou..." no sentido literal do termo. De facto as equipas são portuguesas. De facto Portugal ganhou alguma coisa com isso. Eu insurgi-me contra a conotação que é dada a essa frase, tipo: "Foi uma grande vitória da nossa nação"

Não foi da nação. Foi dos portistas. Mesmo que tu tenhas apoiado o Porto em todos os jogos europeus, lamento, mas não podes dizer que a Taça Uefa é "tua" como poderias dizer se o Benfica a tivesse ganho.

Parece injusto, mas o contrário não se verifica. Eu terei mais direito a dizer que a Taça Uefa é "minha" se o Benfica a ganhar este ano do que tu a dizer o mesmo da do ano passado. Podemos entrar nessa discussão se quiseres mas não me queria desviar por agora...

(...)ao tentar estás a demonstrar a tal atitude de "contra tudo e contra todos". (...)

Aqui poderás ter razão mas por manifesta incapacidade minha de me exprimir melhor e conseguir separar os temas que, devido à sua natureza estão muito interligados.
Eu repudio a filosofia do "contra tudo e contra todos". Detesto-a e penso que o Porto actual (novamente falo na actualidade) só tem a perder com ela. Mas não posso é deixar calcar o meu clube e bel prazer de alguns invejosos - que querem minar a sua força retirando-lhe o argumento de conquistar pontos na europa, para agora os "deixar levar lá a Taça"

Não é justo. isto não é ser contra tudo e contra todos nem é uma exigência de vassalagem! . É acusar a má vontade, por vezes generalizada, que sinto contra o meu clube e dizer que me custa aguentar isso calado.

O triunfo é do FC Porto, a melhor equipa do ano passado (e deste) e a mais marcante nos ultimos 20 anos, mas foi obtida numa competição europeia a representar também Portugal. Pessoalmente, acho isso motivo de orgulho e não de revolta.

Duas incoerências (serão?) neste parágrafo: Confirmas a superioridade do porto estes dois anos, o que significa que me vais rebater na questão da actualidade (mas não estou a ver como :) e é revolta sim mas não de ganhar o troféu. É revolta de o termos de ganhar sozinhos e depois partilhá-lo com todos.

Eu quero partilhar a Taça com o país...não quero é que o país só se lembre de ser portista após a final estar ganha !!!

Cumps,

* PLO *

Re:Peço desculpa ao líder...

"Impossível? Não creio. Porquê??
Errado? Isto de certeza é que não."


É impossível e errado sim. O FC Porto é a melhor equipa portuguesa, não tenho problemas em admiti-lo, mas existem condicionantes. Têm que haver! O Mourinho lá estar é uma condição, ter aqueles jogadores com aquela qualidade, aquela direcção, etc. Tudo isso condiciona o desempenho da equipa do FC Porto.
Não confundas condicionante com atenuante. :) De qualquer modo, isto são "àpartes".

"..mas isso são rodriguinhos,"

Ou isso! :)

"Certo. Mas eu não contestei a farse "Portugal ganhou..." no sentido literal do termo. De facto as equipas são portuguesas. De facto Portugal ganhou alguma coisa com isso. Eu insurgi-me contra a conotação que é dada a essa frase, tipo: "Foi uma grande vitória da nossa nação"

Não foi da nação. Foi dos portistas. Mesmo que tu tenhas apoiado o Porto em todos os jogos europeus, lamento, mas não podes dizer que a Taça Uefa é "tua" como poderias dizer se o Benfica a tivesse ganho."


De facto, o Andebol formulou assim a expressão: Portugal ganhou. Mais correcto seria: O FC Porto ganhou a Taça para Portugal. Não foi uma vitória de Portugal, mas acho certo (e como disse antes, motivo de orgulho) considerar uma vitória para Portugal.

"Parece injusto, mas o contrário não se verifica. Eu terei mais direito a dizer que a Taça Uefa é "minha" se o Benfica a ganhar este ano do que tu a dizer o mesmo da do ano passado. Podemos entrar nessa discussão se quiseres mas não me queria desviar por agora..."

Essa seria de facto uma discussão engraçada. Gostava de ouvir as tuas razões. Fica para outra altura, então. :)

"Aqui poderás ter razão mas por manifesta incapacidade minha de me exprimir melhor e conseguir separar os temas que, devido à sua natureza estão muito interligados."

Não terão os outros também problemas de expressão? Se calhar nem te querem tirar a taça :)

"Eu repudio a filosofia do "contra tudo e contra todos". Detesto-a e penso que o Porto actual (novamente falo na actualidade) só tem a perder com ela."

Mas ela existiu, e existe ainda com alguma força e em algumas situações, o que vos criou um passado, uma "cultura" se quiseres. Mesmo que não te identifiques com ela, serás julgado (novamente entre aspas) por ela. Tu e todos que sentem como tu. Acredito que sejam muitos.

"Mas não posso é deixar calcar o meu clube e bel prazer de alguns invejosos - que querem minar a sua força retirando-lhe o argumento de conquistar pontos na europa, para agora os "deixar levar lá a Taça"

Não é justo. isto não é ser contra tudo e contra todos nem é uma exigência de vassalagem! . É acusar a má vontade, por vezes generalizada, que sinto contra o meu clube e dizer que me custa aguentar isso calado."


Isto é, em grande parte, reflexo do que escrevi acima. Não incluo aqui aproveitamentos políticos. Estou a falar apenas dos adeptos (fanáticos e não).

Eu disse:
"O triunfo é do FC Porto, a melhor equipa do ano passado (e deste) e a mais marcante nos ultimos 20 anos, mas foi obtida numa competição europeia a representar também Portugal. Pessoalmente, acho isso motivo de orgulho e não de revolta."

Tu disseste:
"Duas incoerências (serão?) neste parágrafo: Confirmas a superioridade do porto estes dois anos, o que significa que me vais rebater na questão da actualidade (mas não estou a ver como :)"

Sinceramente não apanhei. O FC Porto é a melhor equipa portuguesa da actualidade. Ninguém põe em causa o seu estatuto interno e externo. E a vitória é deles e vossa. Já o disse mais acima e posso repeti-lo (eu sei que vos faz bem ao ego) :) O que disse foi que, ao contrário das muitas vitórias internas, aquela foi feita lá fora, também com o nome de Portugal. Ou assim eu pensava...

"...e é revolta sim mas não de ganhar o troféu. É revolta de o termos de ganhar sozinhos e depois partilhá-lo com todos.

Eu quero partilhar a Taça com o país...não quero é que o país só se lembre de ser portista após a final estar ganha !!!"


Não acho isto verdade. É certo que não tiveram o apoio incondicional de TODOS os portugueses em todos os jogos, até porque muitos nem ligam à bola e outros simplesmente não apoiam o FC Porto, mas são excepções, ou minorias (acho que nem eu, nem tu, temos dados para isto), e assim estás a entrar desnecessáriamente no tal sentimento do "contra todos", e a ser injusto para todos os outros portugueses que sinceramente apoiaram o teu clube e a tua cidade (porque a separação não há meio de ser quebrada). Não te querem levar a Taça, apenas se revêem no teu clube e na vossa conquista.
Acontece o mesmo com as medalhas de Ouro ou qualquer outro triunfo português, seja conseguido a representar Portugal oficialmente ou não.

E repara que apenas dou a minha opinião sobre aqueles que considero os "adeptos". Não me refiro à imprensa e medias, nem tão pouco à política (embora, como sabes, estes se tenham colado automaticamente). Se é só com estes que não queres partilhar a Taça, é outro história. Mas não os confundas com Portugal. Somos um país pequeno, mas não creio que sejamos assim tão afectados por pequenez.

Gein

Re:Peço desculpa ao líder...

Já estamos num ponto quem que "dissecar" o que foi dito apenas leva à confusão e não à clarificação de ideias.

Vou tentar sumariar as posições de um e de outro, depois diz-me se concordas ou não.

PLO diz:

Portugal não ganhou porque Portugal só se lembra que o Porto é uma equipa portuguesa quando convém (leia-se quando a final está ganha). Portugal deve reconhecer o Porto como a sua melhor equipa para que o Porto reconheça que não é um clube isolado contra tudo e contra todos e faz parte de um país que até sente "algum" orgulho nele.

Gein diz:

Portugal ganhou porque o Porto é uma equipa portuguesa quanto mais no seja no sentido em que há efectivamente portugueses a torcer pelo Porto semserem portistas e merecem poder festejar também. O Porto tem um passado de guerrilha desportiva contra Portugal e deve dar "o primeiro passo" se quer encetar qualquer tipo de reconciliação.

Andebol diz: nada de jeito...lol

Sorry, Andebol diz que no fundo eu me aproveitei do "que quis" do artigo para distorcer a mensagem dele já de si distorcida pela Susana.
(o que era possível ser feito sobre qualquer assunto, em qualquer artigo de quem quer que fosse)

Quem tem razão nisto tudo?

O nunosribeiro, esse tem sempre!....lol

A nossa diferença de opiniões é de natureza mais filosófica de que outra coisa. Eu acredito que o Porto tenha direito a ter o seu orgulho próprio enquanto clube, pois ao contrário de outros, se chegou onde chegou, foi a pulso. O Porto de Pinto da Costa é produto deste país. Não foi aqui no norte que as mentalidades se tornaram mesquinhas e arrogantes como se o problema fosse de alguma coisa má na água que bebemos...

...pelo menos não foi só isso. E enquanto tu dizes que "seremos julgados por essa nossa postura" (o que se dúvida acontecerá) e eu quero a todo o custo evitar responder "enquanto isso acontece coleccionamos taças" (para não caír no discurso que combato) vou ter de me ir calando....excepto quando acho que é um pouco demais para aguentar...

...e este "um pouco de mais" vai ficando ao cuidado do bom senso de cada um....

Um grande abraço,

* PLO *

Re:Peço desculpa ao líder...

1 Ponto brilhante e totalmente correcto:

Quem tem razão nisto tudo?

O nunosribeiro, esse tem sempre!


1 Ponto bem defendido e totalmente correcto:

PLO diz:

Portugal não ganhou porque Portugal só se lembra que o Porto é uma equipa portuguesa quando convém (leia-se quando a final está ganha). Portugal deve reconhecer o Porto como a sua melhor equipa para que o Porto reconheça que não é um clube isolado contra tudo e contra todos e faz parte de um país que até sente "algum" orgulho nele.


1 Ponto que me faz sempre rir, pois de vir sempre uma crítica senão até parece mal, sobretudo quando se trata do FCP (ainda por cima acusa o FCP de se ter voltado contra Portugal... como é?? Contra os adversários no campeonato ainda vá, agora contra Portugal?? Lá está já consideram o clube deles como sendo Portugal. Reconciliação?? Deviam era beijar os pés a quem tão alto leva o nome de Portugal, e não acusar de coisas sem sentido absolutamente nenhum!!):

Gein diz:

Portugal ganhou porque o Porto é uma equipa portuguesa quanto mais no seja no sentido em que há efectivamente portugueses a torcer pelo Porto semserem portistas e merecem poder festejar também. O Porto tem um passado de guerrilha desportiva contra Portugal e deve dar "o primeiro passo" se quer encetar qualquer tipo de reconciliação.


Enfim... o que vale é que tenho sempre razão!! Não é PLO??

Re:Peço desculpa ao líder...

"ainda por cima acusa o FCP de se ter voltado contra Portugal... como é??"

Não é. Lê de novo (se calhar pela 1ª vez). Estava a falar do post do PLO e não do FC Porto.

"Deviam era beijar os pés a quem tão alto leva o nome de Portugal"

Como tu mesmo disseste... enfim.

"O Porto tem um passado de guerrilha desportiva contra Portugal e deve dar "o primeiro passo" se quer encetar qualquer tipo de reconciliação."

Isto é a interpretação do PLO e não texto meu. Nunca disse que era contra Portugal, nem que competia ao FC Porto dar o 1º passo.

Já agora, aproveito para esclarecer uma coisa ao PLO:
"E enquanto tu dizes que "seremos julgados por essa nossa postura" (o que se dúvida acontecerá)"

Não é a TUA postura especificamente. É a imagem que fica para todos os adeptos portistas. Por arrasto, até aqueles que não se revêem nela são contemplados.

Cumprimentos,
Gein